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Raios SAPIM LASER

Como o título do tópico indica estou a pensar utilizar os raios Sapim Laser na montagem das minhas rodas e como sei que alguns utilizadores deste forum utilizaram estes raios nas RCC (rodas de carbono chinocas), gostaria que dessem o feedback em relação a estes raios.

A minha dúvida prende-se essencialmente como a resistência pois sou um ciclista robusto (94kgs) :p
 
Boas @paradawt,
os raios montados no lado da k7 também são Laser? Há quem defenda que deve-se utilizar os Race devido ao facto de sofrerem mais força/pressão...
 

bsingwa

New Member
Boas.

se o objectivo é manter a roda leve, porquê trocar para os Race?
apesar de ser robusto, não é por usar os race ou os laser que vai fazer diferença, e apesar de serem mais leves, os laser são até mais fortes que os raios race. Na minah opinião, ter uns race de um lado e laser do outro não se justifica nunca.
Tudo depende do seu objectivo. importa-lhe muito as gramas finais da rodas? o preço?
se quer manter as rodas bem leves, pelo melhor dinheiro, pode optar pelos RACE sem qualquer problema, que não vai ficar prejudicado certamente, são leves QB e não comprometem qualquer fiabilidade.
se pode gastar mais e quer as rodas o mais leve possível pode ir para laser ou até a gama CX, mas esses raios são caros demais nas lojas vulgares, e na minha opinião, não justificam o investimento. Para obter umas rodas leves, deverá optar por aros mais leves e cubos porque é aqui que vai tirar mais gramas. num par de rodas de 52 raios 24/28 pode tirar cerca de 104 gramas nos raios, mas o que paga para tirar essas gramas extras pode fazer a diferença.
faça uma boa escolha dos componentes, e sugiro até que dê uma vista de olhos em marcas como novatec (cubos) e pillar spoke (raios), já que podem oferecer grande qualidade de construção, baixo peso no conjunto e a carteira não tem que ficar necessariamente leve.

abraço
 
@bsingwa antes de mais obrigado pelo contributo e parabéns pelo novo site,
em relação aos raios inicialmente a ideia era montar as rodas com Sapim Superspoke (pelo que sei em PT não se arranjam) ou CX-ray mas o factor preço fez decidir pelos Laser que são ligeiramente mais pesados mas custam por mais de 1/3 (30%) dos CX-ray. Já ouvi relatos de que os Laser partem com muita frequência mas também já ouvi que os Laser podem ser utilzados por ciclistas até 99kgs e o facto de estes raios serem bastante utilizados no BTT onde sofrem muito mais do que na estrada, fez com que me decidisse por este modelo.

Em relação ao restante material para montar as rodas, já cá moram os aros NoTubes ZTR Alpha 340 e os cubos Dati. Sabendo o que sei hoje, tinha comprado as rodas completas (montadas) pois dava-me muito menos trabalho porque em termos de investimento será mais ou menos o mesmo. A única vantagem (foi o que me fez iniciar esta "aventura") foi poder escolher o material que quis sem estar limitado às (poucas) opções disponibilizadas.
 

MJRocha

New Member
Boas
Não me querendo alargar muito (isto das rodas dava pano para mangas, camisas, calças e etc ;) ). Acima de tudo acho que deve ir para uns raios redondos, tipo Laser, pois os chamados laminados ou aerodinamicos são muito bons mas é para quem souber montar bem rodas e de preferência que seja esse mesmo a dar os reapertos ao longo do tempo, pois se não forem bem travados a quando da montagem eles têm tendência a rodarem e a aliviar a tensão dos mesmos. Além do mais se é para construir umas rodas leves, é porque serão mais para subir, logo a aerodinâmica nesse caso pouco interessa, logo os raios redondos servem muito bem. Já agora se está um pouco preocupado com o facto de eles aguentarem com alguém mais pesado, é bom que saiba que para pessoal mais pesado mais vale ter mais raios do que raios mais grossos de maneira a dispersar melhor a tensão do peso.
 
