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Restauro SANGAL

nuno-vf

Member
Ora boas noites...
Quero mostrar o meu projecto de restauração de uma bike de estrada marca Sangal (ano não sei), foi me dada pelo meu avô à cerca de 7/8 anos e eu, na altura, com os meus 9/10 anos não a estimei, o que levou a que ficasse sem travões e com o pneu careca, o que me levou a nunca mais pegar nela. Com a idade que tinha na altura (actualmente tenho 17) não percebia nada de mecânica e apenas à cerca de 2 meses decidi que ia restaurá-la com o maior número de componentes de origem que conseguisse (excepto peças de desgaste e já sem reparação). Ah, e a pintura foi a cargo do meu pai que está ligado ao ramo automóvel, eu apenas lixei ;)

Componentes (os que me lembro :D )
Pedaleira Coronado
Desviadores e Manípulos das Mudaças Huret
Roda Dianteira Ambrosio
Roda Traseira Rigida
Calços Ashima
Manetes de Travão Alhonga (Marca Branca)
Pedais SPD-M540
Selim Selle Italia X0 (é da minha de BTT, está nesta temporariamente)
Os pneus não sei, o da frente é de marca branca e o de trás é o que estava na roda dianteira


Um aparte: eu normalmente prefiro fazer BTT mas devido a um acidente em Monsanto (fractura exposta da clavícula) não o posso fazer durante uns tempos e como alternativa vou fazendo uns km's em estrada para não perder o ritmo e foi mais uma das razões para restaurar esta.

Aqui ficam as fotos:

1 - Início (ainda montada)

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2 - Desmontada (Apenas quadro e forqueta)

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3 - Lixada (Pronta a dar aparelho)

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4 - Com Aparelho

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5 - Com aparelho, já lixada (Pronta a pintar)

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6 - Pintada (Só quadro)

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7 - Em Montagem

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8 - Pronta (As imagens podem não dar para ver mt bem porque foram tiradas às escuras, apenas com o flash)

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Os autocolantes foram feitos pelo utilizador IdFrancis (Fórum BTT)

Qualquer questão estejam à vontade (desde que saiba responder :D:D)

Neste momento andei apenas três vezes ainda, a bike conta actualmente com 174 Km


Nuno Chaves
 

Abel Cardia

New Member
Desde já os meus parabéns pela coragem e determinação em restaurar uma bicicleta.

Terás um gosto especial em andar nela pelo seu histórico mas também pela participação no restauro, multiplicando o seu valor.

Ficou muito bem!

Para esclarecimento de alguma dúvida ou procura de algim componente de modo a garantir as peças da época, poderá ser-te útil a ajuda preciosa de alguns membros do fórum dos Amigos das Pasteleiras.

Parabéns e bom proveito!

:)
 

nuno-vf

Member
Obrigado, já tinha a ideia de a restaurar mais ou menos à uns 7/8 meses mas só agora me dediquei a sério e ficou dentro das possibilidades dado que a maioria dos componentes são de origem. Esta tem apenas 10 vel (2x5)

O link já o guardei nos favoritos ;)

Obrigado mais uma vez
 

Nolimits

Member
Sò te posso dizer................agora estima-a,está magnifica para alem do valor sentimental,ke tem pra ti..........................um abraço
 

nuno-vf

Member
Mais um obrigado

Um pormenor que penso que me esqueci de referir que foi uma ideia e que até ficou bem, o autocolante do quadro (o que diz Sangal) não existia como dá para ver nas fotos de como estava inicialmente. Mas para o quadro não ficar "vazio" pensei que fosse melhor mandar fazê-lo

Cumps
 

RaTaMaCue

Member
Gostei. Parabéns!

A única coisa que teria feito diferente era desmontar também a forqueta juntamente com as caixas dos rolamentos da direcção para a pintura ficar mesmo bem nessa zona, a testa, onde os olhos passam tantas vezes.

Tenho uma vilar de estrada de 1979 que partilha alguns componentes com a tua bicla. Desviadores e manetes de mudanças Huret e travões Lusito.

Aqui está antes de lhe pegar no verão passado.
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Levou rodas novas, fita nova no guiador, bichas novas para os cabos dos travões e foi toda desmontada para limpeza incluindo direcção e eixo pedaleiro.

vilarspeedvi064.jpg


Depois dessa foto ainda levou estribos/ganchos e um novo espigão em alumínio. Aí ainda estava com pneus 700x32 e 2x5 mudanças mas entretanto arranjei outras rodas e agora ando com 700x23 e tenho 2x8 mudanças (dá jeito :D). Se conseguir arranjar um novo pedaleiro NOS da shimano ou campagnolo dos finais dos anos 70 inícios de 80 ainda a pinto toda e ponho novos autocolantes como tu fizeste!

