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Pneus & furos

portellini

New Member
Caros amigos,

Tenho tido graves problemas com furos na minha bicicleta de estrada. Pelo que tenho percebido, tenho uma taxa de furos superior à normal relativamente às outras pessoas. O tipo de ciclismo que faço é sobretudo em deslocações casa-trabalho e trabalho-casa. Pedalo muito em Lisboa e em localidades da periferia. Faço cerca de 15km/dia faça chuva ou sol.

Quando comprei a minha bicicleta (a que actualmente tenho) tinha uns pneus Michelin Orion 700x23, muito fraquinhos. Apanhando a época do Natal e do Ano Novo, tive uma média de 4 furos num mês, à razão de 1 por semana. Aconselhado a mudar de pneus, comprei uns Schwalbe Durano 700x25. Estes pneus foram uma frande desilusão. Afamados como um pneu de alta resistência a furos, tinha já 2 grandes cortes ao fim de menos de duas semanas e teve o primeiro furo ao fim de três semanas.

Tenho lido que é essencial no caso dos furos:
a) Verificar a pressão: faço-o a cada 2/3 dias, regulando-a para 8bar/110 psi.
b) Verificar a fita interior dos aros;
c) Verificar se ficou alguma partícula (vidro, p. ex.) enterrada no pneu que tenha provocado o furo.

Ontem tive mais um furo com os mesmos Schwalbe Durano. Substituí a câmara de ar e enchi-o com a bomba de mão com uns 6bar. Depois, quando cheguei a casa, fui enchê-los à pressão correcta. Quando cheguei aos 8bar, a câmara de ar rebentou com um rasgão de mais de 10cm de comprido. Isto já me tinha acontecido e depois não voltou a acontecer. Será falta de qualidade das câmaras de ar Decathlon?

Confesso que já não sei o que hei-de fazer.

Há mais alguém a quem isto aconteça com esta frequência?

Obrigado.
 

Morg

Well-Known Member
Eu só uso câmaras de ar da decatlhon há alguns anos, por isso não me parece que seja por aí.
O ano passado não me lembro se tive algum furo, isto em 6/7 mil kms.
Este ano tive um e como deixei a câmara com um remendo daqueles rápidos já com cola passado uma semana o remendo saltou.
Os remendos já têm anos, até me admira como ainda tinham cola :)
O ano passado usei Hutchison Fusion 3 Kevlar e no final Michelin Krylion.
Os Hutchison começaram a ter alguns rasgos e resolvi meter novos.
Dos mais resistentes que conheço são os Michelin Lithion2.
Depende muito da zona onde andas e como andas. Nas bermas das cidades há sempre muitos detritos.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
montar as rodas com desmontas podes cortar a camara, mas não é o caso, o melhor é apostar num bons pneus, os gp4000 de 24mm na bikediscount estão a um bom preço.
tens ai o nuno na amareleja leve a ele as rodas para ver se esta tudo bem com os aros.
 

ajaneiro

New Member
Quanto a furos não posso opinar pq felizmente nunca furei (à medida que o tempo passa, a probabilidade aumenta... :p)

Quanto aos pneus, utilizei os schwalbe ultremo r1 e de continental gp4000s (estes últimos com cerca de 300km). Nos continental tenho a salientar a sensação de segurança em travagem, no piso seco e molhado e em curva, desde o primeiro km. Os schwalbe tb eram mt bons mas talvez por ter pedalado com eles no início da incursão nas bicicletas de estrada e eu próprio não ter tanta confiança, parece-me que os continental são ligeiramente superiores...
 

MSerra

New Member
Boas!

Uso Schwalbe Durano S 700*23, e com mais de 4000 km nunca tive um único furo nem cortes. O traseiro está já a ficar quadrado mas ainda deve chegar aos 5000. Pedalo na zona do Médio Tejo e Minho Litoral, por vezes em estradas em muito mau estado e até agora 5*. Uso sempre em 8 e 10 bares.

Acho estranho essa anormalidade de furos, mas de facto pode ser da zona em que pedalas. Pelo que tenho lido o Durano é relativamente resistente a furos.Não acho que o problema possa estar no pneu.

Que tipo de furos tens na câmara de ar quando mudas? Tens picos no pneu? Cortes? Averigua isso para tentares perceber! Se for de excesso de sujidade das estradas/bernas é dificil de ultrapassar...
 

Morg

Well-Known Member
Se são picos podes experimentar líquido anti-furo. No teu caso acho que se justifica.
Uns pneus mais duros e pesados que até costumam ser mais baratos. Normalmente rolam pior mas é melhor perderes uns segundos que teres um furo.
 

jofari

New Member
A questão dos furos é sempre algo complicado, e pode dever-se a muitos factores.
O primeiro pode ser que a pressão seja baixa, inferior a 7 Bar, e por causa disso ao mínimo "toque" fura.
Outro factor pode ser, por exemplo um vidro que tenha ficado no pneu no primeiro furo, e por causa disso, vai continuar a furar a câmara de ar. Sugiro que sempre que tenha um furo que verifique o pneu no seu interior, percorrendo os dedos com algum cuidado, pois se lá estiver o tal vidro...
Depois conforme já aqui foi escrito, a questão das bermas com vidros, pedaços de tijolo, pedras, pregos, etc...
Outro factor que nem sempre é levado em conta, é a questão das fitas, pois podem ter algum desgaste, e não protegerem a câmara de ar dos raios, e assim facilmente furarem.
Agora só analisando, pois as causas podem ser mais que muitas.
 

h_rd2

New Member
Tive um Par de Durano S em 700x23 e fizeram quase 8000km, furei 2 vezes...o de tráz foi até a camera sair pelo "desgaste" do pneu hehe!...o da frente ainda rola na roda de rolo! Para mim foram os melhores pneus que ja tive...mas também os mais caros!....

Parece-me que os melhores pneus para não furar sao os baratos de arame...
 

Bruno namora

New Member
H rd2 discordo...depois de 2 pares de vittoria media e alta gama com um furo cada coloquei michelin pro race3 80€ o par má valem cada cêntimo nem perdem pressão....0 furos até a data com 2 semanas só serra e mau piso num total de 2 meses com 1000 km
 

gtantunes

New Member
A minha Trek veio de origem com os Bontrager R1, tem neste momento 1900kms e o pneu de tras está quadrado ao centro do rasto, é normal????? Como tal acontece? Penso que devo trocar o pneu, mas o proximo vai tb ficar assim????
 

torui

Well-Known Member
Eu uso também Durano S e Continental GP 4000 e qualquer uma das duas marcas é sempre de 7000 kms para cima, e não sou aquilo que se possa chamar um individuo leve...nem quero imaginar os kms que pneus destes podem fazer com o peso pluma a bordo...
 

plx

New Member
Uma fita, por exemplo da Velox, entre a câmara e o pneu reduz também muito a probabilidade furar :)

Isto.
Há uns tempos era furo, atrás de furo, atrás de furo.
Mudei de pneus, câmaras de ar nada resolveu ate que um dia meti essa fita Velox, nunca mais furei!
 
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