@MJRocha
concordo contigo quando referes a importância do nº de raios pois quanto mais pesado é o utilizador mais raios deverá ter a roda, a pensar nisso é que escolhi 24 furos para a roda da frente e 28 furos para a de trás. Outro factor importante na resistência da roda é o cruzamento dos raios.
 

bsingwa

New Member
De nada Delamadera, é sempre um prazer :D

quanto aos tipo de raios, o fundamental é serem de categoria double butted para cima!!
os raios redondos e por norma em J são mais leves que os aero, e por norma mais baratos. Mas depende da marca também. DT e SAPIM são as mais conhecidas entre os lojistas, mas os preços são algo abusivo quando comparamos por exemplo com a PILLAR SPOKE. um raio topo de gama da PS custa quase o mesmo que os double butted da DT e SAPIM. a PS equipa Campagnolo e Mavic, e acho que é prova mais que suficiente de qualidade.
quanto ao nº de raios por roda, discordo um pouco de quanto mais peso do utilizador maior nº de raios na roda. Tem lógica isso que vocês referem. e é um facto que a quantidade de raios vai influenciar na rigidez da roda, mas penso que pode ser contornado com a escolha do aro. quanto maior o perfil V do aro, maior rigidez deste, e logo pode-se dispensar alguns raios. se escolher bem os aros não é necessário esse tal reforço de raios.
Quanto ao cruzamento de raios, geralmente é isto: para btt nunca menos de 2, e em estrada radial na frente e do lado oposto à transmissão, e x2 do lado da transmissão.

o facto de teres escolhido os componentes todos, faz perder muito mais tempo, e consequentemente dinheiro. mas são únicas e personalizadas ;)

novamente quanto aos raios. em J e normais de facto servem para qualquer utilidade, e em nada ficam atrás dos aero em desempenho.
Mas há coisas que são fundamentais para mim, peso relativamente baixo, durabilidade e ESTÉTICA, e penso que qualquer roda com raios AERO e straigh-pull ficam mais agradáveis à vista :)
quanto a rodarem não tenho observado isso e penso que qualquer construtor utiliza ou cimento para raios, ou como eu óleo de linhaça, que vai fixar o raio à cabeça, e se a tensão for a correcta na construção, dificilmente se soltarão e rodarão.

abraço
 

MJRocha

New Member
Boas

Não sendo um leigo na matéria, mas curioso e até interessado em construir as minhas próprias rodas, tenho lido bastante sobre o assunto da construção de rodas, e daquilo que tenho lido alguns são factos consumados para a grande maioria e outros assuntos levam a grandes divergências de opiniões entre os construtores. Quanto ao numero de raios esse é um facto mais que consumado,pois é da opinião da maioria dos mais "conceituados" que é preferivel ter mais raios do que ter um aro de maior perfil, tanto mais que o que interessa é mesmo manter o menos peso possivél na periferia (principalmente no caso de quem quer construir umas rodas leves, e não aero).
Quanto aos cruzamentos dos raios, tudo depende do que se quer das rodas, o facto de serem radiais faz das rodas um pouco mais rigidas, mas também menos confortáveis sendo que muitos dizem que o grande beneficio é de reduzirem o peso das rodas (como os raios não cruzam são necessariamente mais curtos, logo mais leves).
Deixo aqui alguns tópicos de um site de um reputado construtor:

Spoke Count: Wheels with fewer spokes are generally more aerodynamic. They are also subjected to much higher spoke stress since fewer spokes are required to carry the same dynamic load. Generally higher spoke counts contribute to higher wheel strength and stability. For race wheels, you may want to consider fewer spokes, however there are few benefits to training on wheels with lower spoke counts and typically the result is broken spokes. Consider your body weight, intended wheel purpose, and riding style before deciding on the number of spokes. Also be sure to select rims and hubs with the same number of spoke holes.


