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Scott Plasma Ltd 2009

ALNM

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Na sequência da evolução da Bianchi Mono Q que começou a ser montada há cerca de um ano http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=721, surgiu a ideia de montar uma bicicleta de contra-relógio. Este tópico pretende dar a conhecer a montagem inicial, a análise e a evolução que vier a ser determinada. Trata-se de uma montagem sobre um quadro Scott Plasma Ltd de 2009. Eu nunca tinha visto nenhuma Scott Plasma ao vivo. Só no passado sábado é que vi duas no Triatlo Internacional Longo de Lisboa. E passaram por mim tão rápido que não fiquei com dúvidas nenhumas acerca das suas qualidades…

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O peso é uma questão importante neste projecto. De facto, o peso é muitas vezes considerado de segunda importância numa bicicleta de contra-relógio, tanto mais que a diminuição da resistência aerodinâmica tem levado os projectistas a desenhar geometrais cada vez mais complexas que requerem mais volume de material e, consequentemente, mais peso. Mas se uma bicicleta pesada pode ser mais rápida num percurso plano, como é o caso de muitos contra-relógio, os triatlos longos têm muitas vezes percursos variados ou são mesmo bastante montanhosos, nos quais o peso se torna mais importante. Principalmente no meu caso que sou leve mas ao mesmo tempo de baixa estatura, e portanto, com músculos de menores dimensões.
 

ALNM

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O quadro
O quadro é o Plasma 2 Ltd da Scott. Não houve nenhuma razão específica para ser um Scott, excepto que era uma das poucas marcas com quadros para o meu tamanho que havia para entrega (a primeira escolha era uma Cervelo P2). De facto, quando se começa por procurar o que existe disponível no mercado, a escolha fica muito reduzida… mas fiz uma escolha acertada. Afinal esta bicicleta ficou conhecida por ter conseguido o melhor tempo no segmento de ciclismo do mítico Ironman do Hawai em 2008 e, no mesmo ano, o segundo lugar no Ironman de Roth. Estes são os argumentos da Scott mas eu acho que os louros devem ser atribuídos aos atletas Ain-Alar Juhanson e Wolfgang Teuchner. Contudo, eu não passo de um atleta de pelotão que “apenas” desfruta de um enorme prazer em participar neste desporto e não espero que a Scott Plasma venha agora a dar-me um título diferente. Mas não deixa de ser estimulante dispor de uma boa máquina … e neste aspecto a marca argumenta que o coeficiente de resistência aerodinâmica é o mais baixo de todas as bicicletas que foram testadas em túnel de vento. Na minha opinião o que conta é aerodinâmica do conjunto bicicleta+ciclista, mas não deixa de ser um ponto a favor.

Apesar dos custos de produção, a Scott faz este quadro em cinco tamanhos, desde o XS ao XL. O meu é um XS, para o qual a distância do tubo horizontal é 50.5cm (apesar de a Scott o designar por um 49). É certo que o espigão de selim é integrado, o que pode ter diversos problemas: depois de cortado fica-se com uma folga muito curta para ajustes, pode dificultar a revenda e quando pretender uma mala de transporte tenho que ter em conta o comprimento do espigão (ainda por cima a maior parte dos triatlos longos realizam-se fora do país).

Trata-se de um quadro mono-casco, tecnologia que permite fabricar estruturas complexas resistentes e ao mesmo leves. A tecnologia IMP5™ permitiu reduzir o peso do quadro, enquanto que diversos pormenores na geometria contribuem para diminuir a resistência aerodinâmica: é o caso do desenho das escoras traseiras (Twin Turbo™) e da protecção de 127 graus da roda traseira (Shelter 127TM) conseguida à custa da geometria do tubo vertical e da barbatana colocada por baixo do pedaleiro (Speed Skeg™). Mas não há bela sem senão: o desenho das escoras não permite a utilização da roda de disco da Zipp! Felizmente tive sorte com a minha Lightweight…

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Também a forqueta e a testa do quadro contribuem para a aerodinâmica:

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O espigão é integrado. A cabeça da Ritchey vem acompanhada de dois pares de garras suplentes para diversas espessuras de carris do selim e permite regulação em ângulo e longitudinal de forma a poder variar o ângulo efectivo do tubo do selim entre 73 e 80 graus.

