• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

pedaleiro

fastman

New Member
Olá a todos,

Eu tenho uma tarmac elite com uma pedaleiro shimano 105 53-39 (na verdade n é 105 mas é shimano equivalente em termos de peso, etc.), há 4 meses.
Verifiquei que a minha cadência é reduzida e estava a ponderar trocar a pedaleira por uma ultegra compact 50-34.

Se me derem pela minha pedaleira o preço de uma pedaleira nova (ou mto perto disso), vale a pena comprar a ultegra em termos de peso, performance etc ? Será que vou notar alguma diferença significativa em longas distâncias e subidas ? Ou devia ficar treinar mais uns meses para ver se compensa.

Obrigado,

Cumps
 

paradawt

Moderador
Mas tu gostas de pedalar mais em potência ou cadência?

Isso não terá também directamente a ver com a dimensão dos cranks?
 

biza

Member
Mas qual á a tua cadência?? apesar da compact(50/34) ser um pedaleiro mais completo ou mais versatil e nos defender melhor nas subidas eu acho que chegamos a um ponto da nossa evolução como ciclistas que precisamos de algo mais... eu tinha um compact 50/34 e mudei para 53/39 e não estou nada arrependido apesar no principio andar a "chorar" pelo compact...e em certas alturas em subidas quando vou á rasca me lembrar do meu compact que tinha anteriormente.
Mas notei que ao mudar de pedaleiro que evoluí um pouco...a meu ver acho que devias esperar mais um pouco e vê se compensa...mas digo-te uma coisa, se mudares para compact a tua rotação vai ser mais de certeza, porque estás habituado ao pedaleiro 53/39... e aí vais notar muita diferença.... se calhar até vais sentir-te melhor porque tens mais defesa nas subidas e mais rotação...
tens que ver uma coisa tb, é a dimenção dos cranks, ( se é 170/172,5/175) isso tb contribui para a rotação... como diz e muito bem o paradawt ...
Eu por exemplo tenho 75 cm de pernas devia usar um pedaleiro 170...mas uso um 175 porque gosto pedalar mais em potencia...

vou dar-te as medidas:

74 a 81 cm de pernas-------pedaleiro 170mm
82 a 86 cm de pernas-------pedaleiro 172,5mm
86 ou maior -------pedaleiro 175mm


Abraços !!!
 

fastman

New Member
Obrigado pelas respostas. Como sou novato, é assim. :)
Eu tenho um pedaleiro 170mm. A minha bike é um S, pq tenho 1.70m.
Pela opinião do biza, parece-me que não vale a pena mudar. Talvez o 50/30 fosse melhor para o inicio, mas depois dos muitos kms (ainda só tenho 1000km nas pernas) que quero e vou fazer, certamente iria mudar para o 53/39.

E em relação ao 105 vs ultegra. Eu estive a ver os pesos, e a única componente com diferenças significativas é o pedaleiro. Acham que vale a pena mudar enquanto me oferecem a totalidade do valor do 105 ?

Obrigado,

Cumps!
 

Luis Abreu

New Member
sinceramente so acho necessário mudar para compacto se subires bastante e sentires que estas a pedalar muito pesado!
eu tembem tinha um pedaleiro 52-39 e troquei para compacto! é re-aprender a pedalar (ou trabalhar com as mudança!) passas a usar menos 1 dente na cassete e mantens +/- a mesma cadencia/velocidade, e sempre que mudas a pedaleira mudas tambem a cassete para nao ser uma diferença tão grande
a enorme diferença são aquelas subidas de imensa inclinação (8,9,10%...), que antigamente so tinha 39-26 para safar, e agora ando mais folgado! mas a verdade é que passei a usar 34-23/21 que vai dar á mesma cadencia! mas quando falta a força la mudo e subo descansado a 7km/h...

a decisão entre compacto/normal tem a ver com o tipo de terreno que fazes! se plano sem duvida 39-52. se subidas pesadas e nao vais competir compacto!

agora, se vais trocar para evoluir de 105 para ultegra poupando uns trocos ha que pensar! se tinhas ideia de o fazer 1 dia, acho que é de aproveitar!
 

Nolimits

Member
Olha o que te posso dizer sobre isso é que como 1ªbike de estrada tb foi uma tarmac comp de 2006/7,não tenho bem a certeza,e trazia 53/39,como tu, tb eu não percebia nada de nada sobre componentes de estrada.......se me custou a habituar,não faço ideia,não tinha outra referencia a não ser o pedaleiro triplo da makina de btt,entretanto mudei de menina e podia ter posto ou mandado vir com compact,(até poupava 100 e qq grms de peso),mas não,comecei a ouvir comentários de pessoal que tinha feito essa troca e não se adaptou muito bem,pq faltava lá sempre qualquer coisa,se pensares que em termos de peso ganhas alguma coisa ao trocares de 105 para ultegra,penso que 20 ou 30 ou mesmo 50 grms,não sei ao certo,se compensa a diferença ainda grande de preço.......

