Ok... Vou me antecipar entao...E vou dar a minha experiencia com rolos de treino e com Turbo trainers...
Diria que um Rolo de treino e o conceito antigo para treinar em casa, que tambem tenho e antigamente era a unica forma de treinar em casa, em alturas de mau tempo, inverno e ate com sol, ca fora tambem pode...No entanto e um sistema simples de uma plataforma que monta no chao...A bicicleta e colocada entre um sistema de rolos montado na platafora e rola quer pela roda traseira, quer pela roda frontal sobre o mesmo...Requer, bastante exercicio, tecnico e pratico por causa do equilibrio do ciclista em manter a bicicleta a rolar dentro do sistema...Sistema este ja antigo...
Agora...
Sistema antigo, nao quer dizer que esteja ultrapassado. Ha muita gente que por questoes de habito, experiencia, ou sisma, prefere este sistema ao mais recente turbo trainer...
Eu pessoalmente, muitos treinos fiz em rolos...No entanto a apartir do momento em que experimentei um turbo trainer, ja ha alguns anos, nunca mais quis ver os rolos a frente...Mas esse sou eu e entendo perfeitamente que ainda exista alguem por ai, a preferir os rolos ao turbo trainer... Nada contra...
A nivel de tipos de rolos, pouco ou nada ha a dizer, quem estiver a procura de um bom sistema de rolos de treino para treinar eu diria que o melhor e simples...Simples porque o que queremos e algo com uma boa capacidade de ajuste a nivel de distancia entre rodas, frente e tras da bicicleta que estamos a treinar e claro algo leve e com um bom sistema de arrumacao...Algo que abra e feche com facilidade e simplicidade, para poder facilmente estar debaixo de nos quando precisamos e tambem arrumar num sitio compacto para nao andarmos a tropecar nele, quando nao precisamos dele...E basicamente um rolo de treino e isso...
Um Turbo trainer e diferente...
Dentro do mercado dos turbo trainers ha varios e varios conceitos e modelos, tipos hoje em dia e que temos de ter muita atencao quando adquirimos ou compramos porque nem sempre o que e mais caro ou o que tem mais publicidade ou que pertence a esta ou aquela marca que e a mesma das minhas grades de bidon vai ser melhor...
Vamos la separar os 3 tipos de turbo trainers que existe hoje em dia...E mais importantes...
Para comecar nao vamos entrar em pormenores como se aperta nas rodas ou na cassete, ou se tem compatibilidade com ANTS, telemoveis, leitores de batimento cardiaco, se faz cachorros, tira cervejas ou ate esta conectado com os equipamentos da cozinha para fazer o jantar enquanto se esta a treinar...Falar ja disso sem entender o basico e prematuro e e correr sem saber andar...
Os 3 tipos de Turbo trainers que existe sao, Magnetico, A vento e a Fluido...
As 3 coisas mais importantes a considerar com a compra de um Turbo trainer sao:
1.Tecnica de movimento, andamento, motion...Ou seja quando andamos na estrada e um sentimento incomparavel a qualquer turbo trainer, mas quando estamos a treinar no turbo trainer o que nos queremos e um equipamento que replica da melhor forma possivel essa sensacao de pedalar na estrada, uns fazem-no melhor, outros fazem-no pior...
2.Durabilidade e resistencia do mesmo, aqui quando levamos este tipo de situacao a serio, queremos algo que nos vai durar por muitos anos, algo que nao vai partir ou quebrar nao so a nivel de suporte como a nivel de mecanica do mesmo...Queremos e montar facilmente e saltar para cima do mesmo e fazer um treino com qualidade e seguranca do principio ao fim, e durante muitos anos..
3.A mais importante: Repeticao por parte do equipamento, consistencia de repitacao a nivel de exercicios...Ou seja, quando estamos a treinar queremos um equipamento que nos permita repetir as mesmas variacoes a nivel de exercicios por varias e varias vezes queremos algo que nos permita insistir no mesmo exercicio que estamos a fazer neste momento, mais tarde durante o mesmo treino simplemente atraves de motion...Ha muitos turbo trainers no mercado em que a curva de resistencia do mesmo nao nos permite fazer isto...Portanto queremos algo que quando estamos a treinar tenha uma curva de variacao que nos permita fazer e repetir os mesmos exercicios, com simplicidade e facilidade 1, 2, 3, 4, 5, vezes as que quisermos...
Agora comecando por distinguir os 3 tipos importantes...
Os turbo trainers a vento: Utilizam resistencia a vento e normalmente sao equipamentos que tem uma ventuinha ou um sistema de laminas inserido dentro de uma unidade e criam a resistencia ou a tal inercia movimentado-se dentro do mesmo A nivel de vento...
Os turbo trainers magneticos: Usam forca magnetica para criar resistencia ou a tal inercia, e normalmente comecam com uma curva de resistencia muito baixa e plana e comecam a aumenta-la progressivamente com o tempo de treino, normalmente sao aqueles que tem um manipulo que e colocado junto ao guiador que permite fazer ajustes de resistencia ou inercia, durante o treino, sem ter que desmontar da bicicleta...Isto porque a curva de resistencia do equipamento e quase plana e e bastante limitada...
Os turbo trainers de fluido: Ou seja utilizam um fluido ou uma resistencia liquida que tal como nos a vento produzem a resistencia com o fluido ou com o liquido...
Aqui nao ha um manipulo de resistencia no guiador, o que acontece e que a curva de resistencia neste caso tem muitas mais variacoes do que os anteriores e pode ir muito facilmente de algo muito facil para algo muito mais duro e mais dificil, a tal capacidade de variacao e repeticao que eu falei ser importante para um individuo que leva este tipo de treino a serio...E aqui como se muda a variacao e tao simples como o trocar de velocidades na bicicleta, altera com as curvas de variacao das mesmas, sendo este tambem automaticamente entre todos o que tem a capacidade de replicar as variacoes da estrada pelos motivos referidos precisamente...
Portanto aqui quando pedalamos mais duro a resistencia torna-se mais dura e a vantagem disto aqui e que replicamos muito melhor e muito mais facilmente o tipo de resistencia que obtemos na estrada...
Portanto se estivermos a pedalar numa velocidade pequena como por exemplo uma 39\17 estamos por exemplo a pedalar a 100 rpm e a fazer por exemplo 20 kms h aqui nestes a fluido temos um feedback parecido a estrada e de repente quando mudamos para o BIG RING a resistencia ira se tornar maior, tal e qual como se fosse na estrada...Com os outros ja nao e tao realistico este tipo de sensacao...
Portanto este tipo de turbo trainers a fluido e onde cai a minha recomendacao principalmente por replicarem muitissimo bem esse tipo de sensacao na estrada, melhor que todos os outros...
Quanto ao que comprar ja tive de muitas marcas, modelos, etc...
Neste momento estou a usar este e a minha recomendacao recai sobre o mesmo...
E um Kurt Kinetich e claro e de resistencia a FLUID...Tal e qual dos que recomendo...
Ha mais caros e ha mais baratos...Mas este para mim, neste momento e a melhor coisa que se pode ter a nivel de Turbo trainers...
So depois e que entram conversas como compatibilidades Ant, com garmins etc...Sem saber a base...E correr sem saber andar...
ASSINADO: PELO ARTISTA DE CIRCO DESTE FORUM... AQUELE QUE INFLUENCIA OS USERS NEGATIVAMENTE E QUE DEVIA DE SER BANIDO....
grande abraco...