• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedaladas na Lousã ... e arredores ...

Skyforger

Active Member
E lá fomos nós fazer o mediofondo invertido com a conquista de dois topos da magnífica Serra da Lousã pelo meio...

Sem querer alongar-me muito em crónicas e rescaldos, agradeço desde já ao JPLopes a iniciativa, o convite, a companhia e a paciência ao longo do dia, agradecimento igualmente extensível aos restantes companheiros que alinharam nesta volta .... mas já lá vamos..:)

Foram seis os aventureiros que às 8h marcaram presença em frente à Pousada da Juventude da Lousã para, logo aos primeiros metros, iniciar a subida até ao Trevim. Subida feita a bom ritmo, com condições meteorológicas ideais para um grande dia de pedaladas e de convívio que se avizinhava. Logo nos kms iniciais deu para tirar duas conclusões:
- meti-me com pessoal com muito mais andamento que eu!
- o treino (ou a preparação, se quiserem) é importante e os últimos 3 meses de actividade mais reduzida pagam-se caro :p

Como também tenho plena consciência de que a minha forma de pedalar é muito baseada na velha máxima do "devagar se vai ao longe" sabia que não podia nem devia forçar o andamento, sob pena de hipotecar o término da volta a que me tinha proposto. Basicamente foi meter o meu ritmo e apelar à paciência dos restantes...que a houve e muita. O meu obrigado por isso. Partimos juntos e chegámos juntos ;)

Bem, mas até ao Trevim a coisa ainda se fez bem, o piso em mau estado obrigava a atenção redobrada, mas nada que nos impedisse de contemplar uma vista de perder o fôlego pela sua vastidão. De alma cheia e de mãos agarradas aos travões, iniciou-se a descida (com direito ao primeiro e único furo da jornada à saída do Trevim) e nova ascensão a Santo António das Neves. Desconhecia este local, um verdadeiro lado B da serra da Lousã e fiquei com imensa vontade de voltar...Arrebatador! E aqueles estradões....:rolleyes:

Hora de regressar à rota do mediofondo, que é como quem diz à longa descida para Castanheira de Pêra...porque o que sobe também tem de descer. Paragem para recompor energias e foi quando se iniciou a primeira subida à saída de Castanheira que as minhas pernas avisaram que não estar para grandes aventuras....Bem, vamos lá gerir o esforço... A coisa foi-se fazendo, com maior ou menor dificuldade, com mais ou menos palavrões, com um incentivo e um apoio tão inexcedível quanto peculiar do JPLopes (a seguir à próxima curva isto já fica plano....mas nunca ficava :) ) e lá se chegou a esse prodígio da toponímia portuguesa, à Picha. Nova paragem no café da terra para, de seguida, iniciarmos a fase mais penosa (para mim) de toda a jornada....a subida da N2, até ao corte para a Lousã...É caso para dizer que após a Picha fo**-** bem...e penei muito... quem me manda ter mais olhos do que barriga :rolleyes: ! Mas o que tem de ser tem muita força e, sempre na expectativa da próxima curva, lá se chegou ao famigerado corte.

As pernas já iam vazias, mas o JPLopes afiançava que, a partir dali, era sempre a descer....pois....mais ou menos! Qualquer pequeno topo que surgisse até à Lousã era uma verdadeira montanha, mas a tónica descendente era, de facto, predominante e lá consegui completar o objectivo a que me tinha proposto...em conjunto com todos os que alinharam à partida, sem azares, sem quedas, com uma enorme satisfação, mas com uma dor pernas épica...mas não tão épica quanto o dia! Valeu a pena!! ;)

Ficam algumas fotos:

12118616_1298515253518435_6302545271941980118_n.jpg


12143155_955938281144315_9184544824157164500_n.jpg


DSCN2787.jpg


DSCN2793.jpg


DSCN2796.jpg


DSCN2799.jpg


DSCN2808.jpg


DSCN2812.jpg


DSCN2820.jpg


DSCN2821.jpg


DSCN2829.jpg


DSCN2830.jpg


DSCN2834.jpg


DSCN2836.jpg


DSCN2837.jpg


DSCN2844.jpg


12088170_955934684478008_8799166858418532316_n.jpg


12065976_1298515096851784_3752997485682550525_n.jpg


DSCN2853.jpg


DSCN2854.jpg


DSCN2860.jpg


DSCN2861.jpg


DSCN2866.jpg
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas @Skyforger,
gostei do teu rescaldo ... mas nem sei se a moderação autoriza ... neste mesmo topico ... mas ainda assim que seja transgressão deixa-me fazer o mesmo :eek:

Obrigado pela companhia e por alinhares numa etapa particular a roçar os limites do razoavel. Se fosse no norte sei bem que os pisos eram declarados património da humanidade e nem sequer lhe faziam melhorias ... mas o pessoal do Norte ... é muito forte :D

Foi para mim a satisfação pessoal ... a concretização de um objectivo que teimava em fugir cada vez que chegava ao corte final para o topo ... que ficava a pouco mais de 250m de desnivel ... mas finalmente a Merida Ride 88, fez a sua obrigação ... eu já tinha passado por estes dois cumes pelo menos 3 vezes ... mas sempre de sapatos largos ... a 2.2" :rolleyes: desta fez finalmente a 700x23 disse presente ... embora as palavras do reduzido pelotão já começassem a ameaçar o motim antes de fazer a última rampa ... conseguiu-se fazer ... como prémio da aventura fica o segmento que criei entre picos da serra da Lousã ... divirtam-se ...

https://www.strava.com/activities/405550513/segments/9761003656

Foi uma etapa que se alongou mais no tempo pelas demoras de paragem, mas como ninguém tinha pressa acabou por se alongar sem limite definido ...

Uma imagem que caracteriza o sucesso parcial da etapa ... vista do Trevim do Pico de Santo António da Neve
12141595_970564376300131_7748514225423820309_n.jpg


Sei que há muito melhor por aí ... mas aqui estou no meu quintal :eek:

Para terminar ... um especial agradecimento a todos os presentes e a quem reconheço o mérito de se sair juntos e chegar da mesma forma.

Até um dia destes aqui ou noutra pikada qualquer :cool:

Abraço,

JPLopes
 

Skyforger

Active Member
Temos de manter a moral alta ... quando as pernas não querem, a cabeça tem de mandar ... :eek:


Forte Abraço,

JPLopes

Bem sei e já muitas vezes me socorri dessa velha máxima....a questão é que, por vezes, e por muito boa vontade que se tenha, o circuito de comunicação entre pernas e cabeça começa a falhar...:rolleyes: Não foi o caso...com a minha calma e a paciência dos restantes lá completei a volta. Venha a próxima...;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
isso mesmo a toalha nunca vai ao chão ... e mesmo que caia por acidente apanha-se sem por o pé no piso ... estraga os cleats ...

Venha a proxima e seja mais dura para progredir ... que dizes a uma mealhada ?

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=nbandxijcmdlsqlk
quando ainda projectava no gpsies ;) ... no final há sempre sandes de leitão ... para acalmar :D

atenção ... o Caramulo é mais soft que a Lousã ;)
 

jocarreira

Well-Known Member
Desculpem-me o offtopic mas é uma dúvida que me assola sempre que vejo tópicos que incluam fotografias "em movimento", principalmente fotografias tiradas com telemóveis.
Como é que vocês transportam o telemóvel? No bolso do jersey "solto", i.e. sem estar dentro de nenhum saco, saquinho ou saqueta?
Pergunto isto porque levo sempre o telemóvel dentro de um saco com fecho zip para evitar que a transpiração afete o equipamento. Como vai dentro do saco nunca o retiro para tirar fotos em andamento ficando assim com pouco ou nenhum registo fotográfico das minhas voltas.

