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Parafusos de Avanço

skinnie

New Member
Boas malta, estou-me a iniciar nisto do ciclismo e tenho algumas dúvidas, aqui vai a história toda...
Há uns dias adquiri um avanço Extralight UL3, vendo o manual do mesmo vi que o máximo de aperto para os parafusos da zona do guiador é de 3Nm e para onde aperta na forqueta é de 5Nm.
Mas isto com parafusos de titânio_Ora o meu vêm com parafusos de aço 2.9 (pelo preço que foi nem dá para reclamar).
Pergunta 1: tenho de obrigatóriamente comprar uma chave dinamométrica e seguir à risca os 3Nm e 5Nm, ou dado serem parafusos de aço posso apertar à mão (claro que não é à bruta, 5 Nm é "pouco, li até (aqui no fórum) em encostar o parafuso e rodar 1/4 de volta para dar +- 5Nm).
O guiador que o mesmo vai apertar é um ITM Millenium Ultra Lite Monocoque (carbono)
Pergunta 2: preciso de por massa de carbono nos parafusos?esta não é a "vulgar" massa grafitada?

Pergunta 3: Se tiver de seguir à risca estes Nm não é melhor levar cola de parafuso (daquela fraca), já li casos em que os parafusos se desapertaram com os Nm recomendados (talvez fosse na versão BTT).

Obrigado =)
 

pratoni

Well-Known Member
a massa de carbono é para pôr onde o carbono fica em contacto com o alumínio para criar mais atrito e não provocar tanto deslizar entre as superfícies.

Compra a chave, penso que vale a pena...

Existe cola específica para os parafusos sim, e aconselho a usar, sempre é mais uma segurança...
 

duchene

Well-Known Member
Atenção que as limitações de torque normalmente se referem sempre ao componente de menor resistência, que nem sempre é o parafuso. Aliás no caso dos Extralite eu apostaria que os 3 Nm estão é a proteger o roscado do avanço e não o parafuso em si, até porque os parafusos M5 utilizados nos avanços aguentam com muito mais do que os 5Nm, ainda que fossem de titânio.

Assim sendo, tenta respeitar os torques recomendados e sempre o da peça mais fraca. Apertar por feeling é apertar às cegas. Hoje comeste mais sopa e tens um feeling de aperto fácil, amanhã estás constipado e tens outro feeling completamente diferente... ainda por cima com componentes deste calibre, apertar à mão é inventar. Por muito que alguns mecânicos da praça digam que os seus braços são como chaves dinamométricas. Os braços são deles mas os dentes são teus.

Da mesma forma o facto de os parafusos estarem lubrificados ou não, interfere com a leitura da força de aperto. Um parafuso lubrificado irá apertar mais antes que a resistência que oferece faça disparar a chave dinamométrica no valor marcado.

Lembro-me que há uns tempos o ALMN teve problemas com o facto dos parafusos do avanço Extralite dele também desapertarem (http://www.forumciclismo.net/archive/index.php/t-721.html - procura por extralite).

Por isso a cola específica nas rocas será de utilizar, sempre em conjugação com a pasta de carbono nos interfaces com a coluna de direcção e o guiador. Só o uso da pasta em si dá-te uma fricção equivalente a um par de N m o que compensa o aperto mais fraco.

E a pasta não é massa grafitada, é o seu oposto. Trata-se de uma pasta específica com um composto abrasivo que além de danificar superficialmente o verniz do carbono, aumenta o atrito entre as peças e por isso cumpre a sua função.
 

skinnie

New Member
a massa de carbono é para pôr onde o carbono fica em contacto com o alumínio para criar mais atrito e não provocar tanto deslizar entre as superfícies.

Compra a chave, penso que vale a pena...

Existe cola específica para os parafusos sim, e aconselho a usar, sempre é mais uma segurança...

Obrigado pela explicação.

Atenção que as limitações de torque normalmente se referem sempre ao componente de menor resistência, que nem sempre é o parafuso. Aliás no caso dos Extralite eu apostaria que os 3 Nm estão é a proteger o roscado do avanço e não o parafuso em si, até porque os parafusos M5 utilizados nos avanços aguentam com muito mais do que os 5Nm, ainda que fossem de titânio.

Assim sendo, tenta respeitar os torques recomendados e sempre o da peça mais fraca. Apertar por feeling é apertar às cegas. Hoje comeste mais sopa e tens um feeling de aperto fácil, amanhã estás constipado e tens outro feeling completamente diferente... ainda por cima com componentes deste calibre, apertar à mão é inventar. Por muito que alguns mecânicos da praça digam que os seus braços são como chaves dinamométricas. Os braços são deles mas os dentes são teus.

