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merida 904

carlosdias

New Member
boas chamo-me carlos, a pouco adquiri a merida race lite 904 de 2012 usada numero 52,eu entre pernas tenho 80 cm, o que tenho reparado e que ao fazer alguns kms 90,100 começa-me a doer as costas e o pescoço de que sera desculpem a pergunta mas isto para mim e novo sera que me podem ajudar obrigado desculpem se nao era aqui que devia perguntar
 

grouk

Active Member
claro que pode ser muita coisa mas o tamanho do quadro aparentemente esta bom, deves ter o avanço muito comprido ou o guiador muito baixo. tens que ir aos poucos afinando ate achar a melhor posiçao. uma altura tive que trocar o avanço da minha e tambem andei com dores no pescoço ate trocar o avanço por um mais pequeno
 

torui

Well-Known Member
O corpo leva algum tempo a adaptar-se à máquina, porque a posição do rider não é a mais confortável do mundo. Há que passar muitas horas em cima da bike para "calejar", depois disso sim, se as dores persistirem, poderá alguma medida não estar correta e precisa de ajuste.

Não te preocupes que as dores fazem parte do processo de aprendizagem, assim como os empenos. Abraço e boas pedaladas
 

rcasimoes

Active Member
Primeiro que nada e eu já o fiz e acho que todos que se iniciam deviam fazer o bike fit, é do mais importante de deve ser feito. Quando fiz o meu foi um melhoramento do dia para a noite e ficas a saber o que alterar na bike que não esteja de acordo com as tuas medidas.

Segundo, como me foi dito no bike fiz não é o Ciclista que se tem de adaptar á bike mas sim o contrario a bike é que tem de se adaptar ao ciclista, não deves de andar com dores, é normal que ao fim de muitos km's te possa doer um pouco as mãos, braços, mas não deve ser incomodo, se tu dizes que te dois pescoço, costas então é porque tens mesmo algumas medidas mal ajustadas, andei assim como tu durante algum tempo pensado que era falta de habituo mas a coisa não passou e pelo contrario foi piorando. Ora a probabilidade de criares uma lesão grave ao longo do tempo é grande.

Faz um bike fit, ajuda-te a teres noção da tua flexibilidade corporal, e a partir dai a bike é regulada ás tuas medidas, e ajustada á tua flexibilidade de forma, a que te sintas confortável nas tuas voltas. Acima de tudo pensa que deves ter prazer em andar de bicicleta e não desconforto provocado por dores.
 

paradawt

Moderador
Se eventualmente conseguires colocar uma foto contigo em cima da bike na posição em que pedalas é sempre mais fácil verificar.

Cumprimentos.
 

grouk

Active Member
atençao aos bike fits, sei de quem fez bike fits e passou a ter dores eu pessoalmente acho que cada caso é um caso e nenhum bike fit nos conhece melhor que nos, nada melhor que ir baixando e subindo o espigao rodando as cleats, subindo e baixando o guiador e experimenta uma coisa que faz toda a diferença inverte o avanço e experimenta
 

rcasimoes

Active Member
Sem duvida que cada caso é um caso, mas ajuda muito se for feito num local por pessoal experiente e conhecedor da matéria.

Tal como eu muitos cometem o erro de copiar a posição dos ciclistas preferido ou o que a maioria dos ciclistas profissionais utiliza porque achamos que é o melhor e onde se tia mais rendimento, selim's altos, e avanços o mais baixo possível, e depois sofremos as consequências de dores nas costas pescoço etc... todos os ciclistas profissionais têm equipas de fisioterapeutas e médicos que os seguem diariamente e os ajudam a manter um certo tipo de exercícios para aumentar a sua flexibilidade para suportar essa posição tão agressiva de maneira a ser o menos possível resistente ao vento e aumentar o máximo possível a performance e velocidade.

Mas mete ai uma foto para vermos a sua posição.


Nós não necessitamos disso, mas podemos ao longo dos anos um dia chegar proximo porque o corpo se vai habituando e ganhando flexibilidade mas de forma progressiva e não imediata.
 

QueirosBike

New Member
não sei como é a geometria da race 2012, mas os tamanhos da merida são um pouco diferentes da concorrençia, tenho 1,72m e 80 de cavalo, semana passada encomedei uma scultura e teve de ser o tamanho 50 que corresponde a 53cm top tub e 50 seat tube, já o 52 correspondia a 54,5 top tube e 52 seat tube e ficava me demasiado grande, a minha veio com avanço de 90mm e assenta me que nem uma luva, tendo em conta que deves ter sensivelmente a minha altura terás que usar um avanço de 80mm e jogar um pouco com o selim, mas cada caso é um caso.
 

carlosdias

New Member
muito obrigado pelas respostas de ajuda ja se sabe cada caso e um caso mas para mim isso de medidas e muito fresco nem sei as medidas que a bike tem ao certo vou ver e depois digo alguma coisa mais uma vez muito obrigado pela ajuda
 
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