Cumprimentos e desculpem o offtopic mas já andava com esta dúvida há muito tempo :)
 

Skyforger

Active Member
Desculpem-me o offtopic mas é uma dúvida que me assola sempre que vejo tópicos que incluam fotografias "em movimento", principalmente fotografias tiradas com telemóveis.
Como é que vocês transportam o telemóvel? No bolso do jersey "solto", i.e. sem estar dentro de nenhum saco, saquinho ou saqueta?
Pergunto isto porque levo sempre o telemóvel dentro de um saco com fecho zip para evitar que a transpiração afete o equipamento. Como vai dentro do saco nunca o retiro para tirar fotos em andamento ficando assim com pouco ou nenhum registo fotográfico das minhas voltas.

Cumprimentos e desculpem o offtopic mas já andava com esta dúvida há muito tempo :)

No meu caso, que sou um gajo um bocado adverso a gadgets tecnológicos, não há grande ciência nem segredos a revelar. Basicamente, levo o telemóvel num bolso (que só serve mesmo para fazer chamadas) e a máquina fotográfica num outro, dentro de uma bolsa. Quando quero tirar fotos ou paro e faço tudo calmamente ou, se em andamento, largo uma mão do guiador para pegar na máquina e tirar fotos...obviamente apenas a velocidades moderadas e quando sinto que não estou a comprometer a segurança. Para facilitar o processo, normalmente deixo a bolsa da máquina aberta e é fácil pôr e tirar o equipamento só com uma mão, mesmo em andamento. Como vês, nada de complicado ou tecnologicamente avançado...bem pelo contrário...:)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

transporto no bolso ... umas vezes à solta outra vezes dentro de estojo impermeavel o que confesso por vezes é incomodo ...

telemoveis há muitos ... e se é necessário estragar material em proveito proprio ... cá estamos.

O meu é bastante resistente já tem dois anos ... milhares de photos ... de trabalho e lazer e acho que ainda não fica por aqui ...

Também há a maxima do ciclista: aquele colega nem pedala mais depressa para não transpirar o jersey ... (boca foleira)

:eek:
Mas a proxima aquisição ... está a chegar ... será uma câmara fixa no guiador ... assim posso transpirar à vontade :D
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia
fico mais descansado com a humidade excessiva ... no movel ... recebida a superstar :D
12107762_972095562813679_3378059134385705334_n.jpg

Vamos lá exprimentar isto no domingo ... debaixo de chuva ... prova de choque :eek:
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Brincadeira de crianças ;) ... um dia destes fazemos uma volta à maneira ... está para breve esse agendamento ... se houver neve ... é a cereja no topo do bolo :D

Ora lá está ...
em ruído de fundo a volta à maneira que chega à barragem de santa luzia ... aquela rampa que muitos conhecem ... e poucos gostam ...

Brevemente ( este mês) ...
lousa_gf_climbs_2.jpg
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Ora lá está ...
em ruído de fundo a volta à maneira que chega à barragem de santa luzia ... aquela rampa que muitos conhecem ... e poucos gostam ...

Brevemente ( este mês) ...
lousa_gf_climbs_2.jpg

Muito boa passagem a de 3ª feira pela rampa de santa luzia ... já avisado ... não custa tanto ;) ... mas cuidado ... quem nunca fez o percurso pode ficar de boca aberta em mais 2 ou 3 locais não avisados :eek:

afinal sempre foi este mês ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia,

para este domingo perspectiva de subida/descida à serra da Lousã ... por estrada pouco usadas habitualmente ...

Do grupo ultra-secreto "Os amigos do Gaspar" sem cotização e em que ou se despacham a marcar a vossa etapa ... ou são ultrapassados :eek:

https://www.strava.com/routes/4482258 ... o Zé carlos que é um humorista ... chama-lhe volta dura :p ...só tem um segmento de 600 metros com 111D+ :p ... 16.5% :eek:
https://www.strava.com/segments/3061287
e para onde o pessoal gosta de ir descarregar a potência ...
699967.gif
 
Top