• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Qual a melhor distribuição? sram apex; shimano 105; shimano tiagra

mashida_run

New Member
A minha dúvida prende-se em saber qual a melhor em função do número de dentes.

Assim,

sram (34-48) e (11-32)

shimano 105 (34-50) e (11-36)

shimano tiagra (34-50) e (12-28)

Tendo em conta que queria subir bem, ficarei limitado com o tiagra?
 

grouk

Active Member
a única razoável é a tiagra,

a sram 34/48 na pedaleira é muito curto para rolares e desceres
a 105 é ridícula 34/36 so se fores fazer btt
assim sendo sobra te a tiagra, ainda assim para rolar e descer o 12 poderá ser curto eu recomendaria uma compacta com 11/28 esta combinação da para subires tudo e ainda cumpre a rolar e descer
 

mashida_run

New Member
A 105 e a sram é da roadlite da canyon...a tiagra era para uma orbea orca. Queria bike para numa 1ª fase ganhar pernas e depois fazer senhora da graça, penha, stª quitéria.

a diferença de um dente de 11 para 12 nota-se assim tanto no plano?como não tenho muita experiência queria aproveitar a do pessoal aqui do forum.
 

grouk

Active Member
volto a dizer, o que tu precisas é na frente uma compacta 50/34 e atras 25/27/28 é suficiente, e sim esse prato 11 vai te fazer muita falta, ate do 53 vais sentir por vezes
 

mashida_run

New Member
volto a dizer, o que tu precisas é na frente uma compacta 50/34 e atras 25/27/28 é suficiente, e sim esse prato 11 vai te fazer muita falta, ate do 53 vais sentir por vezes

Já agora que achas da orbea orca b m50? traz algumas cenas 105 outras tiagra, com update de mavic Ksyrium. A cena é que traz o tal 34-50;12-28.
 

grouk

Active Member
mas por trazer 12-28 nao é grave, andas com aquela cassete e depois trocas, apartir de 20€ ja compras uma cassete
 

edununo

Well-Known Member
A cassete 12-28 é uma boa opção para quem está a começar.
Uma compacta 50/34 com cassete a começar no 12 dá para rolar em plano acima dos 45 kms/h. Não me parece que vás sentir falta do carreto de 11 dentes.
Eu também tenho cassete 12-27 e tirando uma ou outra descida não sinto falta.
 

fjota

Member
A cassete 12-28 é uma boa opção para quem está a começar.
Uma compacta 50/34 com cassete a começar no 12 dá para rolar em plano acima dos 45 kms/h. Não me parece que vás sentir falta do carreto de 11 dentes.
Eu também tenho cassete 12-27 e tirando uma ou outra descida não sinto falta.

Tambem acho, começar e não só, ;) a 50x34 com 25 já sobe quase tudo, e com 28 até vejo dificuldade em por aquilo a rodar...:)
Eu usei a 50x34 - 12x25 e sobe tudo, e quando sobe bastante chega perfeitamente, agora uso 12x23 ganhei nas mudanças intermedias, a subir aguento-me... com 34 na frente dá.
A rolar não há duvida que havendo rotação ''nas pernas'' se consegue os 45km's/h e até mais, por isso chega, e os 50 podem tornar-se ''curtos'' mas se estás a começar 50 - 12 chega perfeitamente, e até nem será muito facil rolar com o de 12.
 

mashida_run

New Member
tenho uma orca b105 2013 e adoro o quadro


passei hoje numa loja e vi essa de 2013 e olhando de leve até parece melhor do que a 2014 :D por causa do 105 em tudo. o quadro é muito similar. o engraçado foi quando perguntei o preço e o homem disse 1400 e a d 2014 1450 euros lool
 

gonpalco

Member
E porque não uma tripla?
Normalmente possuem: 30/39/50 com uma cassete de 10 (11-25)

Com 30-25 creio que:
- Alguém minimamente preparada consegue subir "as paredes" em estrada.
- Alguém com preparação, irá agradecer em passeios muito longos e com muito acumulado
- O peso extra, é um aspecto negativo, mas que é compensado por poder desenvolver baixa potência (à custa de rotação), em subidas inclinadas


Shimano 105, "2015" é já 11 velocidades - http://www.chainreactioncycles.com/pt/pt/shimano-105-5800-11-speed-double-chainset/rp-prod116491
 

edununo

Well-Known Member
Com uma compacta 50/34 e cassete 11-28 tens uma relação tão leve como uma tripla dessas com cassete 25.
Para mim as triplas não fazem muito sentido, ainda para mais que com as chegada das 11v, consegues cassetes amplas tipo a 11-28 sem saltos muito grandes entre as relações.
 

gonpalco

Member
Edununo,
Compreendo que não seja solução para todos, mas cassetes "largo espectro" não podem ser comparados com cassetes "close ratio", dado que os "saltos" entre cada carreto são diferentes e em estrada, mais que em BTT, são muito notáveis.
As relações de 2x11 (50-34 + 11-28) são muito aproximadas a 3x10 (50-39-30 + 11-25), no entanto, na eventualidade de se usar a tripla com cassete de 12x27, os saltos são mais próximos entre si, sem correr o risco de ficar sem "granny" dada a relação que se consegue com 30x27.

Verifico várias vezes que a tripla, é considerado uma abominação, e por inúmeras razões - desde a não utilização da cassete nos 3 pratos, ao facto de ter mais um prato nos cranks, ao facto de se assemelhar ao BTT (?!?!) etc...
Na vida prática, e tendo em conta que no grupo há um que tem, pessoalmente só vejo vantagens, principalmente quando se sobe a Torre, ou se vai ao Penedo em Sintra.
Deixo o quadro.

compara_o_10v_11v.jpg
 

edununo

Well-Known Member
Mesmo no BTT as triplas estão a cair em desuso.
O facto de nos pratos exteriores ficarmos muito limitados à utilização da cassete, devido ao cruzamento da corrente, afasta - me dessa solução.
Eu uso 50-34 com 12-27 e sinto- me bem.
Os saltos são mínimos: 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 21, 23, 25 e 27.
Aliás no prato 50 como não uso o 25 e 27 só tenho 3 saltos de 2 carretos e 6 de 1 dente.
No prato 34 não uso o 12 e 13. Aí tenho mais saltos de 2 dentes mas são em situações em que se treta bastante e até dão jeito.
 

marcio800

Member
Eu também sou da opinião que pedaleira tripla em estrada não faz sentido nenhum..... alias nunca vi nenhuma bike de topo com tripla, como nunca vi pedaleiras Dura-Ace / Sram Red / Super Record triplas
 
Top