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Prémios de Montanha de Portugal

maust

Well-Known Member
Ir até St. António é dos melhores desafios do Minho :)
A vertente com 880m de desnível é excelente para arrebentar com as perninhas ...

https://www.strava.com/segments/11770411

Para mim estas 2 subidas vizinhas são os grandes desafios do Minho. Apesar da subida para Santo António por Riba de Mouro ter mais desnível e ser mais longo, considero o PMP Parque Eólico de Santo António por Gave mais complicado devido a ter rampas mais inclinadas.
 

maust

Well-Known Member
Continuando com a análise das subidas da volta a Portugal 2016.
Agora com os PMP da 2ª semana.

A 6ª etapa foi a etapa rainha da volta, com as subidas para a Torre pelas vertentes mais conhecidas e final na cidade mais alta de Portugal.

altimetria.jpg


PMP Torre (por Covilhã) 24,1km a 6,3% https://www.strava.com/segments/13122410
O record strava está na posse do profissional Tiago Machado.

PMP Torre (por Seia) 30,6km a 5,2% https://www.strava.com/segments/13122470
O record strava quase que atinge os 25km/h.

PMP Alto de Famalicão (por Valhelhas) 8,5km a 4,8% https://www.strava.com/segments/13123581
A 1ª contagem de 3ª categoria da etapa foi feita na totalidade na volta pelo que, os melhores tempos foram todos feitos durante a etapa.

PMP Castelo da Guarda (por Barragem do Caldeirão) 7,7km a 4,3% https://www.strava.com/segments/13123597
Nesta etapa foram realizadas 2 subidas na cidade da Guarda. Optei por pegar na subida com começo numa cota mais baixa e coloquei o final no local a maior altitude na Guarda, no chamado Castelo da Guarda.
 

maust

Well-Known Member
Estou a elaborar as subidas da 8ª etapa da Volta a Portugal, que se realizou na região do Oeste.

Uma das subidas realizadas é a chamada de subida da Mata. O local a maior altitude não acaba por onde a Volta passou, mas sim no Forte da Carvalha. O acesso ao forte são cerca de 300 metros em estradão, que eu não conheço. Queria saber se o acesso ao forte se faz bem de "fininha".

https://www.strava.com/segments/13442679

Outra questão. :)
Há um estradão bem íngreme entre Mata e Carvalha. Era também para saber se dá para fininha. :D
 

DMA

Well-Known Member
Para mim estas 2 subidas vizinhas são os grandes desafios do Minho. Apesar da subida para Santo António por Riba de Mouro ter mais desnível e ser mais longo, considero o PMP Parque Eólico de Santo António por Gave mais complicado devido a ter rampas mais inclinadas.

Já tinha visto essa por Gave e já está na "lista de tarefas". Provavelmente vou tentar ir da Barragem do Lindoso até Castro Laboreiro e de lá ir em direcção a Gave e atacar essa vertente ... mas se é ainda pior que a outra a coisa não vai ser fácil :)

A outra vertente já tem rampas inclinadas que chegue; já estou a ver que a vertente por Gave é de caixão à cova!
 

rjamr

Active Member
Estou a elaborar as subidas da 8ª etapa da Volta a Portugal, que se realizou na região do Oeste.

Uma das subidas realizadas é a chamada de subida da Mata. O local a maior altitude não acaba por onde a Volta passou, mas sim no Forte da Carvalha. O acesso ao forte são cerca de 300 metros em estradão, que eu não conheço. Queria saber se o acesso ao forte se faz bem de "fininha".

https://www.strava.com/segments/13442679

Outra questão. :)
Há um estradão bem íngreme entre Mata e Carvalha. Era também para saber se dá para fininha. :D

É uma subida engraçada sem dúvida. Sempre constante e sem grandes inclinações (sem contar com essa parte do forte da Carvalha)..

Quando lá passo, vou sempre em frente em direção a Arranhó. Nunca cheguei a cortar para o forte. Acho que foi o percurso da volta.
 

maust

Well-Known Member
É uma subida engraçada sem dúvida. Sempre constante e sem grandes inclinações (sem contar com essa parte do forte da Carvalha)..

Quando lá passo, vou sempre em frente em direção a Arranhó. Nunca cheguei a cortar para o forte. Acho que foi o percurso da volta.

Sim, o percurso da volta foi por Arranhó.

Eu nos PMP tento sempre colocar o cume deles no local mais acessível por bicicleta de estrada. Por isso é que coloquei a subida da Mata com o final no Forte da Carvalha.

De qualquer das maneiras, agora já tens uma desculpa para ir conhecer o Forte da Carvalha. :D
 

maust

Well-Known Member

Obrigado pelas fotos do PMP subida da Mata/Forte da Carvalha. Estão impecáveis.

