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O preço do ciclismo!

Morg

Well-Known Member
é como eu costumo dizer antes no desporto do que na farmácia ou outro vicio qualquer!!

Concordo!

Acho que no geral andamos com equipamento bastante superior ao necessário para o nível de actividade que fazemos.

Mas se temos dinheiro para ter um grupo dura-ace para andar 3 ou 4 vezes por mês porque não?

Se virmos o valor mínimo para ter componentes fiáveis para o desporto que fazemos não acho que seja caro.
 

Jose Julio

New Member
Boas

Sou um leitor quase assiduo deste forum, e é com desagrado que me vejo forçado a escrever umas linhas, isto porque até hoje tenho tentado ser imparcial e não dar opiniões acerca do que na opinião da maioria dos forenses não percebo nada, visto ser lojista no ramo das bicicletas.

Tenho lido neste e no forum BTT muitas opiniões acerca da modalidade e das lojas e dos importadores e das margens de lucro e dos carros que os lojistas têm e não têm e tenho dado por mim a pensar seriamente no meu negocio que afinal é o vosso hobby.

Sim na verdade a minha profissão é a vossa diversão, o problema é que ninguem aqui entende isso, todos acham que este é o "negocio da china" e que vamos todos ficar ricos.
Pois eu acho que de nós todos eu devo ser o que mais percebo do negocio, visto ja estar neste negocio a uns anos e o resto dos forenses serem engenheiros, medicos, varredores, carteiros, padeiros, bancarios, e de outras dignas profissões.
Assim eu tenho o direito e o dever de vos esclarecer o seguinte:

1.
Eu e os outros lojistas não temos culpa se os ordenados em Portugal são baixos, os preços são os na média praticados no resto da Europa.

2.
A Internet vende mais barato? Sim

3.
Passo o dia a fazer trabalho de consultadoria à borla? Sim
Recebo por esse trabalho? Não
O advogado recebe pelo trabalho de consultadoria? Sim
O consultor recebe pelo trabalho de consultadoria? Sim
O medico recebe pelo trabalho de consultadoria? Sim

4.
Atendo chamadas a perguntar se por acaso tenho caixas de cartão porque "tenho que enviar uma bicicleta para...."
Recebo pelo tempo que perco porque o telefone toca e eu tenho as mãos sujas e paro de trabalhar para perder tempo com uma coisa que não me diz respeito e na qual não lucrei nada?

5.
Tenho que ouvir da boca de clientes que me dizem que precisam de ajuda porque querem comprar uma Canyon?
Você tem que me explicar porque é o seu dever, eu depois mando cá os meus amigos!
Para quê? Para me fazerem perder tempo? Eu não recebo comissão da Canyon.

6.
Chegam as 13H em ponto quando eu ja tou com a larica para ir almoçar e ocupam a minha hora do almoço, têm a loja só para eles levam calções e no dia seguinte aparece para devolver e quando eu pergunto qual o problema encolhem os ombros.

7.
Compram bicicletas levam para casa e devolvem ao fim de uns dias porque "tenho 15 dias para devolver"

8.
Têm que me fazer um desconto nisto, 15% pelo menos!!!
Experimentem todos fazer descontos nos vossos ordenados aos vossos patrões naqueles meses que trabalham menos ou que ele não voz chaga a cabeça.

9.
Apanhar com isto tudo qual "Duarte e Companhia" com um sorriso nos lábios? É dureza e ninguem me obriga, faz parte da minha profissão. O mesmo aconteceu com alguns de voces por certo.

10.
Como um amigo meu diz existe a DECO, mas tambem devia existir a DEFO Defesa do Fornecedor


Tal como muitos negocios prosperos neste pais este é um daqueles em que qualquer um de voces pode fazer fortuna para isso basta ter iniciativa e alguns trocos, nada de assustador.
Se acham que realmente este é o negocio dos milhões, dos "chulos" , dos "chupistas" então juntem-se a nós e vamos todos ser ricos juntos.

Não peço que vão a minha loja comprar nada, só peço é que me respeitem a mim e aos meus colegas de profissão.



Os meus melhores cumprimentos

José Júlio
 

luisbiclas

New Member
Aplaudo a sua paciência para aturar todo o tipo de clientes e digo-lhe que eu não a tinha.
Sou cliente pagador de uma loja na minha localidade, e enquanto isso tenho o direito de exigir o máximo (em termos de redução de preços, eficácia e rapidez do serviço, etc...) do meu fornecedor, tal como ele tem o direito de me negar essas exigências.
O sr. desculpe que lhe diga mas se se sente assim tão insatisfeito, mude de profissão, se não estar a ter os seu merecido rendimento (lucro) mude de profissão.
Porque vir-se queixar de que nos nos queixamos demais do preços dos artigos é um bocado, como é que eu lhe vou dizer...
E ainda por cima num topico onde ninguém se esta a queixar dos preços praticados pelos lojistas, mas sim dos preços em geral.
 

