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Projecto Raleigh SS a baixo custo

Valezim

Member
Aproveitando a oportunidade de possuir um quadro Vintage da Raleigh, em muito bom estado, lembrei-me de me meter na pequena aventura de a transformar numa Single Speed para ir ao pão ou para o puto se divertir com uma coisa diferente e apelativa.

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Assim, a máquina em questão parece ser feita em chumbo, mais parece uma peça de halterofilismo, pré equipada com descanso, reflectores à frente, atrás e em ambas as rodinhas.

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Por falar em rodinhas, descobri que estas têm um tamanho peculiar, correspondente a um 600, o que invalida a montagem de pneus de reserva da garagem.

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Mas descobri que as rodas Rigida zac 2000, bem velhinhas que ali tenho guardadas, servem quase perfeitamente, só tendo que ajustar os travões.
Descobri também que os cranks são demasiados curtos e a respectiva pedaleira é enorme, o que vai aumentar o meu orçamento.

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Vou tentar gastar o menos possível e mostrar aqui o resultado final, mencionando as respectivas alterações.
 

Man_In_Blue

New Member
Força com o projecto!
Ficarei atento ao que fores relatando, sou fã destes projectos em que voltamos ás origens e transformamos uma bike pro que realmente importa: dar umas voltas :)

Já agora diz o peso dessa bike, já que dizes que é de chumbo fiquei com curiosidade em saber
 

Valezim

Member
Pelo que vejo e pelo que tenho na garagem, só vou precisar comprar um pedadeiro simples, um kit single speed para trás, manípulos de travão e respectivos cabos, bichas e punhos para o guiador.
Coisa para 60 Euros, no máximo.
Tenho em stock um guiador BBB em carbono de BTT, rodas Rigida Zac 2000 26', pneus Vredestein 26 1.25, uma corrente suplente das outras binas, o que já é um grande avanço.
Vou ter que deixar para depois, o selim e os pedais. Quero pô-la a andar e depois com o tempo mudar esses componentes.
Quanto ao peso inicial, não posso confirmar, pois algumas coisas já foram para o lixo, mas não andaria abaixo da arroba!
 
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Valezim

Member
Arroba é mais ou menos 15 Kgs, no entanto fui investigar e descobri que são exactamente 14,688 kg.

A máquina está quase toda desmontada e uma carrada de coisas já foram para o eco-ponto.
 

duchene

Well-Known Member
Sinceramente, opinião de 2 cêntimos, mexer de tal forma nesse conjunto é destruir uma interessante peça de um dos históricos fabricantes de duas rodas e como tal, roçará quase o sacrilégio. E normalmente os projectos de ir ao pão, significam longas temporadas encostados na garagem, assim que passa a piada inicial.

Pena que assim tenha de ser...
 

rotiv1959

New Member
O que vais fazer " nem é carne nem é peixe"!! ou melhor, é estragar a bicicleta. Eu apostava na sua recuperação ou então vendia-a a quem "respeitosamente" a quisesse restaurar com peças originais. Dá trabalho, mas é bonito ver o resultado final.
 

Valezim

Member
Compreendo, mas esta seria um caso muito, mas muito dificil. As rodas têm um tamanho peculiar (600) estão em muito mau estado.
Procurei pneus para isto e foi o caos.
O pedaleiro tem uns cranks pequeninos e o quadro é mini.
A ideia é aproveitar o que puder e fazer uma single speed para o puto.
Já em tempos recuperei uma Peugeot num quadro Reynolds e a experiência foi gratificante.
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rotiv1959

New Member
Entendo.
Não leves a mal, o nome que atribuiste ao tópico é que não é o mais correcto porque pensa-se que vais recuperar a bicicleta e pelo que se vê o que vais fazer é colocá-la a rolar.
Muda o nome, por exemplo" ... quadro antigo com peças recentes e ..... a rolar"
 

Man_In_Blue

New Member
Peço desculpa pela confusao dos pesos, realmente achei exagerado o peso, 15kg torna-se mais acessivel.
Realmente se fosses fiel á bike ficavas aí com uma bela maquina clássica... Mas ela é tua e como já disse antes sou adepto dessas personalizações :)
 

Valezim

Member
Depois de algum trabalho e pouca despesa, aqui mostro o resultado final daquilo que me ocupou durante algumas horas.
Sei que para uns, aquilo que fiz foi um assassinato de uma bicicleta clássica, para mim foi o pôr a andar e tornar útil algo que não funcionava, ao mesmo tempo que me dava algum gozo trabalhar e que de momento me dá imenso prazer pedalar.


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A máquina ainda não foi pesada, mas perdeu imenso peso e apesar do tamanho do quadro ser bastante pequeno, é muito confortável.
 
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rotiv1959

New Member
Depois de muito pensar .................................. não sei que dizer!!!!
Desculpa dizer isto mas a unica coisa que parece que ficou bem foi .............a utilidade!! se calhar é o mais importante!!
O aspecto fica assim como um hibrido, quer dizer entre uma bicicleta de montanha e uns resquicios de uma bicicleta de estrada.
Foi pena, esperava uma coisa melhor.
No final o que conta é que te sintas bem com ela e que lhe dês utilidade,
 
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RJLA

New Member
Bem, deixa-me dizer-te se um dos camaradas do forum amigosdaspasteleiras descobre o que fizeste com esta bicicleta começa a espumar pela boca!! Na minha humilde opinião acho que devias ter recuperado a bicicleta tentado mantê-la o mais fiel ao original. Há pessoal no dito fórum que daria um dedo para pôr as mãos nessa bicicleta e recuperá-la convenientemente. Se o objectivo era teres uma bicicleta para ir ao pão seria mais sensato comprares uma no Jumbo ou no Continente pelo valor que gastaste a estragar esta!

Desculpa, mas é a minha opinião!
 

Valezim

Member
Sinceridade acima de tudo.
Com uma pontinha de arrependimento, mas atendendo à enorme dificuldade de encontrar pneus para as rodas originais, levou-me a fazer a coisa desta maneira.
Tenho mais 3 bicicletas cá em casa e esta foi a forma que arranjei de utilizar o material em excesso. Enfim... deu no que deu!
 

Dr Who

New Member
Não acho que o amigo Valezim tenha cometido um crime assim tão grande. Afinal, para quê restaurar a bicicleta se ela depois não ia ter utilidade? Também sou fã dos restauros com componentes originais, mas se o objectivo é dar uso à bicicleta, acho que fica melhor assim como está.
Abraço
 
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