• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedalar em calçada

mariz

Member
Isso só acontece se fores em sprint. Eu levanto o rabo do selim, relaxo as mãos, e deixo a bicicleta fazer o resto. Claro que estou a falar de cicloturismo, quem faz corridas acredito que se agarre a bike com unhas e dentes e pedale como se não houvesse amanhã.
 

Armando

New Member
É isso mesmo Mariz,nas corridas aquilo é sempre a "Top".

Uma vez participei numa corrida em que o percurso da volta eram 850 metros/20 voltas (Maçãs Dona Maria)Pombal. A zona de paralelo eram 300 metros e estava um dia de "chuviscos". No dia anterior tinha havido uma procissão naquela zona do paralelo e consquente derramamento de "Cera" das velinhas...bem,aquilo era ver a bike a rabear por todo o lado.
Sem mintir nada...a roda de trás varejava bem a vontade uns cinquenta centimetros na totalidade.
Resultado...a corrida não chegou ao fim,existiram algumas quedas e alguns dedos partidos e joelhos esfolados,as classificações foram feitas pelo numero de voltas ao momento do cancelamento.
 

fogueteiro

Active Member
Eu prefiro ter que pedalar mais 5kms do que fazer um de calçada.

Quanto aos cuidados que tenho, dependem muito do tipo de calçada. Existe a que é uniforme que não exige grande cuidado, mas também existe outras do tipo que se vê nas aldeias do Barroso onde todo o cuidado é pouco.

Como as ultrapasso? Sempre que posso levando o dito cujo do selim. Penso que se torna mais confortável, utilizando as pernas como amortecedor... mas com os braços tenho que levar com trepidação toda.

Geralmente, e dependendo mais uma vez do tipo de calçada, coloco a corrente de forma a que fique mais esticada possível para evitar que salte da pedaleira.
 
Passei de uma B'Twin de alumínio com forqueta em alumínio para uma Specialized Roubaix e a diferença é abismal, até dá gozo passar de propósito em cima da calçada enquanto que dantes dava-me dores agudas nos braços ao ponto de começar a perder sensibilidade nas mãos.
 

mario_ajp

New Member
Eu prefiro ter que pedalar mais 5kms do que fazer um de calçada.

Medo, eu por 1 km era capaz de dar uma volta de 10 ou 20 km a mais.

Eu passo bem devagar, qualquer um passa por mim. Se bem que há alcatrões tão maus como calçada, exemplo a estrada de vale de barris em Palmela, o trilho é melhor que o alcatrão, até se sofre na BTT. Só passei numa das minhas fininhas de aço e ainda por cima com pneus mistos, imagino passar em 700x23c slick a 8-10 bar.
 

johny32

Member
Boas,

Fugindo um pouco do titulo do tópico...já estou como o Guardiola...e permita-me a expressão e perdoe-me a frontalidade, ousadia o que lhe queira chamar, mas você (amigo Testarossa) é um animal (neste caso do pedal).

Cada vez que vejo os seus treinos no strava, fico com aquela sensação que bebe gasolina oh sei lá. Fico sempre estupefacto (no bom sentido, claro).

Belíssimo treino para o Paris-Roubaix. :D



Voltando ao tópico...
Esse troço de Vila Franca (em calçada), quando o faço com o meu cavalo de pau (de aluminino) é sempre pra fazer com o máximo cuidado e a desviar de todas as lombas e buracos...mas isso sou eu que sou um bocado cuidadoso.



Abraço
 

Testarossa

New Member
Boas
Não é gasolina.É uma sandes de presunto em Vila Verde dos Francos.
E olhe que anda aí pessoal com muito mais power do que eu,que nem dois anos tenho de pedal.
Abraço
 

johny32

Member
Boas,

Eheh...rica sandes. :D
Tenho visto alguns a passar pela minha zona e em algumas voltas que faço....parecem foguetes. Também gostava de ser assim... :cool:

Agora não consigo pois ando mesmo com falta de tempo, mas lá pró final deste mês, princípios de Abril, vou tentar (na zona de Tancos, onde trabalho) ir fazendo um pouco de btt e aos fins de semana fazer estrada, que é quando estou por casa...para ver se ganho algum power...para o acompanhar e quiçá, comer essa sandes de presunto. :D

Abraço
 
Top