• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Proteína

Carolina, não é só o Centrum ou Meritene. Se for Scitec ou Activlab também se pode tomar. ;)

Centrum : são multivitaminas recomendadas caso necessário por médicos desportistas e Meritene , proteínas recomendas igualmente , de laboratórios credíveis e no caso de Portugal certificados pelo INFARMED .

Os outros , são isotónicos para energia rápida ou energia lenta ... igualmente limpos de drogas !

O resto que vocês andam a recomendar é por vossa conta e risco ... Há pois , atras dizia um companheiro ... " e , tal ... só acusa nos atletas de competição , os outros podem tomar ! "


Pois é ... por isso nas provas amadoras quando vem o carro do xixi para o copo ... some tudo parece estarem a esconder algo !

Sou da opinião que essas provas amadoras em Portugal deviam nos primeiros 10 ... fazer o xixi para o copinho ... e que tal ?

Depois se vê realmente quem anda endrominado pro aditivos escondidos nos suplementos , já não falo aqueles que os tomam sabendo que se drogam !
 

Carolina

Well-Known Member
mas o que é que os suplementos que se vendem aí têm a ver com o que os atletas mandam pra veia?! lá está, estás a meter tudo no mesmo saco.

porque é que os isotónicos estão "livres de droga" e a proteína não?!

só falta dizeres que da próxima vez que abrir um saco de proteína estão lá sacos com sangue dentro. olha, ao menos já sei onde é que o armstrong fazia o negócio...
 
Vocês confundem falta de rendimento desportivo com falta de proteína , quando por vezes andam é com excesso de treinos durante a semana anaeróbicos que vos debilita constantemente as reservas de glicogénio muscular e tomam partida logo em tomar proteínas a torto e a direito sub carregando o fígado e os rins , sem qualquer consulta de nutricionista ou medicina desportiva pelo meio , o que vem à rede é peixe !

Nem nas alegas provas sabem manter as reservas de glicogénio o mais possível de hora para hora , não tomando os hidratos corretos e a quantidade correta pois nunca avaliaram antes o vosso índice glicémico .

Muitos , carregam barras do pingo doce ás costa e depois queixam-se que é falta de proteína !

Ou menos tomassem de partida cerca de 60g hidratos no máximo por hora para mantimento de reservas de glicogénio , cerca de 2000 kcal num desportista avançado , para daí terem resposta muscular adequada .

Depois , nem sequer se preocupam em contabilizar as proteínas das refeições diárias tomadas ou enfarta brutos ou andam de dieta ... tomem certa a quantidade por gramas do peito de frango do campo juntando umas claras de ovo por quantidade suficiente 3 vezes ao dia é mais que suficiente para baterem record´s Olímpicos , mas não preocupam-se em ler e comparar os rótulos dos produtos artificiais e manducarem as gramas que lá vem , resultando num excesso de proteínas ou deficiência , pois muitos nem sabem que carnes vermelhas juntamente com derivados do leite somam proteínas para dar e vender .

Para mais , pode-se juntar a proteína vegetal do feijão ou soja juntamente com 1 litro diário de sumo de Beterraba , dava para irem participar no Tour de France .

Mas os tipos dos suplementos adoram-vos ... continuem a comer farinhas aditivadas e preocupem-se menos com a alimentação natural !
 

Carolina

Well-Known Member
a não ser que sejas uma criança, o excesso de proteína não faz qualquer mal nem aos rins, nem ao fígado.

eu peso tudo o que como e registo tudo no myfitnesspal. sei todas as gramas de proteína, gordura e hidratos que consumo, independentemente da fonte. até fiz um excel e partilhei com o pessoal para saberem as quantidades certas das coisas, já para não falar que já referi milhões de vezes que a whey é só para ajudar a atingir o intake diário.

ninguém aqui disse que a proteína é sinónimo de rendimento desportivo, mas ter uma alimentação à balda é claramente inimiga! daí eu ter fornecido o excel com o cálculo de tudo.

além disso também já se falou das quantidade de hidratos que se devem comer durante o treino, neste tópico, como é só sobre proteína, é normal não se ter falado sobre isso.
 

mariosimas

Well-Known Member
o user bike_evora tem uma atitude muito arrogante e paternalista o que não ajuda em nada na troca de ideias nem na convição com os argumentos dele

os outros users.

para além de não se exprimir de uma forma completamente clara, misturando muitas vezes argumentos.

contudo não deixa de ter razão em alguns pontos de vista que expôe.
 

cutkiller

Well-Known Member
Eu uso proteína à alguns anos e nunca tive qualquer problema.

