• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneur BRM200 "Tejo-Sorraia-Tejo (Foto/Video Report)

Figueiredo

Active Member
Km: 213
Tempo: 7h26m10s
Média: 28,6
Acumulado: 1.142m
Dados Strava: http://app.strava.com/rides/4066444
Povos (Partida ás 8h06m) - Vila Franca de Xira - Porto Alto - Infantado - Coruche - Couço - Mora (PC1) - Brotas - Ciborro - Montemor o Novo (PC2) - Vendas Novas - Pegoes - Infantado - Samora Correia - Vila Franca Xira (Chegada 16h29m)​



Mais fotos aqui: http://ciclofigueiredo.blogspot.com/2012/02/randonneur-brm200-tejo-sorraia-tejo.html

Video Report:
[video=youtube;t4RYpTyYdwA]http://www.youtube.com/watch?v=t4RYpTyYdwA[/video]
 

Figueiredo

Active Member
No brevet Randonneur Mondial de ontem dia 11 de Fevereiro tivemos:

Concluíram — 34. Entre eles a Ângela, a 1ª “moça” a concluir um BRM em Portugal e o Rui que percorreu o BRM 200 km Tejo-Sorraia-Tejo numa bicicleta pasteleira.

Este foi o 1º BRM que tivemos onde 100% dos Randonneurs inscritos concluiram!

Fonte: http://www.randonneursportugal.pt/

Parabéns mais uma vez @ngela a 1.ª Randonneur Portuguesa!
 

CarlosP

Member
Foi um sonho de Aventura que se tornou realidade - BRM 200 Tejo - Sorraia - Tejo

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Um sonho de aventura que se tornou realidade!

A participação num Randonneur é uma coisa que não está ao alcance de qualquer um (leia-se que comecei a fazer ciclismo/ciclosturismo em Novembro de 2011)... resolvi arriscar e cheguei ao fim, embora cansado e ligeiramente empenado, mas sem percalços de maior...

No início, os primeiros 75 km. fiz a uma velocidade alucinante, atrás de um grupo de lebres/ciclistas, espontâneo ou combinado, não cheguei a perceber :rolleyes:!
O que é facto é que foram médias superiores a 35 km./h., muitas vezes na casa dos 40km.!
Claro que a cerca de 10 km. de Mora comecei a pagar a factura! Estava na hora de abrandar o ritmo para levar isto até ao fim. Em boa hora surgiu um companheiro que me deu a sua roda :p e me rebocou até ao posto de controlo em Mora.
Lá chegado e depois de picado o controlo e de bebido o café estava na hora de aguardar pelo Mário. Ele tardava, e eu já estava para arrancar de novo com o companheiro de ocasião, quando, eis que surge o Mário acompanhado pelo Luís Mendes. Fiquei e aguardei que restabelecessem forças, comessem algo e, então sim, arrancámos todos juntos.
Depois, foram 40Km. num constante sobe e desce, até Montemor-o-Novo, onde comi um sopinha maravilhosa e uma sandocha de ovo mexido com bacon que caiu que nem ginjas...
Depois, mais 22 km. com algum vento à mistura e, finalmente uma bifana em Vendas Novas! Faltavam 63 km. para Vila Franca de Xira!
Foi o mais complicado... os últimos km., com o estabelecimento de objectivos, km. a km., primeiro os 160, depois 170... até aos míticos 200 Km.!
Depois... foi arrastar-me os últimos km., que acabavam com uma súbida descomunal e muito difícil, para quem já vinha com mais de 200 Km.

Como conclusão, posso dizer que fiquei fã!

:cool:
CarlosP
 

Figueiredo

Active Member
No início, os primeiros 75 km. fiz a uma velocidade alucinante, atrás de um grupo de lebres/ciclistas, espontâneo ou combinado, não cheguei a perceber !
O que é facto é que foram médias superiores a 35 km./h., muitas vezes na casa dos 40km.!

