• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ritmo Cardiaco elevado

Lyp

Active Member
Que idade tens?

Tal como dizes, cada corpo é um corpo... A história da idade e a sua fórmula é relativa, pergunto apenas por curiosidade. Essa volta foi feita numa bike de estrada? Se sim, e tendo em conta o acumulado, parece-me uma média de batimentos um pouco alta, de facto... Mas tu costumas rolar regularmente?

Eu por exemplo, tenho uns batimentos bem baixos... A minha mulher é o oposto... A dar-lhe bem, não anda muito longe dos teus valores.
 

Carolina

Well-Known Member
se fosse do cansaço a tua frequência cardíaca média e máxima teriam sido mais baixas que o habitual, portanto acho que isso podemos riscar.

quantos anos tens? sabes a tua frequência cardíaca máxima? sem saber isso é difícil avaliar.

para mim é normal andar com uma frequência muito alta. posso-te dizer que já fiz 1 volta de 2 horas em que no fim tinha uma média de 89% da frequência máxima, o que corresponde a 174 bpm. isto aconteceu-me quando fui andar depois de ter estado 1 mês sem fazer qualquer tipo de exercício. também seria uma explicação plausível, mas se tens treinado regularmente, também é uma explicação a riscar.

eu atinjo frequências altas com muita facilidade e nunca tive problemas nenhuns durante os treinos. no meu caso, a razão mais provável é o excesso de peso.

se ainda és novo, acho que não vale a pena preocupares-te muito com isso.
 

TigasPT

New Member
Bom eu tenho 22 anos, esqueci-me de referir acima, e sim a volta foi feita em bicicleta de estrada. Quanto ao peso, ando a rondar os 66Kg para 1,80m.
A minha frequência cardiaca máxima não faço ideia, e já sei que a fórmula 220-idade não é precisa, nem a forma indicada de calcular.

Quanto à frequência, sim eu ando regularmente, 2 a 3 vezes por semana. No dia 13 fiz 150km, com uma média de ~26Km/h, e a semana passada é que me constipei e parei a semana toda.
Agora esta semana já é a segunda vez que ando - já não me encontro doente - e a volta de hoje não foi nada de especial daí os valores me deixarem alarmado.
 

Lyp

Active Member
É como te digo (e a Carolina), eu não me preocuparia muito com isso... Se te sentes bem não há razão para alarme.

A fita premium não deverá ter influenciado a média de batimentos... Já li relatos é de que por vezes dá assim uns picos assustadores... Portanto se o teu batimento máximo for de 250bpm ou mais, não te preocupes... Foi só a fita que se grizou ;) Não tem praticamente influência na média porque quando acontece, é por breves instantes.

Dá mas é ao pedal :)
 

cokenim

Active Member
Tiago apesar de teres retomado as pedaladas e em força acho que devias marcar consulta com o médico de família.
Vai lá e diz-lhe que andas com tonturas e que em grande esforço passa-te escuridão pela vista.
O objectivo é que ela te mande fazer uma prova de esforço e análises e assim poderes ser informado correctamente do teu estado de saúde!!
No entanto acho que esses valores indicam que o teu sistema cardio-vascular ainda tem muito que se adaptar ao ciclismo,ainda vais ter que fazer muita vasodilatação.
Mas como sabes sou mecânico e não médico!!
 

pratoni

Well-Known Member
Parecem-me valores perfeitamente normais tendo em conta a tua idade e tudo. Há quem tenha metabolismos mais elevados e consequentemente pulsações tipicamente altas comparadas com outras pessoas. Se visses valores tipo acima de 200 aí sim seriam picos erráticos da banda...
 

TigasPT

New Member
Bom, eu não tenho médico família, e assim sendo não preciso de ir lá pedir.
Basta ir a um local com acordo com o meu seguro de saúde e pedir uma prova de esforço, certo?
 

SLB4EVER

Member
Isto da frequÊncia cardiaca tem mais que se lhe diga, eu tenho 44 anos e deixo-vos aqui o resumo de um Audace efectuado por mim em janeiro deste ano



104.7km
Distance
3:31:44
Moving Time
1,790m
Elevation

219W
Estimated Avg Power
2,784kJ
Energy Output

Avg Max
Speed 29.7km/h 58.0km/h
Heartrate 165bpm 179bpm
Cadence 85 136
Calories 3,104
Temperature 13℃
Elapsed Time 3:37:03
Device: Garmin Edge 500
Bike: Mary Rose

Parece que andei sempre em "overclock", mas comparativo a amigos meus mais novos e da mesma idade, eles tiveram uma frequência cardiaca bem mais baixa, mas chegarm bem mais cansados que eu...

Boas pedaladas,

C. Duarte
 

TigasPT

New Member
Bom mas isso da minha volta para a sua ainda há umas diferenças:
- média
- distância
- acumulado
- idade ;)

E assim sendo não é comparável julgo eu, mas ainda assim fiz uma Avg HR superior!
 

Carolina

Well-Known Member
220 - idade pode não ser o mais correcto mas é uma boa aproximação. 170 bpm é cerca de 85% da tua frequência máxima, portanto nada de especial.

provavelmente foi de teres estado doente, nada mais. o mais importante é como te sentiste durante a volta. se te sentiste bem, acho que não há razão para te preocupares.
 

Bruso

Well-Known Member
Vai a uma farmácia e pede para te medirem a pulsação. Mas vai em repouso. Assim tens uma ideia sobre a tua base.
 

TigasPT

New Member
pratoni, verdade quanto ao que afirmas ;)

Bruso, ontem enquanto estava em frente ao PC pus a fita e liguei o edge, e estive a ver a frequência que tinha...
Nunca ultrapassou os 70 bpm, ficando-se entre 60-70...

