Caros, tenho que dar aqui uma achega porque quando começo a ler neste e noutros tópicos certas frases não me posso abster...
O que vou dizer não tem por objectivo melindrar nenhum user nem pouco mais ou menos imiscuir-me na vida de ninguém. Que fique claro que cada um compra e monta aquilo que quiser na sua bike. Quanto muito este meu post pretende aportar mais informação para que essa escolha possa ser tomada com base em mais dados.
Vamos lá então… Já li por aqui muito boa gente dizer que esgota as mudanças… vou pegar num exemplo recente de um user pelo qual tenho apreço e tanto quanto sei anda bastante bem:
Doeu-me as pernas ao inicio, parti na frente, e a cadência de pedalada era demasiada alta, esgotei as mudanças com 52/11 metido. Lá recuperei um pouco a dor nas pernas a meio da prova, e fui a bom ritmo num grupo que se entendia bastante bem até à meta. Fiz o Mediofondo, acabei em 65º.
Vamos lá falar objectivamente, com 52/11 metido e uma cadência de 110rpm atinge-se uma velocidade de cerca de 66 km/h em plano… Mas 110 rpm para quem tem boas pernas não costuma ser a cadência máxima… muita gente ainda vai aos 120 rpm alguns aos 130 rpm. Esgotar uma mudança é levar essa mudança à rotação máxima que as nossas pernas permitem sentindo que aquela mudança já não desenvolve mais… Comparando com um carro é quando as rotações do motor já estão altas e a velocidade já não aumenta.
Vão-me desculpar mas eu não conheço muita gente que esgote um 50/11 ou um 52/11… Normalmente, antes da mudança o que esgota são as pernas de quem pedala
Mas se quiserem ter uma percepção da velocidade que se consegue atingir em cada mudança consoante as rpm façam umas simulações neste site:
http://www.bikecalc.com/speed_at_cadence
Na minha opinião a combinação pratos 50-34 chega e sobra para o comum mortal em qualquer que seja o tipo de trajecto. Digo isto, não apenas baseado nas “contas”, mas porque já tive/tenho bike com pedaleira 53/39, 52/36 e 50/34. Honestamente acho que a mais vantajosa e polivalente das 3, para um amador e até para quem ande bem e goste de entrar em provas de amadores, é o 50/34.
A k7 já é outra história… aí admito que alguém possa querer ter menos “saltos” na transmissão se for andar sobretudo em plano…
Como disse ao inicio, se querem ter uma pedaleira com 53/39 ou 52/36… força! comprem e montem… Agora não justifiquem dizendo que esgotam a 50/34
My 2cents