Pois é Carlos eu já tinha decidido fazer esta brincadeira nas calmas para apreciar a paisagem e a companhia, contudo estava eu e o Basilio a puxar á vez na frente a um ritmo "moderado" a vêr se conseguiamos levar o grupo todo junto do principio ao fim, quando surpresa das surpresas passa o Sr. Mário por nós que nem um foguete colado na roda de um grupo de 8/10 amigos que íam fazer o mesmo percurso apesar de não estarem inscritos.

Depressa nos juntámos ao comboio e aproveitámos a boleia enquanto deu, cheguei a Mora com uns simpátricos 30,5 de média graças a eles, durante o percurso lá meti conversa com um dos elementos e fiquei a saber que são nossos vizinhos aqui de Negrais e desde ex-ciclistas, participantes em "Quebra-Ossos", "Lagos de Covadonga" havia de tudo felizmente estavam em inicio de época caso contrário não sei se conseguia aguentar na roda...

Quando parei e olhei para o conta-km nem queria acreditar ainda faltavam 130km até casa e tinha feito a primeira parte sempre no "red line", mas o trabalho de ginásio deve ter sido bem feito e compensou o esforço pois mesmo com quase 90km nas pernas estava relativamente fresco, tive a sorte a partir daqui de me juntar aos amigos Henrique (Cokenim), Pantanini e Basilio e fizémos o resto do trajecto sempre a bom ritmo, muito devido á boa vontade do Henrique e do Basilio que lá se íam revesando e puxando á vez, a eles o meu obrigado, pois se tivesse que dar o corpo ao vento não ía ser fácil...

Abraços
 

pantanini

Active Member
Num dia em que o sol e o frio pedalaram lado a lado,foi com enorme prazer que participei neste passeio na companhia do Cokenim e mais tarde também com o Figueiredo e o Basilio .
O objectivo de somar km. ( muitos ) e paisagem tornou este dia muito agradável ,tendo sido cumprido com algum suor ,mas sem lágrimas.
A realçar deste dia o trabalho do cokenim e do Basilio ( 2 lagartos a rebocar 2 águias,não é normal,mas.....) que fizeram as despesas da "corrida" elevando bem alto o ritmo final.Para eles o meu agradecimento.
Se não chover ,dia 10 de Março ,conto fazer mais 200 km.
 

Figueiredo

Active Member
É verdade amigo pantanini obrigado pelas suas maravilhosas histórias em solo Italiano fizeram o tempo passar num ápice e ajudaram a ultrapassar aquelas infindáveis rectas... foi um prazer conhecer a pessoa por detrás do nick, se tivessemos combinado alguma coisa não tinha resultado tão bem!

Ao Henrique (Cokenim) tive oportunidade de lhe dizer durante o percurso "quando for grande quero ser como ele", além de um poço de força e energia é também um excelente companheiro, ainda pensei que me fosse abandonar depois de descobrir que eu era "Lampião" mas mostrou um grande fair-play:)
 

Stevenson

New Member
Mas que belo dia, este sábado.

Já há uns tempos que eu sentia vontade de dar uma volta mais longa e este BRM 200 pareceu-me o evento adequado para fazer o gosto ao pedal. E foi mesmo.

Dia excelente (apesar do -1º na lezíria de VFX), percurso bonito (embora eu tenha preferência por estradas mais secundárias), em particular entre Coruche e Montemor, bom espírito e umas pernas que se revelaram preparadas para o acontecimento.

Em consequência da redução do número e extensão dos treinos, por os dias estarem curtos e frios e por ter tido uma sequência de lesões, foi com bastante receio que me dirigi para o ponto de partida. Mas a vontade de percorrer a distância, o prazer de pedalar no Alentejo e a companhia que fui tendo foram alimentando a ideia de que seria um dia bem passado.

Até ao Infantado foi o aquecimento, umas vez sozinho, outras vezes acompanhado. A partir de Foros de Almada formou-se um grupo de 6 randonneurs (que fico agora com a sensação que são utilizadores frequentes deste Fórum), que foi rolando até à Azervadinha, tendo eu dado frequentemente o peito ao vento. Na Azervadinha tivemos o nosso inesquecível empedrado e, não sei a que ritmo os outros 5 fizeram aquele troço maldito, mas quando olhei para trás verifiquei que estava absolutamente sozinho. Abrandei um pouco o ritmo e passados uns kms lá estava eu a ser absorvido pelo “comboio da linha de Sintra”, que tinha 7 elementos bem sincronizados (na altura pensava eu que estavam a fazer uma volta independente da nossa).

