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Rolo de treino : Tacx Flow T2200 vs Tacx i-Vortex T2170

jppina

Well-Known Member
Alberto, embora a tua distinção Rolo/Turbo Trainer esteja corretíssima, aqui em Portugal chama-se rolo aos dois sistemas :)

E o "turbo trainer" também ele tem um rolo, embora muito diferente do dos "rolos".

A.Moura, confondi-te ainda mais? Olha, vou te mandar MP, tenho um negócio que te pode interessar ;-)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Alberto, embora a tua distinção Rolo/Turbo Trainer esteja corretíssima, aqui em Portugal chama-se rolo aos dois sistemas :)

E o "turbo trainer" também ele tem um rolo, embora muito diferente do dos "rolos".

A.Moura, confondi-te ainda mais? Olha, vou te mandar MP, tenho um negócio que te pode interessar ;-)

Nao amigo Jppina...Quando Portugal tiver um mercado de ciclismo em questoes de fabrico e bons habitos a nivel ciclistico, ai sim eu rendo-me a qualquer alcunha que voces possam dar a equipamento...

Por enquanto Portugal tem e maus vicios a nivel ciclistico e eu estou aqui a contraria-los porque tem que ser...

Em Portugal e nao so China, Russia, Espanha, Italia e US em qualquer parte do mundo...

A rolos de treino

E turbo trainers

As alcunhas que o Sr. e os seus amigos dao ao equipamento....Pouco ou nada interessam para nomes tecnicos e de precisao que e o que tem que ser dados para transmitir informacao de qualidade...Incluindo os Portugueses que tambem sou, e fico deveras ofendido quando alguem tem uma postura passiva relativamente ao ciclismo em Portugal...Essa do deixa andar!!!

Nao me venha com essa meu amigo...

E ja agora...Um Turbo trainer tem rolos e pode tambem nao ter!!! Ha turbo trainers sem rolos meu amigo...Por isso a comecar ai...so por essa classificacao a nivel de termo...esta errado...

grande abraco...
 

GMQ

Well-Known Member
não está errado. a separação é correctissíma. A malta por cá é que mistura tudo tipo salada russa. Alias quando faço pesquisa na net em inglês uso a expressão turbo trainer.
 

jppina

Well-Known Member
Ok, já percebi a tua ideia, então qual será a palavra portuguesa a utilizar para "turbo trainer"?

Sim, porque "turbo trainer" é um anglicismo... que tem de ser traduzido. Vamos dizer então, por exemplo, "treinador de turbina"?

"Pessoal, quero comprar um "treinador de turbina""... não me soa bem, tal como não me soa "Pessoal, quero comprar um "turbo trainer", prefiro usar palavras portuguesas ;-), embore confesse que muitas vezes use estrangeirismos, quer galicismos quer anglicismos, mas prefiro evitar.

Por isso prefiro continuar a chamar ao "treinador de turbina" de rolo, mas compreendo perfeitamente e concordo totalmente contigo quando dizes que temos de ser preciso nos nomes que damos às coisas ;-)
 

GMQ

Well-Known Member
Se fores prefeccionista optarás pela expressão anglo-saxonica trainer, turbo trainer ou home trainer. Se fores a uma loja é mais fácil usares a expressão rolos pois a se usares a expressão que indicas se calhar indicam-te a porta do hospital psiquiátrico.

A malta tende a misturar, mas o inglês também não é perfeito repara que eles usam dog para se referir a cão ou cadela...eh, eh, eh.
 

jppina

Well-Known Member
Concordo contigo, mas para fazer o que o Alberto quer, chamar as coisas pelos termos técnicos certos, para o fazer em português é por vezes complicado!

Para mim o mais fácil e correto (em português) é chamar o "turbo trainer/trainer/home trainer" de rolo, e chamar de rolos os "rollers". Sim, porque o "turbo trainer" só tem um rolo, e os rollers têm 3 :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ok, já percebi a tua ideia, então qual será a palavra portuguesa a utilizar para "turbo trainer"?

Sim, porque "turbo trainer" é um anglicismo... que tem de ser traduzido. Vamos dizer então, por exemplo, "treinador de turbina"?

"Pessoal, quero comprar um "treinador de turbina""... não me soa bem, tal como não me soa "Pessoal, quero comprar um "turbo trainer", prefiro usar palavras portuguesas ;-), embore confesse que muitas vezes use estrangeirismos, quer galicismos quer anglicismos, mas prefiro evitar.