À 1ª vista parece um estradão manhoso. Tinha a esperança que não fosse pois pensava que o forte fosse algo que fosse visitado por um ou outro turista e assim o estradão estaria bem calcado.
 

rjamr

Active Member
Obrigado pelas fotos do PMP subida da Mata/Forte da Carvalha. Estão impecáveis.

À 1ª vista parece um estradão manhoso. Tinha a esperança que não fosse pois pensava que o forte fosse algo que fosse visitado por um ou outro turista e assim o estradão estaria bem calcado.

De nada. Na 2ª foto vê-se o tal forte. Já é no final da subida. A 1ª é no inicio, com vista para a Arruda.

Aquilo agora está giro. Está a estrada toda pintada no chão, por causa da passagem da volta.

Mas da próxima vez que passar por lá, ja lá vou dar uma olhada a ver até onde se pode ir..
 

MigC77

Well-Known Member
Estou a elaborar as subidas da 8ª etapa da Volta a Portugal, que se realizou na região do Oeste.

Uma das subidas realizadas é a chamada de subida da Mata. O local a maior altitude não acaba por onde a Volta passou, mas sim no Forte da Carvalha. O acesso ao forte são cerca de 300 metros em estradão, que eu não conheço. Queria saber se o acesso ao forte se faz bem de "fininha".

https://www.strava.com/segments/13442679

Outra questão. :)
Há um estradão bem íngreme entre Mata e Carvalha. Era também para saber se dá para fininha. :D

Viva maust,

O estradão de acesso ao forte da Carvalha "consegue-se" fazer de fininha… dependendo do pneu com maior ou menor facilidade… Se recomendo ou o costumo fazer? Não. Em relação ao outro estradão que referes fico na dúvida… é um que começa no núcleo de casas da Mata ao pé duma fonte ou é outro que aparece do lado direito depois de passar o núcleo de casas? Se for o primeiro dá para fazer. O segundo não recomendo.

Toda essa zona tem alguns estradões engraçados dum lado e de outro da estrada mas na minha opinião não são recomendáveis para bicicletas de estrada. São engraçados para uma btt de XC ou uma gravel com os pneus adequados.

Abraço
 

maust

Well-Known Member
Viva maust,

O estradão de acesso ao forte da Carvalha "consegue-se" fazer de fininha… dependendo do pneu com maior ou menor facilidade… Se recomendo ou o costumo fazer? Não. Em relação ao outro estradão que referes fico na dúvida… é um que começa no núcleo de casas da Mata ao pé duma fonte ou é outro que aparece do lado direito depois de passar o núcleo de casas? Se for o primeiro dá para fazer. O segundo não recomendo.

Toda essa zona tem alguns estradões engraçados dum lado e de outro da estrada mas na minha opinião não são recomendáveis para bicicletas de estrada. São engraçados para uma btt de XC ou uma gravel com os pneus adequados.

Abraço

Obrigado pelo feedback impecável. ;)

Sendo assim vou criar um segmento do PMP só por estrada e outro a acabar no forte da Carvalha.

Em relação ao estradão na Mata é o tal que começa na fonte, portanto dá para fazer de fininha e é essa a vertente mais dura para o Forte da Carvalha. :D
 

maust

Well-Known Member
Para o pessoal do Oeste que conheça o Montejunto, há um estradão a subir que vai da localidade de Lamas até Pragança, que endurece o acesso a Pragança.

Pelo street view parece-me que é acessível por fininha, mas não há na como a opinião de quem conhece o terreno.

O tal estradão está nos primeiros metros deste segmento. :D

https://www.strava.com/segments/13475526
 

RTC

Moderador
Staff member
Olá maust.

Esse segmento é a versão longa deste https://www.strava.com/segments/3189165 que, por mero acaso, passei no início deste mês.
Vai desde Lamas até ao cruzamento da cruz à entrada de Pragança, a passar pelo aviário.
Não sei se reparaste mas ele não é todo estradão. No meio (ali nas curvas) tem uma pequena parte alcatroada (e ainda bem que aquilo empina a sério) e assim que chegas ao aviário (vê no Google Earth) também já é alcatrão.
No entanto e no total (até ao cruzamento) a terra batida deve ocupar mais de metade da sua extensão. E sim é acessível de fininha (passa-se bem com pneu 25).
O resto é o que já se sabe.
Acaba por ser uma alternativa diferente de abordar o "bicho". :D
 

maust

Well-Known Member
Olá maust.

