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Pressão de pneus

Mangelovsky

New Member
Supostamente, existe atrito entre o pneu e a câmara de ar, algo que não existe nos tubeless nem nos tubulares. Se isso se nota ao pedalar, duvido muito:p

Na minha opinião, quando muito, isso traduzir-se-ia numa vantagem para os sistemas com câmara de ar. Para além dos pontos de contacto dos pneus com o aro, comuns com os sistemas tubeless, ainda têm a câmara em contacto simultaneo com o fundo do aro e pneu... Claro que pensar nisto a este ponto é levar os preciosismos ao extremo :)
 

felizardo

New Member
sou de alverca e passo frequentemente em vfx. com 8bar é horrível. com 6bar é muito bom. já passei com menos mas ando "aos saltinhos" na bike.

Como eu te compreendo... já estava na altura de colocarem uma camada de asfalto por cima daquela pedra.

Tipicamente ponho 8 bar, um pouco menos se souber de antemão que vou passar por Vila Franca de Xira ;)

Edit: tb ando na casa dos 83 actualmente
 

Jose Julio

New Member
Calma.........

1º Pneus tubeless julgo só existirem ainda Hutchinson fusion, que sao os que uso, com rodas Bontrager race x lite.

2º Sim ja converti em tubeless varias rodas de estrada, mavic, fulcrum, fsa, bontrager todas com sucesso.

3º Ainda nao tentei transformar um pneu normal em Ust, e nao aconselho o teste, mas quem quizer tentar.................

4º teste rapido e facil:
Coloquem entre a camara e o pneu umas daquelas fitas de aro anti-furo e depois vao dar uma voltinha, e vejam se nao sentem a bicicleta mais "pastelona".

5º Teste cientifico: colocar a bicicleta num rolo de treino com potencia, pedalar a 40 km/h e depois verificar a potencia, fazer isto com varios pneus e depois ver quais os que consomem menos watts.

6º Os melhores do mercado sao os Bontrager race lite ou para quem tiver €€ os veloflex record, ou ainda os velhinhos corsa CX, e claro por uma questão de aerodinamica em 23", depois explico;)

7º Podem com este teste comprovar a diferença entre uma camara de latex e uma de borracha normal, sendo que o latex é bastante mais rapido, pois cria menos atrito interno no pneu.
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
As câmaras de latex, segundo oiço dizer, são fenomenais, dão um comportamento à bike excelente. Só não as uso porque tem tendência a derreter nas travagens fortes e rebentam, e uma câmara na roda da frente a rebentar quando vamos a 70 à hora não deve ser muito engraçado.
 

Jose Julio

New Member
As câmaras de latex, segundo oiço dizer, são fenomenais, dão um comportamento à bike excelente. Só não as uso porque tem tendência a derreter nas travagens fortes e rebentam, e uma câmara na roda da frente a rebentar quando vamos a 70 à hora não deve ser muito engraçado.

Derreter nas travagens:confused: As camaras sao para a tua bike nao sao para o carro:D

Uso latex e isso nao acontece, alias os corsa CX bouyax tens latex por dentro e nao rebentam com travagens.
 

Burning Dogma

New Member
Derreter, é como quem diz, o latex é mais susceptível a falhar com o calor, daí os rebentamentos. Isso é um facto mais que comprovado, agora também não quer dizer que à mínima coisa a câmara rebente logo.
 

duchene

Well-Known Member
Eu , para os meus 98kg, uso 8 bar.

Não posso usar a regra do bar por cada 10kg, visto que excedia a pressão máxima do pneu :D, mas não tenho queixas, nem faz muita barriga.

Rola bastante solta, e a trepidação nas zonas mais degradadas/paralelo, é aceitável.
 