Como eu não tenho base de comparação, esta foi a primeira vez que registei o ritmo, é um bocado mais difícil de perceber o que se passa, se é a minha frequência típica ou se se trata de um valor anormal.
De qualquer das formas, vou ver o que acontece amanhã, e entretanto agendar uns exames

Obrigado Plobo, eu tinha pesquisado no fórum mas não tinha encontrado esse tópico.
 

pratoni

Well-Known Member
parece-me um valor bastante normal para estar em "descanso", não te preocupes muito com isso...

Se calhar, é mais útil colocar as pulsações em percentagem e não em valor absoluto porque é mais fácil perceber em que "gama" de pulsações é que vais.

Eu actualmente tenho o garmin a mostrar-me em percentagem e prefiro assim, é mais fácil de avaliar o grau de esforço...

Quanto às formulas não passam disso mesmo. A minha fórmula 220-idade daria 184 ou 183 de máxima e por várias vezes já dei 186 e uma vez mesmo 187.

Como tenho configurado no garmin o máximo de 186bpm e vi que as pulsações estavam a 101% até me ri...

Mas passados nem 5 metros "rebentei" por completo, portanto o limite deve estar lá perto sim...
 

Carolina

Well-Known Member
o meu relógio calcula a máxima fazendo os 220-idade e por acaso nunca ultrapassei. dei uma vez 100% durante 1 ou 2 segundos, mas já estava num esforço brutal.

consigo chegar com alguma facilidade aos 95-96%. nunca tive nenhum problema.
 
Boas,

Eu tenho 31 anos 1,78m e 65kg e também ando sempre com as BPM altas qd faço desporto, para teres uma ideia, a minha máxima é 196bmp, muito acima do normal que seria para a minha idade, e consigo chegar lá com alguma facilidade, mas mais importante é a recuperação, se recuperas rápido isso é um bom sinal.

Eu consigo andar durante muito tempo acima das 180bmp, nem sempre bpm altas indica que existe problema, pode ser indicador de um coração jovem, se tiveres bpm's anormalmente baixas em esforço isso sim pode ser indicador de cansaço acumulado e problemas cardiacos, mas nada como consultares um especialista e de preferencia com especialização em Deporto.
 
Olá Tigas,
parece que temos a mesma constituçaõ fisica..eheh só que ora estou a 69kg!!....pena que são mais "antigo" de 28 anos...uiii que dolor.

Alarmado?? Porqué? se é a primeira vez que usas o cardio como podes dizer isto?? Tem um fixeiro com todos os teus dados biometricos dos ultimos meses para comparar??..no porqué se calhar tu andaste sempre a este ritmo mas não sabia :). por tanto eu vou dar-te algumas sugestões:
Primeira coisa é sempre bom antes de fazer um desporto como a bicicleta em que o coração é posto a desforço prolungado fazer um check-up...mas não no medico de familia, melhor é um cardiologista specializado e fazer cardio,eco, e cardio de esforço..os 3...custa um bocado mas val a pena porqué assim fica descansado que o motor principal do tue fisico é normal e funciona bem!!.
Secunda coisa....a frequencia cardiaca é um dato subjetivo e por-la em relação a outras pessoãs/prestações é simplemente errado por questiões fisico/geneticas e pelo nivel de treino diferente ( e depois como quantificar este nivel?!)....intendo dizer que se um individuo é bradicardico ( pulsações a reposo < 60...Pantani tinha 33..Indurain tinha 28..eu tenho 46/47 bem mas já só cota e logo faz parte da idade:) ) é ovvio que tu a olhar por isso fica preocupado:)).....ao contrario por-la em relaçoes com individuos tachicardicos que estão acima de 100 a repouso:)....depois há gente que com 170 bps desenvolvem 500 w medio a longo de uma hora com kph media de 37 entrettanto há que com a mesma fc desenvolve 150 watts com kph medio de 25....entaõ?? Como é?:))....em palavras simples o nivel de treino é importante logo não tem sentido nehum relacionar a tua fc com outros....como niguêm neste forum pode responder se isso é normal o no!!
O cardiofrequencimetro é um instrumento que mostra só um aspecto subjetivo de nós em um determinado momento (e no mesmo individuo todos os dias são diferentes porqué ha outros factores a influenciar este dato!!) mas não pode ser intendido como expressão das nossas performance claro?
Se quiseres realmente melhorar nos treinos, admitindo que tens um objetivo que é melhorar as prestações o unico instrumento que pode realmente ajudar é o powemeter..eu sei eu sei, custa um balordio mas é o unico instrumento que mostra um dato objetivo que é a potencia realmente desenvolvida.Não prestar muita atenção ao cardio, aprende sim mas a sentir o teu corpo e a conhecer-te melhor e quando estas cansado descansa, descansar faz parte do treino!! Para melhorar as prestações não há importancia o volume de treino ( fazer 10k ou 15k km por ano não significa nada) mas é a qualitade dos treino que conta, quero dizer...melhor treinar pouco mas bem que pedalar muito e mal;-).Mas é ovvio que precisa por em pratica um plano de treino em base aos teus objetivos etc etc....
Eu aprendí isso em muitos anos, posu estar errado porqué aquele que funciona comigo não funciona com os outros.....uma outra coisa, não é com um ano de treino que se ganha resistencia a percursos de 150km mas sobretudo é em tarda idade que esta caracteristica fica mais desenvolvida pena um calo dos picos de watts :-((..mas cuidado com os over fifties lá para fora:)))...ehee ainda tens mais de 20 anos por pedalar.

ciao
 
Top