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Michelin Aircomp Ultra Light

jimlizard

Member
Alguém utiliza estas câmaras de ar?
Acham que são bastante mais frágeis que câmaras normais de peso superior, ou até se aguentam normalmente?
É que com 69g apenas - na versão de válvula 40mm - são muito interessantes.
 

fmm

Member
Boas Jimlizard

Presumo que as câmaras que te referes são uns azuis. É isso ?
Se for o caso já testei umas, e não notei grande diferença em relação a outras com peso superior nem em conforto nem no comportamento da bike.
É um facto que são mais sensíveis, pois quando furei uma, ao retira-la fiquei com a válvula na mão.
Depois dessa altura tenho usado câmaras "normais".
Espero ter ajudado.

Abraço

Filipe
 

jimlizard

Member
Obrigado pela dica, Filipe!
Não sei se existem em versão azul, mas as que tenho visto são pretas, por isso não sei se estamos a falar do mesmo modelo.
Sempre dá para poupar mais que em duas grades de bidão em carbono, e numa zona onde o peso faz mais diferença. Não espero notar efeito com esta modificação isolada, mas 60g aqui, mais 60 ali, e o peso começa a descer. :)
Se calhar vou experimentar e se vir que furam demasiado, não volto a comprar.

120lv.jpg
 

duchene

Well-Known Member
Jim, e será que compensa a fragilidade, o custo da câmara de ar e o facto de não ter rosca (pelo menos para mim é importante na hora de a encher!), face aos 23g ganhos por roda?

Uma câmara normalíssima da Decathlon pesa 92g, tampa e anilha incluídas, e a borracha pelo menos é um pouco mais resistente. Além do mais em caso de furo, ficam a 1.5€ cada uma.

E posso-te dizer que juntamente com os Michelin Krylion, já fizeram uns bons 9000km sem furos. O único furo em 2 anos foi um snake bite logo nos primeiros dias de roda fina por usar pressão a menos... e não sou macio quer no peso quer no asfalto que percorro.
 

consciouness

Active Member
Por que é que vocês não falam antes das melhores camaras de ar do mercado: Continental race 28 Supersonic 55g e com rosca. São as que eu uso.
 

consciouness

Active Member
E praticamente com o mesmo peso as Continental Race 28 Light. 72g. Actualmente uso o material da Continental e não penso mudar. Custou-me sair da Vittoria, mas saí...
 

Burning Dogma

New Member
Já li que essas Michelin até são bastante fiáveis para o peso. Mas eu uso as Michelin mais baratas porque a montar pneus nas minhas rodas entalo sempre a câmara de ar e as câmaras mais leves como são mais finas iam-se rasgar quase de certeza. Se não tiveres esse problema podem ser uma hipótese. Agora rosca no pipo das câmaras, quanto a mim é inútil. Nunca tive qualquer problema a encher câmaras de ar sem rosca, aliás nunca usei câmaras de rosca na bike de estrada, até pensava que não existiam. Só tenho visto disso em pasteleiras:D
 

consciouness

Active Member
Burning Dogma diz-me uma coisa: como é que entalas as camaras de ar? Se montares correctamente é impossível isso acontecer. Claro que há e sempre haverá camaras com rosca, e algumas delas bem caras. E não é exclusivo de pasteleiras.
 

ruben2164

Member
isso é na rosca que fecha a câmara de ar, não tem a ver com os pipos que tem rosca.

abres a câmara de ar e enroscas o extensor nessa parte!
 

jimlizard

Member
André, a rosca nem me faz diferença e a verdade é que não sei até que ponto os furos poderão aumentar por causa da câmara mais leve.
Também há quem se queixe dos Pro3, eu instalei há pouco o segundo set e só tive um furo na vida, quando os anteriores estavam a mostrar a lona.

Nem sabia que as da Decathlon eram tão leves. Utilizo umas Vittoria e creio que o peso anunciado é de 95g por unidade.
Não conhecia essas que o consciouness recomendou, mas ainda mais atractivas são. Segundo vi, são caras enquanto câmaras, mas arranjam-se por cerca de 20 euros c/portes, ou seja, não é muito enquanto componente que permite retirar esse peso.
O peso anunciado dessas Continental até é de 50g e não de 55g. Talvez as de válvula mais longa pesem os 55g, mas não são as que tenciono utilizar.
Em relação às minhas Vittoria são 190 - 100g = 90g. Numa roda, principalmente na zona do aro, é de alguma relevância. Afinal de contas, qual a diferença de preço de umas rodas com 1390g para umas equivalentes de 1300g? E isto sem que o peso seja necessariamente retirado da zona do aro.
Qual a diferença de preço de um Fizik Arione Kium, para um CX carbon? Mais de 100 euros, para poupar 56g, num componente onde o peso é menos relevante. Esteticamente são quase iguais e se calhar o Kium até é mais confortável.

Nessa perspectiva, até que poderão ser mesmo um bom investimento. :)

Vou experimentar. Se achar que furo sistematicamente, claro que desisto e volto a uma tradicional, mas até pode ser que isso não aconteça.
 
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jimlizard

Member
Já agora, talvez não seja má ideia mudar isto para a secção de mecânica e técnica, tendo em conta a direcção que o tópico está a levar. :)
 

Burning Dogma

New Member
Consciousness, entalo a câmara porque os pneus são super apertados para montar no aro e na parte final acaba sempre por entalar ligeiramente a câmara. Claro que depois de montar o pneu todo já não fica nada entalado, mas a questão é que em câmaras mais leves, com paredes mais finas, há maior risco de as cortar nessa situação. Foi por isso que nunca experimentei câmaras de latex, por exemplo.
 

José Martins

New Member
Uma câmara normalíssima da Decathlon pesa 92g, tampa e anilha incluídas, e a borracha pelo menos é um pouco mais resistente. Além do mais em caso de furo, ficam a 1.5€ cada uma.

As ultimas dessas da Decathlon que pesei acusaram apenas 85 gramas, para minha surpresa.
Considerando o preço, passaram a ser as eleitas, pois parecem-me mais resistentes que as que estava a utilizar inicialmente, umas Hutchinson de 60 gramas.
 

jimlizard

Member
85g? Isso é uma boa surpresa, pois imaginaria sempre um peso real a rondar 100g, tendo em conta o anunciado.
Mesmo assim se calhar experimento. Se mantiver a quantidade de furos que tive até agora, óptimo, pois é uma boa forma de poupar peso numa zona importante, com 20 euros de investimento.
Se começarem a furar, para a próxima leva das baratas. :D
 

dekeriel

Member
Em relação às minhas Vittoria são 190 - 100g = 90g. Numa roda, principalmente na zona do aro, é de alguma relevância. Afinal de contas, qual a diferença de preço de umas rodas com 1390g para umas equivalentes de 1300g? E isto sem que o peso seja necessariamente retirado da zona do aro.
Qual a diferença de preço de um Fizik Arione Kium, para um CX carbon? Mais de 100 euros, para poupar 56g, num componente onde o peso é menos relevante. Esteticamente são quase iguais e se calhar o Kium até é mais confortável.

Mas um investimento numas rodas ou selim é para alguns anos ou se não for podes sempre vender, para além de que a diferença normalmente não é só no peso, muda outros componentes pelo que já justifica melhor a diferença de preço.
Enquanto numas camaras de ar, se tiveres azar como eu podes furar 4 num mês... com essas ultra leves o risco é a dobrar... e a esses preços...
 
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