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Muda componentes com que frequencia? Incluindo pneus.

elchocollat

Well-Known Member
Boas pessoal!

Bem comprei no outro dia a minha bicicleta de estrada e ja vou com cerca de 300 e poucos kms.
Gostaria de saber com que frequencia os componentes devem ser mudados... Quando digo componentes digo desviadores, mas principalmente a corrente e os pneus.

A bicicleta é limpa e oleada todos os dias antes da volta.

Obrigado pessoal ;)
 

NiKES

New Member
Depende de muitos factores :D

Se fores um nabo como eu, mudas de corrente todos os 4500km, é o que tenho feito e a cassette continua novinha... mas esse parâmetro varia muito, consoante o carinho que das a corrente e se andas com ela cruzada ou não, entre outros. O resto da transmissão aguenta muitos kms.

Os pneus ... tb depende do pneu ;) Quando tiver roto, mete um novo !!

Boas Pedaladas.
 

elchocollat

Well-Known Member
Pois esqueci-me também de perguntar da cassete... Sabia que faltava alguma coisa, mas nao me lembrava o que...
Então pronto... Tenho um amigo que percebe bem do assunto e quando for altura de trocar os pneus ele avisar-me-á :)

Ok entao, obrigado :)
 

Burning Dogma

New Member
Com 300km tens muito pouco com que te preocupar a nível de desgaste. O que se muda com mais frequência é a corrente, pneus e calços de travão. Cassete e especialmente desviadores duram muito em condições normais. Quando há quedas é que geralmente se estraga qualquer coisa e é preciso mudanças. Um conselho que te dou, vai fazendo uma lista do que vais mudando e os respectivos kms, ajuda a analisar o desgaste e duração do material.
 

ProfeTa7

New Member
Os pneus depende do uso, km e marca até.
Tive uns hutchinson equinox que me duraram 1500km antes de abrirem pelos lados e começarem a desfazer-se como tive uns continental que me duraram +-7000km e apenas 1 furo que troquei porque estavam quadrados dos rolos.
Os hutchinson vendem-se a 20-25 euros os continental a 60. Às vezes o barato sai caro.
Com os pneus é mais fiável medir o desgaste a "olhómetro": se tiver rasgões, buracos, o rasto tiver gasto tá na hora de trocar. Outro método é olhar para a curva do pneu pois com o uso começam a degastar mais no meio (quadrados) e ficam com um comportamento imprevisível.
 

Miguel58

New Member
Em relação aos travões, quanto tempo vos duram? Tenho os meus há duas semanas e já parecem nas últimas :S
é normal?
 

Burning Dogma

New Member
A duração dos calços depende muito do material dos mesmos e da utilização, mas duas semanas é rodagem, não para os meter para o lixo. De certeza que estão mesmo nas últimas? É que isso é mesmo muito estranho, a não ser que sejam feitos de manteiga:D
 

prates

New Member
Boas.
Eu nas rodas de aluminio gasto 2 pares por ano porque uzo calços macios para não desgastar muito os aros nas rodas de carbono uzo os calços de cortiça 1 par por ano.
 

Miguel58

New Member
Eles parecem-me muito pequenos em comparação há duas semanas atrás e a travar faz um barulho estranho, que não fazia na primeira semana..
Acho que durante as voltas os calços roçam um pouco e vão desgastando mais rapidamente..
Ajusto-os sempre, mas de vez em quando ouço qualquer coisinha de errado..
 

dekeriel

Member
Os barulhos estranhos deve de ser lixo nos aros ou nos calços, se os calços forem duros e de fraca qualidade pode acontecer ficarem vidrados, sendo depois preciso muita mais força na travagem e consequente aumento de pressão sobre os aros o que faz com que qualquer grão de poeira faça barulho, cuidado que o lixo pode danificar uns aros em pouco tempo.

Desgastar os calços em duas semanas é que não é nada normal, nem é normal roçar o suficiente para desgastar em andamento se não roçar antes de sair, deve ser impressão tua...
 

fonsecarlos

New Member
Na minha BTT com rodas finas, tamanho 26, consegui 6000 kms com o pneus de trás, até que este deformou. O pneu da frente está com cerca de 10 000 kms e se bem que o piso ainda esteja para durar já começa a estar um pouco ressequido (4 anos).
Cassete e corrente, sempre bem oleada, estão ainda com bastante vida util. Calços idem.
 

super.byke

New Member
O desgaste do meu material até agora é:
Pneus Continental GP4000S: 5.000 km - ainda têm ar de quem vai fazer mais umas centenas (o Nikes tem uns com mais de 8.000). Infelizmente hoje o traseiro teve um golpe de um vidro que o inutilizou...
Calços SwissStop Pretos: 5.000km - ainda dão para mais algumas centenas
Corrente: mudei aos 4.700km. Para terem uma ideia, nestes km a corrente velha (110 elos) ficou mais comprida que a nova 1 elo. Se a corrente não for mudada, conforme vai crescendo ela vai "comendo" os dentes da cassete e dos pratos da pedaleira, e no final em vez de trocarem só a corrente têm que trocar corrente, cassete e pratos. Assim em vez da cassete e pratos da pedaleira durarem 30.000 (ou mais) vão durar bem menos e os custos vão ser maiores.
 