Da mesma forma o facto de os parafusos estarem lubrificados ou não, interfere com a leitura da força de aperto. Um parafuso lubrificado irá apertar mais antes que a resistência que oferece faça disparar a chave dinamométrica no valor marcado.

Lembro-me que há uns tempos o ALMN teve problemas com o facto dos parafusos do avanço Extralite dele também desapertarem (http://www.forumciclismo.net/archive/index.php/t-721.html - procura por extralite).

Por isso a cola específica nas rocas será de utilizar, sempre em conjugação com a pasta de carbono nos interfaces com a coluna de direcção e o guiador. Só o uso da pasta em si dá-te uma fricção equivalente a um par de N m o que compensa o aperto mais fraco.

E a pasta não é massa grafitada, é o seu oposto. Trata-se de uma pasta específica com um composto abrasivo que além de danificar superficialmente o verniz do carbono, aumenta o atrito entre as peças e por isso cumpre a sua função.

duchene obrigado pela explicação elaborada, assim vale a pena =)
Estou a ver que vou ter mesmo de inv€stir.
Ficam aqui outras dúvidas:

1) Eu vou ter de usar um adaptador de 1' para 1.1/8', ponho também massa de carbono entre o adaptador e a forqueta?

2)Onde comprar essa massa e qual o preço normal disso?

3)Quanto aos parafusos, que lubrificação usar?ou só a cola?
 

duchene

Well-Known Member
Aqui vou especular um pouco mas não sei se o Extralite será o melhor avanço para utilizar nessa configuração em que além de apertar no espaçador ainda tem de apertar o espaçador à forqueta. Mas poderei eventualmente estar a subestimar a força do avanço...

Mas de qualquer forma limpa cuidadosamente as faces todas (avanço, forqueta e as duas faces do espaçador) e utiliza, moderadamente, a pasta em todas. A pasta é barata e provavelmente numa loja mais moderna que venda e instale componentes de carbono amiúde conseguiras que te ofereçam uma saqueta. Senão isso custa um par de euros e uma saqueta chega e sobra para o que pretendes.

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Nada de lubrificante nos parafusos. No entanto se forem de titânio e apertarem em roscas de alumínio, ou vice-versa, deverão ser preparados com pasta de cobre para evitar que galvanizem, ficando calcinados e irremediavelmente colados.

Agora se me permites, uma sugestão pessoal: depois de ver as fotos, e no teu caso, eu aguentaria mais uns dias antes de fazer a instalação. Mandava vir o kit de parafusos de titânio do ebay para substituir o aço ferrugento, lixava esses verniz e logotipos do guiador e dava uma camada nova de verniz UV, pelo menos na zona visível através das fitas. Ficavas com um resultado final bem mais interessante do que o cenário actual.

Seja qual for a opção, darás por bem empregue o tempo utilizado a fazer as coisas bem feitas e o que fores comprando específicamente, servirá para agora e para todas as outras vezes em que precisares de fazer manutenção no futuro.
 

skinnie

New Member
Aqui vou especular um pouco mas não sei se o Extralite será o melhor avanço para utilizar nessa configuração em que além de apertar no espaçador ainda tem de apertar o espaçador à forqueta. Mas poderei eventualmente estar a subestimar a força do avanço...

Mas de qualquer forma limpa cuidadosamente as faces todas (avanço, forqueta e as duas faces do espaçador) e utiliza, moderadamente, a pasta em todas. A pasta é barata e provavelmente numa loja mais moderna que venda e instale componentes de carbono amiúde conseguiras que te ofereçam uma saqueta. Senão isso custa um par de euros e uma saqueta chega e sobra para o que pretendes.



Nada de lubrificante nos parafusos. No entanto se forem de titânio e apertarem em roscas de alumínio, ou vice-versa, deverão ser preparados com pasta de cobre para evitar que galvanizem, ficando calcinados e irremediavelmente colados.

Agora se me permites, uma sugestão pessoal: depois de ver as fotos, e no teu caso, eu aguentaria mais uns dias antes de fazer a instalação. Mandava vir o kit de parafusos de titânio do ebay para substituir o aço ferrugento, lixava esses verniz e logotipos do guiador e dava uma camada nova de verniz UV, pelo menos na zona visível através das fitas. Ficavas com um resultado final bem mais interessante do que o cenário actual.

Seja qual for a opção, darás por bem empregue o tempo utilizado a fazer as coisas bem feitas e o que fores comprando específicamente, servirá para agora e para todas as outras vezes em que precisares de fazer manutenção no futuro.

