• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedalar na bike em cima do passeio ou em contra-mão vai dar multa

Murplatina

Active Member

Dono do asfalto

New Member
Infelizmente também me deparo com situações dessas de pessoal andar em contra-mão bem como em passeios, já para não falar andar de noite sem qualquer tipo de iluminação principalmente os velhotes com as pasteleiras e alguns xavalos. Julgo que só podem circular em passeios crianças com idade < 10 anos, desde que acompanhadas com os pais ou outros familiares.

Boas pedaladas:)
 

klaser

Well-Known Member
Que eu saiba já era proibido andar em contra-mão e em cima de passeios e já se podia ser multado..não tou a ver a novidade...sobre seguros,isso já foi discutido,não tou a ver com as alterações ao novo código quais são os grandes direitos que estamos a adquirir em relação ao código anterior,que justifique um seguro,se dantes não justificava..se acho que o seguro é bom ou necessário é outro assunto,mas não são estas alterações que entrarão em vigor que justificam tal..
 

jpacheco

Well-Known Member
É irresistível subir um bocado o passeio em pequenas zonas de mau piso. Quando o faço ando a 8km/h .. devagar mesmo.
 

pratoni

Well-Known Member
Que eu saiba já era proibido andar em contra-mão e em cima de passeios e já se podia ser multado..não tou a ver a novidade...sobre seguros,isso já foi discutido,não tou a ver com as alterações ao novo código quais são os grandes direitos que estamos a adquirir em relação ao código anterior,que justifique um seguro,se dantes não justificava..se acho que o seguro é bom ou necessário é outro assunto,mas não são estas alterações que entrarão em vigor que justificam tal..

O grande direito, e a meu ver quase o único é, nos cruzamentos passarmos a ter a mesma prioridade do que um carro, ou seja se te apresentares pela direita, tu passas a ter prioridade, ao contrário do que acontecia anteriormente...

Claro que o poder andar nas bermas e poder andar a par, desde que, respectivamente, não se atrapalhe os peões que circulam na berma e o trânsito que circula atrás dos ciclistas que vão a par, também ajuda...
 

plx

New Member
Também ha a regra dos 1.5m nas ultrapassagens e sao obrigados a abrandar antes de a efectuarem.
Nao estou a ver muita gente a cumprir isto
 

Dono do asfalto

New Member
Nas rotundas é que vai ser uma confusão e pêras...isto de usar a faixa da direita apenas para sair na primeira saída vai dar molho.

"Também há a regra dos 1.5m nas ultrapassagens e sao obrigados a abrandar antes de a efectuarem.
Nao estou a ver muita gente a cumprir isto"

Eu já noto bastante muitos automobilistas abrandarem e passarem para a outra faixa para me ultrapassar, mesmo quando vou colado à linha da berma ou até mesmo dentro da berma. E no geral já noto mais respeito de parte a parte. Claro que também vejo automobilistas que querem a estrada só para eles, mas no geral já noto mais consciência. Claro que isto leva tempo, mas o que importa é ir notando melhorias.
 

Override

Member
Nas rotundas é que vai ser uma confusão e pêras...isto de usar a faixa da direita apenas para sair na primeira saída vai dar molho.

"Também há a regra dos 1.5m nas ultrapassagens e sao obrigados a abrandar antes de a efectuarem.
Nao estou a ver muita gente a cumprir isto"

Eu já noto bastante muitos automobilistas abrandarem e passarem para a outra faixa para me ultrapassar, mesmo quando vou colado à linha da berma ou até mesmo dentro da berma. E no geral já noto mais respeito de parte a parte. Claro que também vejo automobilistas que querem a estrada só para eles, mas no geral já noto mais consciência. Claro que isto leva tempo, mas o que importa é ir notando melhorias.

Por isso é que se anda a par, assim são mesmo obrigados a abrandar
 

klaser

Well-Known Member
Quero ver quem vai andar com um fita métrica a medir se os 1,5m são cumpridos ou não..quanto as prioridades,nós nunca tivemos nem vamos ter prioridade,porque a prioridade quem faz somos nós..só um maluco,mesmo com cruzamento sinalizado por semáforo,passa igual de bike como se passa de carro..quero dizer que devemos estar sempre super atentos mesmo quando temos a suposta prioridade ou o sinal aberto,pois de nada vale esta tal razão se acabarmos tetraplégicos ou a sete palmos...
 