Esse segmento é a versão longa deste https://www.strava.com/segments/3189165 que, por mero acaso, passei no início deste mês.
Vai desde Lamas até ao cruzamento da cruz à entrada de Pragança, a passar pelo aviário.
Não sei se reparaste mas ele não é todo estradão. No meio (ali nas curvas) tem uma pequena parte alcatroada e assim que chegas ao aviário (vê no Google Earth) também já é alcatrão.
No entanto e no total (até ao cruzamento) a terra batida deve ocupar mais de metade da sua extensão. E sim é acessível de fininha (passa-se bem com pneu 25).
O resto é o que já se sabe.
Acaba por ser uma alternativa diferente de abordar o "bicho". :D

Obrigado pelo feedback irrepreensível. :)

Sim já tinha reparado que o alcatrão começava junto a uma "fábrica", que agora sei que é um aviário.

Desde Lamas até ao aviário serão cerca de 1,2km em estradão.

Estava a ver qual a vertente abordada na volta a Portugal para subir o Montejunto e reparei que a subida na volta só começava em Pragança, mas que havia uma estrada que ligava Lamas a Pragança que poderia endurecer a subida. O problema era mesmo aquela extensão em estradão.

Sendo o estradão em boas condições, está aqui um bom modo de apimentar a subida por Pragança, que até tem o record strava bem acessível. :D
 

RTC

Moderador
Staff member
Só para dizer que quando eu refiro "passa-se bem com pneu 25" é apenas a percepção que tive quando lá passei. O estradão estava bem compactado em virtude da passagem de camiões e tractores das vindimas. Pode haver alterações (climáticas, etc) que possam pontualmente, deteriorar o piso, ficando mais difícil a sua passagem com pneu normal.
No entanto acredito que a maior parte do ano seja um estradão de terra batida sem pedra solta, buracos ou outra coisa qualquer que possa provocar mais dificuldades na subida. Passa-se bem. A zona mais inclinada tem alcatrão que ajuda a que as rodas não andem lá a derrapar.
 

maust

Well-Known Member
Só para dizer que quando eu refiro "passa-se bem com pneu 25" é apenas a percepção que tive quando lá passei. O estradão estava bem compactado em virtude da passagem de camiões e tractores das vindimas. Pode haver alterações (climáticas, etc) que possam pontualmente, deteriorar o piso, ficando mais difícil a sua passagem com pneu normal.
No entanto acredito que a maior parte do ano seja um estradão de terra batida sem pedra solta, buracos ou outra coisa qualquer que possa provocar mais dificuldades na subida. Passa-se bem. A zona mais inclinada tem alcatrão que ajuda a que as rodas não andem lá a derrapar.

Mais uma vez obrigado pelo feedback. :)
 

maust

Well-Known Member
Já tinha visto essa por Gave e já está na "lista de tarefas". Provavelmente vou tentar ir da Barragem do Lindoso até Castro Laboreiro e de lá ir em direcção a Gave e atacar essa vertente ... mas se é ainda pior que a outra a coisa não vai ser fácil :)

A outra vertente já tem rampas inclinadas que chegue; já estou a ver que a vertente por Gave é de caixão à cova!

Peço desculpa. Passou-me responder.

Por Gave a vertente é bastante inclinada. Escolhe bem a cassete... :D

Para conhecer o PMP Parque Eólico de Santo António pela vertente de Gave,

2gwaz4m.png


recomendo o seguinte percurso com 95km e 2900m de desnível.

media.do;jsessionid=F79210BA7C69DA289880983ADD00925D.fe3


Entre Ambos os Rios - Soajo - Miradouro de Tibo 1ª categoria - Srª da Peneda - Alto do Lagarto 2ª categoria - N202 - Cela - Gave - Parque Eólico de Santo António categoria especial - São Bento do Cando - últimos 25km iguais aos iniciais

Para estudares o percurso e as subidas recomendo uma vista de olhos no mapa dos Prémios de Montanha de Portugal.

https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=en_US&mid=1RfTuLxo8KSXRZYkva8GsuxqT7B0

Boas pedaladas. :)
 

DMA

Well-Known Member
Não tens que pedir desculpa, da minha parte não há stress nenhum, estamos "entre camaradas do pedal" :)


Obrigado pela sugestão, mas queria mesmo testar a subida para Castro Laboreiro que arranca do lado espanhol. Já falei com um colega que já passou por lá e parece que a estrada é razoável. De lá devo seguir para Lamas de Mouro e seguir na N 202 em direção a Gave.

Quanto à cassete, não tenho outra (11-28), por isso vai ser mesmo para ganir ... eheheh

Mais uma vez obrigado pela sugestão; a subida por essa vertente também fica na lista de tarefas :)
 
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