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Primeira bike de estrada

narogy

Member
Boa tarde

Há uns tempos decidi avançar para a compra da minha primeira bike de estrada, já estive vai não vai para comprar uma Triban 520 mas decidi esperar e comprar uma coisinha melhor, entretanto tenho andado a “angariar” fundos e a fazer pesquisa.
O meu orçamento é de €1600.
Tenho muitas opções e por isso gostava de ouvir a vossa opinião. E se souberem de mais alguma dentro do orçamento estão à vontade para sugerir.

De todas, a BH, Lapierre e a Trek S 5 foram as únicas em que perguntei pelo valor mínimo que as podiam vender, as restantes são preços consultados online.
E sim, vai aqui uma grande salganhada... modelos em alumínio e em carbono... A escolha inicial era o alumínio mas com o tempo fui descobrindo alguns modelos em carbono.


Scott Speedster 10 2016 - €1500

Cannondale CAAD12 105 - €1500

BMC teammachine ALR01 105 - €1657

Trek Émonda ALR 5 2016 - €1570

Trek Émonda S 4 2016 - €1600

Trek Émonda S 5 2016 - €1899...€1650

BH Quartz 2016 - €1899…faz-me €1600 (c/pedais)

Specialized Allez DSW SL Comp - €1525

Lapierre Sensium 500 CP / TP - €1600
 

narogy

Member
Tive a oportunidade de testar uma BH Quartz há um mês e fiquei rendido! Boa Máquina!
Corro o risco de ser chato, mas em todos os tópicos deste tipo eu aconselho a Look 765...
http://www.lookcycle.com/en/int/route/velos/765-bike.html
Há também em Preto/amarelo fluor que, na minha opinião é bem mais bonita.

Abraço

Obrigado pelo feedback sobre a BH.
Esse modelo da Look está dentro do meu orçamento? Já andei à procura mas não encontrei preço em Portugal.
 

narogy

Member
Quanto à Look está fora de questão, 1900€ é o mínimo, já é muito.

Quanto às opções do otnemeM, pus de fora a compra online. Mas obrigado pelas sugestões, desconhecia a Rose.

É bonita a sacana da Lapierre ahah
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Se fores para o aluminio, a Caad é a opção certa. Neste momento e falando de quadros em alumínio, não tens melhor e tens base para futuras evoluções. No entanto será sempre uma questão de gosto pessoal.
 

narogy

Member
No início da pesquisa quando a escolha estava limitada ao alumínio a CAAD era sem dúvida a minha opção, mas depois depois fui encontrando uns modelos em carbono e instalaram-se as dúvidas.
 

iMiguel

Active Member
Se uma pessoa for meter as opções todas em cima da mesa, tens que meter também o aço e o titânio :p

De todas essas que estão listadas, eu ia pra Cannondale ou Trek.
 

GMQ

Well-Known Member
narogy, sem ser expert na matéria, outros com maior conhecimento confirmaram ou não o que te vou dizer. Existe aluminio e aluminio. Assim como existe carbono e carbono. A cannondale com o modelo caad tem vindo a desenvolver o aluminio há décadas. Pode parecer um contra-senso mas mais vale um bom aluminio a um mau carbono.
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
narogy, sem ser expert na matéria, outros com maior conhecimento confirmaram ou não o que te vou dizer. Existe aluminio e aluminio. Assim como existe carbono e carbono. A cannondale com o modelo caad tem vindo a desenvolver o aluminio há décadas. Pode parecer um contra-senso mas mais vale um bom aluminio a um mau carbono.

Concordo inteiramente.
 

Filipe M

Well-Known Member
Eu iria sem dúvida para a Caad!! O melhor quadro alloy do mercado e superior a muitos,senão á maioria de carbono.
 

MigC77

Well-Known Member
Narogy, tens aí uma miscelânea de marcas e modelos jeitosa!

Começando pelo material do quadro… e para não repetir algumas das coisas que já foram ditas e com as quais concordo… lanço-te algumas questões que vou colocar de forma simplista mas que te podem trazer alguma clarividência. Tens bicicletas de alumínio com preços que vão dos 500€ (e até menos) até aos 1600€ (e mais caras), mesmo havendo algumas diferenças em termos de especificações, achas que estamos a falar de quadros equivalentes apesar de todos serem feitos em alumínio? E em relação às bicicletas com quadros de carbono, achas que o quadro duma que custa 1500€ está sequer próximo do quadro duma que custa 3000€, 5000€, 8000€ ou mais? E finalmente achas que entre certas opções da tua lista haverá muita diferença dos modelos em alumínio para os modelos de carbono?

