• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mil ciclistas sofreram acidentes

Mhrs

Member
Como já disse noutro lado, há-de faltar menos de um ano para haver seguro obrigatório para ciclistas amadores
 

Bernalve

Well-Known Member
Há seguro obrigatório em outros países? As crianças de 10 anos que vão dar uma volta lá na rua do condomínio têm de ter seguro? Para mim seguro obrigatório para ciclistas não faz sentido, é tirar liberdade e vontade a novos ciclistas de querem entrar na modalidade.
 

Carolina

Well-Known Member
eu ficava contente se obrigassem a usar capacete, mas parece que nem as federações querem (sabe-se lá porquê).

de resto, não sei se se andam a enfiar debaixo dos carros, mas já vi muitas vezes ciclistas a entrar em cruzamentos e até andar em rotundas em contra-mão, bem como fazer desvios perigosos sem sequer olharem. então de manhã, na zona do campo pequeno, é muito fácil de encontrar malta a fazer isso.
 

klaser

Well-Known Member
O seguro é importante,mas não evita acidentes,o cerne dá questão é saber como diminuir estes 1000 acidentes...
 

zorza

Well-Known Member
Sou completamente a favor do seguro obrigatório. Quem anda na estrada deve estar protegido e com o seguro, proteger os outros.
dois casos simples (hipotéticos e que não me aconteceu)
1)Vou na estrada, atropelo um miúdo e a culpa até é minha que me distraí e não travei a tempo numa passadeira. O miúdo é hospitalizado e as contas começam a chegar. Partiu uma perna e vai ter de fazer fisioterapia..
Se não tiver seguro, quem garante ao miúdo e aos pais, que tudo vai correr bem e que as contas vão para quem devem ir?
2) Um carro pára e eu não consegui a tempo. MEto-me pela traseira de um carro - azar que era um jaguar série limitada que ia a passear na foz do Porto, e a conta da reparação são quase 5.000 euros porque ´partiu párachoques com sensores incorporados, riscou tampa da mala! Estou à rasca desde logo!!!

Se tiver seguro, nem me preocupo!

Além de que, sinceramente, pelo preço do seguro anual (cerca de 25euros) penso que nem vale a pena o risco. 25 euros é um almoço com amigos às vezes quando bebemos mais umas garrafas de vinho. CVusta é pensar assim.
Em Portugal, infelizmente, grande parte da mentalidade é: Tenho um mercedes de 75.000€. Mas dar 15€ por cada escova do limpa vidros agora que começa a chover, é muito caro.. Estas ainda vão aguentar mais um ano...


Zorza
 

Knox

Active Member
Desde á uns anos para cá que se começou a ver mais ciclismo de estrada do que Btt, e essa é uma das explicações do elevado número de acidentes. Depois há os outros factores que contribuem para o elevado número de sinistros e há culpas em ambos os lados. Mas sim o governo devia de apostar na prevenção e em campanhas de sensibilização para este problema que já está a ser muito grave, e tenho o pressentimento que irá ser pior se não se fizer nada.
 

Mhrs

Member
A lógica do seguro obrigatório, que se aplica a actividades que por natureza são perigosas, como a circulação rodoviária, não é a protecção do interesse do segurado mas sim de terceiros.
 
Apesar de o seguro não evitar acidentes a meu ver deveria ser obrigatório. Não me parece que 30 ou 40€ por ano vão afastar alguém da modalidade. Tira-se o seguro e pronto. Nem que seja só para andar 2 ou 3 vezes no ano todo.

Eu digo isto porque nós não estamos livres de ter um acidente por nossa culpa. E depois? E se atropelamos e ferimos alguém? E se danificamos um carro? Como é? É logo uma complicação do caraças.

Depois em relação à taxa de acidentes, pode-se dizer que os ciclistas fazem muitas asneiras. Mas os condutores fazem muitas mais. Muitos deles nem é só a falta de educação, é mesmo pessoas que são limitadas a conduzir, não sabem fazer melhor ponto! E como qualquer pessoa que disponha de 600 ou 700€ pode ter uma carta (sim porque nas escolas pouco ou nada se aprende), mandam-se cá para fora condutores que mais não deviam conduzir do que um carrinho de mão.

