Narogy, tens aí uma miscelânea de marcas e modelos jeitosa!
Começando pelo material do quadro… e para não repetir algumas das coisas que já foram ditas e com as quais concordo… lanço-te algumas questões que vou colocar de forma simplista mas que te podem trazer alguma clarividência. Tens bicicletas de alumínio com preços que vão dos 500€ (e até menos) até aos 1600€ (e mais caras), mesmo havendo algumas diferenças em termos de especificações, achas que estamos a falar de quadros equivalentes apesar de todos serem feitos em alumínio? E em relação às bicicletas com quadros de carbono, achas que o quadro duma que custa 1500€ está sequer próximo do quadro duma que custa 3000€, 5000€, 8000€ ou mais? E finalmente achas que entre certas opções da tua lista haverá muita diferença dos modelos em alumínio para os modelos de carbono?
Em relação às duas primeiras questões… eu pelo menos não tenho dúvidas que em muitos casos existem diferenças abismais! Quanto à terceira questão eu diria que dependendo dos casos é capaz de não haver assim tanta diferença… mas como já disse dependerá dos casos e aí só tiras as dúvidas experimentando e vendo que sensações e comportamento é a bicicleta tem… E atenção até podes chegar à conclusão que preferes um modelo de determinado material porque tem determinadas características em termos de comportamento que te agradam mais… por exemplo ser mais rígida e reactiva vs ser mais confortável e menos reactiva. Nessa escolha já entram outras variáveis como a tua forma física, os teus objectivos, etc…
Falando agora especificamente da lista que colocas… Eu descartava a Scott à cabeça, pela qualidade de construção (neste caso falta dela) e pelos requisitos pós-venda (pelo menos em Portugal) que aplicam para manter a garantia válida. A gama de alumínio da BMC não conheço, assim como não posso dar nenhum feedback em relação a Lapierre e BH. Relativamente à Cannondale, Specialized e Trek posso dizer algumas coisas…
Para começar os modelos que consideras destas 3 marcas derivam das respectivas bicicletas de competição usadas ao mais alto nível e com provas dadas há já muitos anos… Antes que me critiquem pelo que acabei de proferir… deixem-me esclarecer que com esse argumento quero apenas apontar que a Allez, a CAAD e a Emonda (apesar do nome ser recente, não esquecer que é a “herdeira” da Madone) beneficiaram em grande parte de todo o esforço de I+D que estas marca tiveram para evoluir os seus modelos de topo. E atenção que apesar da Cannondale ser a marca que se quer conotar no mercado como sendo o construtor que melhor trabalha o alumínio e que mais investiu na evolução deste material, a Specialized e a Trek também não deixam os seus créditos por mãos alheias no que toca ao alumínio.
Tendo em conta aquilo que conheço limitaria a lista às seguintes opções: CAAD 12, Allez, Emonda ALR 5 e Emonda S5. Mas atenção que se estivesse no teu lugar, não descartava as restantes opções sem pelo menos tentar experimentar! Sobretudo uma vez que vais comprar a tua primeira fininha é quase obrigatório que experimentes antes de comprar. Eu aqui atrás tinha uma BMC na lista de opções e descartei porque não houve forma de experimentar…
Se a tua escolha recair sobre a CAAD, a Allez ou a Emonda, acho que acima de tudo deves escolher aquela que melhor se adapta às tuas condições físicas e objectivos. A CAAD e a Allez tem geometrias mais agressivas que a Emonda, sobretudo tendo em conta que os modelos da Trek que consideras tem uma geometria H2 Fit que está a meio caminho entre a geometria racing e a de endurance. Apurando um bocadinho mais o que acabei de afirmar… diria que CAAD é uma bicicleta mais “exigente” fisicamente que a Allez… Vejo a CAAD como uma bicicleta para alguém que gosta de imprimir um andamento forte e quer uma bicicleta bastante reactiva. Como diria o meu amigo Albertosemcotador, se tiveres perninhas para ela ninguém te agarra… venham eles no avião que vierem
Agora o maior busílis que deves ter é no caso de quereres ir para uma Trek… Emonda ALR5 ou Emonda S5… Eu da Trek há uns meses atrás experimentei uma ALR5 e uma Emonda SL6… Gostei muito de ambas tendo obviamente em conta do que estamos a falar em cada um dos casos… Agora a gama S da Emonda não experimentei e certamente não é o mesmo que uma SL. Acho que neste caso só mesmo experimentando, são bicicletas “virtualmente” iguais diferindo apenas o material de quadro… isso obviamente terá influencia na experiência que a bike proporciona. Acho difícil dizer sem experimentar que uma será melhor que a outra… mesmo porque creio que se se fizesse uma prova tipo “Pepsi Challenge” estou convencido que as opiniões se dividiam.
Por último, vou colocar-te a questão mais importante… sabes que tamanho de quadro se adequa a ti? Precisas de ajuda?