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O selim é o Fi'zi:k Arione Tri2 que já experimentei na Bianchi e que achei muito bom para conduzir apoiado nos extensores. Contudo este selim tem uma enorme distância entre os carris e a superfície superior e, mesmo com o tubo do selim cortado ao máximo, não consigo colocá-lo à altura ideal. Preciso de lhe retirar 10mm. Tenho outros selins que se adaptam a estas medidas mas tenho que os testar primeiro.
 

ALNM

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A transmissão
A transmissão é Campagnolo de 10 velocidades porque a Campagnolo não tem manípulos de 11 velocidades para contra-relógio. O pedaleiro é o Campagnolo Super-Record e o desviador da frente o Record. O desviador de trás e a corrente são os Centauro que sobraram das actualizações à Bianchi.

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ALNM

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As rodas
Quanto às rodas disponho de duas configurações: o par Lightweight Standard III tubular que tenho na Bianchi de estrada e um disco da Lightweight atrás com uma Standard à frente. O disco da Lightweight tem um aspecto esquisito, não sei se é bonito ou feio. Para mim, é um Lightweight. Trata-se de uma roda de disco com um cubo DT Swiss 190 feita para pista e contra-relógio. A versão de estrada tem um peso anunciado de 820 gramas. A minha pesou menos de 800 gramas sem o aperto rápido mas com a anilha de aperto da cassete que vinha incluída. É a roda de disco mais leve que se encontra no mercado mas é, também, das mais caras. Adquiri-a porque, com as Lightweight Standard III que tenho na Bianchi, consigo formar dois excelentes pares de rodas com características distintas comprando apenas uma. Por outro lado deu-se a coincidência de encontrar uma de 2009 a preço de saldo. A diferença para a versão de 2010 é apenas o magnete incorporado.

Numa roda convencional, os raios transferem as forças de propulsão do cubo para o aro e as forças laterais do aro para o cubo. Mas numa roda de disco feita de carbono apenas algumas fibras estão orientadas na direcção destas forças, o que obriga a compensar com material supérfluo com a consequente penalização no peso final. A Lightweight dispõe as fibras do cubo para o aro como se fossem raios, resultando numa roda com uma resistência semelhante a uma de raios mas com uma significativa redução de peso.

Do pouco que andei, sobretudo no troço de muito mau piso da subida do Lourel para Sintra, deu para perceber que acelera bem (resultado do baixo peso) e que absorve bastante bem as irregularidades do piso. Aliás, esta foi a minha maior surpresa. Muito provavelmente suportar-se-á bem em percursos longos. Só o tempo dirá como reage à fadiga.

O disco está montado com pneu tubular Tufo S3 Lite de 21mm, uma cassete Campagnolo Veloce e um aperto da Carbon-ti. Tudo material que sobrou das actualizações à Bianchi.

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ALNM

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Os travões
Os travões são os Zero Gravity que tive montados na Bianchi e dos quais não tive nada a dizer quanto à fiabilidade e capacidade de travagem. Além de que são bastante leves. Quanto ao alinhamento, têm o problema dos travões de pivot simples. Mas uma vez que não espero ter que mudar constantemente de rodas, não terei problemas como tive na Bianchi. As manetes são as Quick Stop Carbo (QSC) da Profile.

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O cockpit
O cockpit também não foi primeira escolha. Eu queria um guiador com não mais do que 40cm, um avanço de 90mm e extensores com cerca de 25 cm. A Profile era a marca escolhida mas os guiadores integrados (guiador + clip-on) têm todos mais de 42cm de largura. Era o caso do novo Volna, do CX3 ou do Carbon X1.5. Optei por uma solução não integrada, isto é, o avanço Cobra S, o guiador Cobra Wing e os extensores Sonic CSX separados. Além de que esta solução permite o menor peso possível. A maior desvantagem é a falta de qualquer tipo de regulação nos extensores (comprimento, ângulo, posição dos apoios). Mas fui obrigado a ficar com o guiador de 42cm até chegarem os mais pequenos.
Ao fim de algumas voltas já deu para perceber que os extensores irão ser cortados entre 2 a 4 cm. Vejamos o que recomendam os especialistas do “bike fitting”. Quanto à largura do guiador, muito embora eu prefira ter 40cm, não é o mais crítico na posição aerodinâmica e é para manter, pelo menos por enquanto.
Todas as outras marcas estão fora de questão porque, ou não têm guiadores na medida de 40 cm (são muito poucas as que têm) ou não existem disponíveis para venda.

