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revolução ceramica

ivan

New Member
ando sempre com uma duvida persistente, que também já deve ter ocorrido com alguns de vocês, vale a pena o upgrade para rolamentos cerâmicos. por vezes gastamos fortunas a por a jinga mais leve quando na realidade com um rolar mais suave chegaria-mos a casa mais intactos, ganhar um pouco mais de media e subir melhor também, e nos dias de hoje já encontramos kits de transformação a melhores preços que algum tempo atrás.
está aqui um site onde explica que upgrades são melhores, e também 2 exemplos de material a preço relativamente acessivel
http://www.helium.com/items/1522440-ceramic-bearings
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38660
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=42457
será que um upgrade deste género realmente resulta, talvez em breve efectue esta modificação pois com o preço de umas rodas de gama baixa muda-se roldanas, movimento pedaleiro e já aparece por ai a bons preços para as rodas de quase todas marcas.
 

duchene

Well-Known Member
A média do que tenho lido em termos de watt será menos 5W, em rolamentos de roda, no entanto nos foruns da Fairwheel pode-se ler que:

Notes on Bearings and drag: Since ceramic bearings became the rage a few years ago, bearing drag has been a hot topic among cyclists. Unfortunately, there doesn't seem to be much public information on just how much of a loss the wheel bearing drag contributes. According to Bicycle Science the drag of clean, lubricated, properly aligned and adjusted ball bearings is very small. The friction coefficient is ~.0015... which is the ratio of resistive force generated in the bearing divided by the load it is carrying. If you are familiar with tire rolling resistance coefficients, this functions in the same way... except that you need to multiply this force by the bearing/wheel radius to get a comparable factor. So lets say we have a hub with 15mm axle, and the bearings are on a radius of ~12mm. The wheel's radius is ~335mm, so 12/335 *.0015 gives us an equivalent rolling resistance coefficient of .000054. To give you an idea of how small this is, typical tire rolling resistance coefficient is about .005... so the bearing resistance is ~100 times smaller. Another way to look at it is that a 200lb rider+bike traveling at 25mph will lose ~0.5W from the bearing rolling resistance. And these are not fancy bearings we are talking about... just decent steel ones.

Ou seja, os ganhos práticos serão muito baixos, sendo a maioria dos ganhos em termos de longevidade e manutenção do rolamento. No entanto, como é sabido, o custo dos rolamentos cerâmicos é ainda bastante elevado.

Pessoalmente, a menos que o componente já tenha este tipo de rolamentos (por exemplo os cubos 190 da DT) acho que será mais ponderado gastar a diferença de preço noutros componentes ou até mesmo em melhor vestuário...
 

MJRocha

New Member
Boas

Basicamente o que tenho lido é exactamente o que o Duchene colocou atrás, acrescentando que também li que poderá ter mais interesse a quem mora em zonas mais húmidas (chuvosas), pois estes têm naturalmente menos desgaste, mas também quem o afirmou também é de opinião que mais vale gastar em hibridos (bem mais baratos) e que fazem practicamente a mesma coisa.
 

ivan

New Member
eu adoro ter sempre a jinga afinada pronta a rolar a 100% sou meticuloso na lubrificação de corrente rolamentos etc, por vezes tenho a jinga suja mas as peças mecanicas limpas.
sei que os cerâmicos ou híbridos resistem mais tempo. mas pensei que os ganhos seriam maiores, a publicidade que se vê em alguns sites.
é sempre bom ouvir outras opiniões de quem já se tenha debruçado no assunto.
no entanto tenho uma roldana gripada estou a ponderar colocar o modelo acima indicado.
boas pedaladas. obrigado
 

Burning Dogma

New Member
Em termos de performance é a verdadeira banha da cobra, não ganhas nada. 5w não é nada, especialmente para cicloturistas. Adoro ver o pessoal todo contente quando compra componentes com rolamentos cerâmicos, a dizer que é uma diferença abismal para os rolamentos metálicos. Qualquer dia só com o efeito placebo, conseguem por a bicicleta a andar sozinha:D
 
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