• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Preparar a Clássica dos Lagos de Covadonga 2011

duchene

Well-Known Member
Convencido que estou que este ano bom de aventuras a solo na estrada me deu estaleca para participar numa clássica, tenho aqui o bichinho a roer e que me diz que preciso de ir à Clássica dos Lagos de Covadonga 2011 para levar um monumental empeno e ser recolocado novamente na minha posição de iniciado nestas lides da estrada. Apesar do mais que certo acoite, tenho esta enorme vontade de regressar aos Picos da Europa, desta feita para pedalar e cada foto, cada relato, só faz aumentar ainda mais essa vontade.

Além de mim, já existe um candidato que se ofereceu para me acompanhar no sentido de confirmar a veracidade dos 20% de inclinação em algumas rampas da ascensão final e partilhar comigo as agruras das 3 respeitáveis subidas...

Posto isto importa começar a pensar (e a preparar) um pouco mais a sério o que para já é só uma ideia mas que terá tendência para amadurecer.

Aparte de todas as questões logísticas, que naturalmente terão de ser acauteladas, nomeadamente o alojamento, surge-me para já uma grande dúvida, que certamente os colegas aqui do fórum que já participaram, conseguirão deslindar: No site da organização é referida a necessidade do participante possuir uma licença desportiva válida, emitida pela federação do país de origem. Bem como uma declaração em como possuem seguro para este evento em específico. Na minha situação, que sou associado da FPCUB, o seguro pelos vistos não cobre a participação em eventos cronometrados pelo que poderá não servir para o efeito.

No caso de que já participou, como foi resolvida esta questão? Federaram-se? Aderiram ao seguro da FPC? Tiraram a licença por um dia no valor de 10€? Outra solução?

Outras ideias, sensações e experiências de quem já participou ou vai participar? Querem partilhar?
 

fogueteiro

Active Member
Duchene,

quanto a esses aspectos burocráticos, na verdade não te posso ser útil, porque nunca participei num evento dessa envergadura, embora este ano estivesse muito inclinado para lá ir, e só não fui por ter sido a um Sábado.

Mas no que diz respeito à subida dos lagos, ela faz-me lembrar a srª da Graça. "Ganhou fama e deitou-se na cama...". Eu considero-a mais complicada que a srª da Graça, mas um pouco mais somente e talvez por ser mais cumprida. O que as deferencia para além da distância, é que a subida de Mondim deixa-nos ir ambientando para só a partir do meio ser mais dura esta é ao contrário. Entras logo com tudo para só no fim descansares um pouco.

Honestamente, e sendo eu um sofredor nas subidas, a única parte que eu achei mais dificil é um pequeno troço de 150 a 200m em que a inclinação ronda os 16%, na zona do mirador de La Reina. Dou-te um conselho para quando chegares a essa zona: Distrai-te com uma colónia de abutres que lá existe, e quando deres por ela já estás lá em cima. Atenção que eu não disse que é uma subida fácil, nada disso porque ela de fácil não tem nada...

É uma subida muito, muito bonita, e assim com tanto pessoal deve ser espectacular. Não a subas às 6 da tarde como eu... a descida foi terrivel como já disse algures.

Dá uma vista de olhos aqui
 
Last edited:

richardworx

New Member
Aqui está a subida que quero fazer em 2012, já tenho objectivos estipulados para 2011 e será muito apertado conseguir fazer tudo.
Se não conseguires arranjar a licença podes sempre ir lá sem estar inserido na prova da Clássica, é que vou fazer, estou a pensar ir passar uns dias para aqueles lados e junto o útil ao agradável.
Bons treinos e força nas pernas..lol
Abraço



http://360grausnorte.blogspot.com
 

duchene

Well-Known Member
Apesar de poder fazer noutra altura em jeito férias, penso que o grande atractivo é o de fazer a subida com bastante companhia um pouco à semelhança do dia em que a Volta a Portugal sobe à Sra. da Graça.

Talvez consiga aliar a bicicleta às férias em 2012 com a travessia vertical de Portugal. Mas para 2011 os objectivos são Covadonga e, se tudo correr bem, o zig-zag dos Alpes italianos.