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Os pedais
Os pedais são os Keo Blade Carbon Ti com uma tensão de 12Nm. A mola de lâmina de carbono oferece mais segurança no encaixe do que a tradicional mola em espiral, ao mesmo tempo que permitiu à Look fabricar os pedais mais leves do mercado. O peso anunciado é de 95 gramas por pedal. A minha balança acusou 185 gramas para o par e mais 74 gramas para os cleats.

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Já tive ocasião de os usar diversas vezes na Bianchi. Gostei do encaixe (aquele clique é muito preciso) e da plataforma de apoio – a área de contacto é em aço-inox. De acordo com a Look esta foi aumentada relativamente aos anteriores Look e é a maior de todos os pedais que se encontram no mercado. Os cleats têm um material anti-derrapante que dá bastante confiança a andar.

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ALNM

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Aqui fica a lista de componentes:

Quadro Scott Plasma Ltd
Caixa Direcção Ritchey
Garfo Scott Plasma

Rodas Lightweight disc + Standard III
Fechos Lightweight
Pneus Tufo S3 Lite

Avanço Profile Cobra S 90 mm
Guiador Profile Cobra Wing 42 cm
Aerobar Profile Sonic CSX
Brake levers Profile
Pedaleira Campagnolo Super Record 52/39
Desviador frente Campagnolo Record
Desviador trás Campagnolo Centauro
Cassette Campagnolo Veloce 12-23
Manípulos Campagnolo Record 10S Bar End Lever
Corrente Campagnolo Centauro
Travões Zero Gravity OG-Ti

Pedais Keo Blade
Espigão Integrado
Selim Fi'zi:k Arione Tri2

Computador
Grade Bidon Profile Aero

A seguir virá a análise e a evolução até estar optimizada.
 

phalhas

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Boas.

Mais um espectáculo. Este ALNM dá cabo de um gajo, muitos parabéns.

Já agora porque optaste pelos pedais Look dado que na Bianchi tens os Exustar??

Abraço e boas pedaladas.
Rui
 

ALNM

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Obrigado!
Optei pelos Keo Blade pelo peso e para não serem iguais. Mas se estás a pensar na compatibilidade dos cleats, tens razão: só compliquei :rolleyes:
 

phalhas

New Member
Não só nos cleats mas também na experiência positiva que estás a ter com os Exustar.
Em relação ao peso esses são mais leves que os Exustar Pr200CKTI?? Pondero esses para a minha Ghisallo.

Abraço
Rui
 

ALNM

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Procurei fotos dos Exustar na balança mas não encontrei. De qualquer forma recordo-me de pesarem 185 gramas, exatamente o peso anunciado e o mesmo que estes Keo Blade.
Em termos estéticos - e na minha opinião - os Exustar ficam bem no titânio. Até agora não tenho nada a dizer dos pedais.
Em termos de geometria gosto mais dos Keo Blade porque têm uma superfíce de apoio maior para o pé. Desde há algum tempo que comecei a ter dores no arco plantar. Não sei se vêm da corrida, se dos sapatos SIDI Ergo 2 que usava na bicicleta (e aos quais nunca me adaptei bem) ou dos pedais :)rolleyes: humm...). Por isso resolvi experimentar agora os Keo Blade.
;)
 
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Burning Dogma

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Mais pornografia ciclística:D

António, o guiador vai ficar a essa altura? Pergunto isto porque está praticamente nivelado com o selim. Se o conforto não for problema, quanto mais baixo melhor porque causa da aerodinâmica, tão importante numa bicicleta destas e num desporto com o o triatlo.

O disco da Lightweight tem tanto de estranho como de espectacular. E devem ser do melhor que se arranja em rodas deste género. O Contador usou um no Tour do ano passado disfarçado de Bontrager.
 

nunocoutinho

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Até podias viver sem ela... mas não seria a mesma coisa!

Isso é uma coisa que eu adorava me sentar e dar uma voltinha a experimentar, aspecto completamente pornográfico sem dúvida, mas para experimentar essa só cortando as pernas... os meus 89cm entre pernas complicam as coisas.

Falas numa coisa importante, os sapatos que estou a pensar comprar outros e estava a pensar nos sidi e os pedais, mas por vezes adormece na zona de força de baixo do pé, e já li algum feedback que os sidi com sola de carbono podem provocar isso.

Os pedais, muito bom aspecto sem dúvida.

Parabéns pela máquina.
 

ALNM

Member
Hoje andei apenas uma hora em cima da Scott mas, para quem não está habituado, não é fácil andar no meio dos carros: os comandos nunca estão onde se espera. A transmissão 53/39 a que já não estava habituado não foi, para já, dificuldade sobretudo graças ao baixo peso e momento de inércia das rodas Lightweight. O conforto do disco Lightweight com os Tufo S3 Lite é surpreendente.

De facto o guiador não está tão abaixo do selim como é tradicional ver-se nas bicicletas de contra-relógio. Embora a fotografia dê uma ideia exagerada porque o selim é muito volumoso e porque se vê a parte de cima da coluna de direcção que não foi cortada. Ainda estou à procura da posição correcta mas o segmento de ciclismo de um triatlo longo é bastante mais comprido do que qualquer contra-relógio fazendo do conforto uma questão importante, mesmo que prejudique um pouco a aerodinâmica. Num contra-relógio a posição é mais agressiva.

Depois da volta de hoje ficou decidido: cortar os extensores, diminuir a largura do guiador e descê-lo.
;)
 

Cannondale_27

New Member
Boas

ALNM, já não bastava ficarmos de água na boca com tamanho beleza da tua Bianchi e agora, presentias-nos com essa Scott Plasma..

Sem palavras..!! Simplesmente fantástica :D

Muito boa sorte, com esses treinos

Abraço do Hugo
 

paradawt

Moderador
Epá ALNM o que posso acrescentar aqui??? Absolutamente nada.

Se queremos mimar os olhos, podemos sempre visitar os teus posts.

Desejo-te enormes felicidades com mais um projecto alucinante.
 

RockShox

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Também eu sou um feliz proprietário de uma Scott Plasma LTD, mas modelo de 2008.

ALNM: Onde compraste essa base aerobar? Tenho uma Profile CBX que não me agrada... Os avanços apontam para cima.. Gosto muito mais desse estilo, mais direito.

Um abraço!

PS: Queres-me fazer companhia no Ironman Barcelona? :)
 

ALNM

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A sério? Tens que partilhar a tua Scott Ltd!
Comprei tudo, excepto o quadro, na Lusobike na zona de Lisboa.
Por vezes, o mais dificil é encontrar as medidas que queremos.
Quem, como eu, nunca andou numa bicicleta destas e tem como objectivo fazer grandes distâncias em cima dela, dificilmente acerta na posição ideal à primeira. E deve-se ser escrupuloso porque o conforto é muito importante. Por isso eu prefiro comprar naquela loja porque tem gente experiente nesta área para aconselhar, montam e ajudam a resolver os problemas que vão surgindo: cortar, afinar, chegar acima, chegar abaixo, etc.
Mas encontras a Profile á venda em algumas lojas on-line (Totalcycling e Wiggle, por exemplo).

Este ano fiz um regresso arrojado e até agora tenho-me saído bem. Daí a aposta na Scott Plasma Ltd. Mas tenho que ser cauteloso. O plano para este ano é fazer os longos de Portugal e, se possivel, da taça Ibérica. Nenhum é na distância de Ironman, só Ibiza é que se estica um pouco. O Ironman está no coração mas preciso de 6 meses para um treino especifico e antes de Julho a profissão não me vai permitir ter o tempo que um treino desses precisa, sobretudo para descansar.

Mas ... Ironman de Barcelona? em Outubro, certo? :rolleyes: estou a ficar tentado... O ideal seria o inicio do próximo ano, por exemplo, Austrália :rolleyes:

Partilha lá a tua Scott Plasma Ltd
 

RockShox

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Assim que poder, ja posto fotos :)

Hoje nã oestavas no Triatlo de Abrantes? Reconheci a tua Bianchi com as LW, mas não sabia o teu nome... Vi-te (se nao estou em erro) na segunda volta do ciclismo, naquela rotunda que faziam a subir (para o lado de Alfarrarede) e a descer (para o lado da ponte).. Não sabia o teu nome, apenas me lembrava do teu nick, pelo que gritei FORÇA CAMPEÃO!

Lusobike, a loja do Sérgio e do Julio LOL Também lá comprei o meu material (Ainda agora botei dois Tufo lá :) )

Um grande abraço!
 
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