A meu ver outro causador de acidentes são também os cães à solta ou muito próximos da via pública que assustam e causamquedas. Já tive uma queda à conta disso. Mas esse é outro aspecto em que nunca vi nenhum proprietário de cão a ser multado/processado por ter o animal à solta.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Apesar de o seguro não evitar acidentes a meu ver deveria ser obrigatório. Não me parece que 30 ou 40€ por ano vão afastar alguém da modalidade. Tira-se o seguro e pronto. Nem que seja só para andar 2 ou 3 vezes no ano todo.

Eu digo isto porque nós não estamos livres de ter um acidente por nossa culpa. E depois? E se atropelamos e ferimos alguém? E se danificamos um carro? Como é? É logo uma complicação do caraças.
...
A meu ver outro causador de acidentes são também os cães à solta ou muito próximos da via pública que assustam e causamquedas. Já tive uma queda à conta disso. Mas esse é outro aspecto em que nunca vi nenhum proprietário de cão a ser multado/processado por ter o animal à solta.

Boa noite,
faço seguro desde há 4 anos e nunca o foi necessário accionar. Melhor assim. Todos sabem o que significa ter um seguro. Os direitos e obrigações ...

Quanto aos cães ... tive em tempos um galgo ... cão de caça portanto. Que andava à solta e como animal respondia ao instinto ... seguia lebres até onde fosse necessário ir.
Um dia em corrida atravessa a estrada e foi colhido. Era uma 5ª feira ... dia de caça ... o seguro de caça cobriu o estrago. Desde esse ano que me afastei da caça por esse e por outros motivos. Isto para dizer que qualquer actividade que envolva riscos deve estar coberta por seguro ...
 

Rapido

Well-Known Member
Eu estou a ponderar, muito sinceramente, fazer seguro este ano (quando começar a sair mais para a estrada). Não me vai proteger fisicamente mas vai-me dar maior descanso caso EU, acidentalmente, cause algum dano. Digo isto porque, pontualmente, uso a bicicleta como meio de transporte para os trabalhos mais perto de casa.

Quanto ao capacete,OBRIGATÓRIO!! Já agora, alguém me sabe dizer a razão para as federações não quererem?! Faz algum sentido?!
 

Bernalve

Well-Known Member
Isso não depende da federação. O que depende da federação é obrigar nos eventos de ciclismo o uso do capacete.
 

Carolina

Well-Known Member
Não depende da federação, mas estão constantemente a dizer que o capacete não deve ser obrigatório. Quando houve a alteração do código da estrada fartaram-se de espernear a dizer que não podia ser, o capacete não podia ser obrigatório porque ia afastar as pessoas da modalidade e mais umas tretas quaisquer.

É o mesmo que estarem constantemente com a conversa de que os ciclistas é que são uns coitadinhos e nunca têm culpa de nada. Não me lembro de uma única campanha que alguma federação tenha feito para que os ciclistas cumpram o código. No entanto, estão constantemente a lançar notícias e a fazer afirmações contra os automobilistas.

São este tipo de atitudes que afastam os dois grupos. Vejo todos os dias comportamentos errados por parte de automobilistas e de ciclistas, mas em vez de haver uma tentativa de criar harmonia, há acusações de um lado para o outro. Assim não vamos a lado nenhum...
 

Rapido

Well-Known Member
@Bernalve, sim, eu sei que não depende da federação mas sendo as federações as entidades máximas de qualquer desporto porque é que eles se mostram contra, ou no mínimo, não se manifestam a favor do uso obrigatório do capacete?

Questiono isto porque todos sabemos que um capacete pode salvar uma vida em caso de queda (nem precisa de ser um acidente, basta, por qualquer motivo, cairmos sozinhos).