Por isso prefiro continuar a chamar ao "treinador de turbina" de rolo, mas compreendo perfeitamente e concordo totalmente contigo quando dizes que temos de ser preciso nos nomes que damos às coisas ;-)

Jppina se preferes dizer UISQUE em ves de WHISKY estas no teu direito, nao esta errado...Agora uma coisa e um WHISKY DE MALTE outra coisa e um WHISKY TENESSEE, nao sao a mesma coisa e nao ha UISQUE DE MALTE TENESSEE...

O orgulho nacional, fica-nos muito bem, nao so nas palavras utilizadas, mas tambem na preocupacao em distinguir os termos correctos das mesmas...Sobre forma a nao dar continuidade e nao cultivar vicios faceis que possam levar ignorancia na nossa cultura portuguesa...A desculpa do orgulho nacional e o falar o portugues correto...Nao entra nem devia de entrar aqui...

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ok... Vou me antecipar entao...E vou dar a minha experiencia com rolos de treino e com Turbo trainers...

Diria que um Rolo de treino e o conceito antigo para treinar em casa, que tambem tenho e antigamente era a unica forma de treinar em casa, em alturas de mau tempo, inverno e ate com sol, ca fora tambem pode...No entanto e um sistema simples de uma plataforma que monta no chao...A bicicleta e colocada entre um sistema de rolos montado na platafora e rola quer pela roda traseira, quer pela roda frontal sobre o mesmo...Requer, bastante exercicio, tecnico e pratico por causa do equilibrio do ciclista em manter a bicicleta a rolar dentro do sistema...Sistema este ja antigo...

Agora...

Sistema antigo, nao quer dizer que esteja ultrapassado. Ha muita gente que por questoes de habito, experiencia, ou sisma, prefere este sistema ao mais recente turbo trainer...

Eu pessoalmente, muitos treinos fiz em rolos...No entanto a apartir do momento em que experimentei um turbo trainer, ja ha alguns anos, nunca mais quis ver os rolos a frente...Mas esse sou eu e entendo perfeitamente que ainda exista alguem por ai, a preferir os rolos ao turbo trainer... Nada contra...

A nivel de tipos de rolos, pouco ou nada ha a dizer, quem estiver a procura de um bom sistema de rolos de treino para treinar eu diria que o melhor e simples...Simples porque o que queremos e algo com uma boa capacidade de ajuste a nivel de distancia entre rodas, frente e tras da bicicleta que estamos a treinar e claro algo leve e com um bom sistema de arrumacao...Algo que abra e feche com facilidade e simplicidade, para poder facilmente estar debaixo de nos quando precisamos e tambem arrumar num sitio compacto para nao andarmos a tropecar nele, quando nao precisamos dele...E basicamente um rolo de treino e isso...

Um Turbo trainer e diferente...

Dentro do mercado dos turbo trainers ha varios e varios conceitos e modelos, tipos hoje em dia e que temos de ter muita atencao quando adquirimos ou compramos porque nem sempre o que e mais caro ou o que tem mais publicidade ou que pertence a esta ou aquela marca que e a mesma das minhas grades de bidon vai ser melhor...

Vamos la separar os 3 tipos de turbo trainers que existe hoje em dia...E mais importantes...

Para comecar nao vamos entrar em pormenores como se aperta nas rodas ou na cassete, ou se tem compatibilidade com ANTS, telemoveis, leitores de batimento cardiaco, se faz cachorros, tira cervejas ou ate esta conectado com os equipamentos da cozinha para fazer o jantar enquanto se esta a treinar...Falar ja disso sem entender o basico e prematuro e e correr sem saber andar...

Os 3 tipos de Turbo trainers que existe sao, Magnetico, A vento e a Fluido...

As 3 coisas mais importantes a considerar com a compra de um Turbo trainer sao:

1.Tecnica de movimento, andamento, motion...Ou seja quando andamos na estrada e um sentimento incomparavel a qualquer turbo trainer, mas quando estamos a treinar no turbo trainer o que nos queremos e um equipamento que replica da melhor forma possivel essa sensacao de pedalar na estrada, uns fazem-no melhor, outros fazem-no pior...

2.Durabilidade e resistencia do mesmo, aqui quando levamos este tipo de situacao a serio, queremos algo que nos vai durar por muitos anos, algo que nao vai partir ou quebrar nao so a nivel de suporte como a nivel de mecanica do mesmo...Queremos e montar facilmente e saltar para cima do mesmo e fazer um treino com qualidade e seguranca do principio ao fim, e durante muitos anos..

