• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Norte ao Centro em bicicleta

Vakagar

New Member
Boa tarde a todos!

Eu e uns amigos estávamos a pensar conhecer o norte do país num grande passeio em bicicleta, mas não temos muita experiência e por isso mais vale perguntar a quem sabe.

A nossa ideia inicial era ir de autocarro até Bragança (levando as bicicletas) e voltar até Lisboa, pelo interior ou pelo litoral do pais. Uma viagem de cerca de 500km. O problema é que não temos noção das distâncias e de quanto caminho devemos cobrir num dia. Estávamos a apontar para 40-50km por dia, parando todos os dias por várias localidades do país, e não necessariamente de fazer uma viagem por dia. Já temos mais ou menos um esboço de varias localidades onde queremos parar e estão todas separadas pela distância que nos propomos a cobrir.

Acham que é fazível? Podem-nos dar alguns conselhos?

Obrigado!
 

Nolimits

Member
Bem, se tiverem todo o tempo do mundo,claro que é exequível,se por contrário teêm os dias contados,a altura do ano que ai vem,(calor),a distancia,e a falta de experiencia,(plo que dizes),leva-me a dizer-te, AMADUREÇAM, essa ideia,porque senão vão "pagá-la" muita cara,se é que me faço entender..............façam alguns,(muitos),passeios meios longos,depois longos,e com tempo vão metendo alguns com 6/8 horas nas pernas......................isto claro que é uma simples base,(muito simples mesmo),só pra terem um ponto de partida.cumps
 

Vakagar

New Member
Não estávamos obviamente a pensar em ir sem algum treino. Em relação ao tempo, temos praticamente 3 semanas, e queremos tirar alguns dos dias para conhecer os locais de maior interesse, e também para descansar da viagem. Alguns conselhos sobre um peso razoável a carregar durante a viagem e alguns acessórios essenciais? Obrigado!
 

SPETTACOLO

New Member
Ora então aqui vai...
Antes demais, é super saudavel fazer uma aventura dessas e acredita que ha certas situaçoes que só com muita força de vontade e alguma cabecinha sao ultrapassadas!
Atençao ao meio de transporte que utilizam para chegar ao norte. Pois de autocarro ou comboio precisam de sacos de transporte de bicicletas... Se não ficas mesmo por terra!
Algum treino faz falta como é obvio, pois o empeno nas pernas no 3º dia vai ser grande....
Levem bastante comida e nunca deixem a hidrataçao de parte pois o calor vem aí!!!

Curtam muitooooooooooo
 

tranquilo

Active Member
Que grande ideia!
Na minha opinião 50km (2-3 horas no máximo) por dia em estrada não custa nada (de BTT era capaz de ser bem pior) e ficam com tempo de sobra para visitar todos os sítios onde vão parando!
Façam a experiência de andar 50km por dia onde moram durante duas semanas para ver como se sentem (basicamente uma cópia do que vão fazer mas em ambiente controlado). Se estiver tudo bem façam voltas maiores e com mais subidas para treinar imprevistos, rotações a puxar em grupo etc, convém delinear muito bem o percurso e procurar saber o estado das estradas pelo caminho através dum reconhecimento prévio e depois não há que ter medo... é fazer e pronto.

Boa sorte e curtam muito!

Abraço
 

fogueteiro

Active Member
Se dizes 50-60 kms por dia, por estrada, das duas uma: Ou qurem ir mesmo em passeio, parar em todas as "tascas" ou então não estás minimamente treinado.

Se a razão é a primeira, ok... aproveitem para conhecer e não há melhor forma de o fazer que essa.

Se pelo contrário a razão é a 2ª então tenham cuidado no que se vão meter. Uma coisa é fazer 50kms à beira mar, outra é no interior do país. O calor no interior é mais demolidor que uma subida, e podem pagar caro a vossa inexperiência, como já foi dito. Fazer uma aventura dessas, não é somente dar aos pedais e força de pernas... é igualmente preciso estar bem moralmente.

Mas penso que conseguem perfeitamente fazer esse projecto, até porque estamos a falar em 500 kms = 10 dias.

Um conselho apenas: Se puderem façam essa viagem pelo interior. Evitem vir para o litoral.
 

Vakagar

New Member
Antes de mais obrigado pelas respostas positivas,

@ SPETTACOLO: Obrigado pela informação dos sacos de transporte, estou a tentar contactar várias transportadoras para saber se é possível o transporte sem o saco, que ainda é um bocado caro!

@ DELTA: Obrigado pelo blog, alguns dos troços que vamos realizar coincidem com os que ele fez, pelo que vai dar um grande jeito!

@ tranquilo: Já combinámos um passeiozinho até Sintra só para começar os treinos, obrigado!

@ fogueteiro: O espírito é mesmo o de explorar, fotografar e encher a barriga com doces regionais ;) A nossa viagem vai ser maioritariamente pelo interior, e um final junto ao litoral.

Aqui está um esboço bastante precoce: http://goo.gl/YvVb4

Agradeço o tempo e os conselhos de todos. Obrigado!
 
Top