• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

SkyRoad Granfondo ALDEIAS DO XISTO - 11.09.2016

grouk

Active Member
no anterior ou seja em 2014 2 amigos meus totalmente amadores acabaram com o primeiro e com media de 38, tudo se faz...
 

jpacheco

Well-Known Member
Grouk concordo contigo nesse aspecto dos 8m de atraso, mas acho que isso é mal feito pela organização essencialmente... mas se tens a ambição de ir na frente deves segurar esse lugar nas boxes e definir esse objectivo bem cedo. Também acho que a organização poderia controlar o andamento por zonas abertas e mais planas durante 10km que possibilite alguns atletas chegarem mais à frente e encurtarem esse espaço de 5, 8m....

Pagar para ter o tempo cronometrado? cabe na cabeça de alguém? Ou vais para passear, acabam-se o ships e controlos e somos todos amigos... ou se vais criar uma espécie de competição que a tabela seja por ordem de chegada. Cada um que controle o seu tempo... no máximo que metam o tempo do atleta no diploma sem menção à classificação... e pronto! Ou que metam duas classificações... por tempo e por ordem de chegada... afinal não interessam para nada e cada um escolhe a classificação que mais lhe convier e ficamos todos contentes lol

Ou eliminam-se os ships e ganha-se no presunto
 

Bernalve

Well-Known Member
eu compreendo e acho ótimo que assim seja. eles podem estar presentes, mas não para irem marcar o ritmo.
eu só tive 2 experiências (pouquíssimo claro) deste tipo de eventos, mas em ambos vi que havia equipas com espírito de competição pura. e vi que em parte estragam a experiência a outros.

as equipas semi profissionais têm ritmo, conhecimento e preparação que os amadores de topo não têm. e se eu participo para acabar, há de haver quem gostasse de experimentar ganhar ou estar na luta (sonho com isso mas sei da sua impossibilidade). equipas para as provas.

Isso é errado que dizes. Qualquer amador pode ter o conhecimento e experiência que um semi-amador tem. E como o Grouk disse não há semi-amadores. Ciclistas de equipas da BMC/Povoa do Varzim, Viveiros, Sicasal, não recebem e se receberem não conseguem viver disso e têm de ter outro trabalho. Por isso é que são equipas de clube/regionais e não equipas profissionais. E como já disse, em nada se compara com os profissionais. Treinam e andam mais que um simples cicloturista de fim de semana obviamente, mas qualquer pessoa bem treinada e com capacidade para isso sem pertencer a nenhuma destas equipas é capaz de seguir com eles. É um questão de treino e ter vontade para isso. E o que não falta são vencedores em Grandfondos que correram de forma individual, o João Moreira por exemplo, a especialidade dele é o BTT, e faz granfondos de forma individual como maior parte faz e já venceu dois, Serra da Estrela e Lousã.

É uma prova aberta para todos os tipos de ciclistas, há sempre os mais preparados e os menos preparados, mas o objectivo não passa de um convívio onde há um vencedor que anda mais que os outros.

*Uma coisa boa que para ti parece mal é o ritmo deles trabalhando em equipa. Numa prova mais plana como é o Granfondo de Évora, ainda bem que são eles que puxam de peito ao vento, para os mais fraquinhos irem na roda :p
 

lgass

Well-Known Member
compreendo o ponto que colocam. quando eu falo em semi-profissionais, sendo um termo inexato, é auto explicativo ;)

eu nem falo por mim que nunca vou ter as pernas para chegar lá perto, mas sim por quem pode e tem esse direito.
 

grouk

Active Member
lgass
a única coisa que podes argumentar é a falta de tempo para treinar, eu conheço gente que por serem estudantes ou desempregados ou milionários ou 1001 razoes têm tempo de sobra para fazer o seu treininho diário de 4h, eu felizmente (acho eu) não tenho essa possibilidade, mas em vez de 4h faço 1,5h, se for a essa a tua intenção podes fazer a vida tale qual um profissional (tirando a renumeraçao) treino diário e esquematizado, alimentação condizente, 8h diárias de sono sentado ou deitado sempre que possível e passar a vida a pensar em bicicletas:cool:, é fácil
 

jpacheco

Well-Known Member
Eu lembro-me bem desse ano grouk :) 2014 foi a minha estreia e há um vídeo da partida.. Eu próprio fui dos que sai com 8m ou mais... choveu que se fartou e foi um ano complicado na serra da estrela. A possibilidade de haver duas partidas uma para médio e outra para o grande intervaladas por 5m não me parece muito descabido até. Pelo menos evita-se tamanho entulho de ciclistas a partida. Mas pronto.. elese fazem como querem é depois só vai quem quer. Este ano se for só farei a inscrição na última da hora... ou aparecei por lá para ver passar a malta :)
 

