• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas de Carbono 50mm by Super.Byke

super.byke

New Member
Hoje fiz os primeiros 90 km a sério com estas rodas :D para fazer um primeiro teste tal qual utilizava as anteriores.
Antes de sair preocupei-me em verificar a pressão e coloquei ambas as rodas com 11bar

O percurso foi a condizer, Maia - Esposende - Maia pela N13 (com retorno pela subida de Sta. Eufémia)
O vento norte era mais que muito mas mesmo assim alguns endiabrados fizeram com que se chegasse a Esposende com uma bela média. O retorno foi bem mais acelerado (mas isto não interessa para a análise das rodas :D)

Tive os mesmos cuidados que tinha com as rodas anteriores (evitar buracos quando possível) e mais nada de especial.

Aquilo que notei foi uma maior facilidade a rolar. Íamos em fila indiana, eu ia em 3º lugar e comparativamente com o 2º, enquanto que ele nunca deixava de pedalar, eu tive de deixar de pedalar várias vezes para manter o ritmo (mas se calhar era eu que apanhava menos vento :D)

O barulho das rodas a rolar é bastante diferente, são mais "ruidosas" provocando um zzzzzzzzz bastante agradável (pelo menos para mim)
O rodar com 11bar é significativamente diferente, para melhor pelo menos para mim (já imagino o que será quando mudar dos Tufo para uns Velofex :D)

Para além da grande diferença pela alteração da pressão, a outra grande diferença é quando se roda a velocidades mais altas, e acreditem que rodar a 40/45 km/h com estas rodas é algo que todos deveriam experimentar.

Noto que a bicicleta se tornou mais rápida e não noto nenhuma perda de performance nas restantes vertentes, incluindo na travagem, a qual até melhorou significativamente.
O vento lateral não o achei nada de especial comparando com as anteriores.
note-se que o teste foi feito com um belo dia de sol e com estrada seca.

Depois de algumas lombas e não sei quantos buracos o empeno das rodas é Zero... e os raios... ainda não pariu nenhum...

Resumindo, estou muito contente com o comportamento das rodas e com o custo das mesmas.
Podia encontrar na net algumas rodas com peso/preço muito semelhante já montadas (RCZ por exemplo) e ter evitado algumas dores de cabeça como a pesquisa dos raios, mas assim também consegui aprender mais umas coisas :D

Mas nem tudo são rosas... este tipo de rodas não é aconselhado para quem "não quer perder tempo", nomeadamente no que diz respeito ao tempo que se dispende a colocar um tubular (nomeadamente a 1ª vez)

Ride safe, ride clean...
 

Josant

New Member
Parabéns rodas + uma vez :)

Na mensagem apresentas um vídeo de como montar o pneu...não é muito mais fácil, simples e seguro com a fita?

Os teus como foram montados?

Abraço

Jorge
 

super.byke

New Member
@Pantani: hoje estavas "como o aço" :D

@Nikes: pena não teres aparecido, ias gostar da volta ;)

@Josant: como tudo na vida, não há nada perfeito :D
A fita da Tufo tem a vantagem de ficares com uma montagem mais "limpa" e para quem não tem prática é mais fácil de centrar o tubular... mas o problema aparece quando tens de remover a fita para colar um novo tubular. Há relatos em que falam da extrema dificuldade em remover a mesma, sendo que por vezes até traz "pedaços" do aro agarrado (estas a ver um aro de carbono a descascar aos pedacinhos???)... mas isto é o que li, pois não tenho experiência!!!

No entanto perguntei a mim próprio, se a fita é tão boa, porque é que equipas coma a Rabobank e outras não a usam????
[video=youtube;_Rjb-aWnbiY]http://www.youtube.com/watch?v=_Rjb-aWnbiY&feature=related[/video]
nota: estes tipos usam palha de aço poque os aros não lhe saem do bolso :D, eu vou ser mais meiguinho com os meus :D

Depois do que li e vi decidi colar os meus com cola.

Ninguém nasce ensinado, por isso li e vi vídeos para "aprender" a colar tubulares, e depois de ter "assistido às aulas" montei os meus :).

O primeiro não ficou grande coisa, por isso removi-o e voltei a montar e aí já ficou bem... agora espero só voltar a colar os meus daqui a 1 ano, o que seria fantástico, sinal que não tinham furado :D
 

pantani

Member
Boas super byke, aquele meu amigo que apanhamos já na saida de Vila do Conde, estava infernal, com uma bike BTT rolou ao nosso lado muitas das vezes a mais de 40 km/h e ainda fez a subida da S. Eufémea sempre na cola ... fui até casa a dar o que tinha e o que não tinha e o Homem não descolou.
 

Josant

New Member
Então presumindo...com cola ou com fita em caso de troca de pneu tubular irá sempre "difícil" retirar a cola que fica.

Assim sendo ela por ela...qual a melhor técnica. Como dizes, as opiniões na net são imensas e muito dispersas....
 

super.byke

New Member
Viva, não sendo eu um expert (muito longe disso) mas para remover a cola pode-se utilizar acetona, para remover a fita tufo não sei se existe algo para ajudar, daí eu ter escolhido a cola.
Para além disso a cola fica mais barato. Em todo caso os especialistas cá da casa é que se deveriam pronunciar pois a minha experiência é pequena.