RJLA

New Member
Caro Jose_Julio, desculpe que lhe diga, mas o seu comentário nada abonou nem a favor da discussão que estava a decorrer neste tópico, nem muito menos a favor da sua condição de lojista que, tendo razão ou não, acabou por expôr as coisas de forma errada.

O seu comentário acabou por ser o espelho da prepotência que reina não só em quem está à frente de muitas lojas de bicicletas, como em quem está à frente de inúmeros outros negócios.

O que aqui estava a ser discutido era somente se o ciclismo é ou não uma modalidade cara, o preço dos componentes de uma forma geral e o porquê desses preços. Jamais aqui entrámos em acusações à postura por parte das lojas. Bem sei que no forum btt já por lá li algumas discussões onde inclusive a imagem de algumas lojas saiu denegrida (e se calhar merecidamente), mas não foi o caso aqui. Canalize as suas energias negativas e frustrações para outro lado.

E depois ao ler grande parte do que escreveu denoto em si uma estranha frustração em relação à sua condição de vendedor e uma estranha postura do género "comprem e não me chateiem!". Pois, é precisamente esse tipo de atitude que não abona nada em favor de uma loja e que, no meu caso, me motiva a procurar outras soluções. Onde vivo tenho quase uma dezena de lojas de bicicletas num raio de 10 km, já entrei em todas, já comprei em todas e já formei a minha opinião sobre todas. Frequento acima de tudo duas delas e escolhi as duas onde sou sempre tratado cordialmente, onde estão sempre disponiveis para me dar um conselho sobre aquilo que é melhor para mim enquanto comprador (afinal de contas não é essa a função de um vendedor???), estão sempre disponiveis para me ajudar quando tenho algum problema e pasme-se, consigo sempre alguns descontos nas compras que por lá faço! Não me venha dizer que nós não gostaríamos que nos tirassem 15% do ordenado...As lojas quando fazem descontos fazem-no de forma consciente e os preços que têm assinalados nos produtos normalmente já contemplam a margem de lucro suficiente para poderem fazer o desconto e não ficarem a perder. Faz parte do negócio, não seja ingénuo ou não nos queira fazer de parvos. Uma das lojas que frequento faz sempre 10% em qualquer produto para os clientes mais habituais. Acha mesmo que esse vendedor vair retirar 10% à sua margem de lucro?? Óbvio que não, a questão dos descontos nas lojas não é mais do que uma operação de charme aos olhos do cliente e que até resulta. Ninguem está neste negócio para perder...o lojista só perde se quiser. O cliente só compra se quiser.

E depois achei hilariante o seu incómodo com o facto de ter de atender telefones para responder a questões parvas, o facto de ter de prolongar o seu trabalho pela hora de almoço para atender algum cliente que chegue em cima da hora ou o facto de achar que não tem de dar consultoria de borla (esta então é de ir às lágrimas). Meu caro, são ossos do ofício! Eu também já fui vendedor e sei como é e jamais mostrei má cara a um cliente ou fui para um fórum chamá-los de burros e chatos! No meu emprego actual também sou interrompido por perguntas parvas, por telefonemas inúteis, por tarefas que se revelam infrutíferas...enfim, afinal de contas tudo faz parte do trabalho e não tenho outra solução que encarar isso com naturalidade e com um sorriso nos lábios e vontade de trabalhar. Se essa vontade não existe em si, então o melhor será fechar a loja e dedicar-se a outra coisa qualquer.

Eu respeito-o a si e aos seus colegas de profissão, mas também peço que nos respeitem a nós clientes. Claro que há clientes e clientes...mas também há vendedores e vendedores! Já fui muito mal atendido e actualmente sou brilhantemente atendido. Por exemplo, exactamente hoje tenho combinado com o vendedor da loja que mais frequento levar a bicicleta à loja para uma reparação às 13h10. A loja fecha à 13h, eu saio às 13h do meu emprego e o vendedor predispôs-se de imediato para aguardar dez minutos ( o tempo que eu demoro a chegar à loja) para deixar a minha bicicleta, pois era a única hora que eu tinha disponivel para lá ir. É tudo uma questão de respeito e compreensão. Ele respeita que eu também trabalho e tenho horários a cumprir e os dez minutos que roubará à hora de almoço vão reflectir-se em dinheiro que eu lá deixarei quando for levantar a bicicleta. Se houver este nível de compreensão e de relação de confiança entre lojistas e consumidores, acho que todos saímos a ganhar. Agora perante a sua postura, ainda bem que não sou seu cliente!
 

fogueteiro

Active Member
Amigo José Julio

talvez não saiba mas eu também já estive desse lado. É certo que já foi há muitos anos, mas a essência do negócio era o mesmo de hoje.

