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Medida do crank??

phalhas

New Member
Boa tarde.

Sei que já há um tópico sobre a medidas dos cranks, mas coloco aqui uma dúvida mais em concreto.

A minha bike trazia de origem um pedaleiro Tiagra 52-39 medida 170mm, a bike é uma Scott tamanho 52.

Pedi na altura a troca para uma compact, e pra minha surpresa foi montada uma de 175mm.

Sei que a gama Tiagra só tem 170 e/ou 175mm.

Tendo eu 171 cm de altura e 79 de entre pernas qual medida de crank recomendariam?? Ou consideram que ṕouca diferença vou notar.

Abraço e obrigado
Rui

Ps. senão lá vou eu ter que comprar uma de 172,5 e mais leve, eheheheh
 

phalhas

New Member
Boas.

Sim, conheço esse documento, mas obrigado na mesma.

A questão é essa, pelo que ele indica deveria usar crank de 170mm.
Gostava de saber a questão prática, já que isso é apenas a teoria.

Pelo que parece o crank de 175 é o menos recomendado.

Abraço
Rui
 

NiKES

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O indicado para ti deverá ser 170mm.

No entanto... mais 2,5mm ou 5mm... ja tive de 170 e 172,5, não sinto diferença nenhuma. Será um critério relevante para os pros ;)
 

phalhas

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Eheh, pois.

Também me parece que o correcto seria o 170, e neste momento ando com uma de 175...

E como pedalo mais em rotação...

Apenas fiquei curioso e espero que a medida "incorrecta" não faça surgiu uma lesão que tenho nos joelhos (condromalacia rotuliana) pois a medida maior implica maior esforço nos joelhos.
Além de que pesa mais.

Obrigado
Rui
 
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Fevereiro

Member
Eu na de Btt tenho 175mm, na de estrada teho 170mm.
Para ser sincero não me queixo nem de uma nem de outra :D

Uma curiosidade minha: Não é ao contrário e um crank menor exige mais esforço do ciclista?? Devido ao efeito alavanca.
 

phalhas

New Member
Eu na de Btt tenho 175mm, na de estrada teho 170mm.
Para ser sincero não me queixo nem de uma nem de outra :D

Sim, na de btt também tenho de 175 e não me queixo.

E porque razão na de estrada não tens também de 170?? Notas diferenças??

O tipo de andamento em btt e estrada também são diferentes.

Ou será apenas "paneleirices", desculpem o termo, ou não. Por vezes não ligamos a estes pequenos detalhes e surgem lesões complicadas.

Abraço
Rui
 
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ALNM

Member
Na minha opinião não é só a rotação que conta. Normalmente a altura do selim é ajustada com uma das manivelas no ponto morto inferior e a distância ao guiador com a manivela a 90º.
Mas os ângulos da bacia e do joelho quando a manivela está no ponto morto superior também são importantes já que determinam as cargas que se exercem sobre as articulações. Ângulos muito fechados são prejudiciais e ocorrem em ciclistas de baixa estatura com manivelas mais compridas.

Eu penso que as bicicletas vêm normalmente montadas com 175 mm. Excepto, talvez, nos modelos mais pequenos. Por exemplo, a Specialized indica que os modelos de btt com 15,5" vêm com manivelas de 170mm, enquanto que todos os outros tamanhos vêm equipados com 175mm.

Eu meço 1,65m e sempre usei 175mm, tanto em estrada como em btt. A Bianchi que comprei este ano vinha com um pedaleiro compacto (50/34) e manivelas de 172,5 mm. Apesar das alterações que fiz, mantive estas dimensões. Mas os andamentos são diferentes nas várias bicicletas que não dá para perceber qual é a quota parte atribuível à dimensão das manivelas...
Mas acredito que castigo menos a articulação da anca usando 172,5mm.
 
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super.byke

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Eu nas bikes anteriores tinha 170 e na actual tenho 172,5.
Como sou baixo (73 entre pernas) notei a direfença mal montei a 1ª vez na bike actual.
Quando vou com as mãos na parte mais baixa do guiador as pernas "batem" mais no estomago que com os crancks de 170....
Quando puder volto a montar 170.... quem sabe... quando montar um compacto... :D
 

Fevereiro

Member
E porque razão na de estrada não tens também de 170?? Notas diferenças??

