Caríssimos,
Temos um pequeno revés na questão do PIF*U que tornará certamente este o evento mais exclusivo dos últimos tempos...
Ligeireza aparte e falando mais a sério, a CP decidiu trocar-nos as voltas no que toca ao transporte. Desde os últimos meses que tem havido alterações ao material circulante da CP regional e em particular na linha do Douro. Neste caso concreto, as velhinhas e conhecidas automotoras Sorefame 0600UTD estão a ser substituídas por material circulante mais recente, com vista à sua total substituição por automotoras Camello, série 592 "alugadas" à RENFE espanhola, substituição que se tem intensificado nas últimas semanas.
O problema está em que as novas automotoras não dispõem do mesmo espaço para bicicletas que os enormes porões das anteriores. O que acontece é que nem eu nem o Zé tínhamos noção disso uma vez que por mera coincidência, o comboio que chega às 09h15 à Régua, que usamos em ambos os casos nas últimas viagens que fizemos, era ainda de um modelo de transição, com igual espaço de porão. E portanto assumimos, erradamente, que as condições de transporte se mantinham.
Hoje, em contacto com a secção da linha do Douro da CP, informaram que há uma limitação considerável no número de bicicletas que podem agora ser transportadas. Numa abordagem inicial foram indicadas apenas 4, sendo que não houve um compromisso formal que coubessem 8, embora fosse admitida essa possibilidade.
Foi-nos dada a possibilidade de ver in loco uma das composições pelo que só nessa altura se poderá aferir do real espaço disponível. Há ainda a variável do revisor que também tentaremos assegurar para que haja ainda mais flexibilidade e, idealmente, aumentar o número de bicicletas transportáveis. Vamos tratar disso assim que possível, mas, de momento, a projecção que temos é de que caberão, no limite as 8 bicicletas.
Assim sendo, tudo isto traduz-se num número muito limitado de 8 lugares para o PIF*U. Nesta altura já estariam as 8 vagas preenchidas mas, de qualquer forma poderão na mesma manifestar a disponibilidade para participar, caso surjam mais lugares. De igual forma, caso haja algum impedimento para quem já consta da lista de "inscritos" agradecemos que avisem para que se possa dar lugar a outro colega de pedal.
Não queremos deixar ninguém apeado e, por isso, o aviso surge com a antecipação possível e nas condições que nos foram propostas, que serão negociadas o melhor que conseguirmos no sentido de podermos levar mais gente até à Régua.
Sendo esta uma questão permanente e inerente aos novos comboios, não haveria vantagens numa eventual alteração da data ou do percurso, pelo que vamos levar, ainda assim, o PIF*U por diante.
Por certo que uma próxima edição não haverá os mesmos constrangimentos logísticos - já que está em vista um percurso circular - mas, são também eles que dão um sabor especial a estas aventuras e que as tornam tão diferentes e especiais.
Assim que haja mais novidades, certamente serão os primeiros a saber.
Boas pedaladas!