[video]https://www.facebook.com/revista.bicicleta/videos/1230793896950280/?fref=nf[/video]
 

lgass

Well-Known Member
capacete obrigatório! esta era a primeira... quando eu era puto odiava o capacete. hoje percebo a sua importância.

depois seguro... é um sentimento misto, mas também acredito na sua obrigatoriedade. o problema aqui seria a fiscalização desse mesmo seguro.

porém, e como já foi dito, nada disto evita os acidentes. o que evita os acidentes são as campanhas e a formação. e o facto de existirem mais ciclistas na estrada, faz com que haja mais condutores/ciclistas logo mais gente consciencializada.
antes de andar em bike de estrada com esta frequência, não entendia o motivo de permitir que se andasse aos pares em vez de bicifila. porém, a verdade é que ocupando maior percentagem de faixa, os carros são mesmo obrigados a mudar de faixa para ultrapassar, e fazem muito menos razias.

é um processo de adaptação. infelizmente vamos começar a ter mais acidentes, mais "mártires" como aquele rapaz recentemente... são estes casos que, após mediatização, aumentam a consciência das pessoas.
 
Eu ainda fico espantado com o tipo de comentários que leio e da lógica que cada grupo defende. Em fóruns automóveis é lamentável a mentalidade de alguns automobilistas e as atitudes que defendem.

Os automobilistas em geral têm muita falta de civismo e muita falta de respeito pelos outros utilizadores das vias, mas isso não é um problema só deles, é da população em geral e da falta de educação desde a nascença.

Devido à impunidade com que circulam ( basicamente são multados por excesso de velocidade e pouco mais ) o comportamento geral também não vai mudar, e não é por um ciclista ter seguro que se vai baixar o numero de acidentes.

Eu de vez em quando ando a pé. Saio e vou andar 1 hora, às vezes mais.

O que constato :
Só anda a pé quem não tem carro, maioritariamente velhos.
Ninguém respeita as passadeiras, sinais, etc
Os automobilistas são umas bestas a conduzir. Ainda a semana passada ia levando com uma destas bestas em cima por ir a mexer no telemóvel numa curva.
A maioria das estradas não tem passeios fazendo com que seja extremamente perigoso andar a pé.
As que têm passeios estão cheias de carros mal estacionados.
Nas passadeiras amiúde vezes passam rés vês atrás de mim e eu nem passo devagar. Ou seja começam a avançar ainda eu vou à frente deles.
Andar no mesmo sentido do trânsito, numa estrada sem passeios, é um acto de coragem, estão sempre a passar espelhos junto a mim. Em sentido contrário lá me vou desviando.

Resumindo são tudo comportamentos de que os ciclistas se queixam…
Mais ninguém se queixa porque o povo quase não anda a pé. Mesmo a malta que trabalha a 5 ou 10 minutos de casa não vai a pé.

Agora uma história para reflectir :
O outro dia ia a andar no lado direito de uma estrada que não tem passeio. Sinto um carro atrás de mim que quase pára à espera de ter a outra via desimpedida e passar afastado de mim mais de 1 metro. Em vez de me fazer uma razia abrandou e só quando teve espaço para se desviar é que passou. O carro tinha matricula Suíça e calculo que devia ir com um suíço ao volante porque um condutor nacional não faz isto.
 

pratoni

Well-Known Member
O argumento, pelo menos da FPCUB, para não quererem capacete obrigatório é que, em todos os países onde essa regra foi implementada, a utilização da bicicleta diminuiu drasticamente após essa lei....

Pelos vistos muita gente prefere andar a pé do que andar de bicicleta com um capacete que é incómodo e despenteia...

Quanto ao seguro acho que será um patamar ainda maior para o abandono da utilização da bicicleta...

Lembrem-se que uma grande parte da população usa bicicleta porque usar carro ou mota sai caro, quer em combustível, quer em impostos e imagine-se, seguro...
 

pedro_rof

Member
António, já se começa a ver civismo na estrada numa grande parte dos automobilistas Portugueses.
Não vivo numa cidade, vivo num cantinho do céu, mas as maiores atropelias ao civismo é da população mais idosa que não conhece e não estão informadas no que devem fazer ao se deparar com um ciclista.

A sensibilização da população com qualquer campanha nas tardes da Júlia ou no Preço Certo é o que deveria ser feito para esta franja de idades...

