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PNEUS TUBULARES: colagem+ prolongadores de válvulas+calços

rotiv1959

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Amigos,
Mais uns dias e as famosas rodas xinocas, compradas em conjunto com amigos aqui do forum, estão ai a rebentar!!
tenho algumas duvidas e para não estar a abrir três topicos venho aqui pedir ajuda aos entendidos na matéria, dada a inexperiência nesta área.
Os sapatos estão escolhidos e já estão a caminho: TUFO hi-composite carbon.
Com eles surjem as seguintes duvidas:
- Para os colar ás rodas o que aconselham: cola ou fita?
como em tudo, há várias opiniões e do que tenho lido, sem duvida a fita é mais limpa, mas desconheço a eficácia.
As rodas são em carbono e tem uma altura de 50 mm, com isso outro pequeno problema:
- com a altura delas é necessário comprar os extendedores/ alongadores de vávulas. Que dimensão devo comprar? qualquer modelo de qualquer marca serve?
- Calços de travões, como se sabe não se pode ou não se deve ( pelas limalhas)usar qualquer tipo de calços. Neste caso têm que ser especificos para rodas de carbono. Quais comprar? fala-se nos dura-ace nos swisstop( amarelos) o seu preço justifica-se? faz a diferença?
Aguardo a vossa ajuda
 
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andaapé

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Boas tardes. Também estou nesse projecto.
Para o Rafael comprei isto:
http://www.bike24.com/1.php?content=8;navigation=1;product=471;page=1;menu=1000,185,188;mid=4
Para mim comprei isto:
http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=370420086625&ssPageName=STRK:MEWNX:IT#ht_500wt_928
Travão comprei estes:
http://cgi.ebay.es/Campagnolo-Recor...bikeparts_SR&hash=item2c56be3b22#ht_902wt_911
Mas pode ser adquirido aqui que é o mesmo vendedor
http://www.discobrakes.com/?s=0&t=2&#road
Se uso cola ou fita logo se vê. Por falta de cola ou fita não deve haver problema. Temos que dá e para vender.
Não sei se ajudei?
 
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rotiv1959

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Boas tardes. Também estou nesse projecto.
Não sei se ajudei?
Boas Sebastião,
é verdade,somos parceiros.
já sabia dessas opções pelo Rafael ( cola e calços). O Rafael tem sido incansável para resolver o problema dos raios ( e não só....).
eu comprei cola e pneus na Bike24.
Os calços também vieram da discobrakes (mais uma que fico a a dever ao Rafael), que tem preços excelentes.
No entanto, como tenho lido alguma coisa sobre a colagem e os travões ficaram as duvidas. Estou a pensar comprar também a fita e os calços da swiissstop que parece que são mesmo bons e vale o dinheiro . a ver vamos.
ando a patinar com as alongadores de valvulas, existe muita informação, pouco clara e até contraditória.
 
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ivan

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hoje vi os swissstop amarelos ainda são carotes 35 € jogo mas se travarem bem como os pretos e forem como por ai os pintam de certeza que serão a melhor opção para as vossas rodas de carbono
 

nogueira.nuno

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Calços
Eu tenho uns SwissStop amarelos e não gostei nada.
Os melhores mesmo foram os de Cortiça. Eu comprei os da Bontrager a €40 se não me engano e numa loja na Parede, sim Caros mas não há milagres, sério, houve uma grande diferença de abrandadores para travagem sem problemas e falhas, nem quero que tenham que sentir o que eu senti quando apanharam agua e precisei de travar!!

Cola
Quanto a cola eu tenho a cola da Continental para Aros de Carbono e a normal também da Continental e acho que posso dizer que a unica diferença que vi até agora foi no preço e quantidade da Lata sendo a mais Cara a de para Carbonos :)
Acho que cola de contacto (normal) de Marca no minimo deve chegar.