O que tenho lido da subida é a sua dureza, sobretudo para quem vai para fazer ao ritmo dos vários grupos mais rápidos. Ter um ponto de comparação com Portugal é muito bom. Quando puder vou comparar o perfil também com a subida do Marao pelo lado de Mesão Frio, a mais complicada que enfrentei ate agora...
 
Como pensas fazer a preparação??? Pensas seguir um plano de treino??

Estou a fazer esta pergunta porque está a começar o Inverno e com os dias menores, mais frio e por vezes com chuva é natural treinarmos menos.... Encontrei uns planos e treino gratuitos nas minhas pesquisas na net, mas sem um acompanhamento será um pouco dificil cumprir com exactidão esse plano...

De qualquer das formas gostava de acompanhar a tua preparação...

Abraço
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
@Road_Cruiser
Não sou de todo capaz de seguir um plano de treino. Eventualmente conseguiria disciplinar-me a esse ponto, mas neste momento não vejo grande utilidade em reorganizar a minha vida para fazer (e fazer bem) um plano de treino específico. Como não tenho horário fixo nunca sei a que horas termina a minha jornada de trabalho e não raros são os dias em que tenho serviço após o jantar. Por isso o treino resume-se ás voltas mais curtas durante a semana que faço a um ritmo um pouco mais elevado. Aparte disso preocupo-me apenas em construir uma boa base aeróbia desde Dezembro até à primavera, já que é o essencial para o tipo de distâncias a que me dedico. Muito por culpa disso tenho pouco poder de explosão e pouca força mas, reforço, não é muito o que procuro nem agora nem no futuro próximo. Até porque não se pode esperar que um tipo de 90 quilos tenha a mesma facilidade de deslocação de alguém que pesa 20 quilos a menos. Basta imaginar como se comportaria um atleta desse peso com 4 garrafões de 5 litros de água às costas!

Se poderia obter mais rendimento e melhores resultados recorrendo a um plano de treino? Certamente que sim! Apenas entendo que, na minha balança, o prato mais pesado deve ser o do prazer e não o da obrigação. E neste momento dá-me muito mais prazer treinar ao sabor das subidas e descidas do meu percurso megalómano do que ser forçado a fazer séries quando o que realmente me apetecia era rolar pernas...

Quando à Classica dos Lagos de Covadonga o objectivo é naturalmente terminar mas sobretudo apreciar a viagem. Terei oportunidade de ir lá mais vezes certamente, para tentar o melhor tempo possível e ficar todo contente por acabar em menos do que x horas. Para o ano, a concretizar-se, a viagem será para apalpar o terreno, tirar fotografias e divertir-me, pelo menos até ao Santuário. Daí para cima, logo se vê!

@mr.al
O quebranta, esse sim, está para já longe do meu campeonato. Apesar de ter uma promessa a cumprir para aqueles lados (curiosos podem ver aqui) é uma viagem muito mais complicada, um percurso bem mais exigente (mais de 200km com cerca de 4000 de acumulado) e portanto terá de ser mais amadurecido...
 
Concordo plenamente contigo quando dizes que acima de tudo o prazer, mas eu gosto de seguir um plano, ajuda a reforçar os objectivos, tb os meus objectivos ( e de um pequeno grupo de amigos) é um pouco diferente do teu. Nós estamos a programar uma "voltinha" do Algarve até Santiago de Compostela. Estamos a pensar sair do Algarve e apanhar a Via de La Plata (um dos caminhos de Santiago) em Zafra.... Serão oito dias de "caminhada" com etapas entre os 130 e os 150 km´s....
 

mr.al

New Member
@duchene Excelente post o do blog!! Fui curioso, e tive que ler até ao fim... desconhecia o estado das coisas por aquelas bandas! Esse imenso vale de Canfranc é uma boa base de partida para conhecer os Pirenéus de bicicleta (Col du Somport à cabeça...), ou iniciar/passar uma das variantes do caminho francês (Aragonês) de Santiago!! ...e pensar que há uns meses andei por lá perto, do lado de lá dos Pirenéus...
 

Paulo V.