3.A mais importante: Repeticao por parte do equipamento, consistencia de repitacao a nivel de exercicios...Ou seja, quando estamos a treinar queremos um equipamento que nos permita repetir as mesmas variacoes a nivel de exercicios por varias e varias vezes queremos algo que nos permita insistir no mesmo exercicio que estamos a fazer neste momento, mais tarde durante o mesmo treino simplemente atraves de motion...Ha muitos turbo trainers no mercado em que a curva de resistencia do mesmo nao nos permite fazer isto...Portanto queremos algo que quando estamos a treinar tenha uma curva de variacao que nos permita fazer e repetir os mesmos exercicios, com simplicidade e facilidade 1, 2, 3, 4, 5, vezes as que quisermos...

Agora comecando por distinguir os 3 tipos importantes...

Os turbo trainers a vento: Utilizam resistencia a vento e normalmente sao equipamentos que tem uma ventuinha ou um sistema de laminas inserido dentro de uma unidade e criam a resistencia ou a tal inercia movimentado-se dentro do mesmo A nivel de vento...

Os turbo trainers magneticos: Usam forca magnetica para criar resistencia ou a tal inercia, e normalmente comecam com uma curva de resistencia muito baixa e plana e comecam a aumenta-la progressivamente com o tempo de treino, normalmente sao aqueles que tem um manipulo que e colocado junto ao guiador que permite fazer ajustes de resistencia ou inercia, durante o treino, sem ter que desmontar da bicicleta...Isto porque a curva de resistencia do equipamento e quase plana e e bastante limitada...

Os turbo trainers de fluido: Ou seja utilizam um fluido ou uma resistencia liquida que tal como nos a vento produzem a resistencia com o fluido ou com o liquido...
Aqui nao ha um manipulo de resistencia no guiador, o que acontece e que a curva de resistencia neste caso tem muitas mais variacoes do que os anteriores e pode ir muito facilmente de algo muito facil para algo muito mais duro e mais dificil, a tal capacidade de variacao e repeticao que eu falei ser importante para um individuo que leva este tipo de treino a serio...E aqui como se muda a variacao e tao simples como o trocar de velocidades na bicicleta, altera com as curvas de variacao das mesmas, sendo este tambem automaticamente entre todos o que tem a capacidade de replicar as variacoes da estrada pelos motivos referidos precisamente...

Portanto aqui quando pedalamos mais duro a resistencia torna-se mais dura e a vantagem disto aqui e que replicamos muito melhor e muito mais facilmente o tipo de resistencia que obtemos na estrada...

Portanto se estivermos a pedalar numa velocidade pequena como por exemplo uma 39\17 estamos por exemplo a pedalar a 100 rpm e a fazer por exemplo 20 kms h aqui nestes a fluido temos um feedback parecido a estrada e de repente quando mudamos para o BIG RING a resistencia ira se tornar maior, tal e qual como se fosse na estrada...Com os outros ja nao e tao realistico este tipo de sensacao...

Portanto este tipo de turbo trainers a fluido e onde cai a minha recomendacao principalmente por replicarem muitissimo bem esse tipo de sensacao na estrada, melhor que todos os outros...

Quanto ao que comprar ja tive de muitas marcas, modelos, etc...

Neste momento estou a usar este e a minha recomendacao recai sobre o mesmo...

vXj20ux.jpg


E um Kurt Kinetich e claro e de resistencia a FLUID...Tal e qual dos que recomendo...

Ha mais caros e ha mais baratos...Mas este para mim, neste momento e a melhor coisa que se pode ter a nivel de Turbo trainers...

So depois e que entram conversas como compatibilidades Ant, com garmins etc...Sem saber a base...E correr sem saber andar...



ASSINADO: PELO ARTISTA DE CIRCO DESTE FORUM... AQUELE QUE INFLUENCIA OS USERS NEGATIVAMENTE E QUE DEVIA DE SER BANIDO....

grande abraco...
 

DSD

New Member
Com todo o respeito pelas opiniões se se chamam Rolos ou Turbo Trainers, a designação correta para os mencionados no inicio do tópico é Turbo trainers...
Se formos por ai temos de começar a chamar SPG (Sistema de Posicionamento Global) e não GPS...
Tal como o Alberto escreveu, tratem as coisas pelos nomes que se usa globalmente... Evoluam, querem ser tão técnicos e "picuinhas" numas coisas também, têm de ser noutras... Não podemos continuar ai às lojas e o vendedor dizer que a bicicleta X vem com o ULTREGA...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ok... Vou me antecipar entao...E vou dar a minha experiencia com rolos de treino e com Turbo trainers...