Na loja onde trabalhei durante 5 anos, a filosofia era o de rir para o cliente na venda do novo, com os tais descontos chorudos, e depois lixá-lo nas reparações.

Todos nós sabemos que por vezes não podem fugir muito aos preços tabelados pelas marcas, mas ninguem tabela o preço da vossa mão-de-obra, e é aqui que se ganha dinheiro, embora que as vossas margens não serem de maneira nenhuma pequenas, nos materiais novos.

Ainda ontem estive numa loja e ouvi a seguinte conversa entre o logista e um cliente, onde o logista se queixava que ChainReaction vos estava a lixar porque vende os quadros mais baratos 25%, e que todos ia lá comprar. Ora é claro que o cliente nem olha atrás.

Agora voltando ao tema do tópico, é verdade que o ciclismo é um desporto caro, sobretudo para os salários médios, e muito devido à ganância de maior parte dos logistas.
 

RJLA

New Member
Ora nem mais. Se um vendedor souber fidelizar um cliente, mesmo que para isso tenha de fazer um desconto chorudo inicialmente ( mas mais uma vez reforço, mesmo com desconto o lojista nunca ficará a perder), muito provavelmente irá ter muito mais lucro no futuro. Estabelece-se uma relação de confiança e o cliente acaba por comprar muito mais nessa loja e acaba por usar a oficina onde realmente se podem ter margens de lucro bem boas.

Acho piada quando se queixam que a ChainReaction, a Fizzbikes ou a internet no geral está a lixar o negócio das lojas físicas. Ora, isso deveria até funcionar como um incentivo a novas estratégias de aproximação ao cliente. Se tiver um quadro numa loja física na qual o vendedor seja pouco disponível para esclarecer dúvidas, dar assistência e estabelecer uma relação de proximidade com o cliente, e se esse mesmo quadro estiver na internet bem mais barato, obviamente opto pela internet. Agora, se esse quadro até for mais caro na loja física mas se essa loja me fizer sentir segurança e confiança na compra, muito provavelmente opto por comprar na loja física, mesmo sendo mais caro. Aliás, já o fiz muita vez e não me arrependo. O dinheiro não é tudo e muitas vezes poupa-se muito dinheiro e chatices futuras se comprarmos numa loja física a um vendedor competente. Agora se a parte humana e de contacto directo com o cliente falhar, então não terei dúvidas em dar o meu dinheiro a uma loja virtual.
 
ao fim de largos anos a gastar dinheiro em bicis regularmente adoptei a seguinte politica de comprador:
- material que precise de montagem especializada compro na loja física
- material até 20% ou em que a diferença seja inferior a 50€, compro na loja física

conclusão: apesar das diferenças, gasto 75% do meu dinheiro numa loja física, 15% em usados do fórum e apenas 10% na net.

a loja onde gasto a maior parte do dinheiro faz-me descontos de 10 a 20% (e às vezes preço sem iva) e desenrasca-me sempre que preciso.

com uma atitude menos prestável essa loja já teria fechado, pois é a disponibilidade em ajudar que não se vende na net.
 

el gato

Member
...fiquei mesmo entusiasmado com o sr jose julio, de tal forma que até gostava de saber onde é que tem o espaço comercial de forma a ir lá para efectuar as manutenções de preferência com canyon:p:p:p:p:p:p:p:p
 

SBRDYDY

Well-Known Member
Amigos o sr. Julio é um exelente profissional, da zona de lisboa um dos melhores, tem todo o direito de expor a sua opinião como qualquer um de nos.
ELE APOIA UMA GRANDE QUANTIDADE DE TRIATLETAS.
Eu nunca lá comprei nada mas posso vir um dia a fazer, pois dele so tenho boas referencias.
O nome da LOJA DO SR. JULIO É A LUSOBIKE, E SE UM DIA QUISEREM AS BIKES BEM TRATADAS PODEM LÁ IR QUE EU GARANTO QUE FICARÃO SATISFEITOS.
 

