• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Serra de Montejunto

metalrider

New Member
Pois, é por aí que provavelmente vou subir.

Nunca subi nenhuma "Serra" a não ser a Serra da Vila (Torres Vedras) e o Varatojo (Torres Vedras), Montejunto ao pé destas duas é um gigante, até tenho medo de me aventurar, mas vejo tanta gente a subir aquilo como se nada fosse, por isso acho que também serei capaz.

Que alimentação costumam levar? E que relação de mudanças?
 

Magic 10

New Member
A relação de mudanças é que estiver montada!!! :)

Já subi com 39-23 e com 39-28 (custa de qualquer das maneiras) depois de lá estar não se volta para traz sem ir lá acima seja mais devagar seja mais depressa

Alimentação levo o do costume Isotónico (da ultima vez foram 3 bidons de 750 mas não estava muito calor) barras (6 +- 1 por hora de caminho previsto) e bananas (levei duas)
 

PowerMax

Member
Subida feita no sabado, Quanto a vento... foi um dia complicado, pois apanhei bastante vento de frente desde o Carregado até ao Cercal.
Felizmente que na subida tanto na rotunda ao pé do Cercal como a partir de Pragança até ao cruzamento para as Antenas fui protegido pela própria serra, depois deste cruzamento até as antenas... foi a penar. Estava um vendaval lá em cima.

Quanto a transmissões é como o Magic 10 diz, seja qual for a transmissão custa, eu uso 34-25 se tivesse 39-25 também a tinha súbido, mas se no sabádo a cassete tivesse mais dentes mais eu usava... hehehe
 

RTC

Moderador
Staff member
Bom...sábado passado fui lá outra vez, em boa companhia. ;)

img20130525111924.jpg


Curioso é a ventania que por vezes está no sopé e lá em cima....maravilha!
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

um dia destes planeio um passeio que me levará a subir a serra D'aire e a de Montejuto, acabando em V. F. Xira.

A minha dúvida é saber, vindo do Cadaval, a estrada que passa no topo do Montejunto e que depois segue para Vila Franca, s é que há alguma.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado desde já.
 

RTC

Moderador
Staff member
Talvez o melhor será subir por Vila Verde de Francos pela vertente sul, ir lá cima e descer pela Abrigada até apanhar a IC2 direito à Ota até VFX.
 

indy

Active Member
Se vens do Cadaval acho que o melhor é ires a Pragança, que fica a cerca de 8km, e iniciares por aí a subida ao topo do Montejunto. É uma subida muito agradável e bonita, com 1km mais durito pouco depois do início. Esta foto dá-te uma ideia da subida:
img3311s.jpg

Depois podias fazer como diz o RTC, descer pela Abrigada, etc. mas isso ia obrigar-te a descer pela mesma estrada quase tudo o que tinhas subido desde Pragança.

Parece-me que para Vila Franca de Xira o mais lógico seria descer pela vertente de Vila Verde dos Francos mas por aí ainda não tive oportunidade de explorar (embora tenha ouvido dizer que é uma bela estrada).
 

RTC

Moderador
Staff member
Sim, também pode subir por Pragança (subida mais dura) e descer por Vila Verde, chegar lá baixo e cortar à esquerda direito à Merceana, Alenquer, Carregado e VFX. A estrada é óptima!
Por Sobral Monte Agraço não conheço, mas penso que será mais difícil.
 

rgranja

New Member
Para não descer pelo mesmo caminho e a coisa ficar mais monótona, acho que o melhor é descer por Vila Verde, apanhar a estrada em direcção à merceana, depois em Atalaia virar à esquerda e fazer até Alenquer, e daí seguir para VFX.

Vindo em direcção ao Sobral de Monte Agraço, é um bom aumento de km, depois Arruda dos Vinhos e por fim VFX. Mas aviso já que da Merceana ao Sobral são 12km a ganhar elevação, ou seja, a subir... :)
 

cokenim

Active Member
Fogueteiro sendo a primeira vez recomendo que subas por Vila Verde dos Francos e assim aprecias muito mais a subida,por Pragança é muita estopa logo pela 1ª vez.
Depois desces por Abrigada ao ritmo que quiseres e ai tiras as medidas ao empeno que apanharias se por ai subisses,.
A partir de Abrigada é sempre abrir até Vila Franca de Xira.

Boa volta!!
 
A

alves_369

Guest
ja subi esta serra "magnifica" por estrada (Abrigada e Vila verde) e pela vertente de BTT que ainda hoje nao sei o caminho que fiz e essa sim foi bastante dura, queria ir subir pelo avenal mas nao sei o caminho ainda.. e para nao arriscar subo pela abrigada, que foi o que fiz ontem x) abraço e boas voltas
 

nelson_r

New Member
A subida pelo Avenal é bem esforçada.

Entras pelo Vilar e segues as indicações, não tem nada que enganar. Aviso já que é pior que a zona da Salvé Rainha, embora com muito mais curvas. Penso eu.
 

TigasPT

New Member
Passados 2 anos desde a primeira e última vez que subi ao Montejunto, com o cokenim, vou amanhã voltar a repetir o feito!

Ainda me lembro daquele dia, sei que depois do empeno não peguei na bicicleta durante uns tempos...
Amanhã não vai ser assim, depois do Audace de Massamá que fiz no domingo, em que me superei, amanhã é meter mais acumulado nas pernas!

Alguém vai andar por perto amanhã? Devo sair às 8h de Alverca ;)
 

Ricardo93

Active Member
Quem me dera, estou de castigo em Lisboa até sexta à noite (universidade), sábado tenho concerto (por sinal no MC de Alverca), domingo finalmente conseguirei pegar na bicicleta, contudo não me parece que suba ao Montejunto.
 

TigasPT

New Member
Bem objectivo cumprido depois de 2 anos, consegui voltar ao Montejunto e subi pela Abrigada :D

Atenção: A subida por Vila Verde de Francos tem uma secção que está completamente suja, cheia de lenha na estrada, e de terra, não recomendo nada passar por ali! Andaram a cortar umas árvores por ali, e estava lá um camião a ser carregado com madeira. Se puderem evitem, ou façam-na com cuidado, para não furar, e se for a descer, para não cair.

A estrada pela Abrigada é péssima, o que dificulta ainda mais a tarefa de chegar lá acima, e é de extremos, ora tem inclinações parvas, ora tem descida, e plano pelo meio... Ao contrário da subida pelo outro lado que é mais constante, mas tem melhor piso, e não tem troços com inclinações parvas xDD

Era isto que nos esperava, o tempo fresco ajudou, mas ainda tive que tirar um impermeavel, porque pinguei muito!
K1ZUs.jpg
 

TigasPT

New Member
Sei que há uma zona - o amigo que foi comigo tinha-me dito - que estava em terra batida há uns tempos, mas hoje já estava alcatroada ;)
 
Top