_________________________________________________
//// NOTA PRÉVIA ////
[Ler aqui]
_________________________________________________
//// PIF*U ////
O QUE É?
O PIF*Ultra é, como o nome indica, é um Passeio Informal do ForumCiclismo em versão Ultra. Neste caso ultra é uma palavra bonita para dizer longa distância, ou seja, superior a 150Km.
No seguimento do êxito dos primeiros Passeios Informais do Fórum e das opiniões que fomos recolhendo junto de alguns companheiros que também partilhavam este nosso gosto pelas longas distâncias, decidimos justar esforços, pegar nos mapas e pensar num primeiro passeio que desse o mote para o que esperamos ser uma série de PIF's com uma configuração um pouco diferente do habitual mas em que os espírito animado de quem participa se mantenha.
COMO FUNCIONA?
A ideia é juntar um grupo de companheiros que tenha interesse em experimentar (ou relembrar) uma forma diferente de pedalar, sem pressas, sem pressões, sem pensamento nas médias e nos esquemas de pelotão e, sobretudo, sem qualquer espírito competitivo.
Só com essa predisposição será possível começarmos e acabarmos todos juntos e, fundamentalmente, manter a cabeça desligada de tudo o resto que nos apoquenta no dia-a-dia, concentrando-nos apenas e só em apreciar o percurso, a viagem e a companhia.*
Com isto em mente queremos reunir alguns amigos para pedalar grandes distâncias em estradas menos conhecidas onde cada quilómetro possa ser uma surpresa, e tudo isto longe dos circuitos e itinerários mais comuns dos passeios tradicionais.*
QUEM SE PODE JUNTAR AO PIF*U?
Com esta primeira edição pretendemos criar as condições a quem estiver disposto a arriscar sair da sua zona de conforto, num ambiente mais controlado, possa atrever-se a experimentar algo diferente da habitual volta de domingo.
Ao juntar-se a esta aventura cada um deverá interiorizar que não estamos numa corrida e que esta não será a tradicional volta de fim-de-semana onde se "picam" com os amigos na subida X ou simulam metas volantes na recta Z. É um dia exclusivamente para passear pelo puro prazer de o fazer. Utilizando a gíria dos ciclistas, é um dia para andar exclusivamente a Gasóleo!
Naturalmente que, apesar de todos serem bem-vindos, procuramos proporcionar a quem se juntar a nós um dia de ciclismo memorável pelas melhores razões. Assim, cada um deverá fazer uma reflexão sobre a sua condição física e sobre a capacidade de enfrentarem uma distância respeitável num terreno que tem um grau de dificuldade assinalável. Quem está habituado a fazer voltas a rondar os 120Km conseguirá certamente cumprir os 160Km do PIF*U. De igual forma, quem chega de rastos depois de 80Km à beira mar, terá de ter noção de que fazer o dobro dessa distância provavelmente ainda não será recomendável.
Ou seja 170Km são sempre 170Km e por isso cada um deverá autoavaliar-se no sentido de perceber se estará em condições de realizar a totalidade do percurso sem sofrimento desnecessário, que deitaria por terra um dos pilares destes PIF*U que é o gosto de pedalar por e com prazer.
Os horários são tudo menos convencionais, mas quem tiver a coragem de fugir à rotina garantidamente que não ficará desapontado.
//// 1º PIF*ULTRA :: 1 MAIO 2011 ////
O PERCURSO
O percurso neste momento encontra-se já fechado. Para iniciar esta série de longas aventuras, este primeiro PIF*U terá uma distância de 170Km que se desenrolarão ao longo das margens do Rio Douro numa fase inicial, inflectindo depois para sul, ao longo do vale do Paiva numa paisagem mais agreste mas também de elevado valor cénico, regressando depois por Arouca e pelo interior esquecido até V.N. de Gaia, seguindo depois de regresso ao Freixo.
É um percurso circular com partida e chegada na zona do Freixo, na cidade do Porto. Apresenta-se bastante heterogéneo, quer no perfil das diversas secções e zonas que o compõem quer na diversidade cénica que se vai desfolhando ao longo dos quilómetros.
Teremos oportunidade de seguir o Douro, de o atravessar para a margem sul e de enfrentar depois o último espreguiçar do maciço de Montemuro em direcção ao Rio Paiva, que nos acompanhará em parte do percurso. Atravessado um dos rios menos poluídos da europa iremos enfrentar uma das grandes dificuldades do dia a caminho de Arouca. Daí, vamo-nos embrenhar em estradas secundárias que raramente são brindadas com a presença de um automóvel e que certamente criarão um ambiente único de isolamento ao grupo de ciclistas. A fase final é o regresso à civilização e ao ponto de partida, com uma última descompressão antes da conquista do objectivo final: completar o PIF*U.
Não será disponibilizado um mapa detalhado do percurso ou das altimetrias aqui no tópico uma vez que queremos manter algum suspense e também para não estragar as surpresas que temos reservadas ao longo do caminho. Terão de confiar em nós e na nossa capacidade de escolher um percurso diferente do habitual e de levar o grupo para bons caminhos.
No entanto, no dia será distribuído aos participantes um dossier com o mapa, road book e algumas indicações importantes sobre o percurso, bem como rotas de fuga para quem tiver necessidade de encurtar a sua viagem por qualquer motivo.
NOTAS TÉCNICAS
Tentaremos, na medida dos possíveis, manter a coesão do grupo. É natural que existam alongamentos nas zonas mais exigentes fisicamente, mas tentaremos reagrupar, reduzindo o ritmo, ultrapassado o obstáculo. Haverá zonas de paragem específicas para apreciar determinado elemento da paisagem, para algumas fotos e também para abastecimento e recuperação.
