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Shimano 105 VS Shimano Dura-Ace (peso)

nogueira.nuno

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OverPower, sobre o 105 não falo nem comento e aquilo que digo neste caso dos outros grupos ou é por experiencia propria ou por certeza e não sobre algo que li ou ouvi, muito menos para fazer guerrinhas do tipo que o meu é melhor que o teu!!

Fizeste-me ir á garagem a esta hora e como já disse porque gosto de explicar-me quando parece que não acontece, só para te dar um pequeno exemplo e posto-te fotos amanhã se quizeres dos mesmos.
Por exemplo o peso de um desviador Tiagra e um Dura Ace ambos de 2009 são 35gramas, num simples desviador, quero dizer com isto que quase que aposto €€€ que não são só 340gramas de diferença de um grupo Dura-Ace para o 105 por exemplo!!
Podes ainda analizar a diferença de peso entre uma Scott Addict R2 e a R3 que usam por exemplo o Ultegra e o Dura Ace e pelo que vejo no 1.1Kg entre componentes só entre estas bicicletas já há uma diferença maior que o peso por ti referido dos Grupos Ultegra e Dura Ace, sobre o 105 deve ser ainda um pouco maior, digo eu!!

Mas já agora deixando esta conversa toda e já que tendo sido tu que abriste este topico e aquilo que disse parece que não serviu para nada e ainda há quem diga por alguma razão que são todos iguais podes sempre tentar usar comentários do tipo do RafaelBianchi que esses como eu disse que interessam no meu entender que são os tais que falam de quem teve a experiencia de usar um 105 e o grupo a seguir porque essa era a tua duvida!!

Mas já agora se me puderes dizer aonde é que tiraste essa info sobre os pesos agradecia!!
 
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MJRocha

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Boas

Bem vou dizer mais uma coisa acerca deste assunto mais uma vez baseado no que leio pois nunca experimentei o 105 e não sou muito de dar opiniões sobre o que nunca experimentei. No ano passado saiu um artigo na Le Cycle (e que é uma das mais reputadas, se não mesmo a mais reputada em França e com a qual aprendi imenso), em que precisamente abordava a questão dos grupos para quem estes seriam os mais indicados, é pena que não a tenha comigo, pois é uma das muitas que como já disse tiveram empréstimo mas ainda não regressaram. No caso dos grupos de topo, é mais do que lógico para quem beneficia mais deles, os pros ou também para, como eles lá definem e têm certas provas, ciclodesportistas ( que são o pessoal "amador" que gosta de andar em ritmo prova e que alguns até são tão bons ou melhores que alguns dos chamados pros, e são provas até que muitos desses pros também as fazem seja para treino ou a sério). Isto não quer dizer que uma outra pessoa qualquer não beneficie destes grupos, mas atendendo ao custo-beneficio eles são claros que o ideal são os grupos mais baixos ( até porque uma coisa que eles chamam a atenção e que muita gente esquece, é que nesses grupos de topo se têm um problema para o consertar, o concerto vai sair muito mais caro). Eles são da opinião que para o utilizador médio o 105/Veloce é uma escolha ideal, pois tem uma boa durabilidade (atendendo aos quilómetros que se fazem no caso dos utilizadores médios). Eles aconselham para melhorar o 105 a comprar umas boas bichas (o que vai melhorar muito a indexação) e uns bons calços de travão, e segundo eles fica com um comportamento practicamente tão bom quanto um Ultegra (não O SL). Quanto a pesos, também tinha uma revista que tinha os pesos de todos os grupos, mas sumiu :rolleyes: , mas por exemplo no caso do Ultegra SL a diferença para o Dura Ace são 120g (uma das coisas que eles dizem para evoluir o SL practicamente para o nivél do Dura Ace, seja em peso seja em durabilidade, é colocar uma K7 e uns rolamentos da pedaleira Dura Ace).

Já agora aqui fica uma tabela curiosa.
Para uma utilização normal com algumas preocupações com o material (olear, etc)

Campagnolo Record, Chorus, Dura Ace e Sram Red: 45000 Km
Campagnolo Centaur, Ultegra Sl e Sram Force: 30000 Km
Campagnolo Veloce, 105 e Sram Rival: 25000 Km

Degaste por componentes:

Calços de travões: 200 a 5000 Km
Cabos: 500 a 10000 Km
Corrente: 2000 a 4500 Km
K7: 5000 a 10000 Km
Jogo Pedaleiro: 5000 a 25000 Km
Pratos: 5000 a 25000 Km
Travões: 10000 a 70000 Km
Desviadores: 10000 a 70000 Km
Manipulos: 20000 a 70000 Km

Boas pedaladas
 

Coppola

Member
Eu passei do 105 para o Ultegra e já foi uma diferença brutal na condução. Faço ideia para o dura-ace! Notei diferença essencialmente na precisão, acabaram-se aquelas situações de aflitos (subidas) onde ao meter uma mudaça abaixo aquilo embrulhava-se tudo e fazia um basqueiro enorme. Já agora, o 105 apesar de robusto, desafina com alguma facilidade. Falo com a experiência de quem usou este grupo cerca de um ano, não é mau, mas comparar dura-ace com 105 é como comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras. :D
Abraço
 

Fevereiro

Member
Muita gente anda com as mudanças muito mal afinadas, e depois culpam o material.
Eu posso falar pouco porque tenho 105 e já tive inferior e a transmissão não me falha uma mudança, nem mesmo em esforço, ando é sempre com tudo afinado a 100%.
A minha transmissão 105 é mais que suficiente e ainda faça uns valentes km. Até partir provavelmente não mudo.
 
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