• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Que tipo de relaçao devo usar? 50x34...

jgomes

New Member
Viva a todos,

Tambem eu, que sempre fiz btt, estou disposto a dar umas voltas em estrada. Mais do que escolher uma marca ou componente, estou mais interessado em entender qual a melhor relaçao de pedaleira devo comprar. Tenho visto bikes de 18V, 20V, 30V, 20V compact ou CD, etc
Tenho visto relaçoes de 50x34, 53x39, 50x39, 54x32... enfim uma lista de diferentes relaçoes. Para um ciclista amador mas competitivo, qual a melhor relaçao e o numero de velocidades? 20V chegara'?

Obrigadissimo desde ja'

Abraços

joao gomes
 

fmm

Member
Bom dia João

A opinião que te vou dar, é apenas isso, a minha opinião.
Também eu.além do btt senti uma certa necessidade de fazer estrada, vai daí comprei uma Moser cuja a relação à frente é 50 x 34 e atrás 10 carretos Com o passar do tempo tenho-me apercebido que para já e para iniciante, foi o melhor que podia ter feito, isto pq nas subidas principalmente, tens uma enorme margem de manobra para jogar com as mudanças atrás. Praticamente não ha subidas impossiveis. Em relação a rolar continuas com excelentes margens, onde podes eventualmente perder é nas descidas, pelo facto de conseguires esgotar todas as mudanças. Para já é para manter.
Se a força de pernas o justificar, um dia mudarei, sem margem de dúvidas, mas para já estou bastante satisfeito.
Pelo que tenho visto, quem usa as 53 x 39 por exemplo, ou são ciclistas ja com mt experiencia ou quem está a iniciar, sofre um bom bocado mais.
Espero ter ajudado.:)

Abraço

Filipe Martins
 

Burning Dogma

New Member
Se fazes BTT e queres a estrada só para complementar, o 50x34 é óptimo. Ganhas para as subidas e perdes pouco para o plano. Se metere suma cassete com carreto de 11 ainda tens mais andamento que um 53 com carreto 12. A única coisa a apontar é que geralmente, um 50x34 exige que se mude mais vezes na frente, pois muitas vezes o 34 é leve e tens que passar para o 50. Nesse aspecto o 53x39 ganha largamente. Mas acho que vais bem servido com o 50x34.
 

felizardo

New Member
Concordo com a sugestão da compact. Só recomendaria a 53-39 a quem anda quase exclusivamente em plano

De salientar que a maioria das pedaleiras compact aceitam pratos de 50 e 52 e de 34 e 36, pelo que se ganha espaço de manobra para alterações futuras, o que não acontece com as pedaleiras standart (não podes por um prato 50 numa pedaleira que venha com 53).

Isto vem de alguém que sempre andou com 53-39 , 23-13 e que agora vai para 52-36, 25-12. Já sofri muito a subir por causa do 39 (e tb do 23). Ainda no fim de semana passado fiz uma em Runa (Torres Vedras) e não foi bonito de se ver...
 

Burning Dogma

New Member
Bem, um 23 para subir também é um abuso, nem os profissionais usam isso. Acredita que um carreto 25 com um prato 39 já dá para muita subida. eu diria que se tiveres uma boa rodagem, esta combinação dá para 99% das subidas sem problemas de maior.
 

felizardo

New Member
É de facto um abuso e não é de todo aconselhável. Mas como não percebia nada de ciclismo quando comprei a minha primeira e até agora única bike foi com esses andamentos que me desenrasquei. Como fazia praticamente tudo em solitário e ia por onde me parecesse melhor nunca me metia a fazer subidas muito íngremes.

Em meados do ano passado é que comecei a andar com uns "malucos" que só estão bem a subir e aí comecei realmente a sentir falta de andamentos mais leves.

Para a semana, se tudo correr bem, chega a máquina nova e vem com compact por sugestão de um dos "malucos". Também ponderei ficar com o 53-39 mas decidi ir seguir a opinião dos mais experientes.

Concordo que a 39x25 chega para 99% das subidas mas pessoalmente tenho mesmo de pensar nos restantes 1%. É que uma das voltas que está no "menu" todos os anos é a subida à Serra da Estrela (espero fazer este ano pela primeira vez) e, por exemplo, amanhã vai ser Montejunto, e para o último km mesmo o 39x25 é curto.
 

Hetfield

Member
Também comecei a fazer estrada há pouco tempo e vindo do BTT, por isso tive também essa dúvida. Na altura falei com pessoas com experiência em estrada e todas me aconselharam a comprar 53/39 e jogar com a cassete. Depois de um colega meu ter comprado uma 50/34 e passado um mês ter trocado os pratos por uns 52/38, a decisão foi ainda mais fácil e optei mesmo pelo 53/39 com cassete 11/26.

Aqui na zona é difícil fugir às subidas e mesmo assim nunca senti necessidade de andamentos mais leves. É claro que se for para subir a serra da estrela é capaz de não ser fácil, mas mesmo assim acho que fiz a opção certa.
 

pangare

New Member
Tenho 46/39 com cassete 14/23 e dou-me muito bem, com o 39x23 nas subidas. Naquelas com 10/12 % já tenho alguma dificuldade mas passa-se bastante bem.


De notar que no meu escalão ( Cadete ), não posso usar mais do que o 46x14 ou posso optar pelo 52x16 mas isso para subir já me ia deixar a pé nas subidas aqui perto lool
 

jgomes

New Member
Viva,

Após os Vossos posts, ja' tenho uma boa base para poder decidir o que' sera' melhor para mim para iniciar.

A todos vocês o meu MUITO OBRIGADO!!!

joao gomes
 

felizardo

New Member
Não é possivel usar 53x34 ou 53x32?

Nas pedaleiras que conheço não porque as compact só vão a 52 no máximo e as que não são compact não podem levar menos de 38 devido ao tamanho da aranha da pedaleira. De qualquer forma as combinações referidas não seriam práticas porque causariam variações abruptas de cadência, além de aumentarem a probabilidade da corrente falhar a transição do prato grande para o pequeno, devido à diferença do diâmetro dos pratos. O máximo que aconselho é o compact 52x36, e mesmo esta não é muito consensual.
 

felizardo

New Member
e não é muito consensual porquê?

Porque muitos ciclistas vão dizer que se há pernas para tirar o melhor partido do 52 também tem de haver pernas para subir com 39/38 e, do mesmo modo, quem precisa de um 34 para subir não vai sentir falta de mais do que um 50 para rolar.
 

osicran

New Member
Acho que a relação a escolher tem essencialmente que ver com a idade, o peso, a força física e a preparação de cada um, já que um tipo de cinquenta e tal anos, mesmo não considerando outras diferenças, não anda e principalmente não sobe como o faz um outro de vinte ou trinta e tal anos. A rolar no plano ou a descer, a questão da escolha tem uma importância mais atenuada porque o esforço exigido não é tão grande. O problema põe-se fundamentalmente em relação à subida. Uma relação 53X39 será excelente para alguém com força nas pernas e uma rodagem razoável, mas será um pouco exigente para o pessoal mal preparado ou acima dos cinquenta (anos) ou que, mesmo sendo mais novo tem excesso de peso e dificuldade nas subidas mais acentuadas. No caso da 50X34 a subida torna-se francamente mais fácil e no plano, embora possa limitar um pouco a performance por em determinados momentos se poder sentir que as pernas ainda davam mais mas a bicicleta não, ainda assim consegue-se uma velocidade interessante para quem não está numa prova de alta competição. É evidente que em ambos os casos para se obter o melhor rendimento em cada momento e para cada terreno é fundamental a combinação escolhida das pedaleiras com a cassete, mas aqui mais do que as teorias é a nossa própria experiência que nos vai ensinando intuitivamente. Pessoalmente, eu que já sou cinquentão, passei de uma tripla de 52X42X30 em que usava a avózinha sem complexos nas subidas mais íngremes, mesmo perdendo em velocidade mas ganhando em poupança de esforço, nomeadamente no aspecto cardíaco, para a 50X34 com 25X11 e acho a relação interessante para as minhas condições, embora admita um destes dias ir experimentar mudar a 50 para 52. No entanto, para um principiante ou para um ciclista ainda jovem mas com pouca rodagem, aconselho francamente começar pela relação 50X34.
 

osicran

New Member
Ora aí é que está o problema. No compacto da Shimano não é possível o 52X34. Contudo, o mecânico a quem pus a questão há dias e que ficou de ver o assunto disse-me que pensa ser possível adaptar a furação da pedaleira de 52 da Campagnolo. Será mesmo? Neste momento também não sei mais.:(
 

osicran

New Member
Verifiquei que por lapso indiquei que uso 25X11 quando o correcto é 25X12. Não é que venha daí mal ao mundo, mas de qualquer maneira...:mad:
 

Burning Dogma

New Member
É possível usar 53x34, pelo menos na Campagnolo. O problema é que é complicado passar uma corrente de um prato 34 para um 53, é uma diferença de dentes muito grande. Para teres uma noção, houve ciclistas na Volta a espanha do ano passado que usaram essa combinação na etapa que terminou no Alto do Angliru. MAs a verdade é que fizeram a etapa toda no 53 e só quando começou o Angliru meteram no 34, precisamente para evitar ter que fazer trocas numa pedaleira dessas.

Mas sinceramente, se precisas do 34, o 53 vais notar que é demasiado pesado. Se te dás bem com o 53, vais achar o 34 muito leve. A não ser que sejas como alguns sprinters que tem uma força animal no plano mas nas subidas ficam parados.

Eu actualmente uso 52x38, mas o mais certo é quando mudar meter 53x39, porque entre 38 e 39 não noto diferença nenhuma, enquanto o 52 já me foi curto em algumas situações, mais um dente teria dado jeito.
 

osicran

New Member
Bem, eu habitualmente também não preciso dos 52, para as velocidades que costumo fazer os 50 chegam perfeitamente. A ideia, que se pode concretizar ou não, dos 52 é quase um capricho e só se justifica em muito poucas ocasiões. No sábado, por exemplo, isso aconteceu. Fui à Póvoa de Varzim participar na prova do "Ciclismo para todos" e a determinada altura sobrava-me força nas pernas e faltavam-me os tais 52 ou 53 dentes na pedaleira...ou seja, por acaso estava num daqueles dias em que um tipo se sente capaz de acompanhar os trutas, pelo menos até à 2ª subida ao monte de S. Félix, mas ainda na recta da saída norte da Póvoa e a 44 Km/h, comecei a ver os tipos a ir embora e eu, a sentir-me com força para muito mais, a não ter andamento para eles... Agora, será também que duas ou três situações destas durante o ano justificam mudar a pedaleira? Se calhar, não...e foi por isso que eu atrás falei em capricho...:D
 

Burning Dogma

New Member
Para isso o melhor será uma cassete com carreto 11 e manteres o 50x34. O 50x11 é mais pesado que o 53x12, portanto tens um andamento muito pesado para esses alturas em que precisas, mantendo as vantagens do compacto na frente.
 
Top Bottom