• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

O ciclismo estÁ a crescer?

com a hegemonia que o futebol brinda todas as restantes modalidades, parece-me contraproducente qualquer divisão entre os (comparativamente) poucos adeptos do ciclismo; só teriamos a perder.

sempre achei estranho que um desporto em que 2/3 dos que vão aos estádios não mexem uma palha para fazer desporto, enquanto no ciclismo essa percentagem (adeptos/praticantes) será muito menor. no entanto o dinheiro vai é para estádios e não para ciclovias e campos de btt
 

luisbiclas

New Member
E o Btt tb é mais perigoso mas o ciclismo tb é perigoso e eu que o diga que a uns dias atrás experimentei o chão e não foi do meu agrado

BTT mais perigoso do que o ciclismo?!?!?!
Não sei onde andas de bicicleta, mas cá em Portugal não deve de ser!
Andar com marmanjos na estrada que não te respeitam minimamente enquanto utilizador da via e passam por ti em razia e a velocidades malucas não é de todo seguro. No "mato" não tens estas coisas.


Quanto ao carecimento do ciclismo, pelos vistos cresceu bastante nestes 2 últimos anos, e a impressão com que eu fico é que tudo o que é ciclista que tem bike de estrada é participante da volta ou do giro, ou seja todos profissionais.
Também é com rapidez que os vejo desistir assim que aparecem as primeiras nuvens negras no céu.
 

Fevereiro

Member
Luis depende onde andes tanto no btt como em estrada!
Malucos há sempre seja na estrada em carros ou nos trilhos em jipes/ moto4 e há mesmo artistas de calibre12 na mão a disparar a tudo o que mexa.!
 

hmbe

New Member
Parece-me que os de BTT desistem bem mais depressa...

No cicloturismo de estrada vê-se muito velhote que anda nisto há 30 anos com aquelas MASIL arcaicas e nao troca o ciclismo por nada...

E segundo me disse um dos maiores vendedores de bicicletas deste país (de estrada e BTT claro), o pessoal este ano comprou muito mais estrada do que é normal porque o inverno foi muito rigoroso e o pessoal das BTT teve que comprar uma de estrada para treinar minimamente ou entao andar nos rolos pois segundo ele proprio o pessoal queixava-se do preço das reparações todas as semanas pois a lama e as quedas nao perdoam no material.
 

consciouness

Active Member
Em 25 anos que levo de ciclismo sempre na estrada, tenho notado o aparecimento de muita gente nova, especialmente nestes últimos 2/3 anos. Talvez, como já aqui foi dito, a manutenção das BTT esteja a ter alguma influência. Acredito que sim.
 

fogueteiro

Active Member
No cicloturismo de estrada vê-se muito velhote que anda nisto há 30 anos com aquelas MASIL arcaicas e nao troca o ciclismo por nada...

Pronto, ok, eu já sou um desses velhotes;);););)

Nunca experimentei o BTT e como não me seduz andarei com fininha até as pernas me deixarem.

Na verdade nunca vi tantas BTT com pneus finos.
 

rotiv1959

New Member
Claro que o ciclismo de estrada está a crescer.
A cara e persistente ( muitas vezes semanal) manutenção das bicicletas de montanha é um factor que leva muita gente a optar pela estrada.
Depois há aqueles que têm bicicletas de montanha , com rodas quase tão finas quanto as bicicletas de estrada, que por ser IN não assumem que gostam de estrada. Só se diferenciam pelas bebedouros que levam às costas!!
 

Josant

New Member
Além do aviso que deixei na mensagem anterior, peço para que não se desviem do assunto, Aqui não estamos a "discutir" se o BTT é pior ou melhor que o Ciclismo. Por isso comparações, provocações, etc,etc..serão apagadas sem aviso prévio.

Agradeço a atenção.

Josant
 

rotiv1959

New Member
Amigo Josant,
eu também faço btt e vários amigos meus neste momento, estão a apostar e a investir mais tempo e dinheiro no ciclismo de estrada. è certo que muitos praticantes de btt á medida que a idade avança se dedicam mais ao ciclismo de estrada principalmente na primavera e verão, deixando o btt para o resto do ano. O que disse não foi de forma nenhuma uma provocação é uma constatação!!! ainda hoje tive várias oportunidades de verificar o que disse.
 
Last edited:

fonsecarlos

New Member
Amigo Josant,
eu também faço btt e vários amigos meus neste momento, estão a apostar e a investir mais tempo e dinheiro no ciclismo de estrada. è certo que muitos praticantes de btt á medida que a idade avança se dedicam mais ao ciclismo de estrada principalmente na primavera e verão, deixando o btt para o resto do ano. O que disse não foi de forma nenhuma uma provocação é uma constatação!!! ainda hoje tive várias oportunidades de verificar o que disse.