Diria que um Rolo de treino e o conceito antigo para treinar em casa, que tambem tenho e antigamente era a unica forma de treinar em casa, em alturas de mau tempo, inverno e ate com sol, ca fora tambem pode...No entanto e um sistema simples de uma plataforma que monta no chao...A bicicleta e colocada entre um sistema de rolos montado na platafora e rola quer pela roda traseira, quer pela roda frontal sobre o mesmo...Requer, bastante exercicio, tecnico e pratico por causa do equilibrio do ciclista em manter a bicicleta a rolar dentro do sistema...Sistema este ja antigo...

Agora...

Sistema antigo, nao quer dizer que esteja ultrapassado. Ha muita gente que por questoes de habito, experiencia, ou sisma, prefere este sistema ao mais recente turbo trainer...

Eu pessoalmente, muitos treinos fiz em rolos...No entanto a apartir do momento em que experimentei um turbo trainer, ja ha alguns anos, nunca mais quis ver os rolos a frente...Mas esse sou eu e entendo perfeitamente que ainda exista alguem por ai, a preferir os rolos ao turbo trainer... Nada contra...

A nivel de tipos de rolos, pouco ou nada ha a dizer, quem estiver a procura de um bom sistema de rolos de treino para treinar eu diria que o melhor e simples...Simples porque o que queremos e algo com uma boa capacidade de ajuste a nivel de distancia entre rodas, frente e tras da bicicleta que estamos a treinar e claro algo leve e com um bom sistema de arrumacao...Algo que abra e feche com facilidade e simplicidade, para poder facilmente estar debaixo de nos quando precisamos e tambem arrumar num sitio compacto para nao andarmos a tropecar nele, quando nao precisamos dele...E basicamente um rolo de treino e isso...

Um Turbo trainer e diferente...

Dentro do mercado dos turbo trainers ha varios e varios conceitos e modelos, tipos hoje em dia e que temos de ter muita atencao quando adquirimos ou compramos porque nem sempre o que e mais caro ou o que tem mais publicidade ou que pertence a esta ou aquela marca que e a mesma das minhas grades de bidon vai ser melhor...

Vamos la separar os 3 tipos de turbo trainers que existe hoje em dia...E mais importantes...

Para comecar nao vamos entrar em pormenores como se aperta nas rodas ou na cassete, ou se tem compatibilidade com ANTS, telemoveis, leitores de batimento cardiaco, se faz cachorros, tira cervejas ou ate esta conectado com os equipamentos da cozinha para fazer o jantar enquanto se esta a treinar...Falar ja disso sem entender o basico e prematuro e e correr sem saber andar...

Os 3 tipos de Turbo trainers que existe sao, Magnetico, A vento e a Fluido...

As 3 coisas mais importantes a considerar com a compra de um Turbo trainer sao:

1.Tecnica de movimento, andamento, motion...Ou seja quando andamos na estrada e um sentimento incomparavel a qualquer turbo trainer, mas quando estamos a treinar no turbo trainer o que nos queremos e um equipamento que replica da melhor forma possivel essa sensacao de pedalar na estrada, uns fazem-no melhor, outros fazem-no pior...

2.Durabilidade e resistencia do mesmo, aqui quando levamos este tipo de situacao a serio, queremos algo que nos vai durar por muitos anos, algo que nao vai partir ou quebrar nao so a nivel de suporte como a nivel de mecanica do mesmo...Queremos e montar facilmente e saltar para cima do mesmo e fazer um treino com qualidade e seguranca do principio ao fim, e durante muitos anos..

3.A mais importante: Repeticao por parte do equipamento, consistencia de repitacao a nivel de exercicios...Ou seja, quando estamos a treinar queremos um equipamento que nos permita repetir as mesmas variacoes a nivel de exercicios por varias e varias vezes queremos algo que nos permita insistir no mesmo exercicio que estamos a fazer neste momento, mais tarde durante o mesmo treino simplemente atraves de motion...Ha muitos turbo trainers no mercado em que a curva de resistencia do mesmo nao nos permite fazer isto...Portanto queremos algo que quando estamos a treinar tenha uma curva de variacao que nos permita fazer e repetir os mesmos exercicios, com simplicidade e facilidade 1, 2, 3, 4, 5, vezes as que quisermos...

Agora comecando por distinguir os 3 tipos importantes...

Os turbo trainers a vento: Utilizam resistencia a vento e normalmente sao equipamentos que tem uma ventuinha ou um sistema de laminas inserido dentro de uma unidade e criam a resistencia ou a tal inercia movimentado-se dentro do mesmo A nivel de vento...