Karne

Active Member
Eu já noto bastante muitos automobilistas abrandarem e passarem para a outra faixa para me ultrapassar, mesmo quando vou colado à linha da berma ou até mesmo dentro da berma. E no geral já noto mais respeito de parte a parte. Claro que também vejo automobilistas que querem a estrada só para eles, mas no geral já noto mais consciência. Claro que isto leva tempo, mas o que importa é ir notando melhorias.

Se calhar é porque são condutores/ciclistas ou ciclistas/condutores ;)

Mais direitos, logo mais deveres e mais responsabilidades. Aconselhava todos a ler a nova redação do código da estrada, principalmente na parte que diz respeito às bicicletas, para depois não haver surpresas (multas, por ex.). Contra mim falo, pois para mim muitas vezes o vermelho é verde tinto, as passadeiras são para quando vou a pé, entre outras pequenas "infrações", mas pronto, o que era a vida sem este sal...

Boas pedaladas
 

Carolina

Well-Known Member
boa tarde. continuo com umas dúvidas em relação à circulação nas rotundas, se alguém me souber esclarecer, agradecia.

eu costumo movimentar-me como se fosse um carro, ou seja, se for para a 1º saída vou na faixa mais à direita, caso contrário vou nas faixas mais à esquerda. até agora tem corrido tudo bem, até porque como só ando aos fins de semana de manhã, só apanho um carro ou outro nas rotundas.

pelo que percebi os velocípedes devem ir sempre pela faixa da direita, mas se um carro quiser sair e se o velocípede quiser continuar para a próxima saída, quem tem de dar prioridade? são os velocípedes? parar dentro duma rotunda faz-me alguma confusão e muito sinceramente, acho mais seguro se as bicicletas tiverem de se movimentar da mesma forma que os carros.
 

jpacheco

Well-Known Member
boa tarde. continuo com umas dúvidas em relação à circulação nas rotundas, se alguém me souber esclarecer, agradecia.

eu costumo movimentar-me como se fosse um carro, ou seja, se for para a 1º saída vou na faixa mais à direita, caso contrário vou nas faixas mais à esquerda. até agora tem corrido tudo bem, até porque como só ando aos fins de semana de manhã, só apanho um carro ou outro nas rotundas.

pelo que percebi os velocípedes devem ir sempre pela faixa da direita, mas se um carro quiser sair e se o velocípede quiser continuar para a próxima saída, quem tem de dar prioridade? são os velocípedes? parar dentro duma rotunda faz-me alguma confusão e muito sinceramente, acho mais seguro se as bicicletas tiverem de se movimentar da mesma forma que os carros.

para nós que andamos e conseguimos meter o contra quilometros nos 30, 40km/h até faria sentido... penso que o legislador estará a pensar também nas outras pessoas que usam a bicicleta, e andar a 5km/h no interior de uma rotunda a meu ver até me parece mais perigoso.

Não é, nem será fácil arranjar um meio termo... Mas a mim tb me faz confusão fazer as rotundas sempre por fora.
 

pratoni

Well-Known Member
Mas penso que não somos obrigados a fazer a rotunda por fora.

Podemos é fazer a rotunda sempre por fora, ao contrário dos carros, o que é diferente.

Mas ao andarmos na faixa de fora, não podemos impedir um carro que esteja a circular correctamente e quer sair.

Esta é a minha interpretação da alteração nas rotundas, aplicada às bicicletas...
 
Penso que é exactamente o que o pratoni diz.

Podemos ocupar a faixa da direita na rotunda, mas se o fizermos, teremos que dar prioridade aos carros que queiram sair.

Eu continuo a circular nas rotundas como sempre fiz, como um veículo a motor.
 

Carolina

Well-Known Member
pois, bem me parecia que tínhamos de dar prioridade. pensei é que era obrigatório andar sempre na faixa da direita, mas parece que não.

obrigado
 
Top