• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs portugal

Figueiredo

Active Member
@ Morg

Estou a ponderar estrear-me nestas andanças "nocturnas" justamente no Alqueva 400, vou tirar um dia de férias propositadamente para poder descansar bem na véspera, mesmo que não durma deito-me um bom bocado durante a tarde principio da noite, mas não sou a melhor pessoa para falar sobre isso vai ser novidade...
 
boas
ainda não parti a essa hora, no entanto fiz um de 300 a começar às 04h.
Entre sair 6ª do trabalho arrumar as ultimas coisas etc acabei por me deitar perto das 00h para dormir até às 2h, porque depois tinha a viagem para o local as inscrições começavam às 03h etc...
Pedalei 18h, pensei que iria ser mais duro no capitulo do sono do que na realidade foi. mas no fim jasus... tomei banho atirei-me para a cama e dormi 12h seguidas, algo que não fazia há muito tempo.
Também estou a pensar aventurar.me no Alqueva 400, ainda não tenho 100% certeza, mas farei como o Figueiredo, já tenho o dia de férias marcado, espero que o meu boss não me lixe a vida :).
Se não dormir passarei o dia estendido algures entre o sofá e a cama

ab
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

dito por quem sabe, a noite que antecede o evento, sendo esta mal dormida (por vezes mesmo deitando cedo, não se dorme o desejado, pois a ansiedade, como sabem, é difícil de se controlar), não será o mais importante. Importante sim, será, dormir bem, nas noites anteriores. ;)

Abraço
 

vhugocosta

Well-Known Member
Falando de alojamentos e dormidas, temos novidades em Vila Franca de Xira, pois recentemente abriu um Hostel extremamente acessivel. Este fim de semana no Lost 300 fiquei lá e paguei 10 euros + 3.50 para o pequeno almoço p/pessoa.

Como não sabiamos (eu e o Luis) em que condições iamos chegar, mas com esperanças de voltar ao Porto nessa noite não reservamos mais uma noite, por isso como chegamos um "bocadinho" cansados tivemos de ficar no Leziria Parque que é bem acessivel para o serviço, mas pessoalmente não era preciso tanto, porque o hostel já estava esgotado. Fica a sugestão...

Mas voltando ao assunto das dormidas antes dos brevets noturnos, comigo a coisa funciona (quando possivel) com uma boa noite de sono no dia anterior, seguido de um dia calmo e um sono de uma/duas horas depois do jantar como disse o André.

No caso do Alqueva 400, ainda não preparei o meu planeamento "orientativo", mas de certeza que independentemente de descansar no dia anterior, pelo caminho vou ter encostar um bocado. Quando começar a nascer o dia, com os olhos cansados de umas boas horas a pedalar á noite com a atenção a que isso obriga...vai ser dificil aguentar, mas lá está, faz parte do passeio.
 

angel@

Member
Algumas horas para dormir antes do brevet é a boa ideia.
Este ano não posso ir. Vou torcer para que tudo vos corra da melhor maneira e quem sabe lá estarei como voluntária.
Depois de passarem uma noite inteira a pedalar, é melhor só parar para dormir em Viana do Alentejo.
Não se esqueçam que é à meia noite de sexta para sábado. Lembro-me de alguém que uma vez se enganou e pensou que era à meia noite de sábado para domingo :D
 

vhugocosta

Well-Known Member
Continuando a conversa do outro tópico, não sei se vocês estão habituados a planear os vossos brevets, mas eu sim, principalmente nos maiores; não quero dizer que o planeamento tenha de ser cumprido á risca porque nunca é pelas mais diversas razões, uma boa conversa, uma possivel fotografia, ou porque simplesmente me apetece parar, ou andar mais depressa, mas não deixa de ser um orientação que pessoalmente considero muito importante.

Geralmente faço sempre muito redutoras, principalmente ao nivel das velocidades. Deixo vos a minha para o Alqueva 400, ainda por afinar:

Capturar%2B1.PNG
 

duchene

Well-Known Member
Valter

Já te tinha dito isso mas admiro mesmo a forma planeada com que consegues organizar a jornada. Eu com a minha crónica demora nas preparações, feitas sempre em cima da hora, se fizesse um excel assim bem que não arrancava a tempo!

Daqui a nada está na hora de o por em prática. Vamos lá ver o que a estrada nos reserva! :D
 

Morg

Well-Known Member
Acho que o plano aponta para velocidades um pouco baixas, mas é melhor assim do que ao contrário.
Mesmo em dias de recuperação, naqueles dias em que é chato porque a velocidade é mesmo baixa, é difícil fazer menos de 25 nesta zona.
 

vhugocosta

Well-Known Member
André

Só precisas de ter preparar uma base, a partir daí é preencher os campos, é praticamente automático. Depois parte de cada um em "formatar" incluir a informação que deseja. A titulo de exemplo, em brevets com altimetria de relevo (tipo o Barroso) entre cada linha dedicada entre PC's podes incluir uma anotação de um determinado trecho, a que km começa, quantos km tem e a inclinação média, assim não és apanhado "desprevenido" Este tipo de planeamentos serve maioritariamente para perceber a que horas passo e onde, principalmente nos 400k e 600k.

Voltando á pratica, pessoalmente uso apenas como orientação, mas se te acontecer como já me aconteceu em que estás num ambiente totalmente desconhecido, sozinho (e não estou a falar do Alentejo) torna-se uma ferramenta importante, primeiro porque te obriga a estudar o percurso com algum cuidado e isso é muito importante. Resumindo, chego ao fim e nem olho sequer se cumpri ou não, mas da me um gozo enorme preparar isto. Cada tolo com a sua mania, não é?

Vemo-nos sexta na tainada.

Afonso

Não tenho a dúvidas nenhumas, és bem menino para isso, e isto já a contar com as tuas paragens para tirares fotos aos outros, não é?

Abraço

@Morg

Sim, apesar das minhas limitações fisicas e materiais, posso dizer te que a julgar pelo MidnightRide em que graças a um cabo de mudanças partido ainda antes de entrar na Ponte de VFX, obrigou-me a ir sozinho até Montemor o Novo e consegui médias de 27/30Km/h, por isso acho que pelo menos até Evora dá para andar bem mais depressa, mas como sempre gosto de apontar por baixo, e neste caso em particular por três razões:

1- São 400k, não é uma volta de recuperação, não são 100k bater o PC e voltar, pelo menos eu encaro de uma forma séria, relaxada, sem stress mas com respeito.

2- Saimos para esta aventura a uma sexta-feira á noite, no meu caso como da grande maioria depois de uma semana de trabalho, com uma viagem de 3h de carro (2.5h pronto..), toda a ansiedade de preparar as coisas ao longo da semana (ao fim do trabalho)e mais um numero de outros detalhes, em que uns lidam melhor que outros, apesar de eu achar que sou bastante relaxado, que influenciam o nosso estado de espirito e o nosso desempenho, portanto nada como ser cauteloso nos primeiros 100km, não se deixar levar pela emoção porque o dia vai ser comprido, e nas primeiras horas da manhã o sono vai aparecer, e se somar a isso colocas as ultimas 7h a pedalar...fica complicado.

3- No ultimo Lost (percursos identicos) os primeiros 120/130k foram feitos bem depressa, e os ultimos 80k?? Nem te conto, ainda assim fez-se bem abaixo da hora limite.

Mas lá está, cada cabeça sua sentença e neste caso, cada um com as suas pernas sendo que o mais importante é mesmo terminar, e disfrutar da viagem...espero chegar ao fim em 19/20h embora não é coisa que me tire o sono, certamente vou mais rápido do que o previsto, mas como sempre as paragens vão ser alongadas.
 

Figueiredo

Active Member
Parece que amanhã se vão juntar uns quantos frequentadores aqui do fórum nas piscinas de Vila Franca, eu sou mais um pode ser que dê para conhecer algumas caras por detrás do "nick"

Eu normalmente gosto de saber para onde vou e levo uma média mínima na cabeça (cada um com a sua pancada), mas não gosto de fazer muitos planos pode sempre surgir algum imprevisto e o facto de sair fora do planeado pode gerar alguma ansiedade.

