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Remover ferrugem

meunickmp

Member
Campagnolo Record 11s parafusos enferrujados

tenho uma bike equipada com Campgnolo Record 11v e foi comprada há 8 meses. Depois de lavagens e uso em chuva, começou a aparecer ferrugem nos parafusos e anilhas dos travões!
É estranho com tão pouco tempo e material de topo, isto já estar a acontecer. Anteriormente sempre tive shimano (ultegra e dura-ace) e nunca isto aconteceu.
Já tentei limpar com spray bala, mas sem sucesso.
Alguém lhe aconteceu o mesmo?

Actualização:

Adicionei fotos.
 
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KLUCA

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isso são as tais peças que deviam ser em inox, mas acabam por não ser.:(

reclama onde compraste a bike, e depois logo vês o que fazer.

acho que limpar não vai resolver pois essa ferrugem volta logo em seguida.
 

Burning Dogma

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É bastante estranho isso acontecer. Todo esse material costuma ter protecções anti-corrosão, além e que trás sempre massa a proteger. Isso acontece nos 2, ou apenas num deles? Não terá sido suor que pingou para aí? É que o suor, sendo salgado, é veneno autêntico para estes componentes.
 

meunickmp

Member
Sim acontece nos dois, sendo o travão traseiro o que tem um pouco mais.
A ferrugem apenas aparece no parafuso e respectivo aperto, onde aperta o cabo do travão.
Isto, claro não impede o funcionamento, apenas se vê quando se olha bem de perto.
O que me deixa mais surprendido, é que não se trata de equipamento de baixo custo, ou entrada de gama.
 
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fogueteiro

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Pessoalmente tambem acho muito estranho. Eu sempre tive Campagnolo de gamas mais baixas (Mirage e Centaur) e nunca tive este tipo de problemas nem nenhum outro. Tal como o Gonçalo disse não andou aí suor? Andaste em zonas de praia, por causa do salitre? Faz uma rebobinagem ao filme todo porque concerteza vais encontrar a resposta. Já pensaste enviar um mail à Campagnolo Itália (esquece os representantes)? Eu enviava.
 

duchene

Well-Known Member
Tens a certeza que é oxidação do componente ou será água com óxido de ferro que fica das lavagens e aparenta ser ferrugem?

No primeiro caso é claramente um defeito do material, já que os banhos de revestimento das peças deveriam evitar precisamente que isso aconteça, especialmente em material tão caro e recente.

No segundo caso, e é bastante comum, o que acontece é que a água das lavagens fica depositada por exemplo nas cabeças dos parafusos, e quando evapora deixa resíduos ferrosos.

Podes tentar usar uma escova de dentes velha e coca-cola ou petróleo (menos aconselhável mas mais eficaz) para limpar as peças. Se a ferrugem sair e as peças se apresentarem sem picadelas, será eventualmente um depósito e não metal corroído.

Precisamente para evitar estas situações, tenho o cuidado de no final de cada lavagem, além de secar a bicicleta a pano, fazer uma rigorosa passagem com o ar comprimido de todos os parafusos, reentrâncias e cavidades da bicicleta, por forma a evitar que a água fique acumulada e corroa ou manche os componentes.
 

meunickmp

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Sim é mesmo ferrugem, já tentei passar uma escova com spray e continua na mesma.
Quanto á praia, passo ás vezes mas é sempre de passagem. Descarto a hipotese do suor, porque o travão de trás fica longe de poder ser atingido com os pingos.
Já fui ao site da Campagnolo, mas não encontro o email deles.
 
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Burning Dogma

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No site tem lá onde contactar a marca, mas da última vez que tentei dava erro.

