• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Que usar para manter boa a corrente. Wd-40 ou lubrificante da decathelon?

Janas

New Member
se nao arranjas melhor por o da decatlon....wd-40 nao é um lubrificante.

eu por acaso gosto do teflon da decatlon é bom e barato....aquilo desaparece é rapido mas com teflon sera sempre assim.
 

undernardo

Active Member
Morgan Blue Chain Cleaner (1000 ml | 13,30€) @ Movefree Almada, para desengordurar a corrente..
Dry Lube Motorex @ Sportzone, para lubrificar e proteger a corrente..

Finish Line Speed Degreaser @ Sportzone, para limpar a transmissão.
 

fjota

Member
se nao arranjas melhor por o da decatlon....wd-40 nao é um lubrificante.

eu por acaso gosto do teflon da decatlon é bom e barato....aquilo desaparece é rapido mas com teflon sera sempre assim.

http://www.wd40.pt/home

O WD40 é lubrificante sim senhor, e do melhor que há, mas para as bicicletas não serve, isto porque o oleo vai ficar todo salpicado por tudo que é bicicleta :) e tambem porque agarra bastante o pó.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Eu uso BIKINVENTION Squirtlube 120 ml, é à base de cera. Deve ser colocado pelo menos 30 minutos antes, deixar secar e depois é só rolar...
Não há necessidade de desengordurar a corrente e restante transmissão... muito bom. Para já só utilizo em BTT...Aguenta-se entre 40 a 70km, na boa (chuva ou seco/ pó), portanto para estrada, deve durar muuuito mais....

Antes usava finnishline dry ou wet... nunca mais, só a porcaria que acumulava na corrente/ transmissão... E depois para limpar aquilo... :(

Deves fazer a manutenção no final de cada volta...mas depende se for de 30 ou 40km, se calhar não vale a pena ;) se for de uns 70 ou mais, convém ver como está a lubrificação.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
O WD40 , não é nenhum lubrificante.... é um repelente de água, desincrustante/ removedor de oxidação...( WD= Water displacement. 40, refere-se à versão da fónrmula utilizada).

Aliás o WD40, tem também função de desengordurante ;)
 

Skydiver

New Member
Aguarrás para desengordurar a corrente e um lubrificante à escolha.
WD40 não é lubrificante e deixa resíduo.

Quando é limpeza rápida:
Pano embebido em aguarrás e dou umas voltas.
Pano Embebido em Lubrificante e dou umas voltas.

Quando quero limpar a sério, tiro a corrente fora no easy link, amarro um fio no link para saber a posição e ponho a corrente dentro de uma garrafa de plástico.
Aguarrás lá para dentro e uns abanões valentes deixo um par de minutos e retiro a corrente e limpo com pano seco. A aguarrás podes decantar e usar de novo ou deitar fora. É relativamente barata.

Coloco a corrente na mesma posição (tem direitas), lubrifico cada link da corrente e dou umas voltas com pano seco para tirar excessos.

Para lubrificante uso Finish Line Teflon Seco.
 

Morg

Well-Known Member
A semana passada tirei a corrente e meti em petróleo como alguns users costumam fazer.

Fica mesmo limpinha.
Com os ferramenta de limpeza com rolos consigo deixá-la assim mas levo mais tempo e tenho que gastar desengordurante que não é muito barato.

Meti finish line teflon mas dura muito menos kms que o finish line ceramic. Chego a fazer 300km com o ceramic.
 

pratoni

Well-Known Member
Não confundam as coisas, o WD40 "normal" ou "original" é altamente desaconselhado usar em bikes, muito menos para lubrificar seja o que for.

A marca "WD-40" é que lançou uma linha de produtos específifcos para bicicletas e esses sim podem/devem ser usador consoante a sua função em bikes.