Costumas passar na ciclovia de monsanto (pina manique - campolide)? Já andei aí várias vezes com a minha vilar. Alto gozo!

Outro site que tb podes achar interessante é o seguinte forum dedicado a vintage road bikes:

http://rvbp.forumeiros.com/
 

nuno-vf

Member
Obrigado, esqueci-me de pôr também a marca dos travões. Também são Lusito mas os pneus que uso continuam a ser 700x32. Talvez da próxima vez que os trocar (já que estes também não são nada de especial) já não ponho com a mesma medida.

Quanto a esse percurso nunca o fiz, quando referi que tinha caído em Monsanto, foi na ponte do peões (vinha a abrir num sítio tão estreito) e não deu para fazer uma das curvas. Bati com a clavícula num dos ferros laterais no que resultou numa fractura exposta com direito a operação no mesmo dia e uma placa e 6 parafusos (não sei se algum dia irei tirar ou não). Mas nesse dia tinha feito BTT. A primeira vez que fiz BTT com aquela bike (tinha cerca de 1 mês na altura):(

Eu ainda só fiz três percursos:
Odivelas - Terreiro do Paço - Odivelas 24Km (sozinho)
Odivelas - Malveira - Odivelas 45Km (com um amigo meu)
Odivelas - Cascais - Odivelas 78Km (sozinho)

Até agora fiz apenas estes percursos, talvez para o mês que vem já vá para Monsanto fazer BTT mas com cuidado porque ainda não estou a 100%
 

osicran

New Member
Provavelmente porque também tenho uma Sangal com vinte e tal anos, em bom estado e que às vezes ainda rola, o teu trabalho despertou-me um interesse muito especial. Só digo isto, parabéns pela recuperação que fizeste, a bicicleta ficou espectacular!
 

pedrofeijo

New Member
Está espectacular,fico com saudade da minha Peugeot azul celeste que tive na minha adolescência.Agora é pores-lhe km em cima ,e garanto-te terá mais atenção na estrada,do que com qualquer bicicleta topo de gama em carbono.
 

RaTaMaCue

Member
Esqueci de dizer que a minha vilar foi comprada por mim em criança. Juntei dinheiro durante (o que me pareceu) montes de tempo e os pais e avós ainda me emprestaram o resto. Quando a fui buscar nem chegava bem aos pedais... ia em cima do tubo ou em mesmo em pé e pronto toca a andar. Passados trinta anos ainda está comigo, continua a andar e a prestar um bom serviço. :cool:

Aqui vai mais uma já com estribos/ganchos e com os pneus 700x23 da Michelin
vilarspeedvi080.jpg
 

xaik_r

New Member
boas


Nao sei se era tua intençao deixar as bichas por fora das fitas para manter aparencia original.acho que fica melhor por dentro das fitas, como se usa e da um ar mais recente.....................



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nuno-vf

Member
Sinceramente esqueci-me :D, ou melhor, nem sabia que eram assim pois de bikes de estrada não percebo assim muito. A minha área é mais BTT e só quando fui à BikeZone mandá-la afinar é que reparei que era assim que se montava. Eu montei como tava antes, com as bichas a passar por fora, é que não sabia mesmo mas mesmo assim não sei se montava por dentro ou por fora para, como referiste, dar um ar mais antigo
 

RaTaMaCue

Member
Mantive por fora de propósito... é que tb mantive as manetes originais que por acaso dão muito jeito com aquelas manetes duplas para quando não se vai com as mãos nos drops. :cool:
 

nuno-vf

Member
RaTaMaCue, na minha opinião as bikes, assim como os carros e etc antigos duram mais que o material novo. Quero ver Specialized, Scott e mais outras marcas de renome, daqui a 20 ou 30 anos ainda estarem funcionais com a maioria dos componentes de origem. Com isto não quero desvalorizar as marcas que referi, quero apenas dizer que já não se fazem "coisas" como as de antigamente;)
 

Abel Cardia

New Member
Acrescento que actualmente, para além da qualidade dos componentes estar sempre associada à poupança no peso, quase anualmente saem modelos novos dos componentes, tornando-se menos emblemáticos como os de antigamente e aí está também o saudosismo quando se referencia os componentes e bicicletas de outros tempos...
 

pantani

Member
Boas RaTaMaCue!
Se a tua bike VILAR tiver a marca 7 gravada no quadro na zona do eixo pedaleiro, então fui eu que a soldei.:D

Cumprimentos
 
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