• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Parque de estacionamento para bicicletas

bamfrancisco

New Member
Caros, abaixo um parque de estacionamento de bicicletas, tipicamente colocado junto de todas as estações de comboio.

Várias bicicletas ficam soltas, com as luzes e conta kms colocados e ninguém mexe em nada. Norma geral, usam as chamadas bicicletas de cidade, algumas já antigas, mas também existem algumas recentes e com muito bom aspecto.

Quem sabe se um dia vamos ter algo semelhante, eu nem falo em deixar uma bicicleta solta com os acessórios colocados, não sonho tão alto. Um sitio decente para estacionar as bicicletas decentemente nas cidades ou nas estações de transportes públicos, já seria bom.


pic hosting

Bruno
 

bamfrancisco

New Member
Não, na Alemanha - os vizinhos do lado.

Especificamente uma cidade chamada Rattingen que faz fronteira com Dusselforf.

Bruno
 

joao.ads

Well-Known Member
Bruno, O Tiago, meu filho costumava levar a sua TEAM toda escanqueirada para a estação de Oeiras, deixava-a presa no parque proprio com cadeado e um dia chegou lá e encontrou o sitio.

para quem nao conhece a estação de oeiras o parque tem uma esquadra da PSP a menos de 100 metros nas proprias instalações da estação
 

Man_In_Blue

New Member
Quando estive em Genebra fiquei estupfacto com o parque das bicicletas junto à estação de Cornavin.

Na altura não tirei nenhum foto mas fazendo uma pequena pesquisa no Google conseguem ver bem a dimensão daquilo e mesmo assim não era suficiente para todas as biclas.

Quanto ao acorrentar nem comento. Apesar de ser um gajo novo já conheço muito bem a mentalidade tuga.
 

Man_In_Blue

New Member
Façam a pesquisa no Google por imagens e escrevam "cornavin vélo station" e vejam as duas primeiras para terem a noção do espaço.

Aquilo cheio de biclas e outras tantas paradas com os descanços no passeio era imponente.
 

klaser

Well-Known Member
Lembrei agora daquele colega que comprou uma dobrável para andar por Lisboa,não sei se era para trabalhar ou estudar....andava ele todo feliz,até que teve a grande ideia de a prender à beira do Colombo....como diz o outro "já foste ! ".....
 

Armando

New Member
Eu penso que esses parques de estacionamento de bikes, foram copiados aqui do nosso Portugal, décadas de 60/70/80...só que nós evoluímos para o "Furto" e esses países, não.

Terá alguma coisa a ver o nível salarial desses países?

Provavelmente até tem, eles podendo comprar, não precisam de furtar.

Eu ja me dou por satisfeito não me virem buscar as minhas "meninas" a casa e ao trabalho.
 

RSilva

Well-Known Member
não se trata apenas de uma questão "cultural", como é óbvio...

a diferença estará, a meu ver, no nível de vida mais equilibrado nos países do norte da europa por contraste com os fortes desiquilíbrios dos países do Sul...

claro que depois somos latinos... mas isso são outros 500 :rolleyes:
 

bamfrancisco

New Member
Eu penso que esses parques de estacionamento de bikes, foram copiados aqui do nosso Portugal, décadas de 60/70/80...só que nós evoluímos para o "Furto" e esses países, não.

Terá alguma coisa a ver o nível salarial desses países?

Provavelmente até tem, eles podendo comprar, não precisam de furtar.

Eu ja me dou por satisfeito não me virem buscar as minhas "meninas" a casa e ao trabalho.

Viva,

Caro Armando, suponho que o nivel salarial nao e justificacao para os furtos.

Eu por exemplo, gostava de ter uma Pinarello Dogma, mas nao posso (infelizmente), o que nao quer dizer que se eu vir uma a va roubar.

Bruno
 

bamfrancisco

New Member
Parece-me que isto tem a ver com o facto de, por ex. em Portugal muitas pessoas terem preconceitos em andar de transportes publicos, muita gente pensa que e uma vergonha andar de comboio, metro, etc.

Na Alemanha e na Holanda e muito comum usar a bicicleta como meio de transporte primordial para ir para o trabalho ou pelo menos, de casa ate a estacao de transportes.

Bruno
 

duchene

Well-Known Member
Se o furto de bicicletas não fosse um problema, Amesterdão não estaria pejada de bicicletas verdes fluorescentes às bolinhas amarelas, bicicletas presas com 2 dos melhores cadeados ABUS que o dinheiro pode comprar ou de quadros de bicicleta despidos presos a gradeamentos porque foram a única parte da bicicleta a sobreviver aos ladrões. Lá é um problema a uma escala muito maior do que o é em Portugal!

O que acontece é que na Holanda as bicicletas existem em quantidades bíblicas e os ladrões têm de trabalhar um pouco mais para conseguirem sobreviver a vender bicicletas que completas não custam muito mais do que 50 ou 100€. Aqui só precisam de vender uma Pinarello de carbono roubada num anexo de garagem para o mês correr bem.

É, portanto, uma das muitas diferenças entre um país que usa as bicicletas de forma utilitária e outro em que elas servem essencialmente para a vertente lúdica e desportiva. Tudo porque um deles decidiu à 30 anos que o automóvel era mais um problema do que uma solução e, por isso, mudou de paradigma enquanto sociedade. Já o outro percorreu o caminho contrário, começando a ver o automóvel como um símbolo de afirmação pessoal, passando a idolatra-lo quer a nível social quer a nível urbanístico.

Partilho portanto da opinião do Francisco, de que a resistência à mobilidade em bicicleta é uma questão de puro pudismo cultural e que, ao contrário da rapidez com que outras modas se espalham pela nossa sociedade, ainda levará algum tempo para que a maioria dos Portugueses encare a bicicleta como uma alternativa válida no seu dia-a-dia, mais ainda a passe a praticar.
 

Armando

New Member
Boas malta.

No que me diz respeito à bicicleta como meio utilitário, estou bastante a vontade para poder opinar.

O Duchene, de uma forma bastante precisa, descreve um pouco a realidade "Tuga", embora nem todos tenhamos a mesma visão para uma situação.

Em Portugal, é-se preso por ter cão e por não ter. Quem vai para o trabalho de Bike,nem sempre é visto como um desgraçado e passo a relatar o que me aconteceu:

-Trabalho à vinte e quatro anos na mesma empresa e vou praticamente de Bike todos os dias (Incluindo mesmo dias de pouca chuva ).
Nestes anos todos, tenho-me apercebido da evolução de algumas pessoas, alguns deixaram as motorizadas e passaram para automóveis, outros trocaram os seus automóveis velhos por novos.
Mesmo no Tempo dos emigrantes de "Leste", algumas vezes fui confundido com eles e até mesmo por eles.

Mas isto tudo para dizer o quê??

Um certo dia um conhecido meu virou-se para mim e disse...He pá tu deves estar cheio de dinheiro?
Eu perguntei...Porque dizes isso?
Ele respondeu...tu nem vens de carro para a fabrica para não gastares dinheiro na gasolina, aos anos que ja trabalhas nessa fabrica, deves ter juntado uma porrada de dinheiro.

Eu fiquei indignado perante tal opinião... É que eu muitas vezes pensava para os meus botões ( esta malta que passa por mim todos os dias, deve pensar que eu sou um desgraçado e que nem tenho dinheiro para um automóvel!!)

Opiniões!!...cada um tem as suas.
 
Top