New Member
Já fui duas vezes à classica dos Lagos de Covadonga, o que posso dizer é que em termos organizativos superou de longe todos os eventos em que já participei em Portugal, nomeadamente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Cicloturismo do Norte e demais convivios ou provas que são organizados por cá por alguns clubes e associações.
Na questão dos seguros e inscrições, no meu caso e malta do norte que está inscrita na ACN apenas bastou apresentar o cartão que é emitido pela UVP/FPC e automaticamente esse cartão serve de prova da nossa filiação.
Quanto ao percurso em si, nos dois anos em que lá fui, o ano passado e este, foi exactamente o mesmo percurso que é dividido em duas partes, uma parte totalmente plana com cerca de 55 Kms percorrida à beira mar até chegar ao primeiro porto de montanha com +/- 7Kms (alto de la torneria), que eu comparo um pouco à Sr. da Graça, onde os ultimos 3 Kms são bastante dificeis, depois é descer e apanhar com outra subida não muito inclinada mas que desgasta e massa o corpo e depois desccer para Cangas de Onis e aí já com cerca de 100Kms nas pernas apanhar a subida final para os Lagos de Covadonga. A subida para os Lagos (+/-14Kms) não é que seja de uma dureza extrema, mas é uma subida exigente com uma pendente media de inclinação por Kms superior a 8% e a parte mais dificil e complicada é a parte de La Huesera onde se apanham inclinações de 15 a 18%, o que torna esta subida ainda mais dificil, é os Kms que se fizeram para trás e as elevadas médias que pessoal pratica no terreno plano, quem souber gerir um pouco isto, chega ao final com energia para iniciar a subida em boas condições.
Quanto a alojamento para a malta que lá vai, o proprio site do clube que organiza a prova, fornece indicações de alojamento e contactos para esse efeito.

Em questão de treino, eu optei por fazer treinos a baixa intensidade, sobretudo com bastante carga de horas, alterando progressivamente o tipo de terreno com mais dificuldade e subidas á medida que o mês de maio se ia aproximando, tinha semanas em que também compensava o treino de estrada com treinos em rolos em series de alta e baixa intensidade focando sobretudo a cadencia a desmultiplicações baixas.

Uma nota, para o pessoal que lá vai, aconselho vivamente a levarem desmultiplicações do tipo 34 ou 36X26, a não ser que se sintam muito à vontade em terreno montanhoso ou sejam eximios trepadores e aí uma desmultiplicação normal 39X23 ou 25 chega.
 

duchene

Well-Known Member
Paulo, obrigado pelas valiosas indicações, foi precisamente com este objectivo que abri o tópico e espero que sejam também importantes e quiçá motivadores para que mais foristas estejam presentes na clássica do próximo ano.
 

Paulo V.

New Member
De nada, apenas partilhei um pouco da experiencia vivida nestes dois anos que lá fui e penso estar lá novamente 2011.
Para quem daqui ia com uma ideia formada acerca de uma organização em Portugal e chega lá depara-se com um outro "mundo novo" e visão do cicloturismo e vê a grandiosidade de por um evento daquela grandeza para 3.200 cicloturistas, incluindo veterenanos, ex-profissionais, mulheres e o simples adepto da bicicleta, e com poucas ou quase nenhumas falhas, quando se termina, já se está a pensar em ir lá novamente no proximo ano.
Para quem fizer a prova toda, existem pelo menos dois momentos marcantes:
- a partida, ver 3.200 ciclistas na estrada é uma visão daquelas
- e (quem conseguir) a chegada ao cimo dos Lagos, fica-se com aquela sensação que conquistamos a Terra e estando bom tempo, a paisagem lá em cima é magnifica.
Aconcelho pelo menos uma vez a toda a malta que anda de bicicleta a lá ir e decerto que vai ficar com uma bela recordação para muitos anos e uma ideia diferente do cicloturismo.
 

patrick pires

Well-Known Member
Os famosos Lagos de Covadonga...
Eu inscrevi-me por 2 vezes e por incrivel que pareça nunca consegui participar!! tive sempre contratempos que no dia anterior inviabilizou a minha participação..

