• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais um acidente... Desta vez foi comigo!

JoTaPe

Member
Pois é... Conforme o título diz... Desta vez calhou-me a mim sentir na pele a temperatura do asfalto...mais concretamente, ir ao chão.
Já foi no dia 12 mas com o meu internamento ainda não tinha vindo cá... O pior já passou espero eu!

Ora no dia 12seguia eu a treinar na recta da Mota na gafanha, perto de Ilhavo, quando, trocava as mãos de cima do guiador para baixo e surge-me à frente uma carrinha de caixa aberta parada. Não tive hipótese de travar batendo a a velocidade que seguia na traseira da mesma carrinha. Resultado estive4 dias nos cuidados intensivos com uma contusão pulmonar. Isso a somar a um polegar com o metatarso completamente desfeito, umas quantas pisaduras e mais uns pontos espalhados pela cara, mão e peito. Felizmente a contusão evoluíu bem não tendo de ser ventilado artificialmente. Estive "apenas" com mascara de alto débito de oxigênio... Após mais uns dias em cirurgia, sai do hospital e vou ser operado amanhã à mão esquerda (metatarso) e espero que começam a acalmar as dores.

Da questão pulmonar, ainda tenho bastantes dores a certos movimentos. Vai custar a recuperar100%! E lá vai o treino... Deve significar uma paragem de umas semanas! Logo agora que estava a sentir-me tão bem a treinar! Granfondo lousa? Estava inscrito... Será que vou? Duvido... Mas agora o mais importante é a minha recuperação e nada de abusos!

Tenho uma "certa curiosidade" em saber de quem vai ser a culpa... Ok, bati por trás ok... mas: a carrinha surge parada rapidamente... E a ocupar a faixa de rodagem... Vamos lá ver o que dá... Dores tenho e tive!
 

JoTaPe

Member
Obrigado pelas melhoras... Acho que o pior já passou e sinto-me bastante melhor...

Depois de passada a fase da minha cura, vem a reparação da bike e a questão da responsabilidade.
Sobre a responsabilidade vamos lá ver o que dá... Apesar de eu ter batido por trás, a carrinha deve ter parado sem qualquer precaução... Além de que estava a ocupar faixa de rodagem... Vai correr tinta...

Sobre a bike, por incrível que pareça não tem "muita" coisa... Com um guiador, manetes e fitas novas fica a 100%... Ahhh e o garmin... Partiu o vidro e LCD... Será que a garmin repara? Ou está mesmo para o lixo? Tenho de contactar...

A pressa de reparação é relativa... Infelizmente não posso andar já! Vamos lá ver quando o poderei fazer!
 

Skyforger

Active Member
JoTaPe, só não acontece a quem não se expõe aos riscos...e mesmo a esses...:rolleyes: Agora é recuperar bem (o corpo e a mente) e iniciar a guerra burocrática que te espera para apurar responsabilidades. Só uma coisa, a carrinha já estava parada na via quando foste bater nela ou ia em andamento e parou de repente sem que tivesses dado conta?

Da minha experiência resultante de um acidente que sofri o ano passado, a culpa foi desde logo assumida pela outra parte e seguro da pessoa entrou em acção, mas mesmo assim foi um processo que se desenrolou por 6 meses, entre peritagens, orçamentos, reparações e reembolso do dinheiro. No teu caso não estou a ver o condutor da carrinha a assumir a culpa nem a seguradora dele a facilitar muito a questão, pelo que tens de ter paciência e persistência. Quanto a estragos, não dês como danificado apenas aquilo que está irremediavelmente danificado. Mete tudo aquilo que puderes e que, de alguma forma, tenha estado envolvido no acidente e não te inspire confiança, desde a bicicleta ao equipamento e acessórios. Por exemplo, imagina que não vês qualquer sinal de quebra no quadro mas que daqui a uns tempos o mesmo cede em algum ponto. Quem te diz que não ficou fragilizado pelo acidente? Acautela todas essas questões e não tenhas dó nem piedade das seguradoras pois elas não o terão de ti, acredita! O processo do meu acidente de bicicleta juntou-se a um outro processo do seguro da casa relacionado com o temporal de Janeiro de 2013 e foi um verdadeiro filme até chegar a um desfecho justo. Foi quase um ano à volta com seguros e se não andamos de olho bem aberto e não somos um bocadinho "brutinhos" ficamos a ver navios.

Quanto ao Garmin, o meu também morreu no acidente e contactei a Garmin ibérica (já não há representação em Portugal) para me darem um orçamento de reparação, ao que me responderam que a política da Garmin é não proceder a reparações, mas sim substituir por novo mediante uma taxa que, juntamente com os portes para Espanha que são à tua conta, ficava nos 120€! O que fiz foi pedir um orçamento de um modelo novo e equivalente a uma loja e entreguei na seguradora, sendo que foi-me devolvido esse montante, ou seja, ainda saí a ganhar.

Muita calma e excelente recuperação! Um abraço!
 

paradawt

Moderador
As melhoras rápidas.

Dou o conselho de sempre... Se não tens seguro, coloca já um advogado que seja bem astuto nas questões de trânsito a ajudar à questão.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Antes de mais as melhoras e rápida recuperação que é o mais importante.

Em relação ao acidente, mesmo tendo a carrinha parado de repente e sem aviso, uma vez que bates-te por trás mão me parece que tenhas grandes hipóteses. A pessoa pode sempre alegar que parou por um qualquer motivo (perigo de acidente, animal na estrada, etc etc) e não estou a ver como pode ser considerado culpado do acidente.
De qualquer maneira boa sorte.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Antes de mais as melhoras e rápida recuperação que é o mais importante.

Em relação ao acidente, mesmo tendo a carrinha parado de repente e sem aviso, uma vez que bates-te por trás mão me parece que tenhas grandes hipóteses. A pessoa pode sempre alegar que parou por um qualquer motivo (perigo de acidente, animal na estrada, etc etc) e não estou a ver como pode ser considerado culpado do acidente.
De qualquer maneira boa sorte.
 

JoTaPe

Member
Obrigado a todos.
Dada a rapidez que a carrinha surge leva-me a pensar que parou de repente... Há testemunhas, espero que a GNR tenha feito o seu trabalho... Tenho consciência que vai demorar tempo...
Tenho seguro, já fiz participação e parece-me que a minha seguradora não quer muito assumir as culpas como minhas... Independente de ter seguro, o meu processo vai ser acompanhado pelo meu advogado. Dado que fui considerado ferido muito grave (pelo risco de vida) o processo do acidente terá de seguir sempre para o ministério público.
Dados os montantes que estão envolvidos (assistência/ intervenção cirúrgica à mão + compensação entre o meu ordenado e o que recebo estando de baixa) não me parece que a minha seguradora vá assumir a culpa minha sem espernear
 

jocarreira

Well-Known Member
Antes de mais, desejos de uma boa recuperação!
Eu conheço a recta e costumo passar por lá nos meus passeios, tu ias a circular mesmo na faixa de rodagem ou na berma? A carrinha parou completamente na faixa de rodagem ou travou?
Pergunto isto porque é uma recta com excelente visibilidade e para tu bateres na carrinha, ou ias colado a ela ou então não ias a olhar para a frente. Não me parece que o outro assuma a culpa.
 

JoTaPe

Member
Parou na berma mas a berma não tem espaço para a carrinha ficando a ocupar faixa de rodagem...
Eu não ia colado à carrinha... Dada a rapidez que surge, deve ter parado de repente. Vamos lá ver o que os seguros determinam... Até porque eu próprio não entendi bem o acidente.

Isso de bater por trás e ter culpa... Não é bem assim.
 
Top