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RESCALDO - Gerês Grandfondo - 14 de Junho 2015

RTC

Moderador
Staff member
O percurso é idêntico ao do ano passado? Ou há diferenças? Alguém sabe? :confused:
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

camrada RTC, olhe lá o que diz aqui:

"(.....) Pela primeira vez, a prova foi desenhada quase integralmente dentro dos limites do Parque Nacional Peneda-Gerês, contando com três subidas inéditas e a particularidade de em ambos os percursos se subir a Pedra Bela, uma escalada exigente mas em cujo final se pode desfrutar da magnífica vista para a barragem da Caniçada, um dos ex-libris do Gerês".

...por isso, acredito que haverá MUITO de novo para ver. ;)
 

klaser

Well-Known Member
Eu já fiz o reconhecimento do Mediofondo e também conheço praticamente todo o percurso do Granfondo. Há algumas partes novas para quem fez as anteriores edições,mas também há alguns troços que vão ser feitos ao contrário de outras edições,nomeadamente na passagem no Campo de Gerês em direção a barragem de Vilarinho das Furnas,que desta vez é a subir até Brufe e depois Germil (localidades já passadas em edições anteriores).
Da vila do Gerês até Caldelas não deve haver grandes novidades nem dificuldades...a seguir Terras de Bouro tb sem espinha...desta localidade quase a chegar a Covelas há uma subida algo exigente,mas é curta.Depois ambos os percursos dirigem-se ao Campo do Gerês,mas antes o Medio vira para a Calcedónia enquanto o Gran vai para a tal barragem de V. das Furnas.A subida da Calcedónia não é muito exigente. Segue para a vila do Gerês e para a estrada da Portela do Homem,onde encontra o percurso do Granfondo e fazem junto a subida final da Pedra Bela....
No Granfondo passada a barragem faz a tal subida que devem considerar inédita pq só fizeram a descer,também ainda não a fiz neste sentido,deve ser algo dura,depois da saída de Brufe há um troço em parelalelo que tb só fiz a descer e deve ser tb difícil...Em Germil segue-se uma descida longa (que foi feita a subir acho em 2013) até a N203,mas o pior é que os primeiros 3kms são em paralelo....
Rola-se na N203 até a altura em que se vira para o Soajo,passando pela ponte,subindo até a vila e anda-se pela margem esquerda do rio...isso até a barragem do Lindoso onde volta-se à N203 (que nesta altura chama-se já N304 não tenho certeza) até a fronteira com Espanha em Madalena...Segue-se Lobios e começa a longa subida até a Portela do Homem e Vila do Gerês,a subida no início penso ser algo diferente da edição de 2014...
Já a descer para a vila do Gerês e quase a chegar à mesma,a tal virada à esquerda para a Pedra Bela,já fiz essa subida 2 vezes e assusta a parte inicial um bocado,principalmente se se já tiverem muitos kms nas pernas como deve ser o caso dos participantes do Granfondo_O eventual calor também não ajuda.fazer no "nosso" ritmo será uma coisa,tentar "não perder a roda" de alguém,nesta altura, será outra completamente diferente....
Na Pedra Bela até a Ermida a descida é íngreme mas com bom piso....da Ermida até perto da vila do Gerês é um caos,muito mau o piso e contanto que se podem desenvolver velocidades muito altas ali ( 70km/h) vira um autêntico martírio...é a mesma de 2014,quem fez já sabe....
No fim desta descida ainda um troço de subida até a meta para "descarregar" o resto se eventualmente sobrar alguma coisa :D
 

klaser

Well-Known Member
Imagens da parte da Calcedónia (Mediofondo)
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mariosimas

Well-Known Member
só por causa de manterem a descida horrivel da Ermida até á EN que vai para o geres já não vou.

Aquele alcatrão tem 200 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

Fonseca

New Member
Amigo mariosimas então também não vai pelas descidas que passam em Germil, na zona do Soajo que antecipam a chegada à Barragem do Alto Lindoso, ou pela passagem pela Mata da Albergaria. :)

Concordo que o alcatrão na descida da Ermida é mais rugoso, mas longe de obrigar alguem a não ir a um evento! :)

O segredo é levar menos pressão nos pneus! Em vez de 8 Bar leva-se só 6 Bars. :)
 

Figueiredo

Active Member
@ Fonseca

Piso em mau estado e baixa pressão aumenta um pouco o conforto, mas é estar mesmo a pedir um furinho...

@ Klaser

Paisagens bonitas essas das fotos
 

Fonseca

New Member
Figueiredo nada que liquido anti-furo não evite! :)

É assim que se faz...

[video=youtube;Nx_f1qfT_6A]https://www.youtube.com/watch?v=Nx_f1qfT_6A[/video]
 

klaser

Well-Known Member
Ou então faz mesmo a "pro"...manda a patroa lá para a Pedra Bela com outra bike para trocar na hora e fazer a descida final... :D :D
 

mariosimas

Well-Known Member
Amigo mariosimas então também não vai pelas descidas que passam em Germil, na zona do Soajo que antecipam a chegada à Barragem do Alto Lindoso, ou pela passagem pela Mata da Albergaria. :)

Concordo que o alcatrão na descida da Ermida é mais rugoso, mas longe de obrigar alguem a não ir a um evento! :)

O segredo é levar menos pressão nos pneus! Em vez de 8 Bar leva-se só 6 Bars. :)

eu não uso pneus uso tubulares com 10 bar!!!!!!!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

amigo Fonseca, a ideia é boa! Bom vídeo. Mas, como na estrada os furos serão por "trilhadelas", hum, vedará?! ....não creio. :s

....no mato sim, antes de usar tubless, usava câmaras com líquido, andando bem cheias, os furos provocados pelos picos evitavam-se! Agora quando trilhados (pressão baixa), não era fácil (nunca tive problema, pois andava sempre com pressões altas).

As estradas por cá, de um modo geral são más, estou a usar pneus 25, para além do conforto geral, para já, relativamente aos furos, stress OFF. Vamos ver até quando. :)
 

RTC

Moderador
Staff member
É chato fazer novamente essa descida com esse piso e já depois de tantos kms mas há coisas piores. :p
 

Fonseca

New Member
Amigo mariosimas se usa boiaux ainda pode usar uma pressão mais baixa que nuns clincher com a mesma medida!

Medroso trilhar... hmmmmmm... não me parece, a não ser que faça pontaria a um buraco ou a uma pedra solta e já de tamanho considerável.

Posso dizer-vos que fiz o reconhecimento parcial há 3 semanas e em Germil esvaziei os pneus "a olho", fiz o restante percurso, descida da Ermida incluída e sempre no limite... quando cheguei a casa fui verificar com que pressão tinham ficado os pneus e estavam com quase 4 bar. Tenho neste momento 70kg e os pneus são uns Hutchinson Atom 23mm e não trilhei nada.
 
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