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Novos grupos de estrada 1x11v - Discussão

Medroso#78

Active Member
Eu sei que custam, só não consigo entender o porquê. É o chamado "É para quem pode não é para quem quer". Material de desgaste a esse preço só mesmo para quem pode.

As k7 XX (é o que estou a usar na de BTT, bike nova, full XX), tal como as XX1, são feitas em alumínio, construídas a partir de um bloco apenas! Não têm emendas... as XT, por exemplo (tenho na velhinha roda 26), todos os carretos, se encaixam numa "pinha" (centro da k7). Para além disso, são construídas em aço. São bem duradouras mas... mais pesadas.
 

edununo

Well-Known Member
Não digas que a cassete XX1 ou X01 são de alumínio.
Não é verdade. São de aço chromoly 4130 excepto o carreto de 42t que é de alumínio. Os 10 primeiros carretos são maquinados numa cnc por várias horas.
Dai o preço.
Também já se arranjam cassetes 10-42 a menos de 200 euros
A 1180 que é a X1 custa 189 euros na bike-discount. Quem não se preocupar com mais 50g tem esta opção.
O novo grupo XG da SRAM vai trazer mais 2 cassetes 10-42: a 1175 e a 1150. Esta última deverá ficar na casa dos 100 a 120 euros, isto pelos valores avançados.
 

baba2775

New Member
Uma diferença de cerca de 100g. Por acaso desconhecia que eram feitas a partir de um bloco, já aprendi alguma coisa hoje :) Mesmo assim, e não desfazendo de quem usa esse tipo de material, para mim é impensável a esse preço, e posso dar outro exemplo da SRAM, eu gosto e uso twister shifters, mais precisamente os atack, compatíveis com shimano, se quiser passar para 10v os shifters custam o triplo do que custavam uns x0 de 9v. Não colocando em questão a qualidade do material, mas a diferença de preço é demasiado grande.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Vocês também agora deram em "bater" na SRAM por causa das cassetes. Tudo serve... Como as outras marcas, fazem coisas boas e outras más. Qual o preço das cassetes Shimano XTR e Dura-Ace de 10 e 11v? E das Campagnolo de topo? É que parece que agora o problema das cassetes caras é só na SRAM. Enfim...

Eles "inventaram" os grupos de BTT 1x11v e claro, valeram-se disso no preço! Agora estarem numa de que por ser SRAM 1x11v é que é caro?!?
 

edununo

Well-Known Member
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Isto é a evolução de uma cassete XX1 e X01.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Vocês também agora deram em "bater" na SRAM por causa das cassetes. Tudo serve... Como as outras marcas, fazem coisas boas e outras más. Qual o preço das cassetes Shimano XTR e Dura-Ace de 10 e 11v? E das Campagnolo de topo? É que parece que agora o problema das cassetes caras é só na SRAM. Enfim...

Eles "inventaram" os grupos de BTT 1x11v e claro, valeram-se disso no preço! Agora estarem numa de que por ser SRAM 1x11v é que é caro?!?

Cassetes dura Ace 11 velocidades uso eu…
e tambem tenho campagnolo super record…
Agora uso e abuso das dura ace 11 velocidades quer de 11\25 ou 11\28 posso dizer tendo em conta que tem 5 dos sprockets mais largos em titanium, como desgaste e menor e como suavidade e eficiencia a beira de qualquer Sram parece uma comparacao de um fiat 500 com um mercedes s class
E so por isso dura ace 11 velocidades sao bem mais baratas que SRAM...
 

baba2775

New Member
Realmente está aí mto trabalho cnc. Lá bom aspecto tem.
Quanto aos preço das cassetes, sim, as XTR também são caras, uma 10v 11-36 custa 150€.... uma XX 10v 11-36 custa 220€... ainda existe uma diferença de preço. Mas mesmo a XTR para mim já é obscena :).
Ednunu - qual a vantagem desse tipo de construção relativamente a uma mais convencional, tipo a XT, para além do peso, obviamente. Durabilidade, rigidez, suavidade das mudanças? Por mais que olhe para isso e ache que seja uma obra de arte, tenho dificuldade em justificar esses valores para os comuns mortais, nomeadamente os mais falidos como eu :) e não estou a ser irónico, a minha forma de pensar passa por me conseguir justificar que o valor que vou gastar vale a pena e que vou tirar rendimento desse custo, tentar minimizar a componente emocional :)
 

edununo

Well-Known Member
Para mim a grande vantagem é a simplicidade.
Elimina a pior parte da transmissão de uma bicicleta: o desviador frontal.
200 por cassete é muito mas dá para 2 anos. Penso fazer 7000 kms com a cassete.
 