Figueiredo

Active Member
Eu não conheço o Sr. Julio ate pode ter a melhor loja de bicicletas com os melhores mecânicos e tudo mas ao colocar em cima o infeliz desabafo veio colocar-se a jeito de ouvir algumas verdades, para mim uma pessoa que tem uma casa aberta e vem para um fórum da especialidade dizer que fica chateado quando lhe roubam 10 minutos da hora de almoço devia ser funcionário publico...
Vou deixar aqui uma história semelhante existe uma loja na zona de S. Domingos de Rana onde consta que o dono e um dos melhores mecânicos de estrada, era cliente habitual todos os meses lá comprava alguma coisita sempre atendido pela simpática esposa, a única vez que fui atendido pelo referido Sr. pedi informação sobre ate que pressão enchia uma das bombas de Pe que lá tinha a venda como não estava com paciência mandou-me ler o folheto e virou-me costas, resultado desejo-lhe a melhor sorte do mundo mas nem que tenha que atar arames a bicicleta meu não vê nem mais um centavo!!
 

Guerreiro_76

New Member
Olhando à atitude deste Sr. leva-me a crer na opinião que já alguns de nós já temos de alguns comerciantes. Certamente este Sr. já terá uma boa conta bancária e não precisa do negócio para nada. Pelo menos é o que demostra a sua atitude, de pura arrogancia e prepotencia para com os seus clientes. Só uma concideração, se fica assim tão indignado com tempo que que perde com os seus clientes, porque não encerra o estabelecimento de vez e vai PASSEAR?????
 

SBRDYDY

Well-Known Member
Não não acho mesmo, voçes não podem julgar o pensamento de uma pessoa sem se quer se colocarem no lugar dele.
E se fosse o vosso negócio, como seria?? Ele é uma profissional serio e honesto e do que conheço dele uma pessoa impecavel que ainda apoia uma grande quantidade de atletas que levam o bom nome de Portugal alem fronteiras.
Por isso, ele tem toda a razão na maioria do que diz, no meu ponto de vista.
Se não concordam??
pelo menos respeitem, e mais uma vez digo, quem quiser ser bem atendido e bem tratado a LUSOBIKE é uma loja de referencia.
Abraço.
 

Figueiredo

Active Member
Daniel,

O Sr. Julio ate pode ser mesmo uma pessoa impecável como dizes e podemos estar a cometer uma grande injustiça mas se ele tem o direito de vir para aqui dizer o que pensa nos também temos o direito de transmitir a nossa opinião e neste caso acho que foi muito infeliz com a forma como demonstrou o seu descontentamento, se ele pede respeito primeiro tem que o merecer e não o demonstrou...

P.S. O Sr. Julio que me desculpe mas eu sou sócio da DECO há mais de 15 anos deve ser por isso que temos linhas de pensamento diferentes de como se deve tratar um cliente...
 
Last edited:

20fps

Member
Ao uma injustiça os comentários aqui proferidos sobre o que foi dito pelo Sr. José Júlio. Aposto até que nenhum de vós o conhece nem a ele nem ao seu trabalho. A verdade é que ganhamos uma miséria, temos ordenados do mais baixo da Europa, ninguém se queixa. Bicicletas e componente estamos sempre a refilar. Que querem?! Topos de gama por tostões?!


PS - Sr. José Julio mostrou frontalidade e coragem de vir aqui, ao seus consumidores, dizer o que disse. Nunca fui à sua loja mas um dia passo lá.
 

Figueiredo

Active Member
Amigo 20fps por isso mesmo e que felizmente vivemos numa democracia cada um tem o direito de receber a informação e processa-lá da forma que bem entender...
 

salpicão

Member
Boas,
não se pode agradar a toda a gente... O material é dos logistas e o dinheiro é dos clientes... cada um compra o que pode e quer onde quer e onde se sente bem. É a lei do mercado.
Não é preciso crucificar ninguém por dar a sua opinião. O país é livre, só come quem quer...
Os logistas vendem mais caro que na net? Para mim isso é normal e lógico. Eu compro onde acho que a relação preço/atendimento/assistência é melhor.
Quanto ao preço do ciclismo? É muito caro sim senhor. Mas também porque entra-se em loucuras injustificadas (eu sou também o verdadeiro exemplo, das loucuras gastas com as bikes), contra mim falo...
Abraço.
 