Boas compras....
 

NiKES

New Member
Entre Ultegra e 105 não vais sentir diferença nenhuma. Só tu é que sabes se precisas de um compact ou não... dependendo da zona onde moras, se fazes muitos treinos em subida. Mas com 1000km nas pernas, duvido que ainda saibas ;)

Vou te dar a minha experiencia. Começei com 52x39 porque era o que vinha na bike e não percebia nada ... passado 6500km e a subida da sra da graça no 39x23 decidi finalmente mudar para compact... e até te digo mais, hoje estou a pensar meter um 48x34, ai sim será mesmo o ideal para mim. Portanto se calhar o melhor é esperares um pouco e veres como te dás com esses andamentos.

Boas pedaladas !!
 

paradawt

Moderador
Opá lá está...

Como o Nikes diz, só tu poderás descobrir o teu andamento...

Também posso dizer-te que não gosto nada de subir em potência. Sou mais de cadência. Normalmente os meus treinos têm que envolver serras.

Treinas onde?
 

fastman

New Member
A ideia que tinha também era essa. Ainda tenho poucos kms e apesar de fazer grande parte em subida acho que falta-me experiência para decidir qual a melhor configuração para mim. Eu acho que sou mais de cadência que potência, mas nas subidas que faço agora tenho feito em "potência".
Tipicamente, excepto nos fds, ando pela zona de Loures. Subo até montachique pelas diferentes frentes.
Vou ver se nos próximos fds faço novamente a serra de sintra. Queria conhecer outros cantos mas os meus horários não me deixam.

Sinceramente, em relação à questão ultegra vs 105, julgava que os pesos fossem significativos que compensasse trocar. Porque sinto que a minha bike é "anormalmente" pesada na zona do pedaleiro. Como o meu pedaleiro tem mesmo aspecto de ser super pesado (vi agora que o pedaleiro é o Shimano FCR-550 e não 105) fui verificar os pesos e eles diferem de site para site e não sei se estão a falar de 170mm ou 175mm. Mas pelos pesos que vi, a diferença entre o Shimano FCR-550 e o ultegra seria em média 150g.
O que não me parece significativo para deixar de ser "anormalmente" pesada. Estarei errado ?
 

zanzas

New Member
é tudo uma questão de gosto e objectivos . . . fugindo um pouco do assunto, eu cortei 20cm do espigão do selim que estava a mais para "emagrecer" 20gr . . . em relação ao pedaleiro, acho que vou ficar no 50x36 e se trocar será por 50x34 e troco também a cassette . . . mas lá está, eu vou muito para a serra da Arrábida e gosto de pedalar em cadência, em recta o meu normal são 90rpm para cima (normalmente para cima mesmo) . . .
 

fastman

New Member
O meu objectivo é fazer kms e gosto mto de fazer subidas. Por isso é que julgava que o compacto 50x34 fosse uma boa solução. Mas só considerava trocar se a diferença fosse significativa para o 52x39 (já vi que em termos de cadencia nas subidas... é significativo) E valesse a pena dar mais 150euros pelo o ultegra (neste caso, em relação ao peso...não se justifica...150g... no máximo 200g... justifica-se??).
 

biza

Member
entre o 105 e o Ultegra não há muitas diferêncas... só em em peso e precisão das passagens de mudanças...isso depende da tua carteira... secalhar os 150 euros que vais dar a mais eu investia numas rodas melhores...aí vais sentir muita diferença.... portanto a minha opinião iria para 105 e investia numas rodas melhores...


Abraços!!!
 

fastman

New Member
Concordo ctg biza. As rodas é o que fazem maior diferença. A questão, tem a ver com o preço delas e a sua durabilidade. Faria sentido comprar uma rodas melhores se fizesse competição. Acho que investir numas rodas melhores para depois andar a massacra-las diariamente nas nossas estradas... quase um contra-senso. E o outro problema, como disse, é preço delas. Para ter uma rodas realmente melhores que as que tenho agora (fulcrum 5) teria de investir muito mais (mas muito mais) do que os 150euros.

Como sou novato, só agora é que estou a repetir alguns itinerários e a levar o abastecimento adequado. Só nisto devo ter retirado mais de meio kg na bike. :D
 
Top