Os turbo trainers magneticos: Usam forca magnetica para criar resistencia ou a tal inercia, e normalmente comecam com uma curva de resistencia muito baixa e plana e comecam a aumenta-la progressivamente com o tempo de treino, normalmente sao aqueles que tem um manipulo que e colocado junto ao guiador que permite fazer ajustes de resistencia ou inercia, durante o treino, sem ter que desmontar da bicicleta...Isto porque a curva de resistencia do equipamento e quase plana e e bastante limitada...

Os turbo trainers de fluido: Ou seja utilizam um fluido ou uma resistencia liquida que tal como nos a vento produzem a resistencia com o fluido ou com o liquido...
Aqui nao ha um manipulo de resistencia no guiador, o que acontece e que a curva de resistencia neste caso tem muitas mais variacoes do que os anteriores e pode ir muito facilmente de algo muito facil para algo muito mais duro e mais dificil, a tal capacidade de variacao e repeticao que eu falei ser importante para um individuo que leva este tipo de treino a serio...E aqui como se muda a variacao e tao simples como o trocar de velocidades na bicicleta, altera com as curvas de variacao das mesmas, sendo este tambem automaticamente entre todos o que tem a capacidade de replicar as variacoes da estrada pelos motivos referidos precisamente...

Portanto aqui quando pedalamos mais duro a resistencia torna-se mais dura e a vantagem disto aqui e que replicamos muito melhor e muito mais facilmente o tipo de resistencia que obtemos na estrada...

Portanto se estivermos a pedalar numa velocidade pequena como por exemplo uma 39\17 estamos por exemplo a pedalar a 100 rpm e a fazer por exemplo 20 kms h aqui nestes a fluido temos um feedback parecido a estrada e de repente quando mudamos para o BIG RING a resistencia ira se tornar maior, tal e qual como se fosse na estrada...Com os outros ja nao e tao realistico este tipo de sensacao...

Portanto este tipo de turbo trainers a fluido e onde cai a minha recomendacao principalmente por replicarem muitissimo bem esse tipo de sensacao na estrada, melhor que todos os outros...

Quanto ao que comprar ja tive de muitas marcas, modelos, etc...

Neste momento estou a usar este e a minha recomendacao recai sobre o mesmo...

vXj20ux.jpg


E um Kurt Kinetich e claro e de resistencia a FLUID...Tal e qual dos que recomendo...

Ha mais caros e ha mais baratos...Mas este para mim, neste momento e a melhor coisa que se pode ter a nivel de Turbo trainers...

So depois e que entram conversas como compatibilidades Ant, com garmins etc...Sem saber a base...E correr sem saber andar...



ASSINADO: PELO ARTISTA DE CIRCO DESTE FORUM... AQUELE QUE INFLUENCIA OS USERS NEGATIVAMENTE E QUE DEVIA DE SER BANIDO....

grande abraco...

Querido A.moura??

Esclarece?? Alguma duvida??

E normal que tenha meu caro...Exponha a vontade...

grande abraco...
 

lgass

Well-Known Member
esta explicação sozinha, dá-me vontade de ir arranjar um turbo trainer devido à sua valia.

agora como se convence a Maria a juntar uma coisa destas às duas bikes que ela já não queria lá em casa?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
esta explicação sozinha, dá-me vontade de ir arranjar um turbo trainer devido à sua valia.

agora como se convence a Maria a juntar uma coisa destas às duas bikes que ela já não queria lá em casa?

E facil...

A maria tambem pode usar...:) E treinar...:) Para manter o seu peso ideal e as suas lindas pernas e rabinho que sempre teve...:) Caso contrario se nao for mencionado o sempre teve, pode ser ofensivo e da origem a outras guerras..:) Sem ninguem a ver, olhar, sem carros, sem perigo de cair etc...:)

grande abraco...
 

PedroPereira

New Member
Esta explicação do albertosemcontador é qualquer coisa de fenomenal. :D Quando há 2/3 anos comprei o meu Tacx Flow 2200 não conhecia os turbo trainers a fluido. O resto já tinha a noção do que era. Agora por mera curiosidade, nota-se muito a diferença entre um magnetico e outro a fluido?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Esta explicação do albertosemcontador é qualquer coisa de fenomenal. :D Quando há 2/3 anos comprei o meu Tacx Flow 2200 não conhecia os turbo trainers a fluido. O resto já tinha a noção do que era. Agora por mera curiosidade, nota-se muito a diferença entre um magnetico e outro a fluido?

Sim...Bastante...

grande abraco...
 
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