E sim, também já fui atropelado, curiosamente por um rapaz de 20 anos, já levei tangentes de parvalhões (ainda os mando encostar mas não estão para aí virados).
A verdade é que o civismo depende de cada um de nós, não é só culpa dos condutores, também há ciclistas sem qualquer pingo de civismo.

Saber-se posicionar na estrada para ser respeitado é também muito importante.
 

Martins

Well-Known Member
O carro tinha matricula Suíça e calculo que devia ir com um suíço ao volante porque um condutor nacional não faz isto.

Antes demais dizer-te que eu sou português e o meu carro tem matrícula portuguesa e eu faria o mesmo que esse suposto condutor suiço.

Isto para dizer-te que ao estares a generalizar que os condutores portugueses são maus para os ciclistas, mais não estás a fazer que o mesmo que criticas no inicio do teu post acerca dos condutores nos fóruns de automoveis.

Já perguntei uma vez e volto a perguntar. Vocês não andam de carro também? Quando andam de carro respeitam o colega que vai de bicicleta? Quando andam de bicicleta respeitam o colega que vai de carro?

Eu só posso falar por mim. Quer de vá de carro ou de bicicleta esforço-me para respeitar TODOS os outros utilizadores da via. Mas cometo erros como toda a gente, quer de carro, quer de bicicleta. Erros esses que são a excepção e não a regra.

MAs desconfio, só desconfio que aqueles gajos que de vez em quando vejo de carro a usarem a estrada como autódromo são os mesmos que quando pegam na bicicleta querem a estrada como pista de treino.

Isto para dizer que se tiveres bom senso na estrada, tanto tens se fores a pé, de bicicleta, mota, carro, tractor ou camião. Se pelo contrário és daqueles que acha que a estrada é a tua pista de treino privada independentemente do meio de transporte que utilizas em cada momento significa que nunca tens bom senso na estrada.

Aqui não há um grupo de vitimas e outro de inocentes. Há sim pessoas que respeitam e pessoas que não respeitam e isso quer queiram quer não é independente do meio de transporte que utilizam.

EDIT: Dizer só que uso capacete e acho que mais de 90% das pessoas que vejo a pedalar usam, por isso a obrigatoriedade não ia trazer grandes mudanças.
Também tenho seguro, que espero nunca usar, e neste ponto não tenho noção da percentagem de pessoas que tem seguro.

Abraço
 

Bruso

Well-Known Member
1°- há uma lei estatística que aplica se muito bem para estes números. Quanto maior a quantidade de bicicletas na estrada maior será o número de acidentes. A relação é muito direta. O problema é que quem manda estes números cá para fora esquece se sempre disso, e a comunidade ciclistas vê estes números e nem pensa que a quantidade de ciclistas mais que duplicou nos últimos anos (não tenho valores exatos). O valor que é susceptível de causar alarmismo seria número de acidentes dividido pela quantidade de ciclistas. Vão ver os números de acidentes em cidades como Londres, Copenhaga, Amesterdão etc, e comparem com este número. Vão dizer que é impossível comparar porque lá há muito mais bicicletas a circular. Ahh pois....

2° obrigatório o uso do capacete. Apoiado!! Mas é verdade que ir para o trabalho de capacete não é para todos. Para mim por exemplo só naquele mês após visitar o cabeleireiro ahahaha

3° seguro obrigatório?? Ridículo. Para quem faz competição apoiado e já é aplicado. Para a restante população completamente contra. A probabilidade de o impacto de uma bicicleta causar danos avultados é muito baixa. Essa coisa de se distrair é treta. Ninguém no seu perfeito juízo distrai se a andar de bicicleta. O que a federação podia e devia fazer era campanhas de sensibilização para o seguro. Dar a conhecer a existência de seguros de ciclistas, e aí cada um escolhia, mas escolhia bem informado.
O história do seguro é a velha luta da ACP. Estão mais preocupados em proteger os condutores de um possível para choques riscado, farol partido, ou risco e amolgadela na chapa de um carro que em prevenir traumatismos cranianos, fracturas ósseas, pulmões perfurados etc etc. É a palhaçada do país que vivemos. Acho que devíamos criar ainda mais associações com fundos comunitários e do estado para defender causas ainda mais ridículas.
 
Top