A partir do km 50 não existem atalhos nem forma de voltar ao ponto inicial mais rapidamente do que o percurso que escolhemos por isso cada um deverá fazer, nesse ponto, uma honesta avaliação pessoal, no sentido de perceber se estarão em condições de realizar os restantes 90km. Isto é particularmente importante porque a grande dificuldade do dia fica 40Km mais à frente (ao km 87) com uma longa e exigente subida de 8km e também porque há uma série de obstáculos assinaláveis que se desenrolam entre o km 60 e o km 130 .
Há duas secções completamente isoladas entre os km 83 e 100 e mais à frente entre os km 104 e 130 onde não haverá possibilidade de abastecimentos. Iremos providenciar uma paragem antes da primeira secção isolada onde deverão considerar o abastecimento para as 2 zonas. Se tiverem espaço para mais água no bidão, encham-no! E alimentem-se por antecipação.
O piso é de boa ou excelente qualidade na grande maioria do percurso, sendo que haverá um pequeno troço de 10Km em que o alcatrão é manifestante medíocre mas cuja importância justifica a incursão. Não haverá nenhum troço significativo em paralelo.
O percurso foi escolhido de forma a circularmos em zonas de trânsito reduzido e, em alguns casos, praticamente inexistente. No entanto deverão tomar todas as precauções em relação à vossa segurança e na forma como interagem com os restantes ciclistas e outros utilizadores da estrada.
A parte final será realizada em ambiente mais urbano e, apesar de ser domingo, impõe-se um cumprimento mais escrupuloso das regras do código da estrada, nomeadamente a circulação em fila indiana.
ALTIMETRIA
//// DATA, HORÁRIOS e LOGÍSTICA ////
DATA
O PIF*U irá realizar-se no próximo dia 1 de Maio de 2011.
LOCAL DE PARTIDA
A concentração será feita na zona da Rotunda do Freixo, na cidade do Porto. O local exacto é o parque de estacionamento do Museu de Imprensa, que fica ao lado do Palácio do Freixo e contíguo à marina do Freixo.
HORA DE PARTIDA
Aconselhamos a chegarem ao local de partida a partir das 7h00
A partida será rigorosamente às 7h30 com qualquer número de ciclistas presentes.
LOGÍSTICA DE PARTIDA
A hora de partida terá de ser rigorosamente cumprida uma vez que temos pela frente longas horas de pedalada e, mesmo não havendo um horário fixo de chegada, quanto mais cedo partirmos maior será a margem disponível para eventuais imponderáveis que surjam no decurso do trajecto.
LOGÍSTICA DO CICLISTA
160Km e mais de 8 horas a pedalar exigem naturalmente alguma logística particular a nível de nutrição e hidratação que deverá ser gerida por cada um consoante a sua fisionomia/fisiologia que conhecerão melhor do que ninguém. Apesar de estar prevista uma paragem de alguns minutos durante a hora de almoço, deverão levar sólidos e líquidos que permitam auto suficiência durante grande parte do percurso. Há essencialmente duas zonas onde, por mais de uma dezena de quilómetros, não existe possibilidade de abastecer e portanto deverão acautelar essa situação para não haver falta de víveres.
Só conseguiremos comunicar com um ciclista que tenha consigo um telemóvel e portanto, não sendo obrigatório, será igualmente altamente recomendável que se façam acompanhar por um telemóvel devidamente carregado e com saldo.
Levar algum dinheiro será naturalmente aconselhável bem como um pequeno cartão com os dados pessoais mais relevantes.
HORA DE CHEGADA
Não há uma hora de chegada definida. Existe a convicção de que no máximo às 18h30 devemos estar todos a chegar ao local de chegada, que será o local de onde partimos ao início da manhã, no Freixo.
Neste horário estimado estão contabilizadas pelo menos 02h00 para paragens de recuperação, reabastecimento e eventuais problemas mecânicos. Nestas contas está considerada uma média de 21km/h que não será em nenhuma altura controlada durante o passeio (daí ser um passeio!) mas que serve como referencial. Da experiência que temos em passeios bem mais complicados não será nada de extraordinário cumprir com este horário e andamento.
Se participarem, por favor reservem o vosso dia exclusivamente para este passeio. Irão causar stress em vocês e nos outros caso tentem forçar o andamento para a chegada ser mais rápida. O ritmo será sempre o do mais lento. Se chegarmos mais cedo ao Freixo óptimo, ainda podem lanchar em casa. Caso contrário, o jantar ninguém vos tira. Compromissos nesse dia, só depois das 19h00!
//// O REPTO ////
Ficam então lançadas as bases deste 1º PIF*U. Gostaríamos de ter a companhia de alguns companheiros de pedal que se identifiquem com este espírito ou que gostassem de experimentar uma forma diferente de fazer ciclismo de estrada.
A confirmação é importante para resolvermos algumas questões logísticas e também para perceber no dia, se falta alguém na chamada.
Vamos adicionando as confirmações à medida que forem surgindo.
Qualquer dúvida que surja não hesitem em colocar, já que teremos todo o gosto em responder
Um abraço e boas pedaladas!
André Carvalho (Duchene) & José Almeida (Fogueteiro)
[COLOR="#green"]//// JÁ CONFIRMADOS PARA A CAÇA À VITELA ////[/COLOR]
Duchene
Fogueteiro
mr.al
Panta
joao49
pedrolobo7
diogo
pantani
João Santos
mariz
Roger
SoR
Tranquilo
kalinas
NiKES
vmms
Fábio
**** NOTA ****
Não será demais relembrar que este é um convite para se juntarem a dois amigos do pedal para um dia a pedalar, não existe a figura da "organização" nem haverá naturalmente um seguro para quem se quiser juntar a nós. Por isso cada um deverá ser responsável pelo seu comportamento na estrada e consequências que daí resultarem.
Last edited: