Isso é bem verdade. Sempre que vou a S. Bento das Peras (já subi com cassete 11-25 e 12-28) não há subida que depois não seja um caso sério. Normalmente no regresso subo a serra do Relógio e custa bem a subir. Se só for a Vizela o Relógio não custa nada. É também verdade que subo mais depressa com cassete 12-28 que com cassete 11-25, possivelmente com 11-32 ainda melhorarei o tempo de subida. O segmento é este: https://www.strava.com/segments/1295256Tudo depende do percurso. Há voltas de 120km com 3 ou 4 subidas com 200-250m de desnível (cada uma) em que podia só ter um prato à frente (com a cassete 11-28); ou seja tudo isso seria um "não assunto". Há voltas de 80km em que preciso de desmultiplicações leves.
Quando fala-se em percentagens de inclinação estamos a falar de que? Percentagens do Garmin? Rampas de "meia dúzia" de metros?
Vocês estão a falar de subidas de 10% e até parece peaners. 10% reais e durante muito tempo começa a chatear a sério. Pelo o que eu vejo no terreno não vejo malta a chegar a rampas longas de mais de 10% e a irem confortáveis. Subir lá se sobe, tipo masher a esmagar os cranks ...
Coloquem a coisa em contexto. Eu estou a falar de ter material all rounder que dê para ser um bom compromisso para tudo.
E outra coisa; chegar lá acima, fazer a subida, etc; isso é relativo. Também já subi a Serra d'Arga com um 34-23 ... duas vezes na mesma volta. O problema é que isso passa fatura no resto da volta.
E chegar ao topo e depois ficar todo arrebentado como vejo acontecer a muitos. E chegar lá acima e ter que parar, ou quando seguem ficam todos arrebentados.
Eu estou a falar de ter opções para subir com o mínimo desgaste possível, chegar lá acima e seguir viagem e fazer mais 40, 60, 80km e não andar a pagar faturas da subida. E se for preciso ainda ter gasosa para alguns esticões.
E continuo sem entender qual a vantagem dum crank 52/36. Até hoje não apanhei ninguém que me descarregasse em plano. E se assim acontecer (pois não sou nada demais) é por falta de pernas não é por falta de desmultiplicação.
Mas até em segmentos curtos como este: https://www.strava.com/segments/4747584 deve fazer bem jeito