Em relação às duas primeiras questões… eu pelo menos não tenho dúvidas que em muitos casos existem diferenças abismais! Quanto à terceira questão eu diria que dependendo dos casos é capaz de não haver assim tanta diferença… mas como já disse dependerá dos casos e aí só tiras as dúvidas experimentando e vendo que sensações e comportamento é a bicicleta tem… E atenção até podes chegar à conclusão que preferes um modelo de determinado material porque tem determinadas características em termos de comportamento que te agradam mais… por exemplo ser mais rígida e reactiva vs ser mais confortável e menos reactiva. Nessa escolha já entram outras variáveis como a tua forma física, os teus objectivos, etc…

Falando agora especificamente da lista que colocas… Eu descartava a Scott à cabeça, pela qualidade de construção (neste caso falta dela) e pelos requisitos pós-venda (pelo menos em Portugal) que aplicam para manter a garantia válida. A gama de alumínio da BMC não conheço, assim como não posso dar nenhum feedback em relação a Lapierre e BH. Relativamente à Cannondale, Specialized e Trek posso dizer algumas coisas…

Para começar os modelos que consideras destas 3 marcas derivam das respectivas bicicletas de competição usadas ao mais alto nível e com provas dadas há já muitos anos… Antes que me critiquem pelo que acabei de proferir… deixem-me esclarecer que com esse argumento quero apenas apontar que a Allez, a CAAD e a Emonda (apesar do nome ser recente, não esquecer que é a “herdeira” da Madone) beneficiaram em grande parte de todo o esforço de I+D que estas marca tiveram para evoluir os seus modelos de topo. E atenção que apesar da Cannondale ser a marca que se quer conotar no mercado como sendo o construtor que melhor trabalha o alumínio e que mais investiu na evolução deste material, a Specialized e a Trek também não deixam os seus créditos por mãos alheias no que toca ao alumínio.

Tendo em conta aquilo que conheço limitaria a lista às seguintes opções: CAAD 12, Allez, Emonda ALR 5 e Emonda S5. Mas atenção que se estivesse no teu lugar, não descartava as restantes opções sem pelo menos tentar experimentar! Sobretudo uma vez que vais comprar a tua primeira fininha é quase obrigatório que experimentes antes de comprar. Eu aqui atrás tinha uma BMC na lista de opções e descartei porque não houve forma de experimentar…

Se a tua escolha recair sobre a CAAD, a Allez ou a Emonda, acho que acima de tudo deves escolher aquela que melhor se adapta às tuas condições físicas e objectivos. A CAAD e a Allez tem geometrias mais agressivas que a Emonda, sobretudo tendo em conta que os modelos da Trek que consideras tem uma geometria H2 Fit que está a meio caminho entre a geometria racing e a de endurance. Apurando um bocadinho mais o que acabei de afirmar… diria que CAAD é uma bicicleta mais “exigente” fisicamente que a Allez… Vejo a CAAD como uma bicicleta para alguém que gosta de imprimir um andamento forte e quer uma bicicleta bastante reactiva. Como diria o meu amigo Albertosemcotador, se tiveres perninhas para ela ninguém te agarra… venham eles no avião que vierem ;)

Agora o maior busílis que deves ter é no caso de quereres ir para uma Trek… Emonda ALR5 ou Emonda S5… Eu da Trek há uns meses atrás experimentei uma ALR5 e uma Emonda SL6… Gostei muito de ambas tendo obviamente em conta do que estamos a falar em cada um dos casos… Agora a gama S da Emonda não experimentei e certamente não é o mesmo que uma SL. Acho que neste caso só mesmo experimentando, são bicicletas “virtualmente” iguais diferindo apenas o material de quadro… isso obviamente terá influencia na experiência que a bike proporciona. Acho difícil dizer sem experimentar que uma será melhor que a outra… mesmo porque creio que se se fizesse uma prova tipo “Pepsi Challenge” estou convencido que as opiniões se dividiam.