A principal preocupação é garantir ou pelo menos tentar levar roupa, ferramentas, comida e bebida que garanta total autonomia o resto como eu costumo dizer é meter as rodas na estrada e "as contas são feitas no fim"

Divirtam-se!!!
 

duchene

Well-Known Member
Amanhã lá nos encontramos para pedalar Alentejo fora.

Se virem um ciclista com um colete reflector, sou eu! ;)
 

afonsobtt

Well-Known Member
Boas
o mais importante é a malta desfrutar desta longa jornada,as medias que sabem bem são as Sagres acompanhadas com uma sandocha de presunto.Vamos ter muito tempo para meter a conversa em dia,dizer uma piadas,tirar uma fotos e dormir uma sesta se for caso disso.
Bom descanso
até amanha camaradas..

ps: o Duchene é o do colete rosinha....:)
 

Morg

Well-Known Member
Não se esqueçam do protector solar, hoje com menos de 30º o sol já queimava bem. A meio da tarde o vento ajudou a refrescar.
A previsão de sábado dá nuvens mas se desaparecerem, depois de almoço apanham uma boa queima. Por estas bandas as árvores que sombreiam as estradas não abundam.
 

ruirpr

Member
Nunca percebi essa do Halibut... no máximo pode ser necessário depois! :)
Só queria dizer que todos os participantes portugueses concluíram com sucesso os 1200kms do PBP.
Boas pedaladas!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Halibut para usar no final de cada etapa, obviamente. De qualquer forma, acredito que há quem o use antes.... e até durante. Eu cá por exemplo, antes de cada volta (BIG voltas), tenho habito de usar pó talco. :cool:
 

ruirpr

Member
Eu queria dizer que com tanto bom calção no mercado e tanto bom "chamois cream" o halibut só entra em acção se alguma coisa correr mal :)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

como futuro membro ... pelo menos é minha intenção ... e quando meto uma na cabeça ... é dificil demover-me da ideia, tenho a dizer que na epoca de 2015 fiz varias acima dos 200 e uma acima dos 300.

Vou cumprir as regras como é obvio e vou tentar este ano chegar aos 400 ... depois mais anos virão para ultrapassar outros objectivos.

A ideia que me deu nos 301km ... de 20/06 ... foi que os pés abrem falência primeiro ... o halibut nem foi necessário ... já os pés adaptaram-se mal a uns sapatos xinocas que podem ter sido condição essencial para o efeito final.

Já recebi os sapatos da 2ª geração EXUSTAR ... a estrear amanhã ... vamos ver se o conforto se nota :eek:

Já sei que estes podiam ter sido os SIDI ... mas para a proxima ...

Se mal pergunte ... alguém conhece isto:
https://www.indice.eu/pt/INDICEonline/medicamentos/algina/

para arrefecimento muscular ... ajuda na recuperação nos dias seguintes ao esforço fisico, usado sobretudo nas pernas ...

eu só posso usar fora de casa ... em casa já recebi ultimato para não usar mais :eek:

Talvez não conheçam ... por ser estupidamente barato ... quando o procurei nas farmacias ninguém tinha ouvido falar ... depois já tinham tido mas acabaram o stock ...depois encontrei numa para-farmacia ... de vão de escada :p
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

caro camarada e amigo Lopes, Algina, é usado em pré "treino", e não pós treino. Pois após as BIG voltas, queremos precisamente o oposto.... que é arrefecer. Por isso, o recomendado será algo com efeito gelo. ;)

Por exemplo este: https://www.google.pt/search?q=biof...duT4_mlyAIVwjIaCh0z1gTp#imgrc=z1kyWf0qHVgccM:

Há um outro que até sentimos frio..... gela mesmo. De momento não me recordo do nome. Entretanto envio-lhe a "receita". Já usei ambos.... após leitura de um artigo, em que diz que não devemos usar nada disso, deixei de usar (de salientar que usava apenas em BIG voltas). Atualmente, após o banho, passo agua natural durante uns segundos, e voilá. Stress OFF.

BIG abraço
 
Top