Epá sou sincero, eu "apenas" precisava de um avanço 90mm, e no fim do dia consegui este avanço e o guiador por 50eur (preço do conjunto).
Quando vi o que consegui até fiquei burro.Tinha visto que era leve mas não tão leve.
Verniz UV compra-se onde?casa de tintas?E lixar o carbono é com quê?lixa de água?
Obrigado pelas sugestões =)
 

duchene

Well-Known Member
Nunca se diz que não a uma boa compra. No fim do dia recuperas o dinheiro só com o avanço, caso não sirva e necessites de o revender. Mas pelo sim pelo não, depois de apertares tudo tenta torcer o guiador e o avanço segurando na roda com as pernas e joelhos e vê se ficou tudo bem seguro. No final da primeira volta pelo bairro, reapertas tudo e idem depois da primeira volta a sério.

Quanto ao guiador, lixas com lixa de água 1000 ou 1200. Não é preciso abusar, basta chegar aos decalques e remove-los. Mal tenham desaparecido está feito. Tenta fazer movimentos longos para uniformizar a remoção de material e lixa um pouco para dentro da zona abrangida pela fita para o remate ficar perfeito. Não vais lixar o carbono, apenas o verniz e, no limite a camada superficial de resina. Caso comecem a surgir resíduos de pó preto na água da lixagem está na hora de parar...

Podes tentar pedir numa oficina de pintura que te passem o verniz ao mesmo tempo que finalizam um trabalho deles. Há que ser pedinchão... :D

Deverá ser verniz UV porque protege a resina do carbono dos raios solares que a amarelecem e enfraquecem. Podes ver nas grandes superfícies do costume se algum dos vernizes em spray que vendem tem protecção UV. Senão tenta ver numa casa de tintas para automóveis se te fazem uma lata aerossol com isso. É um pouco mais caro que o verniz tradicional da loja dos 300 mas a qualidade compensa e ficas com algum de sobra para algum retoque que seja necessário mais tarde.

Duas ou três demãos esvoaçantes de verniz respeitando os tempos de secagem, um polimento no final e farás a festa do guiador mais bonito da rua!
 

skinnie

New Member
Nunca se diz que não a uma boa compra. No fim do dia recuperas o dinheiro só com o avanço, caso não sirva e necessites de o revender. Mas pelo sim pelo não, depois de apertares tudo tenta torcer o guiador e o avanço segurando na roda com as pernas e joelhos e vê se ficou tudo bem seguro. No final da primeira volta pelo bairro, reapertas tudo e idem depois da primeira volta a sério.

Quanto ao guiador, lixas com lixa de água 1000 ou 1200. Não é preciso abusar, basta chegar aos decalques e remove-los. Mal tenham desaparecido está feito. Tenta fazer movimentos longos para uniformizar a remoção de material e lixa um pouco para dentro da zona abrangida pela fita para o remate ficar perfeito. Não vais lixar o carbono, apenas o verniz e, no limite a camada superficial de resina. Caso comecem a surgir resíduos de pó preto na água da lixagem está na hora de parar...

Podes tentar pedir numa oficina de pintura que te passem o verniz ao mesmo tempo que finalizam um trabalho deles. Há que ser pedinchão... :D

Deverá ser verniz UV porque protege a resina do carbono dos raios solares que a amarelecem e enfraquecem. Podes ver nas grandes superfícies do costume se algum dos vernizes em spray que vendem tem protecção UV. Senão tenta ver numa casa de tintas para automóveis se te fazem uma lata aerossol com isso. É um pouco mais caro que o verniz tradicional da loja dos 300 mas a qualidade compensa e ficas com algum de sobra para algum retoque que seja necessário mais tarde.

Duas ou três demãos esvoaçantes de verniz respeitando os tempos de secagem, um polimento no final e farás a festa do guiador mais bonito da rua!

Isto também não é para já, o adaptador mandei vir do ebay, dos chineses, pois nem estava a espera de me aparecer este negócio.
Falei com um amigo meu que restaura caros e falou-me que esse verniz era algo para 40eur 1L, é muita puxado, mas é como ele diz, também não preciso de um litro.A ver o que se encontra.
Obrigado pelas tips dos apertos =) vou ver se faço isso tudo direitinho.
Até estava a pensar pedir para mo fazerem numa loja, mas sinceramente não confio muito que mo façam com os apertos devidos.
Já agora, já mandas-te vir parafusos titânio do ebay?
É que vejo desde algo como 10dollars 6, a 50eur 6...
O peso nem me preocupa muito, mas também não gosto de ver aquilo ferrugento.
 

duchene

Well-Known Member
Um litro de verniz é obviamente um exagero. Se tens um contacto assim tão próximo, aproveita.