Por último, vou colocar-te a questão mais importante… sabes que tamanho de quadro se adequa a ti? Precisas de ajuda?
 

GMQ

Well-Known Member
Concordo em absoluto. Apesar de ter-me restringido à Cannondale, a Spec e a Trek são hipoteses a ter em atenção ambas à semelhança da primeira têm um historial de virem a desenvolver construções em aluminio.. Da spec em particular sempre ouvi falar muito bem dos quadros em aluminio tanto em estrada como no BTT.
 

narogy

Member
narogy, sem ser expert na matéria, outros com maior conhecimento confirmaram ou não o que te vou dizer. Existe aluminio e aluminio. Assim como existe carbono e carbono. A cannondale com o modelo caad tem vindo a desenvolver o aluminio há décadas. Pode parecer um contra-senso mas mais vale um bom aluminio a um mau carbono.

Desde já muito obrigado a todos pelas opiniões.

Também tive esse pensamento presente, optar pelo que melhor se faz em alumínio ou por um "entry level" de carbono?

Acho que já li tudo o que há sobre a CAAD :D mas vou ler novamente esse artigo


Narogy, tens aí uma miscelânea de marcas e modelos jeitosa!

Começando pelo material do quadro… e para não repetir algumas das coisas que já foram ditas e com as quais concordo… lanço-te algumas questões que vou colocar de forma simplista mas que te podem trazer alguma clarividência. Tens bicicletas de alumínio com preços que vão dos 500€ (e até menos) até aos 1600€ (e mais caras), mesmo havendo algumas diferenças em termos de especificações, achas que estamos a falar de quadros equivalentes apesar de todos serem feitos em alumínio? E em relação às bicicletas com quadros de carbono, achas que o quadro duma que custa 1500€ está sequer próximo do quadro duma que custa 3000€, 5000€, 8000€ ou mais? E finalmente achas que entre certas opções da tua lista haverá muita diferença dos modelos em alumínio para os modelos de carbono?

Em relação às duas primeiras questões… eu pelo menos não tenho dúvidas que em muitos casos existem diferenças abismais! Quanto à terceira questão eu diria que dependendo dos casos é capaz de não haver assim tanta diferença… mas como já disse dependerá dos casos e aí só tiras as dúvidas experimentando e vendo que sensações e comportamento é a bicicleta tem… E atenção até podes chegar à conclusão que preferes um modelo de determinado material porque tem determinadas características em termos de comportamento que te agradam mais… por exemplo ser mais rígida e reactiva vs ser mais confortável e menos reactiva. Nessa escolha já entram outras variáveis como a tua forma física, os teus objectivos, etc…

Falando agora especificamente da lista que colocas… Eu descartava a Scott à cabeça, pela qualidade de construção (neste caso falta dela) e pelos requisitos pós-venda (pelo menos em Portugal) que aplicam para manter a garantia válida. A gama de alumínio da BMC não conheço, assim como não posso dar nenhum feedback em relação a Lapierre e BH. Relativamente à Cannondale, Specialized e Trek posso dizer algumas coisas…

Para começar os modelos que consideras destas 3 marcas derivam das respectivas bicicletas de competição usadas ao mais alto nível e com provas dadas há já muitos anos… Antes que me critiquem pelo que acabei de proferir… deixem-me esclarecer que com esse argumento quero apenas apontar que a Allez, a CAAD e a Emonda (apesar do nome ser recente, não esquecer que é a “herdeira” da Madone) beneficiaram em grande parte de todo o esforço de I+D que estas marca tiveram para evoluir os seus modelos de topo. E atenção que apesar da Cannondale ser a marca que se quer conotar no mercado como sendo o construtor que melhor trabalha o alumínio e que mais investiu na evolução deste material, a Specialized e a Trek também não deixam os seus créditos por mãos alheias no que toca ao alumínio.

