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Antes de mais, deverias fazer a tua apresentação no respectivo tópico. Fica sempre bem...
Quanto à tua dúvida. O aperto do avanço quase de certeza será ainda dos antigos, de cunha. Desaperta o parafuso que fica no topo do avanço e quando ele estiver um pouco saliente, dá-lhe duas marteladas com o maço de borracha para o empurrar de novo para baixo. Isto soltará a cunha e permitirá que removas o avanço, rodando-o enquanto seguras na forqueta e dando uns safanões.
Depois ficas com a caixa de direcção que é roscada na própria forqueta. Se tiver um encaixe para chave de bocas usa uma da medida correcta. Desaperta a tampa e remove os restantes componentes. Para remover os copos que ficam agarrados ao quadro, ou utilizas a ferramenta própria, ou fazes uma igual com um tubo de metal ou então usas um ponteiro (ou chave) comprido e o martelo.
Podes ver o procedimento no site da parktook >
aqui
Remover o pedaleiro dependerá do tipo de aperto. Se forem apertos algo antigos, com veio em cunha, deverás ter um pino saliente junto ao centro do pedaleiro, com uma porca na outra ponta. Para remover usas o mesmo sistema do avanço. Desapertas um pouco a porca sem a remover e dás duas ou três pancadas do lado da porca para soltar esse veio. Depois de o removeres o pedaleiro deverá sair com relativa facilidade. Os pinos normalmente ficam muito colados com o passar dos anos e poderás ter de empregar alguma força extra. Se empenares o pino na rosca, não te preocupes pois são fáceis de encontrar em lojas que tenham material antigo.
Se o pedaleiro for "menos antigo", deverá ter um sistema de aperto com um parafuso no centro do pedaleiro. Terás de desapertar o parafuso e depois usar um extractor próprio para remover os braços do pedaleiro. Em alguns casos consegues remover facilmente sem extractor, com umas ligeiras pancadas do lado interior, com cuidado. Outra técnica, seria pedalar ao contrário até o crenque se soltar, mas como já tens a bicicleta desmontada, não será tão prático...
Para o movimento pedaleiro precisas de uma chave própria que aperta nos entalhes que as tampas do eixo têm. Podes improvisar com um martelo e um ponteiro, tendo em atenção que um dos lados (o lado oposto aos pratos) é de rosca contrária, ou seja, desaperta no sentido dos ponteiros do relógio.
Assim muito pela rama é isto. Mas muito dependerá do material. Poderemos estar a falar de uma relíquia dos anos 70 ou então de uma bicicleta já dos anos 90 em que há ligeiras variações aos métodos de extracção, sendo que neste último caso ainda conseguirás encontrar muita ferramenta específica para o serviço e que será sempre o método preferível para desmontar qualquer coisa.
Apesar de referir muitas vezes o uso de martelo, isto aplica-se para o material mesmo antigo, em ferro e para um serviço mais caseiro. Foi assim que trabalhei na minha bicicleta de passeio e não se deu mal. Como em tudo é preciso bom senso e avaliar que força empregar e quando parar, antes de estragar.
Boas desmontagens!