Figueiredo

Active Member
Os meus pneus aconselham a encher de 7 a 7.7 Bar, cada vez que vou andar na vespera coloco 7.4 nos dois e sinto a Bike bastante confortável.
Nota : Peso 74Kg
 

Figueiredo

Active Member
Um conselho:

Quem tenha dificuldade em encher os pneus com a presssão exacta existem uns Kits de bocais de enchimento á venda na decathlon por 4,15€, que permitem transformar as valvulas Presta em Schrader iguais ás de BTT, depois é só passar numa bomba de gasolina qualquer e colocar a pressão excata antes de andar.:rolleyes:
 

felizardo

New Member
Um conselho:

Quem tenha dificuldade em encher os pneus com a presssão exacta existem uns Kits de bocais de enchimento á venda na decathlon por 4,15€, que permitem transformar as valvulas Presta em Schrader iguais ás de BTT, depois é só passar numa bomba de gasolina qualquer e colocar a pressão excata antes de andar.:rolleyes:

Uma bomba qualquer é como quem diz...

[Desabafo]
Na minha zona cerca de metade dos postos de abastecimento têm os sistemas de ar comprimido a funcionar mal, seja porque a borracha que sela o contacto com a válvula Schrader já ter visto melhores dias, por haver fugas devido a braçadeiras mal apertadas ou ainda porque o sistema de ar comprimido está regulado para uma pressão inferior à desejada.
O problema é que, como continuam a dar para encher um pneu de carro a 2.3 bar, ninguém se preocupa em arranjar aquilo.
[/Desabafo]

Mas não estou a dizer que é um mau conselho, longe disso. Eu ando sempre com pelo menos um adaptador, mas na bolsa da bike porque não gosto de os ver agarrados à válvula quando estou a pedalar. Só queria referir que às vezes não se pode contar com o posto de abastecimento para encher os pneus com a pressão correcta.

Nada com ter uma bomba de pé com manómetro, no sítio onde se guarda a bicicleta, para poder fazer eventuais ajustes na pressão antes de cada volta.
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
Eu também não ando com o adaptador agarrado á valvula, apenas coloco na altura de encher.

Se calhar tens razão relativamente ás bombas, mas como descobri uma que está sempre em condições perto de casa, não costumo ter esse problema
 

duchene

Well-Known Member
O adaptador

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Custa uns meros 30 cêntimos no el-corte inglés. Já vi lojas a venderem a 1 e 1.50 euro cada!

Quanto ao problema das bombas, nada e acredito que mesmo nada, justifica não se ter uma bomba de pé (na verdade é de braços e os pés só evitam que caia!) a fazer companhia a uma estradista. São 15 euros que se gasta uma vez e podemos colocar a pressão que queremos, quando queremos sempre na comodidade de casa.

No meu caso comprei uma que custou 8 euros no Lidl numa das recentes enchentes de produtos de ciclismo.

Para comparação 15 euros custa uma tampinha de avanço toda bling bling de uma marca CNC da moda e a utilidade é infinitamente inferior. :D
 

Figueiredo

Active Member
Estamos sempre a aprender, julgo que é para isto mesmo que o forum serve, acabei de saber que fui "Roubado" no valor dos adaptadores , apesar de ser um Kit eu apenas necessitava do da bicicleta ...:mad:
 

duchene

Well-Known Member
Antes ser roubado do que roubar! :eek:

Já lá vi alguns desses kits abertos, e adivinha lá o que faltava.... :mad:

Não te preocupes que mais cedo ou mais tarde aparece um colchão de ar, ou uma bola de praia para encher com os outros adaptadores.
 

Cancellara

New Member
Na Bike Team custam 25 cêntimos cada :D
Comprei logo 4, just in case...

Também sou daqueles que atesta os pneus sempre nos postos de abastecimento
 

Peanuts

New Member
Eu uso sempre 8 a 8,5 que é o recomendado nos pneus!! Para meter a pressao correcta tenho uma bomba da Decatlhon que faz bem a parte dela!!:)(Antes tive uma do lidl mas não se aguentou....)
 

pratoni

Well-Known Member
Eu com uns pneus specialized fatboy na minha estradista (roda 26) ao início usava 100 psi, mas era como andar em cima de pedra. Qualquer relevo ou buraquinho na estrada, sentia tudo...

Fui descendo a pressão aos poucos e nas ultima voltinha usei 85 psi e noto uma diferença enorme no conforto pela positiva. :)
 

Josant

New Member
Conforto notas, mas garanto-te que perdes no rendimento.

Mas claro está que aqui depende da utilização de cada um e qual o seu fim.
 
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