Fita
Fita, eu uso a fita da Tufo mas na BTT e posso dizer que aí é que é ideal, tanto que numa queda aparatosa o pneu até descolou e ainda porque se tivesse colado as tantas partia-me o Aro. Atenção que com isto não quero dizer que a Fita é fraca e o pneu sai com facilidade, acreditem que não, trocar pneus com fita é não é nada facil ou já está!!

Adaptadores(extensores)
Para os Aros do Rafael não é preciso claro.
Isto é assim, se pensarem em comprar os Vittoria CX Corsa tem que gastar mais a comprar as caras valvulas/extensores da Vittoria e so servem mesmo para os pneus Vittoria Corsa CX.
Extensores, podem ser uns da Tufo ou normais da Vittoria ou outra marca que nao me lembre agora, para os Aros de 30mm vão talvez ficar um pouco de fora mas é mesmo uma questão de ver o que há disponivel mas os de 20mm devem servir, para os Aros de 50mm já tem que ser os de 30mm se bem me lembro do que tenho na minha.
Eu prefiro ter os extensores sempre instalados e do tipo mesmo extensor, em que se retira a valvula original do pneu, instala-se o extensor e a valvula vai encaixar no extensor, isto porque ha uns que da para remover e usar mesmo apenas para encher, se nao me engano sao da Topeak mas a valvula tem que andar sempre aberta dentro do Aro e se nao ficar tudo Ok durante a instalacao vai haver fugas de Ar durante o enchimento alem do que a valvula nunca esta ou fica apertada para prevenir a possivel fuga de Ar.
Isto e so uma opiniao para nao terem que se chatear com valvulas porque senao depois se algo acontecer tem que descolar o pneu para chegar a mesma.

Se posso dar uma dica ja que falei acerca de perdas de Ar, os Tubulares vao perder Ar/Pressão diariamente por isso mais uma dica, se não se quizerem chatear a andar a encher pneus todos os dias os Tufo tem a opção de uso com liquido o que é excelente e não há mesmo perdas de Ar durante semanas além de que com o Liquido normal Anti furo.... não preciso de dizer muito mais, eu pelo menos nunca me chateei enquanto usei os Tufo em levar comigo um pneus suplente ;)

OffTopic:
Já tive com os vossos Aros na Mão e gostei do que Vi ;)
Portem-se bem ;)
 

rotiv1959

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Obrigado Bruno,
excelente ajuda.
cola ou fita - pelo que tenho a fita tem apenas como vantagem a limpeza da aplicação. na relação qualidade preço a vantagem vai para a cola. è facil limpar a cola, quando se substitui o pneu?
calços- os de cortiça têm um desgaste maior, não?
adaptadores - a Planet X aconselha para as rodas de 50 mm, extensores de 40 mm. e o melhor sistema é mesmoo que aconselhas. Tenho procurado e não encontro extensores da tufo. Os da continental servem, não?
Aros- ainda não os vi. Só vou ter oportunidade de ver quando forem rodas!!! quem viu diz que sim, que o aspecto é bom!! a ver vamos como se comportam na estrada.
 
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nogueira.nuno

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A cola normalmente deixa-se ficar alguma por assim dizer e tira-se só os bocados mais altos ou grossos.
Quanto ao uso da fita eu tiro sempre tudo porque aquilo(resto de cola) não faz ali nada e dá um trabalho do caneco além de que talvez bolhas nos dedos!!
Não muito como me pareceu inicialmente, tive essa ideia mas pelo que vejo actualmente se há diferença não reparo nela neste momento.
Pois, extensores, na loja ainda comprei os meus Tufo tinham-nos todos e por isso tirei logo as duvidas todas, acerca de marcas tem é atenção que os ideias no meu ver como disse antes são os que tiras a valvula e ela vai depois para o extensor!
Acerca da medida como disse não tenho a certeza neste momento nem te consigo dizer porque não estou ao pé de pneus nem de bicicletas senão eram 5 minutos.
Pois, serio, se são pesados não vi ou comparei, mas que a construção tem qualidade visual tem, só depois como dizes com as rodas instaladas e de certo serão á confiança é que se pode ver a nivel de resistencia mas acredito que não vai haver problemas.
Gostei mais das do Rafael e das de 50mm, as de 38 eram fixes era para uma montagem 50 atras e 38 a frente se fosse o caso mas depois de instaladas é que se pode falar ;)
 
