• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Porque é que as bicicletas são tão populares na Holanda?

Plobo

New Member
É uma pergunta pertinente. Mas ao contrário dos nossos meios de informação, os ingleses da BBC ainda têm alguma noção sobre o que é um serviço público e fizeram esta espetacular reportagem sobre os motivos de tanta popularidade das bicicletas na Holanda. Está em inglês mas quem tiver dificuldades pode usar o tradutor da google:

http://www.bbc.co.uk/news/magazine-23587916

Só umas brevíssimas notas:
- Nas rotundas, as bibicletas têm prioridade
- Há placas em determinadas ruas que dizem qualquer coisa como: "Rua destinada a bicicletas. Os automóveis são convidados"
- Há respeito pelos ciclistas, mas por sua vez estes são obrigados a cumprir escrupulosamente as regras impostas
- Independentemente de quem tem culpa num acidente, os condutores de automóveis suportam 50% do custo do mesmo

Este último ponto deve ter feito levantar algumas sobrancelhas, pelo que transcrevo o artigo: "Accidents do still happen of course, but in the event of a collision involving a cyclist, insurers refer to Article 185 of the Dutch Road Safety Code which deals with something called "strict liability". It is often mistakenly interpreted as a law that establishes guilt. What it essentially means is the driver will usually be expected to cover at least 50% of the financial costs to the cyclist and their bike."
 

Armando

New Member
Na Marinha Grande também são populares. Todavia é uma zona praticamente plana.

Nos anos 70/80 eram o meio de transporte mais comum e todas as empresas tinham um parque para bicicletas. Em algumas empresas vidreiras, os parques até tinham porteiro e tudo.

Hoje é completamente diferente, o automóvel roubou-lhes o protagonismo, mas ainda se vêem alguns ciclistas e parece-me que a "crise" está a fazer voltar a moda da bike. Vêem-se é muitas mais bikes desportivas, o que eu saúdo a mãos ambas.
 

AndreNS

New Member
Só tenho pena que onde trabalho não haja um sítio próprio para deixar a bicicleta e o ideal seria existir um balneário para dar um duche antes de ir trabalhar.
Assim, mesmo conseguindo ir de bicicleta o "cheirete" durante o dia seria insuportável... :eek:
De certeza que nos países onde vemos a bicicleta como meio de transporte "a sério" essas condições são tidas em conta.
Por cá, infelizmente, parece uma utopia.
 
Top