lgass

Well-Known Member
lgass
a única coisa que podes argumentar é a falta de tempo para treinar, eu conheço gente que por serem estudantes ou desempregados ou milionários ou 1001 razoes têm tempo de sobra para fazer o seu treininho diário de 4h, eu felizmente (acho eu) não tenho essa possibilidade, mas em vez de 4h faço 1,5h, se for a essa a tua intenção podes fazer a vida tale qual um profissional (tirando a renumeraçao) treino diário e esquematizado, alimentação condizente, 8h diárias de sono sentado ou deitado sempre que possível e passar a vida a pensar em bicicletas:cool:, é fácil

os anos e os treinos em cima da bike fazem diferença... e alguns fatores genéticos também.
ainda assim, já há aí um tópico meu com o meu plano de melhoria. se os resultados forem bons, poderei tentar ainda investir mais tempo... mas acho que só indo para treinos bi-diários ou assim. não sei.
mas não é esse o ponto...

eu percebo o vosso ponto, mas o objetivo dessas equipas é diferente do resto. e trabalhando em equipa para que um ganhe é muito diferente de um grupeto se organizar e ir na frente, mas todos em igualdade de circunstancia.
 
A classificação por chip não têm sentido nenhum, ou acabam com a classificação ou fazem por ordem de chegada.

Agora imaginem que vão no grupo da frente com mais 20 gajos, como é que sabes se os gajos que vão contigo passaram na meta primeiro ou depois de ti e qual a diferença de tempo... este sistema influencia toda a estratégia que possas ter montado, não sabes se deves tentar uma fuga ou manter no grupo, etc.

O que eu gosto neste tipo de provas é mesmo o poder andar ao lado dos "PROS", nem que seja por 5m, o resto depois de os acompanhar ou não só depende de mim e das minhas capacidades, até porque eles são os que menos atrapalham neste tipo de eventos, pois arrancam e só os vês na meta, e normalmente nem param nos abastecimentos, no meu ponto de vista é só vantagens.
 

Armando

New Member
Agrada-me imenso um alcatroado novo até ao Trevim.

Classificações em linha, Cr's, Premios, equipas voadoras??? Penso que o convívio é que devia reinar num eventos destes.
 

Zeni7

Active Member
Acho muito bem que haja classificação, mas só tem sentido se for por ordem de chegada, só de imaginar uma corrida em que o 30º a chegar ganhasse ao primeiro dá-me vontade de rir, imaginem um gajo que saiu de trás, passou 5 segundos atrasado no chip da partida, depois há um sprint e ele faz segundo, mas no final ganha....bahhh ele sabe que perdeu.

Há alguns eventos em que a classificação não existe, randoneurs e coisas do género, em granfondos acho piada ter classificação, mesmo para aqueles que, como eu, nem sonham com os primeiros lugares. Gosto de andar de bicicleta, muitas vezes em passeio, mas em granfondos acho interessante a vertente "competitiva" da classificação.
Participei num Granfondo em Espanha que aliava as duas vertentes, primeiros 25 km atrás do carro, em pelotão, a conversar. Depois paragem obrigatória de cerca de 20 minutos, também em convívio com os Pros e Ex-pros, depois cento e tal de corrida. Gostei bastante desta forma de organização, e achei que entre os espanhóis havia mais predisposição para o convívio e menos "pseudovedetismo" do que entre nós.
 
Mais uma invenção e mais um tiro nos pés. Pelo que vi o percurso vai ser mais do mesmo. Claramente nesta "luta" entre organizações a BikeService continua a ganhar.
 

jpacheco

Well-Known Member
Nada disso Tiago (edited: pelo menos é o que eu acho, depois de tantas edições sem alterações :D )..o percurso este ano até está interessante e foi alterado em 30, 40% possivelmente. A alteração com a chegada ao Trevim será brutal... este ano só fico desapontado com a maneira que estão a tratar a classificação. Honestamente mais vale não ter classificação e o certificado dizer unicamente o tempo do atleta por exemplo.
 

Wawando

Well-Known Member
O percurso está diferente sim. Se virem o percurso com atenção, a 1a subida de 2a categoria vai deixar lá tudo pregadinho (começando por mim), aquilo é uma parede, +- 500m em 5km...

Estive a passar os olhos pelo regulamento que está no site (não li em com cuidado, confesso, fiz umas pesquisas hehehe) mas não vi nada sobre os tempos serem por chip...
 

jpacheco

Well-Known Member
Está no facebook e na newsletter do skyroad... certamente que ainda não atualizaram o site... ou, poderão ainda querer rever alguns pontos previamente apresentados. Alias, antes da chegada a Gois se houver chuva teremos um ligeiro percurso em empedrado que pode tornar-se sensivelmente perigoso... mas com calma tudo se faz.
 
Top