-Sobre o passeio em si, bom o que posso comentar (sobre quem já andou nestas lides) é que se sai a mil por hora..
Ou seja sai-se a abrir... uma vez que a velocidade é livre, torna-se um bocado perigoso porque aliado a alta velocidade, pelotão muito numeroso e mau tempo, isto porque nas Asturias é um milagre estar bom tempo.. tem que se ir com muito cuidado..
Para teres a noção chegam a rotunda do santuario, ou seja no incio da ascenção aos Lagos com médias a rondar os 35!!! é verdade..

-Sobre a subida, essa posso contar te, isto porque este ano pude realiza-la..

O que posso dizer é que realmente é muito dura!!!!
Já fiz a nossa Sr da Graça e não se compara nem de perto... até chegar a Huesera é relativamente facil mas a partir deste ponto é rezar!!!!





Depois destas paredes (20%) vem o Mirador da Reina.. buffff paredão!!!
Enfim no geral para mim é chegar em condições razoaveis a Huesera, depois é tentar minimizar o sofirmento..
Eu fui com 36/27 mas tinha sufrido menos com o 34..
Agora aconselho-te é levar Luvas e colete ou impremeavel, perneiras etc.. para a descida.. isto porque no alto faz muito frio!! e a descida é longa.

O seguro, o melhor é o da FPC (com pedido antecipado para participar, "autorização")..
Para dormir fiz sempre reserva no Grupo Hoteleiro La Pasera, o unico problema é que sendo um grupo ficas em qualquer hotel do grupo..
Mas todos ficam perto da saida, e qualidade preço estão muito bem..

Espero ter ajudado..

Boa sorte
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado pelas dicas Patrick.

De facto o que mais me preocupa não é a subida em si, porque de uma forma ou de outra, a direito ou aos S's lá conto fazer. O que me preocupa é conseguir gerir o esforço e resistir à tentação de rolar forte. Embora esteja habituado a gerir o meu próprio ritmo, em grupo é sempre mais complicado levantar o pé e o esforço extra certamente que se pagará caro.

Entretanto tenho de encontrar umas rampas de 20% aqui pelo burgo para treinar! ;-)
 

fmm

Member
Paredes com 20 % também gostaria de saber onde elas existem no nosso cantinho.
Gostaria de ter essa experiencia um dia, se bem que com a minha 34 x 25 ás tantas não chega. Heheheheheh

Filipe
 

Figueiredo

Active Member
Paredes com 20 % também gostaria de saber onde elas existem no nosso cantinho.

Existir até existem, eu lembro-me de 1 que fiz de carro este ano em Montemuro agora podem é ser muito curtas comparativamente com as dos Lagos de Covadonga...
 

patrick pires

Well-Known Member
André o problema reside mesmo aí.. a velocidade e as quedas!!!
Mas penso que se sabes gerir e saber andar em grupos numerosos consegues gerir sem grande problema, tens é que andar sempre muito atento porque ao sair de Cangas vais encontrar muitas rotundas e aí reside o perigo..
Depois vem o factor tempo, este sim é complicado.. (para mim), é que nas Asturias 1 dia de sol é rarissimo!!! a chuva por estas alturas é uma constante..
 

fogueteiro

Active Member
Duchene,

como já disse anteriormente no meu ciclocomputador e em vários sites que tenho consultado, por exemplo o que já aqui coloquei, esses 20% não existem. Epá, se estamos a falar em "paredes" com 5 metros de comprimento nessas percentagens, então aí já me resigno. Agora centenas ou mesmo dezzenas de metros a 20% não existem.

Já fiz o Viso e lá encontrei rampas de 17% e custaram-me mais fazer do que as que existem nos Lagos. A "longa" recta de La Huesera que termina no mirador de La Reina, é a parte pior.

Mais uma vez repito o que disse: Esta é daquelas subidas que ganhou fama e deitou-se na cama... como a srª da Graça. Atenção que não estou a menosprezá-la, porque de fácil não tem nada.
 

duchene

Well-Known Member
Por acaso ia falar precisamente em Montemuro já que vou lá sofrer no próximo sábado...

Subida a partir de Ester, aponta uns agradáveis 23% de inclinação máxima. Depois de fazer 43Km a subir da Régua em direcção a Bigorne, vai ser um rebuçado maravilhoso!
 
Top