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rotiv1959

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nogueira.nuno

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Boas,

Pois essas parecem ter cortiça e borracha, pelo menos assim dá a entender pela foto, o problema é mesmo saber se são boas mas pelo preço até talvez valha a pena experimentar, até talvez mande vir umas para mim já que o proprio shipping é gratuito.

Não o liquido não é esse, é o mais barato porque e é o normal porque o outro é o extreme e seca mais rapido além de que fica mais grosso e é para furos mais dificeis por isso não há necessidade para uso normal, só se quizeres ter um para andar contigo em caso de um furo dificil.
Tens razão, para estrada um frasco desses chega mas o preço não sei se os comprei um pouco mais baratos em S.Domingos de Rana(Parede), Mas até para os Extensores se quizeres liga para aqui BiciManipalo(214553631)pergunta preços e o que têm disponivel assim como os calços em cortiça além dos Bontrager bem como o Preço do Sealant Tufo normal. Se não forem de Lisboa o Rafael pode lá dar um saltinho e vale a pena.
 

rotiv1959

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Mais uma ves obrigado Bruno,
esses calços mandei vir a conselho do Rafael, já os tenho e analizando-os não consigo perceber se têm ou não cortiça e nas especificações também não diz nada.
O liquido que te referes é este?
Tufo Sealant 50 ml incl. valve tool
Quanto aos extensores vou ligar para lá para saber se tendo, enviam por correio porque sou do Norte, e não tenho coragem de pedir mais nada ao Rafael!!!
 

rjcm78

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Boas Nuno!

Viste também os cubos? O que achaste?

Penso que quarta ou quinta chegam os meus raios e depois vou ter com o António...Se ainda estiveres por cá e quiseres lá dar um salto, podemos lanchar ou beber um café lá.

Tenho 2 dúvidas:

1 - Nas instruções dos Tufos diz que devemos enrolar o pneu de forma a retirar todo o ar e depois é assim que o colamos. É assim que fazes? Eu pensava que se colava com um pouco de ar para dar forma. Tinha a impressão que tinha visto assim no youtube...

2 - O selante do Tufo, 1 frasco dá para 2 pneus? e quando é que se coloca? já com o pneu colado, antes de o encher definitivamente?

Obrigado e abraço
 

nogueira.nuno

New Member
Boas,

Sim Rotiv1959, o liquido é esse mesmo.
Bem sejam ou não os calços bons já mandei vir para mim um Conjunto e depois logo se vê quando os que tenho agora acabarem.
Pois é pena que eu não esteja de momento em Lisboa porque aquilo é a 5 minutos de minha Casa e dava lá um salto sem problemas.

Rafael, não os Cubos não vi, acho que não tinham chegado penso eu, porque fui lá á loja e acho que tinhas acabado de deixar lá as coisas, até fui eu que abri os Aros de 38 e 50mm para ver :)
Pois, já vim logo no dia 9 embora senão levava as tais coisas para as loja que referi ao Rotiv1959.
Relativamente as tuas duvidas, sim e assim, porque aquilo dentro da caixa ja vem tudo quase sem Ar e como dizes bem se ele não estiver já com algum Ar vai ser lixado de o acertar quando já tudo tiver Cola ou pronto a colar.
Os Tufo por acaso são lixados de instalar por isso deixa-os um dia ou 2 a seco e cheios á pressão maxima nas rodas para ganharem a tal forma e então depois esvazias até ter ar suficiente para manter a forma, metes a cola no pneu e no aro e sitio com ele.
É verdade que com pouca cola adere melhor assim como cola melhor se tiver pouca quantidade e se se deixar secar um pouco antes de se unirem ambas as partes mas se assim for como disse a cola de um lado(Aro) e do outro(Pneu) assim que tocarem uma na outra agarram logo e vai ser lixado se não tiveres o pneu certo ou alinhado, por isso ou metes um pouco de cola a mais ou não deixas secar assim tanto senão tens problemas eu o deixar alinhado e coladinho a 100%, a cola de uma maneira ou de outra vai secar por isso...
A seguir já sabes que ao fim de alinhado visualmente rodas a roda e vês se ficou mesmo certo e então pressão navamente e guardas o Test Ride do conjunto para o Dia seguinte :)