Hub Weight: Of all the components on a wheel, the hub plays the smallest role on rotating inertia because it is located as close to the center of rotation as possible. This means that the weight of the hub is not as significant as the weight of other wheel components located further from the center of rotation (i.e., rim, nipples, tires, or tube). On bicycles with suspension, the weight of the hub contributes to unsprung mass -- these systems will always benefit from decreasing hub weight. On road bicycles, decreasing hub weight often affects ride quality and steering characteristics; however, these effects are usually small within a limited range of hub weights. Decreasing hub weight on a road bike will make your bike lighter, which can be an important factor for racing or climbing where every gram can help performance.


The ideal number of spoke crossings depends on a number of factors, but the most efficient power transfer occurs when the spoke leaves the hub at a tangential (90-degree) angle. The appropriate number of spoke crossings depends on the number of spokes on each flange. With 20 or 24 spokes, a 2x pattern is ideal; 32- and 36-spoked wheels are better suited to 3x. As the number of spoke crossings increases, the length of each spoke increases. Longer spokes are more flexible, which improves the ride quality, but also results in decreased radial stiffness.

Fonte: wheelbuilder.com

Delamadera, já agora aconselho-te a ires ver esta tabela porque num dos sites que eu aprendi alguma coisa sobre rodas chama a atenção para o pormenor das tensões dos aros ZTR.
 

bsingwa

New Member
Tal como eu referi anteriormente, é um facto que quanto mais raios tiver uma roda, maior será a resistência da mesma.
mas isso de ter mais raios do que um aro maior perfil, não se trata duma generalidade.
nós queremos aros diferente, dependendo da sua utilização. se a roda é para subir, ou para rolar, escolhe-se um aro de maior perfil ou não. e de acordo com o aro e a sua qualidade, vai-se escolher o nº de raios, bem como os raios necessários e cubos.
Dizer que o peso do cubo não interessa, ou que não revela uma grande importância como os outros componentes para mim não faz sentido. pode até fazer na medida da qualidade de rolar da roda, mas o que interessa a nós, e à maioria dos clientes, é ter rodas leves!!!
e se escolhermos cubos pesados, até podemos ir tirar o máximo de peso nos outros componentes, que certamente não iremos conseguir o nosso objectivo.
Certamente que se viram mais rodas de 32 raios ou até mais falharem do que algumas modernas de apenas 24. os tempos evoluíram, os cubos evoluíram, os raios e os aros também. Se antes se usava 36 raios, aros e cubos pesados que nem chumbo e as rodas falhavam, é porque algo estava mal.
Não se vão por mais raios numa roda, só porque dá mais resistência, se todos os componentes já forem de topo, a não ser que o peso extremo do ciclista assim o exija.
A escolha de todos os componentes é essencial, e a tendência é o mínimo de peso possível!!! (nem que seja só porque as pessoas assim o exigem por pensarem que vão andar mais e melhor)
logo penso que fazer uma escolha acertada de todos os componentes, de acordo com as características de todos, combinadas com uma boa construção, vão fazer uma boa roda
 

