• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedais SPD-SL: problema a fazer clip in e clip out

Jeremy

New Member
Hello!

Comprei recentemente uns sapatos da Shimano e uns pedais Shimano PD-5700. Montei os pedais e os cleats nos sapatos, treinei um bocado a fazer clip-in e clip-out e depois resolvi ir testar a coisa na rua.

O primeiro erro foi escolher o meu parque de estacionamento do prédio (super-apertado) para testar o sistema. Caí duas vezes em 5 minutos. Depois resolvi ir até ao parque das nações a pé e andar um pouco na relva. Aí só caí uma vez mas já consegui ganhar confiança QB para voltar para casa de bicicleta.

Depois disso, resolvi fazer mais alguma pesquisa e as críticas em geral dizem que esse pedal é relativamente simples de fazer clip-in e clip-out, mas eu acho que estou a fazer muito mais força do que o que devia principalmente no clip-out. Já coloquei a tensão do pedal no mínimo mas mesmo assim tenho que fazer bastante força a rodar o calcanhar para fora para me soltar.

Alguém teve este mesmo problema? Alguma dica para que os pedais sejam mais fáceis de largar? Eu não vou propriamente sprintar a 80 km/h pelo que consigo viver com a coisa um pouco mais solta.

Vi algures que lubrificar os pontos de contacto entre os cleats e o pedal ajuda no clip-out. Alguém já testou? Finalmente, é possível que a montagem dos cleats não tenha sido a melhor e que exista uma posição melhor para os cleats para que seja mais fácil o clip-out? Desde já muito obrigado!
 

Jepas

Member
O objectivo dos pedais SPD é precisamente ter o pé preso. Se o pé saltasse ao mínimo esforço o pedal seria inútil. Pratica bastante, vais ver que depois de te habituares vais querer ter o pé cada vez mais preso. Parece mentira, mas o encaixe do sapato "vicia", eu já não consigo pedalar sem estar encaixado. Isto deve-se ao facto de a pedalada também ser feita de outra forma quando encaixado, nomeadamente a vantagem de se poder "puxar" o pedal.

O meu conselho: manter a tensão no mínimo e usar áreas abertas para praticar e ganhar confiança.
 

Jepas

Member
As travessas podem ser deslocadas lateralmente e longitudinalmente.
Em termos laterais é uma escolha pessoal, há quem queira a máxima eficiência e procure o q-factor mais baixo, aproximando ao máximo o sapato dos braços da pedaleira. Quanto mais afastado tiver o sapato do crank mais estabilidade, mas menos eficiente será a pedalada.
Em termos longitudinais, o ideal é alinhar o eixo do pedal com o fim do metatarso (na zona de articulação com as falanges do dedo grande).
 

Jeremy

New Member
Retirei ontem os cleats para limpar. Quando voltar a colocar, vou tentar brincar um pouco com as posições das travessas para ver qual a melhor para um clip-out mais prático. Eu sei que o objectivo é ficar bem agarrado mas parece-me que, para a posição de tensão quase minima, tenho que fazer demasiada força para sair e assim vou ao tapete muito mais vezes. Ou então pode mesmo ser uma questão de prática... não sei. Vamos ver :)
 

Jeremy

New Member
Descobri um meio para fazer o clip-out mais facilmente. Se em vez de rodar o calcanhar para fora, rodar para dentro, consigo soltar-me usando uma fracção da força.
 

richardworx

New Member
É isso mesmo que eu na maior parte das vezes também faço, que é rodar o calcanhar para dentro, é mais fácil e suave de soltar, mas se o quiseres tirar rodando o calcanhar para fora, experimenta inclinar um pouco o pé ao ao fazer o movimento de rotação...



http://360grausnorte.blogspot.com
 

Jonhpicapau

New Member
Boas,

Acho que não conheço ninguém (que use os encaixes) que não tenha apanhado o tal "beijinho" de ir ao chão já quase a parar. Por acaso eu (ainda) não fui ao chão, que me lembre estive no "quase foste" umas duas vezes, mas lá desencaixou no momento certo.

Agora uma coisa é certa, que todas as quedas que a malta dá fossem essas, além de muito menos perigosa é bastante engraçada! (quando calha aos outros, é claro.......)

Desculpem esta pequena maldade.
 

orrap

Member
Eu tinha uma relação de amor/odio com os PE, a 1ª vez nem andei...cai logo redondo, passei para normais com aquelas peças de plastico a segurar...e fui por aí....
Passou o medo e quando partia para longas distancias lá metia os WELLGO estrada...mas sempre senti dificuldade em sacá-los...a andar uma maravilha...potencia o pedalar!!!!
Reparei que os usados no BTTsão mais leves a sacar, experimentei hoje e não quero mais outra coisa, um mimo e além disso quando pôes o pé no alcatrão não escorregas porque o clit está dentro do sapato. Lá vão uns pedais de estrada WELLGO e respectivos xanatos DIADORA apodrecer na garagem, mas sinto-me mais seguro com os Shimano SPD
Boas pedaladas
 

Jonhpicapau

New Member
Pessoal,

Este domingo de manhã, á semelhança de outros lá estava eu a chegar á hora marcada ao café café do costume, para arrancar com o resto da maralhada.

Depois de uma lavagem á máquina feita no sábado ia eu todo pimposo ter com a malta! Acontece que quando ia a parar, não sei como fiz aquilo "desencaixei" o pedal errado e.......................... meia dúzia de gajos presenciaram um tralho de um ciclista que fica com os pé presos.

Não me aconteceu nada, e para disfarçar tive de entrar na risada do pessoal assistente.

É a vida espinhosa do ciclista amador
 
Top