Quanto aos parafusos: para mim a verdadeira vantagem do titânio não é de todo o peso mas sim na eficácia contra a corrosão. Neste particular pelo facto de serem parafusos altamente sujeitos ao poder corrosivo do suor são naturais candidatos à troca...

Os meus vieram sempre ou da nano-bike-parts ou da r2-bike, mas integrados noutras compras. Em ambos os casos são parafusos de alta qualidade com preços aceitáveis entre os 3 e os 6 euros cada.

Tenho lido algumas queixas de este ou aquele vendedor do ebay mas sinceramente não sei sinalizar quais os melhores ou piores.
 
Boa noite,

Comprei parafusos de titanio para a grade de bidon da minha Trek 4.5 em carbono.
Será que tenho que usar a tal massa de cobre para não colarem ao quadro?

Cumprimentos
 

duchene

Well-Known Member
Deverás usar sim. Um kit de 3 mini bisnagas custa cerca de 4 euros e dará para alguns anos de revisões e reaplicações.
 

skinnie

New Member
Um litro de verniz é obviamente um exagero. Se tens um contacto assim tão próximo, aproveita.

Quanto aos parafusos: para mim a verdadeira vantagem do titânio não é de todo o peso mas sim na eficácia contra a corrosão. Neste particular pelo facto de serem parafusos altamente sujeitos ao poder corrosivo do suor são naturais candidatos à troca...

Os meus vieram sempre ou da nano-bike-parts ou da r2-bike, mas integrados noutras compras. Em ambos os casos são parafusos de alta qualidade com preços aceitáveis entre os 3 e os 6 euros cada.

Tenho lido algumas queixas de este ou aquele vendedor do ebay mas sinceramente não sei sinalizar quais os melhores ou piores.

Pá mandei vir do ebay dos USA, ficou por 23dollars 6 parafusos já com shipping, garantia vitalícia (sempre pensei que era treta, mas um chinoca do ebay já me deu um cartão novo depois de 2 anos o meu ter avariado (E claro tê-lo mandado para lá)).
Aproveitei que tinha umas cenas para trocar no chain e mandei vir:

Chave dinamométrica - 36eur
Massa de Carbono Ritchey -4eur

Pelo que percebi fica-me a faltar a cola de parafusos fraca e massa para os mesmos.Eu há uns tempos comprei massa de lítio da lancar , serve?
Depois ainda tenho de ver essa história do verniz.
 

duchene

Well-Known Member
@skinnie
A massa de lítio é boa e recomendável para todo o tipo de roscas e apertos entre peças do mesmo material ou de materiais que não interajam quimicamente entre si. No caso do titânio apenas desenrasca, devendo ser substituida com bastante regularidade para cumprir com a função.

Para bloqueio das roscas podes usar a Loctite 243 ou Loxeal 55-03 que é a que eu uso. Numa boa casa de peças auto ou ferramentas para a indústria deverás encontrar uma delas.

@rui
Estamos cá para isso.
 

pratoni

Well-Known Member
@skinnie, pelo que percebo, essa chave dinamométrica só trás a chave em si e não as pontas, que são as peças que entram em contacto com os parafusos.

Ou já tens as pontas ou tens que as comprar à parte...

a medida do interface da pontas é de 1/4"...
 

skinnie

New Member
@skinnie
A massa de lítio é boa e recomendável para todo o tipo de roscas e apertos entre peças do mesmo material ou de materiais que não interajam quimicamente entre si. No caso do titânio apenas desenrasca, devendo ser substituida com bastante regularidade para cumprir com a função.

Para bloqueio das roscas podes usar a Loctite 243 ou Loxeal 55-03 que é a que eu uso. Numa boa casa de peças auto ou ferramentas para a indústria deverás encontrar uma delas.

Fogo és um autêntica wikipedia da manutenção de bikes =)
Epá para já vou usar a que tenho, comprei-a para fazer manutenção a uma lente fotográfica, logo é até gastar, mesmo que tenha de usar mais vezes.


@skinnie, pelo que percebo, essa chave dinamométrica só trás a chave em si e não as pontas, que são as peças que entram em contacto com os parafusos.

Ou já tens as pontas ou tens que as comprar à parte...

a medida do interface da pontas é de 1/4"...

Tenho as pontas, vieram numa mala de ferramenta do Lidl que comprei há uns anos e que é bastante completa.
 
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