O motivo é porque é o pedaleiro que vinha de origem, quando mudar mudo para 172,5 que é o aconselhado pela tabela que vi, mais por descargo de consciência que outra coisa, depois logo vejo se noto diferença ou não.
 

NiKES

New Member
Super Byke, estas a falar de uma diferença de 2,5mm, vê numa régua o que representa.

Se tinha antes cranks de 170, so tens de acrescentar 2,5mm na altura do teu selim (bem, se conseguires ler os 2,5mm na fita metrica :D). E também dar um ajuste no avanço (ou recuo) do selim. Esse teu problema não vem dos cranks de certeza ;) Mas sim do quadro que tem geometria diferente. Eu reparei que o teu selim tava muito avançado, não é la muito bom ;)

Abraço.
 

phalhas

New Member
Fevereiro, só agora reparei que coloquei a questão de forma errada, queria dizer 175 em vez de 170, mas acho que percebeste.

O problema acaba por ser esse, a maior parte das vezes ficamos com o que vem montado na bicicleta não nos preocupando com a medidas dos cranks e os reflexos e isso poderam ter nas articulações.

A minha vinha de origem com 170 mas a troca de pedaleiro para um compacto fez com a loja montasse uma com 175, não sei se por opção ou existência de stocks, o que embora não me pareça grave, não me agrada nem estou convencido totalmente.

Obrigado pelas opiniões.

Abraços
Rui
 

h.silva

New Member
pensa positivo, quanto maior o crank, maior o momento que vais conseguir implicar à pedaleira. Ou seja, com o mesmo esforço vais conseguir fazer a pedaleira rodar mais. É como tentares abrir uma porta, empurrando junto à dobradiça, ou mais para o outro lado.
 
A

ajoc

Guest
pensa positivo, quanto maior o crank, maior o momento que vais conseguir implicar à pedaleira. Ou seja, com o mesmo esforço vais conseguir fazer a pedaleira rodar mais. É como tentares abrir uma porta, empurrando junto à dobradiça, ou mais para o outro lado.

Na minha opinião, não concordo muito com esta afirmaçao.

No meu caso, como sou de baixa estatura (1,63m) como devem imaginar tenho pernas "curtas" (nao me lembro do comprimento das pernas :confused:)e já exprimentei cranks de 175mm e 170mm.
Apesar de uma diferença minima de 5mm, notei uma diferença na pedalada.
:eek::eek:

175mm: aplicava uma cadencia menor, menos 8 a 10 rpm em comparação aos 170mm, o que me obrigava a utilizar andamentos mais pesados para atingir a velocidade X km/h(*), e como utilizava um pedalada basiada na força sentia as pernas mais cançadas e lentas/pesadas a responder a ataques :(

170mm: o que uso, aplico uma cadencia maior indo de encontro com o meu estilo, o que me permite utilizar andamentos mais leves, assim consigo manter a mesma velocidade X km/h(*) mas com as pernas mais leves e "frescas", por assim dizer :D

Chamo a atenção que esta diferença não é sentida com muita intensidade, pois depende muito da forma como fazem a gestão de esforço e também do estilo como pedalam, porque tenho colegas meus que já exprimentaram 175mm e 170mm e ficaram indiferentes...para eles era igual :rolleyes:

Aconcelho se tiverem essa oportunidade que exprimentem diferentes medidas de crank, se não estão 100% convencidos com o que utilizam, mas este não é um teste que se faça de um dia para o outro, aconcelho que o façam por um perído de tempo maior, por 15 dias ou mais. :D


(*) um exemplo para a mesma velocidade, tendo todas as variais iguais ou muito semelhantes (perfil do terreno, vento, etc) permita fazer uma comparação mais fiavel
 

phalhas

New Member
pensa positivo, quanto maior o crank, maior o momento que vais conseguir implicar à pedaleira. Ou seja, com o mesmo esforço vais conseguir fazer a pedaleira rodar mais. É como tentares abrir uma porta, empurrando junto à dobradiça, ou mais para o outro lado.