el gato

Member
...ainda bem que podemos exprimir opiniões quer injustas ou justas nos dias de hoje, afinal este forum é um bom exemplo em que dá uma certa liberdade para tal...mas acho estranho que neste forum digam que de alguma forma os comerciantes ou logistas foram denegridos, pelo menos nunca li nada de grave...o que esse senhor tentou transmitir foi pura censura á moda antiga do antigo regime onde as pessoas comiam e calavam mas felizmente ainda bem que assim não o é...se a maioria dos portugueses ganha mal e afirma que ninguem se queixa, esse senhor deve andar um bocado afastado da realidade porque é precisamente o cerne da questão...se toda a gente usufruisse de um melhor nível em termos financeiros esta discussão de o cicilismo ser caro, não se colocava... mas infelizmente não o é e daí as livres opiniões e por vezes desabafos de consumidores que no fundo com certa razão acham extremamente expeculativo este negócio com boas margens de lucro...ainda bem que o novo comércio eléctrónico começa a imperar...quem sai beneficiado é o consumidor e a concorrência é de salutar, aguça os sentidos....
 

ALNM

Member
Não venho fazer a defesa do José Júlio. Mas concordo com o Daniel SBRDYDY. Também conheço o Júlio (e a sua competência técnica), compreendi o motivo e o alcance do que ele escreveu e, nesse contexto, partilho da sua opinião. Mas também vi aqui muitas respostas irreflectidas e injustiças relativamente a outras pessoas que não têm nada a ver com o tema em do tópico (?qualquer que ele seja). Com este o meu comentário venho tentar introduzir alguma pedagogia no debate já que esta é uma função muito importante destes fóruns abertos.

...mas acho estranho que neste forum digam que de alguma forma os comerciantes ou logistas foram denegridos, pelo menos nunca li nada de grave...

El Gato, eu li comentários tais como:
Em relação ao preço do ciclismo em si, não tenho a menor dúvida, serão lucros completamente malucos, pois se de uma hora para a outra houvesse uma brutal quebra nas vendas, começariam logicamente os grandes descontos e promoções, e não acredito que estivessem a perder dinheiro.”
ou
Foi mais com o objectivo de saber a vossa opinião sobre o enorme e lucrativo nicho de mercado em que o ciclismo se tem vindo a tornar e, acima de tudo, saber a vossa opinião sobre o exagerado preço que nos pedem por componentes e bicicletas”.

A ti, El Gato, estes comentários não incomodam. Mas incomodam quem vive deste ramo do negócio e tem que lutar tanto para sobreviver com as actuais leis do mercado. E quem não se sente não é filho de boa gente.

Da mesma maneira que foram chamados à discussão outros assuntos e outras pessoas. Tais como:

para mim uma pessoa que tem uma casa aberta e vem para um fórum da especialidade dizer que fica chateado quando lhe roubam 10 minutos da hora de almoço devia ser funcionário publico...

Ora, funcionário público sou eu. Há já 33 anos. E não queiram gastar as horas de refeição, as noites, as férias, os fins de semana que eu roubei à minha família para dedicar à causa pública. Não preciso vir aqui elogiar-me, mas também não preciso que me chamem para esta discussão. Muito menos denegrindo-me.

Da mesma maneira que o dono da tal “loja na zona de S. Domingos de Rana” (que por acaso eu também conheço e tenho como sendo um dos melhores mecânicos da zona de Lisboa). Esse, coitado, nem interferiu neste fórum mas levou por tabela. Não achas que também foi denegrido?

Relativamente ao tema em debate, “o preço do ciclismo”, achei infeliz a ideia de o introduzir. O preço do ciclismo é como o preço de todas as outras coisas, segue as leis do mercado. E a maioria dos que aqui opinaram não têm noção do que estão a dizer. Quando eu era criança, o meu pai não podia dar-me uma bicicleta. E não era só porque ele ser funcionário público (numa época em que se tinha vergonha de ser funcionário público) mas porque apenas só alguns, priviligiados, podiam ter uma bicicleta. Da mesma maneira que eu também não tinha televisão.
Hoje tudo mudou e é óbvio que a evolução tecnológica veio permitir tornar acessivel muitas coisas que, de outra maneira, só seriam acessiveis a alguns.

Mas o preço do ciclismo é realmente elevado para muitos (infelizmente são mesmo muitos) que não tiveram oportunidade de se adaptar a esta nova realidade. Esses ainda hoje não podem interferir neste fórum porque não têm bicicleta, não têm computador, nem tão pouco o sabem usar ou porque, tão só, este assunto está longe das suas reais preocupações. Da mesma maneira que as suas reais preocupações estão longe das de quem levanta estes temas para discussão.
:cool:
 
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