Andar de rodas finas numa BTT, não significa necessariamente não querer assumir que se gosta de estrada nem qualquer tipo de afectação.

Eu fi-lo durante uma temporada, depois de alguns anos de bicicleta de estrada,por uma razão muito simples. Conforto.

E posso afirmar que foi um bom peroido. Anda hoje se me apetece andar por caminhos asfaltados em mau piso ou vou dar uma volta por caminhos que desconheço o estado não hesito.

As generalizações são inexactas!
 

rotiv1959

New Member
....Não há regra sem excepção. Estou de acordo com o comentário, eu também já fiz o mesmo. Referia-me a malta que conheço, que vejo e só andam todos os fins de semana na estrada com bicicletas de montanha e que confrontados com a situação dizem: "eu prefiro o btt á estrada!!!".
 

biza

Member
Boas pessoal, sempre pratiquei Btt mas devido a uma lesão grave nas costas(3 hérnias) tive que deixar o Btt e depois de ser operado exprementei a estrada, escolhi a estrada porque acho que levo menos porrada nas costas e surpresa minha estou a adorar a estrada e desde 1 Fevereiro de 2010 não tenho parado a praticar ciclismo de estrada e vejo cada vez mais pessoal na estrada.
Acho que o Btt teve um enorme sucesso e está bem implementado em Portugal, e acho que o ciclismo de estrada só ganhou com isso porque leva mais praticantes de Btt á estrada e vice-versa. Acho que devido ao Btt o ciclismo de estrada ganhou mais atenção, mas sempre encarei que o ciclismo de estrada fosse mais elitista do que o Btt. Sem comparar o Btt á estrada acho que o Btt deu um enorme impulso á estrada e agora estamos a ver os resultados.
 

Emágica

New Member
olá,
concordo com os que dizem que os bttistas estão a praticar mais ciclismo pelas razões apontadas. Também acho que a tendência é para aumentar devido às escolas e clubes btt. Da minha parte comecei a fazer estrada porque 1º sai mais barato, 2º desenvolve mais a resistência, 3º não causa tão frequentes traumatismos e marcas na pele devido a quedas, ramos, silvas...etc. Gosto de velocidade e torna-se motivante treinar estrada sabendo que tudo ficará muito mais fácil em cima da bike de btt.
Para aqueles que têm receio da massificação do desporto em Portugal, na verdade, segundo o eurobarómetro (vejam aqui no público por ex em relação a 2009 - http://www.publico.pt/Sociedade/mais-de-metade-dos-portugueses-nunca-pratica-desporto_1429994)...a população portuguesa não é muito dada ao desporto, só em casa a ver a bola com o petisco e a jola :) estamos a anos luz desse fenómeno! Desenvolvimento do desporto é importante, e nós que sentimos na pele os benefício do desporto paixão :))) sabemos bem disso! Se o nosso chefe praticasse desporto o ambiente melhorava :)
 

Morg

Well-Known Member
Durante os últimos 2 anos andei 5/6 vezes de btt.
Andei quase exclusivamente em estrada.

Recentemente tive uma dor nas costas e descobri que tenho a coluna torta. Segundo o médico a dor surgiu porque o músculos lombares enfraqueceram.
Quando andava quase diariamente de btt tinha os lombares mais preparados e não tive problemas.
Vou voltar a andar mais de BTT por uma questão de saúde.

Se o problema na coluna for nos discos aí a situação é o inverso.
 

alpha

New Member
Viva.
Na minha opinião há mais pessoal a passar do BTT para a estrada. No meu grupo houve três elementos, eu inclusivé, que passamos para a roda fina.
Deixar o BTT, para já não faz parte dos planos.

Acho que a estrada agarra mais e mais depressa, pois a evolução da performance é mais rápida. Eu pessoalmente consegui evoluir muito em menos de 3 meses. Obviamente que isto se deve a treinos semanais.

O facto do ciclismo estar a crescer e eu acredito que continuará a crescer, só pode ser bom. Mais gente a pedalar, mais pessoal a comprar.
 

Janas

New Member
pois mas tambem tem havido uma subida acentuada de preços.... começam a esticar muito a corda os vendedores....
 

Nolimits

Member
Pois pra mim podem expor todas as vossas rétoricas e balelas,posso pedalar em estrada,mas nunca vou deixar de ser "pé de barro",e conheço muito boa gente que com a idade se foi fartando dos enlatados e das nossas estradas e ou voltaram ao mato ou estão a pensar nisso,do resto todas estas exposições de pontos de vista só servem pra uma coisa,continuar a encher carteiras a gulosos.........................................e bem.
 

Fevereiro

Member
Cada um sabe o que gosta e faz o que quer.
Eu por acaso converti-me à estrada, lá está gostei mais.
Quando falam dos preços, concordo que TUDO no mundo das bikes está sobrevalorizado.
 
Top