• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Necessidade de recuo do espigão enorme???? Estranho!!!

Paulolavra

New Member
Bom dia!

Tenho neste momento montado na minha bicicleta de estrada recentemente montada um espigão Specialized em carbono com recuo de 25mm e um selle italia SLS. Tendo a altura do espigão perfeita e o selim o mais atrás possível (até já passei a margem de segurança :( ) continuo a pedalar ligeiramente à frente (cerca de 3mm) ainda não consigo colocar a rotula perfeitamente acima do eixo pedaleiro com o fio de prumo (coisa que consigo sem problema algum na minha BTT e nem espigão com recuo tenho).
O tamanho do quadro é o ideal para mim, mas penso que ele deve ter um ângulo do tubo vertical pouco acentuado...

Resumindo, o que aconselham??? Comprar um espigão com recuo maior (são muito raros e caros) ou trocar para um selim que me permita chegar mais atrás? Talvez algum com rails mais compridos à frente...(alguém conhece algum selim assim?) Obrigado desde já pela ajuda!
 

Paulolavra

New Member
Não queria estar a mexer no tamanho dos cranks. A prioridade seria tentar encontrar um selim com rails maiores ou mais chegados para a frente de modo a conseguir chegar mais para trás o selim... ou um espigão com recuo maior que 25mm... Alguém me sabe auxiliar nesse sentido? Obrigado
 

Paulolavra

New Member
Se calhar não me fiz entender... Como já referi, eu tenho as medidas tiradas e o bikefit feito... Pois já pedalo com as "minhas medidas ideais" à vários anos... Mas entretanto, ao transpor estas medidas para a bicicleta de estrada, tenho já um espigao com 25mm de recuo e mesmo assim o selim está o mais recuado possível... Ou seja, preciso de o recuar um pouco mais.

Então, pedi a vossa ajuda, no sentido de me ajudarem ou darem a conhecer espigões com recuo maiores que 25mm, e selins que permitam recuar mais que o selle Itália slr... Obrigado
 

Carolina

Well-Known Member
mas o bike fit que fizeste foi para btt ou estrada?

estou a achar estranho teres um quadro para o teu tamanho e mesmo assim precisares de um espigão com recuo tão grande. digo isto porque tive de meter espigão com recuo na minha precisamente porque o meu quadro era ligeiramente grande para mim.
 

Paulolavra

New Member
O bikefit foi feito na de btt. E queria colocar a de estrada com as medidas idênticas. Na de BTT nem sequer uso espigão com recuo! Mas neste quadro de estrada mesmo com o espigão com recuo de 25mm e o selim à mesma altura, para ficar com o fio de prumo a passar direitinho da rotula ao eixo do pedal (como na btt) o selim fica recuado ao máximo o que faz com que passe bastante a sua zona de segurança (as marcas "STOP" nos carris do selim).
Pelo que vejo o tudo que vai desde o eixo pedaleiro ao espigão do selim tem muito pouco ângulo.
 

grouk

Active Member
esquece lá o fio de primo como tens na de btt, as bikes têm geometrias diferentes por isso nao dá para inventar, e se são 3mm compensas isso nos cleats
 

pratoni

Well-Known Member
volto à minha pergunta: E que tal um bike fit para essa bicicleta de estrada, antes de estares a gastar dinheiro em componentes?

A posição de estrada (quase) nada tem a ver com a de btt...
 

Lux

Active Member
A questão do Kops (knee over pedal spindle) também me andou a dar a volta à cabeça.

Na btt tenho o joelho alinhado com o eixo, na de estrada nunca consegui... o problema passará muito pelas diferentes geometrias.

Antes da look, tinha uma trek tamanho 54, sentia-me bem, no entanto o joelho estava uns bons cms à frente do eixo do pedal. Comecei em busca do mesmo que tu, um espigão com recuo maior (tinha 25mm...), acabei por desistir da ideia. Entretanto comprei um quadro 55 cujo espigão integrado vai até aos 45 mm de recuo. Nem com esta mudança consegui colocar a coisa igual à BTT...

Neste momento não me recordo ao certo da diferença de recuo de uma para a outra, tinha até colocado a questão um pouco de lado pois tenho andado muito mais na de estrada que na de BTT, mas como tenciono a partir de setembro equilibarar a utilização entre ambas terei de voltar a pensar no assunto :)

Recordo-me de quando o Vitor Gamito iniciou a preparação para a volta a Portugal do ano passado ter tido problemas num ou em ambos os joelhos precisamente por causa disso. Como o homem só andava a fazer BTT, na altura pegou numa bike de estrada para treinar com mais rigor e ressentiu-se precisamente por a medida Kops não ser semelhante.

Nunca fiz um bike fit (profissional, entenda-se) e possivelmente até teria muito a ganhar caso o fizesse. Sempre fui alterando e experimentando várias medidas e componentes até me sentir bem e a realidade é que me tenho sentido bem em ambas as bikes...
 
Top