Também não faço um uso excessivo...

Em dias de ginásio uso apenas uma medida no após treino... Posso usar mais uma medida em dias em que me sinto realmente estoirado (raro)..
Em dias de saídas de bike costumo beber antes e após treino (sempre 1 medida)..




Em relação ao resto..... Estou a terminar uma caixa de BCAA's, e tenho gostado... Se é para repetir.. Talvez :p
 

undernardo

Active Member
o user bike_evora tem uma atitude muito arrogante e paternalista o que não ajuda em nada na troca de ideias nem na convição com os argumentos dele

os outros users.

para além de não se exprimir de uma forma completamente clara, misturando muitas vezes argumentos.

contudo não deixa de ter razão em alguns pontos de vista que expôe.
É o que eu venho dizendo desde que iniciei a minha troca de... comentários com ele.

Nem falo no facto de ser extremamente penoso ler os testamentos dele pois ninguém tem culpa de escrever como fala. Mas a forma como ele generaliza as questões é de facto muito irritante e põe travão a qualquer discussão saudável. Para quê perder tempo com alguém que escreve assim e se acha dono da razão? Muita paciência tem a Carolina por ir respondendo calma e educadamente aos comentários dele. :p

Quem chega aqui e lê os comentários dele fica a pensar que nós fazemos treinos de 100 km todos os dias; que não nos alimentamos e só tomamos proteína; que andamos todos dopados.. desculpem... drogados; e que vamos todos os Domingos fazer provas de BTT com o intuito de ganhar lol Ele nem se dá ao trabalho de contextualizar o que é debatido aqui. Nem sabia que a Carolina já tinha disponibilizado a tal folha de Excel para ajudar alguns colegas; que quem toma whey não procura um aumento do rendimento desportivo, etc...

Acima de tudo não há bases que fundamentem as acusações dele. Quanto aos erros que o comum ciclista português comete, é legítimo. Acredito que hajam por aí Eddy Merckx's a treinar forte e feio para ganhar provas ao fim-de-semana e que tomem mil e uma m*rdas para atingir o resultado esperado. Mas duvido que seja aqui que eles andem...
 

Medroso#78

Active Member
Olá malta,

nem de prepoisito... de manhã, ao abrir o meu "feice", deparo-me com este estudo. Se me permitem deixo-o aqui: http://corredoresanonimos.pt/especialistas/a-proteina-antes-durante-e-depois-das-competicoes

Concordo com muito do que diz o nosso caro camarada bike_evora! Sou de acordo, e assim o faço, procuro não fazer com que o meu organismo fique preguiçoso (deixar de ir buscar aos alimentos naturais, o que precisa...) mas... também discordo em algo do que diz. É como em tudo na vida.... TUDO que é em excesso, MATA.

Mas vá lá, oh camarada bike_evora, não seja mauzão.... na minha humilde opinião, e bem lá no fundo, na sua opinião também, uma medida de whey (cerca de 30g) no fim de uma boa coça (coça, leia-se um bom treino/evento... daqueles que nos deixa as pernitas a latejar), não fará mal nenhum. ;)
 

Carolina

Well-Known Member
consumir proteína em excesso é complicado. eu tenho dias em que nem consigo chegar aos 1,8 g/kg e preparo as minhas refeições a pensar nisso, quanto mais alguém com uma alimentação normal, que só usa uma medida de whey de vez em quando.

a não ser que comam bifes a todas as refeições, diria que nem se devem preocupar com isso...
 
Realmente eu sou "arrogante" , pois claro as verdades FUNDAMENTADAS fazem doer a testas de ferro que usam a sabedoria "rasca" sem fundamento algum para iludir outros na toma e pratica de situações sejam quais forem ...

"Carolina" ... vejo que toma 1,8g/Kg , BOA ! ... é atleta de ciclismo ?

É , tanta gente que hoje estuda a situação e não o consigo enquadrar nesses termos de 1,8g/Kg , já fez análises recentes , qual o valor relativo ao funcionamento dos seus rins ?