É de facto estranho, podia ser a tal camada superficial de oxidação como disse o Duchene. Isso é algo comum mas não constitui problema porque se remove facilmente. Agora se é mesmo corrosão e ainda por cima nos 2, convém remeter responsabilidades para a marca. Não interessa os travões serem de gama alta, pois tenho quase a certeza que os componentes em questão são comuns à gama toda (excepto Super Record que são de titânio). Contacta a marca e vê o que eles tem a dizer, eu não tive boas experiências com a garantia, mas pode ser que tenhas mais sorte.
 

nuno-vf

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Vou dar a minha opinião, não sei se será a melhor. Se quiseres reparar esses componentes passa palha d'aço nos parafusos e anilhas e depois manda-lhe com um bocado de verniz acrílico que penso que há em spray. Podes optar por passar só a palha d'aço mas vai voltar a aparecer, o melhor será mesmo com verniz
 

meunickmp

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Enviei um email á Campagnolo Ibérica, passados alguns dias recebi uma resposta. Pediam para enviar algumas fotos.
Agora só tenho de esperar a ver o que me dizem. Não estou á espera que me troquem o grupo, mas gostava( e só lhes ficava bem) que me enviassem um conjunto de parafusos.
Como podem ver nas fotos,(adicionadas no primeiro post) o problema começou nos parafusos dos travões mas agora também já apareceu nos parafusos do desviador traseiro e dianteiro.
 
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moina

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Estou a ver as fotos e acho isso muito estranho, já tive campagnolo e nunca me aconteceu será que na lavagem não estás a usar um produto muito agressivo?
 

meunickmp

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Custumo lavar com detergente da loiça. Não me parece que seja corrosivo.
Nas bikes anteriores tive sempre shimano, a lavagem era igual e isto nunca aconteceu.


Recebi uma resposta da Campagnolo, e não fiquei nada satisfeito.
Dizem que o problema não é dos parafusos, e que será por causa do mar ou outra coisa qualquer.
Não compreendo esta atitude por parte da Campagnolo.
Ficariam mais bem vistos se substituissem a porcaria dos parafusos.
Parece que a garantia é só para ficar bonito no papel.
Vou insistir novamente, mas se a resposta for do género da anterior, acho que Nunca mais irei comprar Campagnolo.
 

zé Marco

New Member
A grande maioria dos detergentes de loiça manuais, senão mesmo todos utilizam na sua composição o sal. Por ventura o problema, advêm daí.
 

duchene

Well-Known Member
Efectivamente, e olhando agora para as fotos com atenção, é uma situação que se esperaria ver ao final de uns anos, em material mais fraco ou sujeito a desleixo na utilização, o que não me parece o caso.

A campagnolo fica um pouco mal na fotografia, até porque as ferragens devem ser bastante acessíveis para eles e resolviam o problema ao cliente de forma airosa.

E como foram eles buscar a questão do mar? Disseste que moravas na costa? Isso é mesmo a pedir o tipo de resposta que eles deram...

Podes ainda tentar expor a situação junto do vendedor (do grupo ou da bicicleta), que eventualmente terá um pouco mais de peso sobre o importador...

De qualquer forma em último caso penso que poderás comprar todas as peças em separado, engolindo o sapo.

PS: Seria conveniente alterares o título do post para algo mais descritivo relacionando a ferrugem com os componentes campagnolo, mas sem ser bombástico...
 

CHIVAS

New Member
De qualquer forma em último caso penso que poderás comprar todas as peças em separado, engolindo o sapo.

PS: Seria conveniente alterares o título do post para algo mais descritivo relacionando a ferrugem com os componentes campagnolo, mas sem ser bombástico...

Se fosse comigo, 1º entrava em contacto com a loja onde tinha adquirido a bicicleta. Se no espaço de 15 dias não fosse resolvido, enviava uma carta registada com aviso de recepção para a loja e outra para o Representante em Portugal. Caso não recebe-se qualquer tipo de resposta, entrava com uma queixa no Julgado de paz e as coisas resolviam-se num ápice. Agora perguntam vocês, será que é preciso tanto por causo de uns parafusos?
Talvez, pois se as pessoas reclamassem quando têm direito as marcas não assobiavam para o ar, como se nada se passa-se.
No fim depois de ter todo resolvido e alterado, vendia Campagnolo e comprava SHIMANO
 

Burning Dogma

New Member
Muito sinceramente, a resposta deles não me surpreende nada. Tive o mesmo tratamento com um problema que tive com uma manete. Sendo eles italianos, questiono-me se a marca não será gerida pela Máfia... Às vezes a vontade que dá é mesmo mudar de marca e mandar estes ciganos à fava, o problema é que adoro o material deles. Além disso, não sei como seria a Shimano ou a Sram a tratar de uma questão destas, às tantas era a mesma coisa.
 
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