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restauro de bicicleta antiga (banubio)

D.Nunes

New Member
boas pessoal, estou a começar o restauro de uma bicicleta de ciclismo antiga (Danubio) e hoje começei na fase de desmontagem, ate que cheguei a fase do pedareiro e da forqueta e empanquei, n consigo desmontar =S algem que tenha conhecimentos de mecanica a este nivel e destas maquinas com historia que possa ajudar?
abraço
 

duchene

Well-Known Member
Bem vindo ao fórum.

Antes de mais, deverias fazer a tua apresentação no respectivo tópico. Fica sempre bem...

Quanto à tua dúvida. O aperto do avanço quase de certeza será ainda dos antigos, de cunha. Desaperta o parafuso que fica no topo do avanço e quando ele estiver um pouco saliente, dá-lhe duas marteladas com o maço de borracha para o empurrar de novo para baixo. Isto soltará a cunha e permitirá que removas o avanço, rodando-o enquanto seguras na forqueta e dando uns safanões.

Depois ficas com a caixa de direcção que é roscada na própria forqueta. Se tiver um encaixe para chave de bocas usa uma da medida correcta. Desaperta a tampa e remove os restantes componentes. Para remover os copos que ficam agarrados ao quadro, ou utilizas a ferramenta própria, ou fazes uma igual com um tubo de metal ou então usas um ponteiro (ou chave) comprido e o martelo.

Podes ver o procedimento no site da parktook > aqui

Remover o pedaleiro dependerá do tipo de aperto. Se forem apertos algo antigos, com veio em cunha, deverás ter um pino saliente junto ao centro do pedaleiro, com uma porca na outra ponta. Para remover usas o mesmo sistema do avanço. Desapertas um pouco a porca sem a remover e dás duas ou três pancadas do lado da porca para soltar esse veio. Depois de o removeres o pedaleiro deverá sair com relativa facilidade. Os pinos normalmente ficam muito colados com o passar dos anos e poderás ter de empregar alguma força extra. Se empenares o pino na rosca, não te preocupes pois são fáceis de encontrar em lojas que tenham material antigo.

Se o pedaleiro for "menos antigo", deverá ter um sistema de aperto com um parafuso no centro do pedaleiro. Terás de desapertar o parafuso e depois usar um extractor próprio para remover os braços do pedaleiro. Em alguns casos consegues remover facilmente sem extractor, com umas ligeiras pancadas do lado interior, com cuidado. Outra técnica, seria pedalar ao contrário até o crenque se soltar, mas como já tens a bicicleta desmontada, não será tão prático...

Para o movimento pedaleiro precisas de uma chave própria que aperta nos entalhes que as tampas do eixo têm. Podes improvisar com um martelo e um ponteiro, tendo em atenção que um dos lados (o lado oposto aos pratos) é de rosca contrária, ou seja, desaperta no sentido dos ponteiros do relógio.

Assim muito pela rama é isto. Mas muito dependerá do material. Poderemos estar a falar de uma relíquia dos anos 70 ou então de uma bicicleta já dos anos 90 em que há ligeiras variações aos métodos de extracção, sendo que neste último caso ainda conseguirás encontrar muita ferramenta específica para o serviço e que será sempre o método preferível para desmontar qualquer coisa.

Apesar de referir muitas vezes o uso de martelo, isto aplica-se para o material mesmo antigo, em ferro e para um serviço mais caseiro. Foi assim que trabalhei na minha bicicleta de passeio e não se deu mal. Como em tudo é preciso bom senso e avaliar que força empregar e quando parar, antes de estragar.

Boas desmontagens!
 

D.Nunes

New Member
olá boa noite
Tens toda a razao Duchene, grande falha minha =S
O meu nome é Diogo e tenho 21 anos e saou de São João da Talha..
estou a ficar viciado no pedal, mas confeso que a minha onda é mais a roda grossa no mato, mas agora surgiu esta ideia de restaurar uma fininha e meti maos à obra para mais tarde também papar uns bons kms de alcatrao numa onda diferente mas não menos interessante ;)
ja tratei de tirar umas fotos para poderem verificar tb os meus problemas e ate dar ideias que sao mt bem vindas, veremos se consigo meter aqui as fotos =S
Obrigado pela ajuda Duchene amanha vou ja tentar aplicar as dicas, quanto a pedaleiro é mesmo dos "apertos algo antigos" como referiste, um saiu bem, o outro não quer =S os passos a seguir é que não sabia fazer, obrigado pela ajuda e aceitam-se ideias ;)
abraço
 

D.Nunes

New Member
dsc09040b.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/580/dsc09040b.jpg/
ja agora algem conhece a marca?
 

D.Nunes

New Member
Eu queria ver se fazia algo do genero, mas n sei mt bem onde me dirigir e se ficará muito caro, algem tem ideia do preço de jacto de areia zincar e lacar?
 

tibias

New Member
Boas,

Estou a fazer algo do genero mas para colocar nos rolos e poupar a minha fininha de carbono, estou com um problema quero colocar um avanço de 110mm para substituir o de origem que é de cunha incluido mas não dei se á algum adaptador ou algo do genero para colocar o apoio de avanço normal.
a Bike em questão é uma Orbita de 1985.
 
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