Então cá vai para melhor entendedor meia palavra deve bastar :

1:

"""O reparo e crescimento muscular e a relativa contribuição no metabolismo energético são exemplos que confirmam a relevância do adequado consumo protéico para indivíduos envolvidos em treinamento físico diário14. As recomendações da ingestão diária de proteínas para atletas consistem em 1,2-1,7g/kg de peso corporal ou 12%-15% do consumo energético total1,13. Em recente estudo, Tarnopolsky14 concluiu que atletas de endurance (resistência) envolvidos em treinamento de moderada intensidade necessitam de uma ingestão protéica de 1,1g/kg/dia, enquanto atletas de endurance de elite podem requerer até 1,6g/kg/dia. Por outro lado, atletas de força podem necessitar de 1,6-1,7g de proteína por quilograma de peso corporal por dia15. """

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732007000600010


2:

"""Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício
e do Esporte6, a ingestão adequada de proteínas para atletas de força
seria de 1,6 a 1,7 gramas por quilo de peso corporal por dia."""

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/62568/2/133206_42M.pdf

3:

"""Os programas de educação nutricional para atletas, para além de
explicar os riscos e benefícios associados aos suplementos, devem enfatizar a
mensagem de que uma alimentação equilibrada minimiza, ou elimina, a
necessidade de suplementos nutricionais."""

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/62568/2/133206_42M.pdf


Lamento ser novamente arrogante e ter a mania de saber tudo ... mas não sou eu que estudo a situação aqui em causa e lá por se debater só aqui a "proteína" , não se pode falar dela isoladamente sem falar de lípidos e hidratos de carbono .

Bons treinos com a farinha ...
 

fjota

Member
Há infelizmente hoje em dia uma ''mania'' de ser ''desportista'', já não é como antigamente...''antes - andar de bicicleta * agora - treino'' ''antes - correr * agora - running'' antes ''comer sopa (não havia muito mais :) * agora - ...pois...''

E este tópico é bem esclarecedor disso.
Concordo com o ''bike evora'', e desde já agaredeço o tempo dedicado a este topico.
Comam sopa é para andar de bicicleta... se nunca foram ''corredores'' não é agora que o vão ser'' grande citação.
Eu não treino porque não compito :D
 

stilo

Member
copy paste copy paste copy paste copy paste copy paste copy pastecopy pastecopy pastecopy pastecopy pastecopy pastecopy pastecopy pastecopy pastecopy pastecopy paste

oh homem (bike_evora), coma lá a sua sopinha e deixe lá os drogados\ aditivados e candidatos a ciclistas
 
Eu sei , queria que fosse mais um a contribuir para a desgraça dos outros que um dia irão acabar em diálise , espero que um milagre os faça saltar este passo na vida .

Eles acreditam que os homens metem lá tudo no rótulo ... pois bem , só por conta desta erva andam muitos com uma parte do cérebro enganada :

"""1,3 dimethyamylamine ou DMAA é uma substância muito usada como droga recreativa na Europa e Nova Zelândia, e está presente como ingrediente em mais de 200 suplementos esportivos, como termogênicos e pré-treinos. DMAA é um estimulante criado em 1944 com a intenção de ser um descongestionante nasal, que mascara a percepção de esforço e inibe a sensação de cansaço fazendo com que a pessoa não identifique o limite natural do corpo. O DMAA é um estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento e como droga de abuso. Essa substância, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte .
DMAA: Efeitos Colaterais
◾palpitação
◾insônia
◾dependência
◾depressão
◾efeitos tóxicos no fígado
◾disfunções metabólicas
◾danos cardiovasculares
◾ataques de pânico
◾crises convulsivas

DMAA: Morte
 

grouk

Active Member
acho que o amigo bike_evora ou esta no forum errado ou é um attention whore

é que não há paciência, já sabemos que o amigo sabe usar o google e o ctrl V... já chega alguém que lhe diga que ninguém lhe está a ligar nenhuma


já agora, já alguém tomou my protein com sabor de cokies de amendoim, taaaaoooo bommmm
 

Bernalve

Well-Known Member
Sempre tive alguma desconfiança sobre estes suplementos quando jogava hóquei e não chegava a tomar porque não sentia que era necessário, mas não era porque "tinha drogas", porque obviamente em lojas de confiança e conhecidas não deve ter drogas. Desde que me dediquei mais à bicicleta depois de sair do hóquei, notei que ficava fisicamente em baixo depois de uma volta mais intensa e longa. Desde que tomo uma dose ou duas de Why protein às vezes depois de uma volta puxada sinto que o meu corpo recupera melhor e sinto-me melhor, e no dia a seguir não tenho as pernas tão cansadas. Durante as voltas bebo água com Maltodextrina, como uns snickers ou outro tipo de chocolate e uns geis quando sinto que é preciso. Não como barras energéticas, não gosto mesmo nada do sabor.

