Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

https://www.bikeradar.com/news/shimano-gearbox/

Shimano has filed a patent that strongly suggests that it is finally developing a gearbox for both road and mountain bikes.

Comentarios? :D
Acho muito interessante. Para cicloturismo de longa distância, por provavelmente aumentar a fiabilidade e reduzir a necessidade de manutenção, devido ao sistema ficar fechado.
Para estrada vai ter de vencer a questão do peso - grande incógnita, acho eu. Relativamente à alternativa de mudanças no cubo, deve resolver a questão da facilidade e rapidez de troca de roda em caso de furo
Em BTT, entendo que possa beneficiar bastante a duração/manutenção da transmissão.
Para utilização em deslocações diárias, acho muito interessante pela vantagem que imagino possa ter a nível de limpeza .

Claro que vamos ter quadros diferentes dos habituais, mas provalmente parecidos com o que já têm as elétricas. Parte da adaptação já está feita. E uma elétrica com uma caixa de velocidades??? Grande dor de cabeça de conceção de quadro!

Pequeno àparte - já notaram como a indústria ciclistica está a adotar muitas soluções comprovadas na indústria motociclistica? Travões de disco, ABS (em desenvolvimento), e agora caixa de velocidades?
 
Fiabilidade do sistema também será muito importante. E como sempre a primeira geração ao será muito fiável.
Nisso não será diferente de qualquer outro sistema, e a Shimano, salvo raros casos, costuma acertar na fiabilidade dos produtos que lança. Além disso, não sendo exatamente a mesma coisa, imagino que a experiência com os motores elétricos (integrados nos quadros) e os cubos (Alfine) com mudanças internas possam ajudar.
 

pratoni

Well-Known Member
Fiabilidade do sistema também será muito importante. E como sempre a primeira geração ao será muito fiável.
Mesmo com as dores de crescimento de novos sistemas acredito que fiabilidade não será o maior fator de risco comparando com o sistema atual de desviadores...

O peso sim pode impedir a adopção do sistema, pelo menos em contextos mais competitivos ou de endurance
 

Bruso

Well-Known Member
Mesmo com as dores de crescimento de novos sistemas acredito que fiabilidade não será o maior fator de risco comparando com o sistema atual de desviadores...

O peso sim pode impedir a adopção do sistema, pelo menos em contextos mais competitivos ou de endurance
Muito difícil acertarem à primeira. Não conseguem testar o suficiente para garantir que o produto é lançado a 100%. Mas isso é normal e a própria Shimano já sabe. O trabalho virá depois com os trabalhos de rectificação.

A questão do peso está interligada com a fidelidade do produto porque já existem opções no mercado mas que pesam por peso. A Shimano de certo que só lançará uma opção que seja mais leve e para isso terá de introduzir novos materiais ou sistemas.
Mas talvez até nem seja para Bikes de estrada. Pode ser apenas para commute e para estarem associadas a um motor elétrico. Vamos esperar para ver
 
A Shimano de certo que só lançará uma opção que seja mais leve e para isso terá de introduzir novos materiais ou sistemas.
Parece que irá usar 2 cassetes com ligação por corrente, em vez das habituais engregagens. Uma das cassetes terá a capacidade de deslocação horizontal, para não cruzar (tanto) a corrente. Falam também de um lubrificante especial para a caixa de velocidades... 13 velocidades - em termos de marketing acho pouco, há muitos anos que a Rolhof tem 14 no cubo
( https://bikerumor.com/2019/11/11/pa...campagnolo-all-file-major-drivetrain-updates/ )