rodd

New Member
@edununo, tenho um amigo que já leva quase 8000km com uma K7 XX1... É necessário é ter muito cuidado com a troca das correntes... :D

A simplicidade no 1x11V é um espetáculo. Eu tenho no BTT e adoro. Na minha opinião irá vingar no ciclocross, mas na estrada na me parece principalmente com as velocidades que se praticam no WT... :p
 

edununo

Well-Known Member
Boas notícias então.
A minha está a caminho dos 5000 e para já sem falhar. Estou a rodar 2 correntes.
 

Medroso#78

Active Member
Eu numa experimentei a sério! Mas tenho amigos que pedalam como eu.... com prato 32, não sobem onde eu subo. Eu sei que mais importante que o grupo escolhido são as pernas mas.... Eu com 2 pratos, com o 24, e carreto 32, subo "para o céu". Mas se precisar, tenho mais leve. Pelo que percebi, com xx1, precisaria ter um prato 30 para ter a relação mais leve idêntica ao que uso. Mas perderia a rolar (uso muito o 38).

...a minha Bike é full xx.. para meter k7 igual à que tenho, também não ficará propriamente barato mas... posso sempre meter uma XT. ;)

....com o que iria investir num grupo completo, juntei mais uns €s, e lá comprei uma menina de roda fina. Até à data não me arrependi. :p
 

edununo

Well-Known Member
...2 correntes é pouco (na minha opinião)! Umas 4.... seria o ideal para se fazerem kms sem fim. ;)

Fiz cerca de 2500kms com a 1ª corrente. Fui controlando o desgaste e não chegou aos 0.5 mas mesmo assim troquei-a.
Fiz cerca de 1100kms com a 2ª corrente e comprei uma 3ª que já está a chegar aos 1000. Vou voltar a colocar a 2ª e fazer outros 1000/1100 kms e queria ver se a 3ª ainda fazia outros 1000/1100.

Até agora ainda não tive saltos na corrente nem problemas a acamar a 2ª ou 3ª corrente.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
A primeira corrente fez 2500 km e não chegou aos 0,75 (foi certamente o que quis dizer). Se fez esses kms todos, é de facto muito bom. De qualquer forma, 4 correntes bem rodadas (rodadas na hora certa), é sempre melhor opção. Embora com essas duas, ainda terá muitos kms a fazer.... só quando começarem a saltar em andamento, estará na hora de trocar tudo. :)
 

jpacheco

Well-Known Member
Ontem GCN publicou um video sobre esta temática...

[video=youtube;mcMYHVAPjQQ]https://www.youtube.com/watch?t=21&v=mcMYHVAPjQQ[/video]
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Na minha opinião a máquina faz o atleta e vice versa ... serão importantes as 170 g a menos? Talvez ... Montei agora nova transmissão convencido que as subidas têm de ser todas feitas ... 50-34x30-11 ... fiz a primeira experiência e demorou um bocado a habituar. Estou a gostar ... mas se calhar perdi velocidade no plano (antes tinha 52)

Transmissão nova ... para mais 15000 km :cool:

Do topico ... fui apanhado de surpresa ... este 1x11 exige muito mais do atleta ou então vai perder andamento ... obvio que pode montar o pedaleiro que melhor se apropriar à etapa ... e dessa forma garantir mais manutenção.
 

grouk

Active Member
aquilo que o 1x11 pretende não é a questão do peso, a ideia prende se com simplicidade do sistema e acima de tudo com uma coisa que já fez muito boa gente perder corridas chain drops
 
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