Nas subidas para Mora acabei por ficar só eu e o João, que acabou por ser o meu companheiro de grande parte da viagem. Picámos o ponto em Mora e toca de pedalar para Montemor. Que bela estrada para andar de bicicleta! Lá fomos os dois em bom ritmo e à conversa.

Depois de Montemor comecei a sofrer com umas dores abdominais, que foram ganhando intensidade. Gradualmente fui cada vez menos tempo puxar e, a partir de Pegões, passei mesmo só a ir a reboque do João, que começava a ter que esperar por mim. Até que à chegada ao Infantado disse: “segue tu que eu vou ter que abrandar para ver se as dores passam”.

Foi o que fiz de melhor, pois depois de me esticar um bocado fora da bicicleta, estava novamente sem dores e pronto a pedalar em ritmo moderado (porque as energias tinham ficado espalhadas pelo caminho). Lá ia eu calmamente pedalando para o Porto Alto quando tenho uma agradável surpresa: fui novamente apanhado pelo “comboio da linha de Sintra”. Os 7 ciclistas tinham feito uma paragem prolongada para encher os tanques em Montemor e lá estavam em boa velocidade a caminho de VFX. Que bem que calhou. Até meio da recta do cabo fui a reboque deles, o que me permitiu velocidades agradáveis, sem particular esforço. A eles o meu agradecimento.

Para quem durante um ano tinha feito 4 mil kms sozinho e 220 kms acompanhado, foi uma enorme satisfação ter companhia, em particular a do João, que foi grande parceiro.

Acho que estamos todos de parabéns.

Já tenho reserva no calendário para ir fazer o BRM do Alqueva. Espero que haja muitos mais a lançarem-se nessa aventura. Em bicicleta de estrada nunca fiz nada parecido, mas em Junho passado fiz 250 kms de BTT (o eoX240, que recomendo vivamente e que espero repetir neste ano). Foram 16:30h seguidas e posso dizer que a única coisa que custou foi o medo de não aguentar até ao fim; após ultrapassado esse medo, foi um gozo tremendo.
 

cokenim

Active Member
Excelente volta e um dia muito bem passado em óptima companhia.Não estando eu inscrito no evento mas adorei a participação.
A satisfação deixou-me a pensar inscrever-me no randonneurs de 14 Abril com partida de Vila Franca,ao de Santarém é complicado a deslocação.

Boas pedaladas.
 

feijao

New Member
Boa tarde pessoal, antes de mais quero agradecer a Vossa boa disposição e o Vosso companheirismo nestas longas etapas.
Sou de Negrais, vinha no grupo que fez o mesmo percurso que Vós, apesar de não estar inscrito no Evento, todos Nós fizemos de tudo para estarmos inscritos, mas à última hora surgia o pedido da Apólice do Seguro, foi o fim... houve quem arranjasse, mas optamos por ir na mesma sem estarmos inscritos, na próxima já temos tudo :)

O percurso era muito giro, plano, pena as baixas temperaturas iniciais, arrancamos às 8:15, na recta do cabo pensei que os meus dedos iam cair, de tão gelados que estavam, após o aquecimento começamos a impor um ritmo um pouco mais alto (30/35k/h) acessível a todos, e fomos apanhando alguns Randonneur´s pelo caminho que iam aproveitando a boleia, este também era o Nosso objectivo, criar um grande grupo, Nós dávamos o peito ao vento (quem vem atrás é sempre mais confortável).
Fizemos uma alteração ao percurso, não fomos a Mora, na rotunda viramos logo à direita para o parte pernas (sobe e desce), optamos antes por parar em Montemor para comer uma bifana, após a paragem para reabastecer energias, fizemos novamente directo até V.F.Xira.

Fizemos o percurso em 6.45min média de 31.8k/hora.
 
Top