pantani

Member
Boas Super.Byke!
Hoje ainda te dei uma ajudinha para trocares o pneu traseiro, fiz com que fizesses uma grande travagem e quase que ias dar um grande malho.
É o que dá tentar vir na roda de um ex. PRO.;););););)

Abraços e boas férias
Pereira
 

super.byke

New Member
Boas Super.Byke!
Hoje ainda te dei uma ajudinha para trocares o pneu traseiro, fiz com que fizesses uma grande travagem e quase que ias dar um grande malho.
É o que dá tentar vir na roda de um ex. PRO.;););););)

Abraços e boas férias
Pereira

Hehe.... o pneu "derreteu" um bocado mas como já estava estragado mesmo não me preocupei... pior teria sido se tivéssemos caído :)
Grande abraço
 

Burning Dogma

New Member
Dêem-me a vossa opinião: numa cassete e pratos novos, fiz 3500km com a primeira corrente, mais 3500km com a segunda corrente e agora a terceira está quase a atingir a marca dos 3500km. Acham melhor levar esta corrente lá para os 5000 ou 6000km e depois mete tudo novo, meter agora outra corrente para mais alguns 3500km ou meter já tudo novo?
 

dekeriel

Member
Burning dogma depende do tipo de uso, mas se a corrente actual com esses quilómetros não saltar, nem a cassete tiver danos aparentes, podes certamente utilizar-la mais 1 ou 2 mudas de corrente. Conheço casos de cassetes passarem os 20.000 km.
6000km é muita fruta para uma corrente principalmente se for de fraca qualidade, corres o risco do metal sofrer de fadiga e partir, o que podes estragar alguma coisa na bicicleta ou pior originar uma queda! Eu não arriscava, aprox. 4000km para correntes é o meu limite, para cassetes novas e velhas.

Retirado de um site:

FADIGA DO METAL
Um efeito acumulativo que provoca a falha de um metal depois de repetidas aplicações de tensões, nenhuma das quais excedendo a força de tensão limite. A fadiga do metal é a tensão que provoca falhas depois de um número especifico de ciclos. O número de ciclos necessários para produzirem falhas diminui à medida que o calor de tensão ou de esforço aumenta. Outros fatores como a corrosão também aceleram o estado de fadiga do metal.
 

ivan

New Member
Burning Dogma eu tenho feito sempre 10000 ou mais kms com a corrente mas esta ultima não chegou a revisão facilitei. tenho um artigo numa revista Ciclismo a fondo em que levaram um Ultegra SL aos 18000 kms sem muda de corrente cassete e pratos, diziam eles que se fosse Dura-ace aguentava mais. a minha primeira cassete ainda a tenho montada nas ES ja tem mais de 20000 kms e ainda está boa. deve-se ter muito cuidado com as correntes e cassetes na manutenção eu utilizo sempre Kretox cera protectora prolonga em muito a vida dos componentes.
eu em Portugal fazia uma media de 9000 kms ao ano imagina o dinheiro que ia gastar em componentes.
Compra correntes Wipperman resistem até 30% mais. a minha ultima rebentou pelo elo rapido não foi a corrente. agora tenho Ultegra 7850 não encontrei wipperman aqui por onde moro.
cheguei a fazer 1000 kms sem repor o kretox a corrente aquilo aguenta muito e não escurece caso não chova.
 
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NiKES

New Member
Burning, a mudar de corrente todos os 3500km, o teu material só pode estar novo ;)

Eu não trato bem das minhas correntes, a ultima aguentou 4200km, a anterior 4500km (tavam no casco quando mudei). Eram correntes Shimano Ultegra. A cassette agora leva quase 11000km e ta impecável para já...

Quem tem paciencia para tratar da bike faz como o Iván, e chega a fazer mesmo muitos kilometros :D O Amigo GeoRCZ é outro grande artista na matéria :D

E o meu pneu Continental GP4000 aguentou 9300km com os meus 78kg, mudei porque os furos ja eram mais frequentes =/ Senão aguentava mais um pouquinho, mas não muito mesmo. O pneu da frente ja tem 11000km sem furos !

Boas pedaladas ;)
 

ivan

New Member
quanto a pneus com os continental force e atack fiz 8000 com o de traz até os furos serem em demasia e 12000 com o da frente forou uma vez e depois deu 30 horas de rolos....
só tenho agora a trocar uma roldana que gripou tambem tem +-25000 em cima
 
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