MJRocha

New Member
Tal como afirmei no meu primeiro post que aqui escrevi, este assunto das rodas dava para muita discussão. Quanto a história do peso das rodas, é certo e sabido que toda a gente, ou quase toda, quer é umas rodas leves e de preferência todas xpto, acontece que para esses mesmos construtores de renome, friso bem de renome, e de créditos mais que firmados no mundo da construção de rodas, o factor peso por vezes não significa rodas melhores, é engraçado que numa revista Francesa que costumo ler, este mês vem exactamente a falar sobre esse assunto, e que muitas vezes rodas mais pesadas acabaram por ter um melhor desempenho e melhores sensações que algumas mais leves e bem mais reputadas. Não sei se conhece um senhor que dá pelo nome de Guy Frullani, é só um dos mais reputados construtores de rodas da França, e ele é apologista do conceito de rodas com valores maiores de tensão mesmo que sejam mais pesadas (entre outros conceitos), acontece que mais uma vez no mundo das bicicletas, interessa mais o marketing do que o resto, e este senhor acabou por vender uma sua patente á Time para a construção de umas rodas que acabaram por não vingar porque eram relativamente pesadas e ainda por cima caras de mais para o apetite do mercado. Se por acaso nunca ouviu falar deste senhor, certamente já deve ter ouvido falar de Adrien Gontier, ou o senhor Roues Artisanales, é mais que sabido que as suas rodas são excelentes, mas este mesmo senhor considera que ainda pouco sabe em relação a senhores como Guy Frullani ou François Kerautret, lembro-me de uma entrevista que Adrien Gontier deu a uma revista Francesa em que ele tentou aprender algo mais com este senhor o qual sorriu e lhe disse que no caso dele teria que ser ele a aprender com as suas experiências, tal como tinha acontecido com ele, e só para dar um exemplo de como as rodas são um mundo ainda muito "obscuro" este senhor (que monta bicicletas apenas em aço, o que que para muitos dos ciclistas é uma tecnologia mais que ultrapassada), afirma que as melhores rodas são as construidas em jantes 650 e os raios são mandados fabricar por ele porque têm um desenho especifico de maneira a se tornarem mais aerodinâmicos e menos susceptiveis a ventos laterais. Resta acrescentar que este senhor tem anos e anos de experiência no mundo das motas de corrida, e que algumas destas e outras ideias vieram precisamente desse mesmo mundo.

Tal como disse e volto a afirmar, no caso das rodas encontra-se muitas opiniões, umas mais certas e afirmadas que outras, mas outras não são bem assim, e o que é certo é que a maioria das pessoas é facilmente levada pelo grande poder do marketing que estes pequenos construtores não possuem ou não têm meios para os combater, e como exemplo fica a opinião da grande maioria do pessoal que por aqui anda de que as rodas de fábrica são melhores que as dos construtores artesanais, quando na maioria dos casos é bem ao contrário.
 

bsingwa

New Member
Eu tenho apenas dois livros de referência, na qual não me interessa referir nomes de construtores A, B ou C. Não é isso que faz de mim entendido ou não.

para além dessas referências, e de onde aprendi as minhas bases, tenho como outro ajudante, a minha própria experiência, e da qual vou tirando e aperfeiçoando técnicas, desde que construí a minha primeira roda, até hoje.
não sou qualquer construtor de renome, mas tento aperfeiçoar-me a cada dia que passa, mas como a minha profissão o exige, tenho que seguir as tendências, e as tendências é o baixo peso!!!
Pouco me importa se uma roda mais pesada vai ter o melhor desempenho ou não, porque não é isso que o cliente quer, ou 99.9% deles.
Eu quero que o pessoal só use o melhor possível e ao melhor preço, mas a maioria, quer baixo peso, e CARO!!!! Porque o caro é que é bom...A maioria pensa que por ter uma bicicleta de 5000€ ou mais, vai-se transformar num lance Armstrong, e isto quando nem sequer tiram o cortiço da cama para ir andar porque ta frio, porque ta nublado, porque têm a corrente suja e afins...

Por mim toda a gente tinha uma bicicleta, e fazia desporto nem que seja só por diversão e para manter o "rabinho firme"
A minha vontade era que este desporto, entre outras modalidades, pudessem ser mais acessíveis a todos, mas não é isso que o povo quer.
Por isso resta-me fazer de modo a escolher os melhores componentes, com qualidade, o mais leves possíveis, e ao melhor preço. E esperar ter um público alvo

abraço
 

super.byke

New Member
... Sabendo o que sei hoje, tinha comprado as rodas completas (montadas) pois dava-me muito menos trabalho porque em termos de investimento será mais ou menos o mesmo. A única vantagem (foi o que me fez iniciar esta "aventura") foi poder escolher o material que quis sem estar limitado às (poucas) opções disponibilizadas.

hehe amigo Delamadera, eu passei pelo mesmo, achava eu que o difícil seria comprar os aros e cubos, e que os raios seria o mais fácil.... puro engano, o raio dos raios foi o mais difícil e inclusive tive de alterar o enraiamento (2x para 1x) porque não encontrava a medida correta... mas pronto, pelo menos tem os componentes que Eu escolhi!!!! :D
 
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