É o mesmo que uma marca de detergentes de roupa lançar detergentes para loiça. Não quer dizer que os 1ºs produtos (detergentes de roupa) passam a poder ser usados para a loiça, certo?
 

pasteleiro

New Member
antes de mais peço desculpa por tomar de "assalto" aqui o tópico com uma questão que não tem nada a ver,

Quando quero limpar a sério, tiro a corrente fora no easy link, amarro um fio no link para saber a posição e ponho a corrente dentro de uma garrafa de plástico.
Aguarrás lá para dentro e uns abanões valentes deixo um par de minutos e retiro a corrente e limpo com pano seco. A aguarrás podes decantar e usar de novo ou deitar fora. É relativamente barata.

colocar um fio no link para saber a posição? qual posição?

desculpem lá a ignorância, já retirei a minha corrente várias vezes para limpar, em gasóleo ou petroleo, é do melhor, limpa bem :) mas nunca liguei a qualquer posição do link de ligação!!!

para lubrificar costumo usar oleo de motor, a minha primeira corrente durou 3000 kms até que tive mesmo que trocar, mas acho que isso é muito relativo, eu peso 100 kgs e faço tudo com a minha bicicleta e quando posso puxo bem por ela, a subir também, obviamente que não subo depressa mas a bicicleta sofre :) e podem imaginar a bicicleta subir comigo em cima, de salientar que é uma corrente sram pc 951.
 

Janas

New Member
tres mil kilometros faço eu quase num mes tendo em conta que uma corrente custa ai uns 30 euritos, como dizia um politico, é so fazer as contas..... se calhar durou isso porque la esta...oleo do motor.....

quanto ao facto de seres pesado,isso nao tem nada a ver....aliaz ate acho que uma corrente sofre mais com cadencias do que com força....acho...é a minha opiniao...posso muito bem estar enganado...
 

Lyp

Active Member
Já no meu ponto de vista, a corrente sofre mais com a força do que com a cadência... Acho que tem lógica, mas também posso estar enganado.

@pasteleiro, como sabes que ao fim de 3000 km estava na altura de trocar? mediste a folga dos elos?
 

pasteleiro

New Member
bem, eu perdi-me por aqui, estava no fórum de btt, e dei uma resposta a pensar nisso,

a corrente que falo fez 3000 kms em btt, não me estava a referir a bicicleta de estrada, a bicicleta de estrada que eu tinha antes fez bem mais kms com uma corrente ranhosa e troquei-a porque troquei o carreto que lá tinha,

não sei quantos kms serão normais numa corrente, sendo btt acham assim tão descabido só 3000 kms?

omo sabes que ao fim de 3000 km estava na altura de trocar? mediste a folga dos elos?

a corrente começou a nem desenrolar, chegou a enrolar-se na passagem de mudanças á frente, tive sorte de nunca ter forçado e ter partido o desviador.

eu também sou da opinião de que se deve dar mais desgaste com força do que com cadência, mas tudo é muito relativo, nunca se pode generalizar muito.
 

Skydiver

New Member
antes de mais peço desculpa por tomar de "assalto" aqui o tópico com uma questão que não tem nada a ver,



colocar um fio no link para saber a posição? qual posição?

desculpem lá a ignorância, já retirei a minha corrente várias vezes para limpar, em gasóleo ou petroleo, é do melhor, limpa bem :) mas nunca liguei a qualquer posição do link de ligação!!!

para lubrificar costumo usar oleo de motor, a minha primeira corrente durou 3000 kms até que tive mesmo que trocar, mas acho que isso é muito relativo, eu peso 100 kgs e faço tudo com a minha bicicleta e quando posso puxo bem por ela, a subir também, obviamente que não subo depressa mas a bicicleta sofre :) e podem imaginar a bicicleta subir comigo em cima, de salientar que é uma corrente sram pc 951.

Quando a corrente é nova não há posição, mas quando a corrente é usada sim. A corrente vai tendo o desgaste normal quando está nos dentes da cassete e da pedaleira e vai criando esse desgaste consoante a kilometragem. Nessa Kilometragem, o desgaste da corrente vai assentar numa posição específica dos dentes da cassete e pedaleira. Se mudares a orientação da corrente, essa posição já deixa de ser a mesma e faz com que haja mais desgaste da corrente. Li isso num artigo, já não sei onde, mas tomo esse cuidado. Se faz grande diferença ou não, não sei, mas não custa nada marcar a posição da corrente com um fio.
 
Top