Tendo em conta aquilo que conheço limitaria a lista às seguintes opções: CAAD 12, Allez, Emonda ALR 5 e Emonda S5. Mas atenção que se estivesse no teu lugar, não descartava as restantes opções sem pelo menos tentar experimentar! Sobretudo uma vez que vais comprar a tua primeira fininha é quase obrigatório que experimentes antes de comprar. Eu aqui atrás tinha uma BMC na lista de opções e descartei porque não houve forma de experimentar…

Se a tua escolha recair sobre a CAAD, a Allez ou a Emonda, acho que acima de tudo deves escolher aquela que melhor se adapta às tuas condições físicas e objectivos. A CAAD e a Allez tem geometrias mais agressivas que a Emonda, sobretudo tendo em conta que os modelos da Trek que consideras tem uma geometria H2 Fit que está a meio caminho entre a geometria racing e a de endurance. Apurando um bocadinho mais o que acabei de afirmar… diria que CAAD é uma bicicleta mais “exigente” fisicamente que a Allez… Vejo a CAAD como uma bicicleta para alguém que gosta de imprimir um andamento forte e quer uma bicicleta bastante reactiva. Como diria o meu amigo Albertosemcotador, se tiveres perninhas para ela ninguém te agarra… venham eles no avião que vierem ;)

Agora o maior busílis que deves ter é no caso de quereres ir para uma Trek… Emonda ALR5 ou Emonda S5… Eu da Trek há uns meses atrás experimentei uma ALR5 e uma Emonda SL6… Gostei muito de ambas tendo obviamente em conta do que estamos a falar em cada um dos casos… Agora a gama S da Emonda não experimentei e certamente não é o mesmo que uma SL. Acho que neste caso só mesmo experimentando, são bicicletas “virtualmente” iguais diferindo apenas o material de quadro… isso obviamente terá influencia na experiência que a bike proporciona. Acho difícil dizer sem experimentar que uma será melhor que a outra… mesmo porque creio que se se fizesse uma prova tipo “Pepsi Challenge” estou convencido que as opiniões se dividiam.

Por último, vou colocar-te a questão mais importante… sabes que tamanho de quadro se adequa a ti? Precisas de ajuda?

Quanto às questões que colocaste no 1º parágrafo, respondo-te com as tuas respostas :D

Era porreiro que conseguisse experimentar o máximo de modelos possíveis, pelo menos esses 3 de alumínio, mas deve ser difícil, digo eu.

Quando descobri que a CAAD tinha uma geometria mais para o racing/agressiva fiquei com o pé atrás, será que me adaptaria a esse tipo de geometria?
Andamento forte, não é o meu forte :D e perninhas para já não são muitas, daí o andamento levezinho :D

O tamanho do quadro é outro dos campos que vou precisar de ajuda, não faço ideia qual se adequa a mim. Aliás, ajudaria-me também a analisar a bicicleta que me emprestaram, se estará apropriada a mim ou não. Sei que quanto à posição dos braços não está, pois fico com eles esticados.
 

bogas

Well-Known Member
Escolhas são sempre complicadas, diria que te decidas pelos teus gostos pessoais, a bicicleta que te enche os olhos pois é o que te vai dar motivação para evoluir a ti e á bicicleta.
Quando foi o meu caso em que pedi ajuda para escolher houve muitos "expert" do assunto que criticaram a minha escolha, mesmo em relação ao tamanho da bicicleta. O que te digo é compra o que gostas e depois é pedalar...
Hoje estou satisfeito com a minha escolha, não tive de andar a trocar avanços nem nada do género para me sentir bem na bicicleta.
E depois de ver o documentário da bikeradar a dizer que a melhor bicicleta low cost de 2015 é a Specialized allez, não podia estar mais satisfeito.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Escolhas são sempre complicadas, diria que te decidas pelos teus gostos pessoais, a bicicleta que te enche os olhos pois é o que te vai dar motivação para evoluir a ti e á bicicleta.
Quando foi o meu caso em que pedi ajuda para escolher houve muitos "expert" do assunto que criticaram a minha escolha, mesmo em relação ao tamanho da bicicleta. O que te digo é compra o que gostas e depois é pedalar...
Hoje estou satisfeito com a minha escolha, não tive de andar a trocar avanços nem nada do género para me sentir bem na bicicleta.
E depois de ver o documentário da bikeradar a dizer que a melhor bicicleta low cost de 2015 é a Specialized allez, não podia estar mais satisfeito.

Quem fala Assim nao e gago!!!!

Grande abraco...
 
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