Eu não estou a dar a mínima importância aos argumentos do bike évora, porque acho-os demasiados tendenciosos e copy paste de sites tendenciosos.
 

undernardo

Active Member
popcorn2.gif
popcorn2.gif


Por favor continua...

Isto faz-me lembrar um tópico do Reddit em que um colega se voluntariou para quantificar a quantidade de proteína presente em diferentes marcas de whey. De certa forma, estou-me a sentir um pouco como ele. Vou ver se arranjo um tempinho no laboratório e depois podemos organizar um passatempo destes.
 
Espera , é que eles andam todos contentinhos com a MyProtein , então eu vou aqui espetar o "dono" dessa coisa com uns dizeres para ver se eles se enquadram :

"Marcos Sabino trabalha há mais de cinco anos na área, é fundador do site sobre desporto e nutrição Tá Fitness e SEO Manager da Myprotein, marca de suplementação desportiva sediada no Reino Unido.

Suplementos desportivos: o pressuposto

Um suplemento desportivo deve ser encarado como complemento a um plano alimentar. Essa é a regra número um da suplementação. Eles são ideais para preencher lacunas na dieta.

Se juntarmos as especificidades nutricionais de cada um de nós à comum falta de tempo para consumir refeições completas e nutricionalmente equilibradas, encontramos o lugar dos suplementos."

In : Março 5, 2015 | POR C.A. | lifestyle


O que se fala aqui é de proteína como milagre sem antes alguém dizer se tem um bom plano alimentar conjunto insuficiente ou se pretende apenas através da proteína querer esgravatar o alcatrão , pois se for para dar umas voltas de fim de semana , só dementes a procuram .

Não vi ninguém dizer ; como x -- y -- z e fiz análises ao sangue ( Eletroforese das Proteínas séricas ) , preciso de suplemento proteico .

Mas todos aqueles que dizem aqui tomar a proteína se não forem os vendedores ou comissionistas da marca , fazendo análises ao sangue metam aqui os valores da Creatina e Ureia , aposto que tem valores acima do normal : excesso de proteína !
 

Carolina

Well-Known Member
como poderás ver por este artigo cientifico http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17908291

1) Vast research supports the contention that individuals engaged in regular exercise training require more dietary protein than sedentary individuals. 2) Protein intakes of 1.4 - 2.0 g/kg/day for physically active individuals is not only safe, but may improve the training adaptations to exercise training. 3) When part of a balanced, nutrient-dense diet, protein intakes at this level are not detrimental to kidney function or bone metabolism in healthy, active persons.

eu não sou atleta de alta competição, mas faço treino de musculação 4 vezes por semana e ando de bicicleta 1 vez por semana. claramente não sou uma pessoa sedentária.

relativamente ao valor que referi de 1,8 g/kg, aconselho a leitura deste artigo, que está devidamente fundamentado com as referências a vários estudos cientificos: http://bayesianbodybuilding.com/the-myth-of-1glb-optimal-protein-intake-for-bodybuilders/

Based on the sound research, many review papers have concluded 0.82g/lb is the upper limit at which protein intake benefits body composition (Phillips & Van Loon, 2011). This recommendation often includes a double 95% confidence level, meaning they took the highest mean intake at which benefits were still observed and then added two standard deviations to that level to make absolutely sure all possible benefits from additional protein intake are utilized.

0,82 g/lb corresponde a 1,8 g/kg.

como estou numa fase de perda de peso, prefiro manter a proteína no máximo, de maneira a evitar perdas de músculo grandes, já para não falar de querer recuperar como deve ser.

quanto à questão do excesso de proteína, continuo à espera que me indiques estudos científicos credíveis que comprovem os seus malefícios.

quanto à questão da qualidade da myprotein, como poderás verificar no site deles, têm vários certificados de qualidade, entre eles o ISO9001, GMP e HACCP. as vistorias e testes aos produtos são feitos por um laboratório britânico reconhecido mundialmente, laboratório esse que já esteve na lista de laboratórios creditados pela WADA para analisar amostras de atletas.

não vou discutir mais este assunto contigo. mais parece que estou a falar para uma parede.
 
Está um tópico interessante está. De um lado um 'anti-suplementação'. Do outro 'malta-que-parece-que-percebe-disto-e-faz-contas-ao-que-come-durante-o-dia'. No meio malta com 2 dedos de testa.
 
Top