@Scorpio, quando os furos acontecerem faço como é habitual, pare-se repara-se e segue-se. Se não der para reparar (usando o liquido Tufo extreme ou trocando o tubular suplente). Se não for possível reparar chama-se o reboque :D

Agora se a minha média de furos se mantiver não vai ser isso que me tira o sono

@trepadores da Figueira sim estou muito contente com a minha montagem e quem quiser pode copiar a receita :D. Não fossem vocês a divulgar a vossa "aventura" e decerto que não existiriam por aí tantas RCC's e interessados em as ter :D

abraço e boas pedaladas
 

paradawt

Moderador
super.bike,

Desde já parabéns pela montagem. Se arranjavas algo já pronto pelo mesmo valor com peso idêntico? Arranjavas! Mas assim fizeste tudo à tua maneira, personalizado e ganhaste experiência.

Quanto à questão dos furos, usando o liquido creio que não terás grandes problemas. Um colega anda com tubulares e no outro dia foi necessário mudar e foi muito simples. Até achei mais acessível que um pneu normal. Claro que enquanto não tivermos prática... Mas isso acontece em ambas as situações, quer em rodas tubulares ou clincher.

Bom kms com elas!
 

andaapé

Member
Boas noites. Acabei de mudar um tubular da minha SEBASTIÂO. Troquei um tufo xpto por outro tufo menos xpto. A grande dificuldade que tive foi tirar o tubular do aro. Aquilo é que foi fazer força, estava a ver que tinha de o curtar. Estava mesmo colado.
A fita que estava no aro, saíu facilmente. A cola que ficou, uma camada de altura desprezível, toda homogénia até ajudou a próxima montagem. Super fácil. Excepto tirar o tubular do aro.
Onde o caldo se entornou, foi tirar a cola do tubular que estava em uso e que passou a suplente. Aí é que foi esfregar. Solução fácil: Limpar com pano bastante rugoso" áspero" embebido em éter. Ficou como novo sem um vestígio de cola da anterior montagem.
Resumo. Não é um bicho de sete cabeças. Agora fazendo esta troco utilizando cola em vez de fita, não sei se seria tão fácil.
 

kilo30

Member
boas.queria saber como estão se a portar os aros,estou com intenções de comprar umas rodas da planet-x mas estou um pouco com o pé atras,não sei que a qualidade dos aros são bons,queria saber o teu feedback sobre esses aros,cumprimentos
 

super.byke

New Member
olá, de momento os aros estão a portar-se bem, tenho andado com eles por todo tipo de estradas e não os poupo às más estradas, pelo que estou satisfeito até ao momento. Provavelmente comparando estes com os RCC, se calhar vêm da mesma fábrica ou algo do género, pelo que devem ter durabilidade semelhante.
Agora comparar a durabilidade destes com uns ZIPP ou Reynolds aí já não sei, estes últimos têm de alguma forma justificar a brutal diferença de preço.

:)
 

kilo30

Member
nem que seja so por causa do nome,se tiverem de partir,partem a mesma os de 500 euros ou os de 1200euros.Estou a pensar comprar de medida 50\82,os cubos devem ser iguais aos teus por isso tambem devem ser bons.Como e só para treinar devem servir perfeitamente
 

super.byke

New Member
Olha, quanto aos cubos eu gosto bastante deles. O de traz tem um cantar relativamente alto face a outros que já ouvi, denuncia-te logo que te encostas em alguém :D mas nada que não seja aceitável ...
notei que rolam melhor que os mavic que possuo (mavir ksyrium elite), mas também pode ser que estes últimos estejam mal afinados que é o mais natural :D

... agora com 82... *****!!!! isso é que vai ser bonito quando tiveres vento lateral :D:D:D
 

kilo30

Member
pois lol,mas eu vou ver se eles fazem um par de rodas mas com medida 38\50.Acho que é o ideal para mim,50 na roda de tras não se deve notar muito pk vamos com o peso do corpo em cima
 

SaintRider

Well-Known Member
"Agora comparar a durabilidade destes com uns ZIPP ou Reynolds aí já não sei, estes últimos têm de alguma forma justificar a brutal diferença de preço.".....

A justificação é a marca e o marketing. Normalmente com algumas excepções vêm do mesmo sitio. Onde é mais fácil e mais barato fabricar, e onde tudo hj em dia é fabricado ? China.

Na china as falsificações e réplicas são uma coisa normal, e as marcas já vivem com isso, pq nada podem fazer. A unica diferença de umas rodas da marca xpto para umas sem marca, será talvez um controlo de qualidade menos apertado. As marcas que fazem I&D, das duas uma, ou controem in-house com metodos de fabrico proprios, como faz a trek nas madone high end, ou mandam contruir onde sair mais barato, China..., arriscando-se com isso a paralelamente, ao que é exportado de volta para a fabrica para ser finalizado e montado, a mesma fabrica vender os mesmos como "linha branca"....Sim porque na china, non-disclosure agreements é coisa que não me parece que funcione...
é só a minha opinião .......
 
Top