Boas.

Não me parece que seja assim tão simples. Se assim fosse não havia medidas diferentes, e uma pessoa de 160 cm usaria a mesma medida de uma de 190.

O efeito de alavanca neste caso, a meu ver, não se deve aplicar assim sem mais nem menos. Afinal existem mais 3 pontos de rotação...Além da questão da cadência.

Com isto não quero dizer que notarei diferença entre as medidas possíveis, só não quero é que a lesão nos joelhos tenha um retrocesso devido ao material e montagem deste.

Muitas vezes 2,5 a 5 mm não é nada mas pode ser também.

Obrigado a todos e continuem a opinar.

Abraço
Rui

PS. Ontem montei um pedaleiro, emprestado, de 172,5, vamos ver se noto alguma diferença.
 

nogueira.nuno

New Member
Boas, ja comparaste ou pensaste se o teu problema neste caso na Bike de estrada nao tem a ver com o Factor Q de uma Bike para a outra??

Eu quando montei os meus actuais Pedais Time meti os Cleat numa posicao mais aberta e sao uns milimetros de diferenca e posso te dizer que ao fim de 100Kms ja nem me mexia, qualquer pequena inclinacao eram umas dores terriveis. Troquei os Cleats de posicao ficando com os Pes mais para dentro e mudou do dia para a noite.
Tu tendo esse problema(no qual nao pesquisei para saber o que realmente e) nao podera ser assim uma coisa simples visto que as medidas de quadro e posicoes de andamento sao diferentes??

Concordo com o ALMN que podes andar com o corpo como que mais aberto ou fechado dependendo da posicao a rolar mais tambem so vejo mais a tal diferenca de alavanca que se pode refletir no tal pedalar mais ou pedalar menos com a adiccao de mais um pouco de forca, tal como que se fosse uma pequena diferenca entre os dentes dos pratos pedaleiros!!

Mas claro se vais testar uns 172,5 ainda melhor mas se fores pela logica esses devem-se aplicar mais a tua altura, digo eu...
 

Jonhpicapau

New Member
Tópico interessante!

Desculpem mas concordo inteiramente com o h.silva, sendo uma situação de pura lei da fisica.

Se tivermos em conta o velho lema em que BTT é força e CICLISMO é resistência, velocidade......, na minha opinião os cranks de 175mm adaptam-se melhor ao BTT, maior efeito alavanca, logo menos esforço no pedal, mas maior perímetro descrito pelo pedal, logo menor número de pedaladas, menor velocidade/rotação.

Com cranks de 170mm o que sai mais beneficiado será a velocidade, uma vez que o tal perímetro é menor, a volta do pedal é mais curta....


Se a diferênca do perímetro fôr de 10cm, façam as continhas de 100 m de perímetro e vejam em quantas voltas os pratinhos dão de diferênça.

Espero ter ajudado

Abraço
 

patriota

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Eu tenho 175 na de BTT e 170 na roda fina.
- Os 175mm ajudam-me nas subidas mais difíceis do BTT.
- Os 170mm permitem-me aumentar a cadência da pedalada.
Em relação ao conforto, será apenas uma questão de afinar a altura de selim...:)
 

ivan

New Member
Não é que eu entenda muito disto mas pelo que já li a medida do crank varia consoante a altura de perna e por um estudo de biomecânica que li na ciclismoafondo (espanhola) não devemos andar com cranks muito desajustados pois pode vir a contribuir para futuras lesões no joelho e ou tendão de aquiles. Vou procurar em casa a revista que fala disso e se puder ponho o estudo em questão aqui no forum.
 

jmv

Member
Segundo a tour-magazin.de de Março, a medida ideal do crank deverá ser proporcional ao cumprimento da perna, que equivale a 20-21% da altura entre pernas.
(Estive a fazer contas e só anda com os cranks corretos os que têm altura de pernas entre 82cm e 84cm.!!!!!!)
 
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