Não, um Frasco por pneu e como disse se quizeres compra um terceiro que assim podes andar com ele no bolso em caso de azar, pelo menos foi o que eu fiz quando andei com os Tufo.
É caro mas aconselho a usares mesmo o liquido da Tufo em vez de outros liquidos ou Marcas e vais ver que é um sossego com enchimentos.
Nestes Veloflex com que ando agora tenho que andar a encher ou acertar a pressão se andar todos os dias e andar sempre com um pneu suplente no bolso :(

Faz primeiro as colagens todas e depois quando tiver tudo Ok é que deitas o liquido lá para dentro, porque como sabes o liquido é Liquido claro, mas quando apanha Ar é que vai engrossar criar como que aquelas bolas de borracha que vai ser o que vai vedar o furo e se andares sempre a trocar o Ar que já se encontra dentro do Pneu é como que estás a originar que o Liquido te seque e já vi em alguns pneus autenticas bolas gigantes de tantos enchimentos e vazamentos de pneu.
Nesses Tufo vai ser deitar o liquido, encher e andar e passado algumas semanas dar um Check (já tive 6 semanas fora e não perdeu Ar/Pressão quase quase nenhuma)
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá malta pois eu também sou um dos que estou neste projecto de aros a rodas.
Quero agradecer a todos os colegas que estão neste projecto, eu sou um dos que estou mais longe e por isso vou assentindo aos vários tópicos que dizem respeito ao projecto em si.
E também agradecer aos vários colegas de fórum que têm ajudado em algumas incertezas e dúvidas.
Só já tenho, é um desejo ver a aros a rodas na minha bike a rolar na estrada, porque eu pouco ou nada posso fazer.

Obrigado a todos os que têm colaborado com o projecto.
 
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rjcm78

Member
nogueira.nuno:
É pena já teres ido embora...fica para a outra vez.

Os cubos já lá estavam, à muito tempo, antes mesmo dos aros, estão lá os meus e os do Sebastião...

Eu vi os aros todos, estive com todos na mão e pesei-os lá.

Quanto aos calços, gosto daqueles que indiquei ao Rotiv1959. Ainda só exprimentei 2 jogos diferentes...uns azulados que vinham de oferta com as rodas RCZ e fizeram 300 km, eram mesmo maus comparativamente com os actuais...Mas acredito que os de cortiça sejam fora de série...por agora vou gastar os actuais e depois logo se vê.
 

rotiv1959

New Member
Obrigado MESTRE Nuno, pela preciosa ajuda.
Pelo que li não vai ser pera doce montar os pneus. Ou muito me engano ou os primeiros vão ficar quadrados!!!
Rafael, já recebi os calços, super rapido em dois dias entregaram. Pelo que vi, parecem não ter cortiça, que te parece?
 

rjcm78

Member
Boas!

Não sei se têm cortiça ou não...aquilo é esquisito, parece um composto misto não sei de quê...não são de uma "massa uniforme"...são mistura de qualquer coisa com borracha.

Eu quando tiver as rodas prontas e antes de passar cola nos aros e pneus vou "ensaiar" várias vezes a colocação dos pneus mas sem cola e vou deixá-los lá 1 dia...depois bota cola e logo se vê...
 
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